Irracionalidade Cristã ou tendenciosidade atéia?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Re: Re.: Irracionalidade Cristã ou tendenciosidade atéia?

Mensagem por salgueiro »

Flavio Costa escreveu:Imagem

É cada avatar que você arruma...

Hoje, no novo cadastro, ele já trocou de nick três vezes :emoticon16: .

Bjs

Pumpkinhead

Re.: Irracionalidade Cristã ou tendenciosidade atéia?

Mensagem por Pumpkinhead »

És Onisciente Sal?

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Pumkinhead escreveu:És Onisciente Sal?

Só alfabetizada, Mighell. Vi cada mudança de nick, até vc se dar por satisfeito :emoticon16: e começar a postar

Bjs

Pumpkinhead

Talvez, para o verdadeiro cristão, aquele mais interessado no que os valores da sua religião transmitem de importante e belo, ao invés da compreensão ipsis literis de determinada passagem bíblica, esteja pouco preocupado se essa personificação é uma construção mental sua, uma alegoria. Até porque, faz pouca ou nenhuma diferença. A única coisa que esse cristão sabe, é que esse Ser existe, pois é feito da reunião de valores e coisas verdadeiras, por essência, e cuja natureza está sim ao alcance da mente humana.

Jesus não fez grandes discursos apologéticos, não se preocupava muito com regras estritas e caminhava com os NÂO da sociedade. Penso que o cristão verdadeiro não devia se preocupar muito com a missa e o ritual. E devia avaliar por si mesmo se aquilo que faz é bom ou mau... e tentar agir o melhor que souber e puder. Não há regras estritas para se ser bom. E jesus certamente foi contra o regrismo dos seus colegas Rabis. Na verdade, quem segue regras estritas faz mais mrd do que devia. Do pouco que Jesus diz e faz na Biblia, esta é a conclusão que eu tiro.

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Muito doido este avatar , portuga!

Pena que seus avatares de uns tempos para cá têm tido uma vida mais curta que de costume.

Pumpkinhead

Façam um concurso de Avatares e me dêm logo o primeiro prémio... :emoticon14:

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Pumkinhead escreveu:Agora só virar esse poder de análise ao Islão

Dificilmente eu veria algo de positivo numa religião cuja moral gira em torna da submissão total.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Pumpkinhead

Pois até mesmo o ateísmo, recoberto da sua aura de cientificidade e racionalismo, por tantas vezes defendida com fervor religioso, pode acompanhar-se de elementos tão ou mais perniciosos que àquilo que vemos de pior nas religiões organizadas.

O exemplo de um Ateu exemplar é o Fisico Português João Magueijo, que acha horrivel que se use a ciência para negar Deus.

Pumpkinhead

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Dificilmente eu veria algo de positivo numa religião cuja moral gira em torna da submissão total.

Islão quer dizer paz e submissão voluntária a Deus. E no Islão, por causa disto, é proíbido fazer proseselitismo no sentido de converter quem quer que seja. Mas tens razão numa coisa. Uma vez que alguém aceite o Islão, parece ter uma compulsão para um certo conjunto de rituais e a entregar toda a sua existência a Allah. Nesse aspeto, há muito regrismo...

Pug

Mensagem por Pug »

Submissão VOLUNTÁRIA a Deus, não aos homens.

Islão valoriza o raciocinio, a compreensão, entendimento...

Moral islamica e a chamada judeo-cristã sendo iguais e esta última parte integrante da tradição islamica levará a que um dia te assustarás ao descobri-lo...ou talvez não :emoticon12:

Calma Mig, Roma não se fez num dia :emoticon16:

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Fernando Silva escreveu:Sim, eu me orgulho de não ser um alcoólatra ou um viciado em drogas.

Eu também, mas há gente que enche a cara ou fuma com gosto. Dizem até "vou morrer de qualquer jeito mesmo". Nem todos querem largar. Esse é o fanatismo no uso de entorpecentes. Também há quem seja fanático pela idéia de Deus, mas há os que não são.

Fernando Silva escreveu:Eu era católico, mas não condenava quem não era. Eu tinha uma dupla moralidade: eu não podia fazer certas coisas porque era católico, os outros podiam porque não eram. Ou seja, eu não condenava os outros. Eles estavam certos e eu também.

Isso é bom, nem todos os crentes são legais como você era.

Fernando Silva escreveu:Quando chega a esse ponto, realmente fica difícil. Sim, conheço um cara que gostava tanto da mulher que permitiu que ela continuasse dormindo com o amante, na cama dele. Ele não suportava a idéia de se separar dela.
Sim, eu já me apaixonei pelas pessoas erradas. Eu sabia que elas não prestavam e, mesmo assim, queria ficar com elas. Aconteceu mais de uma vez, só que eu me controlei e as deixei.

Vemos então que certos problemas estão longe de ser exclusividade da religiosidade, que é apenas mais um deles.

Fernando Silva escreveu:Eu nunca fiz sexo sem tomar as devidas precauções e não entendo quem não faz.

É, em outro tópico você já deixou claro que independente das condições o flamingo precisa estar encapotado. Só que existem situações de grande risco e outras de pequeno risco, é uma questão de definir que grau de risco se deseja assumir.

Fernando Silva escreveu:Drogas podem desligar a razão, sim, mas não o tempo todo. O viciado, quando está "limpo", sabe que é um escravo da droga. Se ele chega ao ponto de não reconhecer mais isto, então já era. Só internando.

E às vezes chega a esse ponto mesmo. São os "usuários de droga fanáticos", mas nem sempre é assim.

Fernando Silva escreveu:De qualquer forma, desde que a pessoa não tente impor sua crença e seus valores religiosos aos outros, ela que acredite no que quiser. É direito dela.

Exatamente. E se ela não exagerar na dose, pode ser uma opção tão pessoal quanto decidir sair sexta-feira para tomar uma cerva com os amigos.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Imagem
Tranca-Ruas escreveu:Muito doido este avatar , portuga!

Pena que seus avatares de uns tempos para cá têm tido uma vida mais curta que de costume.

Ele bem que podia fazer uma galeria com esses avatares. Seria legal só de olhar. :emoticon12:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Como bom "nilista filosófico", acho que qualquer padrão moral é uma submissão, mesmo que voluntária.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Pumpkinhead escreveu:O exemplo de um Ateu exemplar é o Fisico Português João Magueijo, que acha horrivel que se use a ciência para negar Deus.

É verdade. A ciência não deve se ocupar em negar Deus. Ela deve simplesmente ignorá-lo, já que ele está fora de seu alcance, por definição.

A menos que você adote as teorias do Pensador, que postula que Deus é energia...

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Fernando Silva escreveu:A menos que você adote as teorias do Pensador, que postula que Deus é energia...

Ou que é uma linha transversal ortogonal ao plano paralelo geometricamente analisado.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Samael escreveu:Como bom "nilista filosófico", acho que qualquer padrão moral é uma submissão, mesmo que voluntária.

Eu entendo você, Sama. Já tive problemas com a submissão, também.

Nessa minha trajetória, que eu costumo chamar de “caminho até Deus”, reagi energicamente quando me deparei com a submissão. Levei muito tempo para compreender isso e, hoje, percebo o quão confuso eu estava. A idéia geral é que existe humilhação, covardia, embutidas na definição de submissão. Nada poderia ser mais equivocado.

O que eu descobri, Sama (e, neste momento, estou apenas te contando um pouco de minha história), é que a Verdade é tão maior que o indivíduo que, diante dela, ele não tem alternativas outras que não submeter-se. Para que isso ocorra, faz-se necessário enxerga-la (a Verdade), e esse é o grande mérito atingido. Ao contrário do que se pensa, é preciso muita coragem e desapego para submeter-se. A reação, comum ao ser humano, pode revelar uma submissão maior – e, essa sim, nociva –, do que aquela que estamos evitando: a submissão ao ego.

Uma das afirmativas comum neste fórum, é que “Deus não responde”. Ele não irá responder, enquanto nenhum esforço de “despotencialização” do ego for realizado pelo indivíduo.

Pumpkinhead

Samael escreveu:

Como bom "nilista filosófico", acho que qualquer padrão moral é uma submissão, mesmo que voluntária.

Talvez a palavra submissão incomode. Mas é apenas uma palavra. Não significa que que o muçulmano tenha a sua vontade quebrada. Da mesma forma, eu me submeterei ao método científico na boa, para me tornar cientista. Mas se, por acaso, descobrir algo melhor que o método científico... vou me submeter também.

Pumpkinhead

As palavras enfeitiçam...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Não gosto de "submissão". Dá a impressão de imposição pela força.
Prefiro "aceitação de um conceito, gostemos dele ou não, desde que o vejamos como sendo a verdade".
Ou seja, nossa razão deve prevalecer sobre o "gosto / não gosto".

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Pumpkinhead escreveu:
Samael escreveu:

Talvez a palavra submissão incomode. Mas é apenas uma palavra. Não significa que que o muçulmano tenha a sua vontade quebrada. Da mesma forma, eu me submeterei ao método científico na boa, para me tornar cientista. Mas se, por acaso, descobrir algo melhor que o método científico... vou me submeter também.

Exatamente. Tocaste no ponto central da questão.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fernando Silva escreveu:Não gosto de "submissão". Dá a impressão de imposição pela força.
Prefiro "aceitação de um conceito, gostemos dele ou não, desde que o vejamos como sendo a verdade".
Ou seja, nossa razão deve prevalecer sobre o "gosto / não gosto".

A submissão à razão e à verdade. E o que seria a arte surrealista senão um ataque a essa submissão?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Samael escreveu:Como bom "nilista filosófico", acho que qualquer padrão moral é uma submissão, mesmo que voluntária.

Eu entendo você, Sama. Já tive problemas com a submissão, também.

Nessa minha trajetória, que eu costumo chamar de “caminho até Deus”, reagi energicamente quando me deparei com a submissão. Levei muito tempo para compreender isso e, hoje, percebo o quão confuso eu estava. A idéia geral é que existe humilhação, covardia, embutidas na definição de submissão. Nada poderia ser mais equivocado.

O que eu descobri, Sama (e, neste momento, estou apenas te contando um pouco de minha história), é que a Verdade é tão maior que o indivíduo que, diante dela, ele não tem alternativas outras que não submeter-se. Para que isso ocorra, faz-se necessário enxerga-la (a Verdade), e esse é o grande mérito atingido. Ao contrário do que se pensa, é preciso muita coragem e desapego para submeter-se. A reação, comum ao ser humano, pode revelar uma submissão maior – e, essa sim, nociva –, do que aquela que estamos evitando: a submissão ao ego.

Uma das afirmativas comum neste fórum, é que “Deus não responde”. Ele não irá responder, enquanto nenhum esforço de “despotencialização” do ego for realizado pelo indivíduo.

Oi Avatar.

Eu ainda considero mais forte a submissão a um Deus Moral, visto que a submissão não se aplica apenas à visão pessoal que cada indivíduo tem da realidade, vai além:

A submissão a um Deus Moral estabelece, indiscutivelmente, um padrão transcedental de bem e de mal, criando uma dicotomia evidente e que deve, obrigatoriamente, ser seguida: todos, sob qualquer aspecto, se encontram em um dos dois "lados".

A submissão a esse padrão transcedental não apenas te obriga a aceitar de determinado modo a visão do que é real, como também estabelece padrões éticos, morais e espirituais.

A religião ainda é a forma mais funcional de se evitar que uma sociedade caia num nilismo espiritual absoluto.

Um abraço.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Samael escreveu:Oi Avatar.

Eu ainda considero mais forte a submissão a um Deus Moral, visto que a submissão não se aplica apenas à visão pessoal que cada indivíduo tem da realidade, vai além:

A submissão a um Deus Moral estabelece, indiscutivelmente, um padrão transcedental de bem e de mal, criando uma dicotomia evidente e que deve, obrigatoriamente, ser seguida: todos, sob qualquer aspecto, se encontram em um dos dois "lados".

A submissão a esse padrão transcedental não apenas te obriga a aceitar de determinado modo a visão do que é real, como também estabelece padrões éticos, morais e espirituais.

A religião ainda é a forma mais funcional de se evitar que uma sociedade caia num nilismo espiritual absoluto.

Um abraço.

Tudo que é relativo não pertence ao Absoluto. Pode parecer que eu atingi o ápice da obviedade, mas essa frase só é óbvia conceitualmente. Levando para o lado espiritual que, digamos, “não pertence ao escopo deste fórum”, a idéia acima é pouco compreendida.

A Verdade (e aqui eu poderia escrever “Deus”) não está delineada pelos conceitos morais humanos, nem é atingida por qualquer dicotomia que possa atormentar o espírito filosófico do homem. A moral é relativa porque é humana. Isso não faz dela algo negativo. Mesmo distante do Absoluto, muitos códigos ético-morais devem ser apreendidos e seguidos, ou caminharíamos eternamente na barbárie. O aprimoramento humano começa no relativo, e tem que ser assim, até chegar ao Absoluto. Entre pequenos tropeços e pequenas vitórias, as arestas vão desaparecendo e o seu maior inimigo deixará de existir, em algum tempo futuro. Esse inimigo, já o mencionei no post anterior, chama-se ego. Não sei o quanto da definição de ego pode ser discutido aqui e, talvez, nem deseje descobrir. Espero que, por isso, você não me julgue arrogante. É uma trajetória de altos e baixos, como todas, e a gente aprende a ser prudente.

A submissão à Verdade é um grande passo, uma extraordinária conquista; nunca, jamais, uma atitude amesquinhada pela covardia. Isso não deve ser confundido com a idolatria fácil do ser humano e sua necessidade de buscar um “mestre”, um guia espiritual, seja ele padre, pastor, guru, rabino, ou qualquer outra denominação. Mesmo que, pela eternidade afora, o homem discuta suas “verdades pessoais”, elas jamais deixarão de ser simples opinião, ainda que embelezadas com a grandeza intelectual próprias dos notáveis, entre nós. Resta, por fim, que a submissão relativa, a despeito de estar à mercê de julgamentos, pode ser importante e necessária como exercício para se alcançar um novo degrau nesse caminho. Um degrau bem mais difícil.

Um abraço.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Avatar escreveu:A Verdade (e aqui eu poderia escrever “Deus”) não está delineada pelos conceitos morais humanos, nem é atingida por qualquer dicotomia que possa atormentar o espírito filosófico do homem. A moral é relativa porque é humana. Isso não faz dela algo negativo. Mesmo distante do Absoluto, muitos códigos ético-morais devem ser apreendidos e seguidos, ou caminharíamos eternamente na barbárie. O aprimoramento humano começa no relativo, e tem que ser assim, até chegar ao Absoluto.

Resta descobrir como conhecer esse Absoluto, se é que ele existe.
Se não há um deus, só temos o universo. Qual é a moral do universo? Nenhuma. Ele é amoral.
Qual seria a moral se só restasse um ser humano no universo? Nenhuma. Ela não seria mais necessária.

Essa moral divina absoluta é apenas uma especulação. Ainda temos que definir Deus (para podermos identificá-lo quando ele aparecer) e, se ele existir, teremos que decidir se a moral dele é absoluta ou apenas seu ponto de vista.
Na verdade, se houvesse uma moral absoluta, ela não precisaria da existência de Deus.

Makaveli

Mensagem por Makaveli »

Fernando Silva escreveu:Se não há um deus, só temos o universo. Qual é a moral do universo? Nenhuma. Ele é amoral.

Qual a diferença entre "amoral" e "imoral"? E, se possivelmente só existe o universo, qual seria sua origem? Alguém aqui tem alguma opinião?
Imagem

Trancado