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Vitor Moura
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Mais e mais materializações

Mensagem por Vitor Moura »

Fatos extraídos do livro “ Mirabelli, um médium extraordinário”, de L. Palhano Jr., editora celd, ocorrido na Academia de Estudos Psíquicos César Lombroso.

“Em Santos, na sede da Academia, estando a mesma representada pelos Drs. Estanilau de Camargo, Alberto Ribeiro dos Santos e J.F. Schmidt , com a presença de numerosos visitantes - conforme foi publicado e consta na ata – às 9 horas do dia , procedeu-se, inicialmente, a uma minuciosa vistoria nas instalações do aposento, que media 10 x 11, ficava situado num rés-do-chão, tendo diversas janelas laterais, todas fechadas com sólidas grades de ferro,forro e assoalho de tábuas estreitas, encaixadas umas nas outras, sendo verificado estar tudo em ordem, não havendo possibilidade de truques.
O médium, sentado, sem nenhum contato com outro objeto qualquer, começou a ficar exageradamente pálido, de olhos bem abertos, estertorou como se lhe comprimissem a garganta. O transe, aos poucos, foi se tornando profundo e o médium caiu num verdadeiro estágio letárgico, com sobressaltos violentos. O estado geral do médium era irregular: temperatura 36,2 graus; pulso a 128, sem cadência, precipitado; respiração opressa, angustiosa; rápida queda progressiva do pulso. A temperatura baixou a 36,1 graus; pupilas dilatadas e olhar vítreo; epiderme completamente insensível; suor frio abundante. Nisso, três batidas se fazem ouvir sobre uma mesa situada na sala, e uma voz infantil chama “papai”. O Dr. Ganimedes de Souza, um dos presentes, mal teve forças para declarar que reconhecera a voz de uma sua filhinha, falecida no Rio de Janeiro, por ocasião da epidemia de gripe espanhola. Dentro do círculo, ao lado do médium, apareceu uma menina. O dr. Ganimedes, aos soluços, duvidando dos seus sentidos, abandonou o círculo e foi ao seu encontro, chamando-a de filha, e estreitou-a longamente nos braços.
A cena foi comovente. Um pai revendo a filhinha que havia falecido e que se mostrava ressuscitada, em corpo sólido, vestida com a roupa com a qual havia sido sepultada. Apenas sua cor estava diferente, era cadavérica. Enquanto pai e filha mantinham-se abraçados, o médium estava encarquilhado, tez cerosa, músculos relaxados, respiração fraca, sibilante, pulso nulo.
O Cel. Otávio Vianna, decidido, levantou-se e quis, pessoalmente, ver o que parecia inacreditável. Tocou a criança nos braços, tomou-lhe o pulso, viu-lhe o olhar, profundo e triste, falou-lhe e obteve respostas, numa voz monótona e sem expressão, respostas melancólicas, cheias de bom senso e de grande serenidade. Cel. Otávio voltou ao seu lugar e afirmou tratar-se, realmente, de uma criatura humana, embora fosse contra toda a razão aceitável. O médium continuava prostrado. O Dr. Ganimedes, sempre abraçado com a menina, relembrava-lhe episódios de sua infância e assuntos íntimos, recebendo sempre respostas plausíveis. A criança foi retirada dos braços do Dr. Ganimedes para que fosse possível a obtenção de fotos. Depois de fotogrado, o Espírito materializado começou a adejar no espaço, pairou no ar, levitando, e assim moveu-se durante alguns minutos, com arrancos cadenciados, como de movimentos natatórios de um peixe. Nesse momento, todos já estavam de pé, com atenção na criatura que pairava no ar, ao alcance da mão. O médium, a cada movimento da entidade espiritual, agitava os braços num tremor nervoso. A figura flutuou por mais uns instantes e , repentinamente, desapareceu. Essa aparição esteve visível, em pleno dia, dentro de um círculo de pessoas cultas, sob uma fiscalização severíssima, durante 36 minutos, tendo todos se certificado de tratar-se de um ente perfeitamente humano. O Dr. Ganimedes afirmou ter tido entre os braços sua filhinha que havia morrido. O médium voltou a si.
Após alguns instantes, o médium ainda tiritava, com o seu sistema nervoso ainda um tanto abalado. Ao tornar-se calmo e apaziguado, começaram a ser ouvidas, começaram a ser ouvidas violentas pancadas dentro de um armário, no qual se achava fechada uma caveira destinada a estudos. Era a própria caveira que, movida por uma força invisível, debatia-se furiosamente, parecendo querer forçar a porta. Uma pessoa encaminhou-se para abrir o armário, quando suas portas, espontaneamente, se escancararam, e, de dentro dele, saiu a caveira, batendo os maxilares, um contra o outro, como se quisesse morder, e começou a levitar.
O Dr. Ganimedes de Souza, mentalmente, questionou por que é que, se estava presente a caveira, não aparecia, também, o restante do esqueleto? Como que respondendo a essa pergunta, começaram a formar-se as vértebras do pescoço, depois as costelas, os braços, o prolongamento da espinha dorsal, a bacia, as pernas, e, enfim, toda a ossatura dos pés.
O médium, seguro por ambos os braços, parecia estar em delírio, expelia em abundância uma saliva espumenta, e debatia-se, freneticamente, na poltrona. Todas as veias do seu corpo estavam ingurgitadas e latejantes. O médium começou a exalar um odor forte de cadáver em adiantado estado de putrefação, que se espalhou pela sala toda e permaneceu, apesar do perfeito arejamento desta.
O esqueleto continuou de pé e pôs-se a andar pela sala, com grandes passadas trêmulas e incertas. O Dr. Ganimedes, duvidando ainda, levantou-se e tocou o esqueleto, pegou numa ossada consistente e sebosa. O médium estertorava e cada vez se agitava mais, sendo necessário força para conte-lo. O esqueleto, rangendo as juntas, continuou o seu passeio macabro, lançando, no ambiente, uma impressão lúgubre, tétrica e pavorosa. Os assistentes, um a um, conseguiram apalpar o espectro. O cheiro de cadáver continuou forte, até que o esqueleto começou a se desfazer, pausadamente, principiando por onde havia terminado, até só restar, novamente, a caveira pairando no ar, que, em seguida, caiu inerte sobre a mesa. O médium teve um grande espasmo, suspirou dolorosamente e voltou a si. Havia nele uma grande fraqueza.
Tudo isso deu-se às 9 horas e 45 minutos do dia, com a claridade do sol, sob uma fiscalização radical por parte dos controladores e diante de uma platéia de intelectuais, durante 22 minutos contados.
Os participantes dessa reunião estavam pasmados, diante da exorbitância dos fatos. E não era para menos!...”Ou estamos loucos – diziam – visionários, ou a relatividade dos nossos sentidos chegou a essa enormidade de nos fazer ver, ouvir e apalpar o que não é. No entanto, estamos acordados, e sentimos capazes, em nossas mentes, as faculdades de análise e raciocínio”.
Pensavam assim, discutiam, quando o médium , novamente em transe, declarou estar vendo o espírito do conhecido bispo D. José de Camargo Barros, falecido no naufrágio do vapor SÍRIO, fato que os fez voltarem ao silêncio e às precauções regulares. Esperou-se algum tempo e suavisíssimo perfume de rosas tomou a sala, em contraste com o odor fétido anterior. O médium empalideceu e caiu na poltrona, sendo logo seguro nos braços pelos controladores Srs. Ataliba de º Aranha e Odássio Sampaio.
Sobre a poltrona, foi vista uma névoa tênue, como espirais de fumaça. A nevoa foi-se condensando e, repentinamente, tornou-se espessa e numa rutilante fumaça amarelo-ouro, brilhante, qual uma auréola dourada, a qual foi se desfazendo, lentamente, a minutos contados, e dela foi emergindo, sentada, a figura de um prelado, sorridente, com o barrete episcopal e demais insígnias de sua dignidade. A entidade materializada disse, então em voz clara e forte, ser o bispo D. José. Levantou-se da poltrona. A névoa não era mais vista. Nisso, levantou-se, também. O Dr. Ganimedes de Souza e parou de frente para o visitante espiritual.
O espírito, sempre sorridente, permaneceu quieto e fitando o investigador, que se adiante e toca-o, apalpa-o demoradamente, sente-lhe o hálito, bate-lhe nos dentes, pede-lhe que abra a boca para que verifique a existência da saliva, auscuta-lhe o coração e o ritmo respiratório, examina-lhe as unhas e o globo ocular.
Dr. Ganimedes deu-se por satisfeito e afirmou:
-É um homem que aqui está!...E está muito vivo.
Outros seguiram o exemplo do Dr. Ganimedes; e o Espírito, pacientemente, deixou-se examinar. Depois de estarem todos convictos da materialização, o misterioso visitante discursou em português absolutamente correto, em belo estilo e sobre vários assuntos. Depois de finalizar a sua fala, acrescentou:
-Observai a minha retirada!...
E, então, encaminhou-se para o lado do médium e inclinou-se sobre ele, passou-lhe as mão, e ficou algum tempo em silêncio, olhando-o. Repentinamente, o corpo materializado foi sacudido por tremores violentos e começou a encolher. O médium começou a suar frio e a estertorar ruidosamente.
A aparição foi diminuindo até uma altura de 30 cm, mais ou menos, e, de repente, com um grande rapidez, desapareceu. Novamente, o perfume de rosas encheu, de maneira suave, o ambiente. O médium despertou, permanecendo por longo tempo semiconsciente, alheio a tudo. A sala toda, novamente, foi examinada, de modo minucioso, e nada pôde ser revelado que pudesse trazer o menor esclarecimento ao ocorrido.”

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Ricardo
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Mensagem por Ricardo »

Sem fotos?

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Vitor Moura
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Mensagem por Vitor Moura »

Ricardo escreveu:Sem fotos?


Olha, tem fotos no livro...não dessas sessões em específico, mas tem de outras.

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Ricardo
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Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Ricardo »

As dessa sessão

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O ENCOSTO
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Mensagem por O ENCOSTO »

Nessa eu acredito. Tem até uma ata. Com direito a caveira e tudo mais.

:emoticon16:

Nem o Zé do Caixão teria a capacidade de escrever um artigo como esse.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

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O ENCOSTO
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Mensagem por O ENCOSTO »

Ricardo escreveu:Sem fotos?


Eu já vi esse livro.

Tem essa foto:

Imagem

Uma pessoa encaminhou-se para abrir o armário, quando suas portas, espontaneamente, se escancararam, e, de dentro dele, saiu a caveira, batendo os maxilares, um contra o outro, como se quisesse morder, e começou a levitar.
O ENCOSTO


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"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

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Vitor Moura
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Mensagem por Vitor Moura »

O ENCOSTO escreveu:
Ricardo escreveu:Sem fotos?


Eu já vi esse livro.

Tem essa foto:

Imagem

Uma pessoa encaminhou-se para abrir o armário, quando suas portas, espontaneamente, se escancararam, e, de dentro dele, saiu a caveira, batendo os maxilares, um contra o outro, como se quisesse morder, e começou a levitar.


Só para ficar claro, não, não tem essa foto.

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Vitor Moura
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Mensagem por Vitor Moura »

O ENCOSTO escreveu:Nessa eu acredito. Tem até uma ata. Com direito a caveira e tudo mais.

:emoticon16:

Nem o Zé do Caixão teria a capacidade de escrever um artigo como esse.


E esse aqui?

Um médium que indubitavelmente produziu fantásticos fenômenos físicos foi Carmine Mirabelli do Brasil (1889-1951).
Através dele cientistas de várias partes do mundo testemunharam fenômenos físicos que até hoje não foram refutados, nem é provável que sejam refutados.
Em 1927 apareceu no Brasil um livro chamado O Médium Mirabelli contendo 74 páginas sobre os fenômenos os quais ocorreram em plena luz do dia na presença de até 60 testemunhas que representavam ao mesmo tempo a liderança científica e os círculos sociais do Brasil.
Entre aqueles que deram os seus nomes como testemunhas estavam o Presidente do Brasil, o Secretário do Estado, 2 professores de medicina, 72 doutores, 12 engenheiros, 36 advogados, 89 homens públicos, 25 patentes militares, 52 capitalistas, 128 comerciantes e 22 dentistas além disso membros de ordens religiosas ( Zeitschrift fuer Parapsychologie 1927 : 450-462).
O testemunho de tantas pessoas proeminentes e respeitáveis não pode ser facilmente ignorado, e no Brasil um comitê de 20 homens principais, encabeçados pelo Presidente, foi enviado para entrevistar testemunhas e decidir o que deveria ser feito para investigar cientificamente os poderes de Mirabelli.
Foi decidido em 1927 preparar uma série de investigações controladas pela recém estabelecida Academia de Estudos Psíquicos usando os mesmos controles a que os médiuns europeus eram submetidos.
Os investigadores se dividiram em 3 grupos. Um porção do grupo ocupar-se-ia com as falas mediúnicas, obtendo 189 sessões positivas (sessões que obtiveram resultados positivos).Um segundo grupo investigou a escrita automática e obteve 85 sessões positivas e 8 sessões negativas (sessões que não produziram resultados). Um terceiro grupo investigou fenômenos físicos e teve 63 positivas e 47 sessões negativas. Das sessões positivas, 40 prosseguiram na luz do dia e 23 no brilho de luz artificial com o médium amarrado a cadeiras e em salas que foram vasculhadas antes e depois (Inglis, 1984: 223).
Mirabelli tinha apenas uma educação básica e falava apenas sua língua nativa. Mas quando em transe os espíritos falaram em 26 línguas diferentes incluindo Alemão, Francês, Holandês, 4 dialetos italianos, Tcheco, Arábico, Japonês, Espanhol, Russo, Turco, Hebreu, Albanês, alguns dialetos africanos, Latim, Chinês, Grego Moderno, Polonês , Sírio Egípcio e Grego Antigo.
Quando ele estava em transe espíritos superiores falavam através dele de assuntos difíceis muito além de sua própria compreensão. Isso incluía medicina, jurisprudência, sociologia, economia política, política, teologia, psicologia, história, as ciências naturais, astronomia, filosofia, lógica, música, espiritismo, ocultismo e literatura (Greber 1970: 236).
Quando em transe ele também exibia a faculdade de escrita automática em 28 línguas diferentes, escrevendo numa velocidade que uma caligrafia normal não poderia alcançar. Em 15 minutos ele escreveu 5 páginas em polonês sobre ‘A Ressurreição da Polônia’; em 20 minutos escreveu 9 páginas em tcheco sobre ‘A Independência da Tchecoslováquia’; em 12 minutes 4 páginas em hebreu sobre ‘Calúnia’; em 40 minutos 25 páginas em persa sobre ‘A Instabilidade dos Grandes Impérios’; em 15 minutes 4 páginas em latim sobre ‘Famosas Traduções’; em 12 minutes 5 páginas em japonês sobre ‘A Guerra Russo-Japonesa’; em 22 minutos 15 páginas em sírio sobre ‘Alá e seus Profetas’; em 15 minutos 8 páginas em chinês sobre ‘Uma Apologia para Buda’; em 15 minutes 8 páginas em Sírio-Egípcio sobre ‘Os Fundamentos da Legislação’; em 32 minutos 3 páginas em hieróglifos que ainda não foram decifrados (Johannes Greber 1970: 236).

Mirabelli também se sobressaiu na mediunidade física

Numa bem observada sessão em São Vicente a cadeira na qual o encantado Mirabelli estava sentado levitou e flutuou no ar 2 metros acima do chão. Testemunhas cronometraram a levitação em 120 segundos.
Em outra ocasião Mirabelli estava na estação ferroviária da Luz com algumas companhias quando repentinamente desapareceu. Cerca de 15 minutos depois uma chamada telefônica veio de São Vicente, uma cidade distante 90 quilômetros, afirmando-se que ele apareceu lá exatamente 2 minutos depois que ele desapareceu da Estação da Luz.
Numa sessão conduzida pela manhã em plena luz do dia no laboratório do comitê de investigação na frente de inúmeras pessoas incluindo dez homens que detinham a categoria de Doutores da Ciência:
A forma de uma garotinha se materializou por detrás do médium.
O Doutor Ganimedes de Souza que estava presente confirmou que a criança era sua filha que tinha morrido alguns meses antes e que ela estava usando o vestido o qual ela foi enterrada.
Outro observador, Coronel Otávio Viana, também pegou a criança em seus braços, tomou-lhe o pulso e fez-lhe algumas questões às quais ela respondeu com entendimento.
Fotografias da aparição foram tomadas e anexadas à reportagem do comitê de investigação.
Depois disso a criança flutuou no ar e desapareceu, depois de ter sido vista na luz do dia por 36 minutos.
A forma do Bispo José de Camargo Barros que tinha recentemente perdido a vida em um naufrágio apareceu cheio de insígnias do cargo.
Ele conversou com os presentes e permitiu que eles examinassem seu coração, gengivas, abdômen e dedos antes de desaparecer.
Em outra sessão conduzida em Santos às 3 e meia da tarde perante 6 testemunhas que confirmaram suas assinaturas à reportagem sobre o que aconteceu:
O falecido Dr. Bezerra de Menezes, um eminente médico de hospital, materializou-se.
Ele falou para todas as testemunhas reunidas para assegurar que aquele era ele mesmo.
Sua voz ouviu-se por toda a sala pelo megafone.
Algumas fotografias foram tiradas dele.
Por 15 minutos 2 doutores que o tinham conhecido o examinaram e anunciaram que ele era um ser humano vivo anatomicamente normal.
Ele apertou as mãos dos espectadores.
Finalmente ele levitou no ar e começou a desmaterializar, com os seus pés desaparecendo primeiro seguidos por suas pernas e abdomens, tórax, braços e por fim sua cabeça.
Depois da aparição ter se desmaterializado Mirabelli foi encontrado ainda amarrado firmemente à sua cadeira e os fechos estavam intactos em todas as portas e janelas.
As fotografias que acompanham a reportagem mostram Mirabelli e a aparição na mesma chapa fotográfica.
Em outra sessão sob condições controladas o próprio Mirabelli se desmaterializou e foi encontrado em outra sala. Ainda os fechos de suas algemas estavam intactos assim como os fechos das portas e janelas da sala da sessão (Inglis 1984: 226).

A mediunidade de Carlos Mirabelli

Carlos Mirabelli (1889-1951) foi, segundo Inglis, ‘o mais notável médium físico da história recente’, excedendo em brilho até [D.D] Home na sua habilidade de produzir fenômenos.(1)
Playfair diz a mesma coisa: “Mirabelli foi certamente o médium de todos os médiuns.Você deseja, e ele faz.”(2)
Carlos, (originalmente, Carmine), um brasileiro de parentesco italiano (ironicamente, seu pai era um clérigo luterano), nasceu em Botucatu, e depois de deixar a escola, trabalhou numa loja de sapatos, onde ele mesmo se viu no centro de atividades poltergheist:
“As caixas de sapato saíam de suas prateleiras e voavam pela sapataria, algumas vezes acompanhando ele até a rua.”(3) Conseqüentemente, e tristemente, ele foi encarcerado em um asilo.Contudo, aqueles que cuidaram dele decidiram conduzir testes e descobriram que ele conseguia mover objetos sem ter contato físico com eles. Aparentemente havia uma atividade nervosa em excesso em Carlos que induzia tanta atividade, e enquanto isso em si mesmo era anormal, ele não foi considerado insano e foi devidamente solto.
Realizando esses talentos notáveis, Carlos se colocou à disposição e nos primeiros estágios, usualmente os demonstrava com o propósito de diversão.As novidades de suas habilidades eventualmente chegaram à Europa através da versão de um folheto português entitulado O Médium Mirabelli. Isso foi seguido por um relatório numa publicação parapsicológica na Alemanha, Zeitschrift fur Parapsychologie, em agosto de 1927; os editores estavam inicialmente céticos sobre as afirmações sendo feitas e solicitou informações sobre as testemunhas através do cônsul brasileiro em Munique. O cônsul confirmou a integridade de todas as testemunhas, adicionando que ele mesmo conhecia 14 delas pessoalmente.Quando as reportagens sobre Carlos chegaram na Bretanha, a posição por toda a parte da SPR era rejeitar aquilo como absurdo; neste Jornal, são citadas algumas corajosas façanhas menosprezadas de Carlos que foram atestadas por cerca de 500 pessoas que eles consideraram como sendo ‘bom demais para ser verdade’. (4) Contudo, no mês seguinte, novamente referências foram feitas a Carlos, e enquanto admitiam ‘os numerosos desapontamentos os quais os fenômenos físicos haviam trazido à Psychical Research’, o redator admitiu que ‘tanta evidência não pode ser ignorada’.(5) Certas pessoas, e.g. Count Perovsky, acreditavam que Carlos deveria ser trazido para a Europa. Contudo, não considerando que um número de proeminentes investigadores já tinhas as vidas ocupadas, os recursos para faze-lo não estavam disponíveis. No ano seguinte, ainda duas notas foram feitas por 2 investigadores, Prof. e senhora Driesch, que testemunharam fenômenos produzidos através da mediunidade de Mirabelli, e ainda que fossem de menor envergadura que os produzidos anteriormente, Prof. Driesch ‘assinou uma declaração favorável à genuinidade de alguns deles’ e.g. eles testemunharam a movimentação de objetos de alguma distância do médium, e em boa luz.(6)
A situação estava problemática e os pesquisadores europeus resolveram não confiar nos pesquisadores brasileiros a quem eles acreditavam que faltava a necessária experiência. Em conseqüência disto, um impasse aconteceu: os pesquisadores europeus não podiam investigar Mirabelli em primeira mão, mas não podiam confiar nas descobertas de seus colegas no Brasil. De fato, como Beloff sugere abertamente, as reportagens sobre a mediunidade de Carlos envolviam as completas materializações de pessoas conhecidas em plena luz estavam ‘de modo geral muito longe para ganhar crédito fora do Brasil’(7)
Apesar dos pesquisadores eventualmente viajarem para fora de seu país e conhecerem Carlos, isso foi no final de sua carreira mediúnica quando seus poderes tinham decaído.
Infelizmente, houve um fator adicional que a SPR ainda ficou sofrendo de sua opinião cética sobre mediunidade física, e é evidente que os europeus perderam a oportunidade única de testemunharem um nível de mediunidade que não tinha sido visto antes. É por causa disto que , comparativelmente, pouco foi dito sobre Carlos na Europa e certamente quando considerando sua espetacular mediunidade, contudo uma limitada parcela de discussão surge muito ocasionalmente.
Em 1992, Guy Playfair (que em 1973 entrevistou testemunhas da mediunidade de Mirabelli), levantou a importância de uma fotografia de Carlos levitando, e discutiu que a fraude deveria ter sido usada visto as marcas na fotografia. Ele repetiu a opinião expressa anteriormente, de que Carlos cedeu a isso para satisfazer sua ‘ansiedade por fazer um bom show’ para estrangeiros, e é inverossímil que ele se baseasse em fraude visto que foi testemunhado por tantas pessoas.(8) Como Dingwall relatou, tantas levitações, algumas com a altura de 2 metros e durando alguns minutos, aconteceram ‘na presença de um número de pessoas e na total vista do público’.(9) O mais detalhado trabalho sobre a mediunidade de Carlos foi de Eurico de Góes que investigou Carlos, e acredita que através dele, ele se comunicou com a sua mulher, isso não considerando o testemunho de mais de uma centena de materializações, algumas das quais eram capazes de estar presentes entre os expectadores por compridos períodos de tempo.
Durante o pico das atividades de Carlos, os europeus também zombaram dos relatos que atravessaram o Atlântico, ou pediam por informações que não tinham recursos financeiros no momento. Entretanto, Carlos continuou a demonstrar suas habilidades no Brasil que resultaram numa investigação organizada.Uma das circunstâncias que incitaram o desejo de se conhecer suas habilidades foi quando Carlos se desmaterializou em plena luz do dia, e reapareceu a 90 quilômetros de distância; o evento foi testemunhado por muitas pessoas.
Além disso, através da escrita automática várias personalidades se comunicaram nas suas línguas nativas, sobre assuntos específicos em que estiveram envolvidos, e Carlos escreveria muitas páginas numa velocidade verdadeiramente notável na linguagem do comunicador. Ainda desenhou retratos de pessoas mortas que’ foram identificadas pelos parentes ainda vivos’ (11).
As declarações sobre a mediunidade de Carlos certamente não são exageradas. Sua mediunidade também incluía curas e fenômenos musicais, quando aqueles próximos podiam ouvir diferentes tipos de música. Dingwall se refere a uma divertida ocasião em que ‘muitas pessoas’ ouviram batidas de tambores e trompetes soarem, e ‘garrafas e vidros que estavam próximos começaram a se mover e a bater um no outro... produzindo sons perfeitamente harmoniosos’.(12) Nos casos de seus trabalhos de cura, nos quais teve numerosos sucessos, ele foi processado por praticar medicina sem ser qualificado para exercê-la. Foi através da intervenção de muitas pessoas, incluindo vários acadêmicos respeitáveis, indo em seu auxílio e confirmando suas habilidades, que foi decidido que uma investigação formal seria levada a cabo.
A investigação foi conduzida na Academia de Estudos Psíquicos César Lombroso, e iniciada com os investigadores considerando diversos aspectos do fenômeno: o relato da mediunidade de Carlos, publicado em 1926, inclui como “o médium falou em 26 línguas, inclusive 7 dialetos, além de 3 línguas mortas”. Sobre isso, Inglis acrescenta, “que isto era notável o suficiente, já que Carlos tinha tão pouca educação, mas as manifestações físicas superaram tudo aquilo que tinha sido relatado, em qualquer lugar”(13) De fato, a habilidade de Carlos de favorecer as manifestações, testemunhadas pelos investigadores, foi certamente uma das mais maravilhosas demonstrações jamais vistas. A investigação que foi conduzida sobre a mediunidade de Mirabelli envolveu 392 sessões com diferentes tipos de fenômenos, e em 63 destas, os fenômenos físicos foram produzidos: as sessões foram feitas na luz do dia ou com luz artificial; em uma, Carlos levitou e permaneceu por alguns minutos; além disso, numa sala fechada, pancadas foram ouvidas junto com uma voz que foi reconhecida pelo Dr. Souza, um dos investigadores, como sendo da sua filha que havia morrido recentemente. Como se isso não fosse suficiente, a garota se materializou e abraçou seu pai. O pulso foi tomado por um médico que estava entre os expectadores, e ela respondeu a perguntas dirigidas a ela; além disso, ela foi fotografada com o pai antes de se desmaterializar na frente dos investigadores que lá estavam. Durante esse tempo, Carlos ‘jazia como morto na sua cadeira’.(14) Em uma dessas sessões, após a sala ter sido preenchida com o perfume de rosas, um bispo, Camargo Barros, que tinha morrido recentemente, se materializou e foi examinado pelo médico. Durante esse tempo, Carlos estava preso à sua cadeira, em transe, e completamente visível. O bispo disse aos espectadores para testemunharem a sua desmaterialização, que ocorreu devidamente, após da qual a sala foi preenchida com o odor de rosas novamente. Outro exemplo de identificação foi quando uma pessoa se materializou e foi reconhecida que tinha morrido recentemente pelo Dr. Ferreira. Ele foi examinado pelo doutor, e ‘uma fotografia foi tirada depois que a forma se tornou novamente esfumacenta e desapareceu.’(15) Durante as sessões, os investigadores também notaram drásticas mudanças na aparência física de Carlos, isto é, sua temperatura variava, assim como seu pulso e respiração.
Um exemplo adicional que demonstra a espontânea e natural mediunidade de Carlos foi quando ocorreu a materialização do Dr. Menezes. Nesta ocasião, um sino levitou da mesa e começou a tocar no ar; Carlos acordou do transe e descreveu o homem o qual ele podia ver.De repente o homem, como descrito, se materializou e 2 expectadores o reconheceram como o Dr. Menezes. Quando o doutor presente tentou examinar a materialização, ele desmaiou quando a forma decidiu sair flutuando. Fodor se refere com ‘ a figura começou a se dissolver dos pés para cima, o busto e braços flutuando no ar’.(16) Um incidente que dá idéia da completa maravilha de se testemunhar a mediunidade de Carlos foi quando um árabe se materializou sobre a mesa e ‘então sua forma desceu e tomou lugar entre os observadores’.
Ele foi examinado por 3 médicos por mais de uma hora e meia e fotografado:‘Os expectadores logo após rodearam a mesa e observaram a figura lentamente içar-se no ar, ainda flutuando por 10 ou 12 segundos e então repentinamente desaparecer’(17) Um exemplo adicional da habilidade de Carlos foi em 1934, durante uma de suas sessões, flores se materializaram, e garrafas, uma cadeira e chaves se moveram pela sala,e um quadro deixou a parede, flutuou no ar,e então caiu sobre a cabeça de um dos espectadores. Ainda, Carlos escreveu uma dissertação, em francês, de cerca de 2000 palavras.
Houve também ocasiões em que Carlos se desmaterializou em sessões com a sala fechada para outra sala, e os fechos em suas algemas ainda foram encontrados intactos.Quando ele desapareceu, alguns dos espectadores permaneceram na sala da sessão enquanto outros foram procurá-lo.
“Ele logo foi descoberto na sala do lado deitado numa poltrona cantando para ele mesmo”(18)
Não foi relatado como Dingwall mencionou que “Carlos submeteu ele mesmo aos severos testes dos...investigadores, sendo passivamente preso e despido, até que a dúvida fosse excluída”.(19) Foi esse tipo de atividade que ajudou os investigadores fora do Brasil a acreditar que a mediunidade de Carlos não podia ser ignorada.Dingwall foi uma dessas pessoas. Fascinado com tantos relatos de fenômenos espetaculares, testemunhado por centenas de pessoas e em alguns casos fotografado, uma resposta era claramente requerida. Em 1930, Dingwall escreveu sobre a mediunidade de Carlos ao Journal of the American Society for Psychical Research, uma essência de tudo o que já havia sido dito sobre. Ele disse que “o fenômeno era tão extraordinário que de fato não havia nada como ele em toda a área da literatura psíquica”. Sabendo o que os europeus diziam, ele também argumentou que “seria fácil condenar o homem como uma monstruosa fraude...mas eu não acho que semelhante suposição ajudará a liquidar quem fez isso” A despeito disso, o melhor que Dingwall podia dizer sobre próprio interesse foi que ele não podia tomar nenhuma decisão; ele disse que Carlos podia ser uma fraude e as materializações suas aliadas, mas admitiu que “ as materializações eram humanos vivos e humanos vivos não costumam içar-se no ar, dissolver e...desaparecer”.(20)
A possibilidade de fraude parece improvável tendo em vista tantas testemunhas e fotografias, e as sessões foram conduzidas na luz. Alucinação também não é uma hipótese aceitável, já que os eventos foram fotografados.Dingwall verificou, muito a contra-gosto, que a mediunidade de Carlos passaria sem qualquer investigação européia, e que “o caos que se encontra na própria pesquisa psíquica frustra qualquer trabalho sistemático realmente de valor sendo feito”.(21) Não se pode deixar de dizer que Dingwall relatou que foi publicado pelo American SPR a distância da British SPR. Foi em 1933 que Carlos foi visto por Mary S. Walker da ASPR, e ela ficou impressionada com o que viu, apesar de que nesse tempo os poderes de Carlos terem diminuído. No ano seguinte, Theodore Besterman visitou Carlos e fez uma avaliação negativa sobre a mediunidade no SPR's Journal; entretanto, Playfair comenta a respeito de certas coisas em suas declarações que “Besterman exagerou” (22). De fato, Besterman foi forçado a admitir, enquanto sugeria todo o tipo de explicação para a mediunidade de Carlos, que em um caso ele era incapaz de explica-lo e disse que a maior parte das explicações para as façanhas testemunhadas eram “praticamente impossíveis” e “qualquer outro método fraudulento era difícil de aceitar”(23) Um típico exemplo do comportamento dos investigadores é ilustrado nas notas de Beloff: ele afirma que ele se correspondeu com ambos Dingwall e Theodore Besterman em 1972 e disse que “nenhum dos dois estava disposto a defender seu endosso original enquanto ninguém pudesse oferecer bom motivo para mudar de idéia(24).”Quando Barrington comentou a posição de Besterman, ela observou: “tendo testemunhado fenômenos que ele não podia explicar (um substancial quadro-negro de uns 80 centímetros foi colocado sobre uma garrafa girando algumas vezes) ele decidiu no final que aquilo tinha que ser de alguma forma, fraudulento”.Em contraste com o que os pesquisadores britânicos disseram, o efeito da mediunidade de Carlos sobre aqueles que viram foi decisiva. Um exemplo ocorreu em 1933, Carlos estava algemado e amarrado, e flores flutuaram pela sala da sessão através de uma sala fechada, e uma estátua prontamente seguiu-as.
Carlos era particularmente afeiçoado a animais e óperas e se envolveu na fundação e direção da Casa de Caridade São Luiz. Num típico país dominado pela igreja católica romana, Brazil sente os extremos da imensa riqueza para poucos e pobreza para a maioria, sua organização de caridade foi constantemente usada por aqueles que necessitavam de assistência.Durante este tempo, Carlos falou em árabe para um dos espectadores que identificou que era a voz da sua mãe que havia morrido prematuramente há cerca de 30 anos.O espectador, um investigador, se tornou espírita “naquele mesmo momento”.(26) Uma vez o secretário, um alemão, que foi ler as minutas, percebeu que ele não havia trazido seus óculos com ele.Uma voz falou em alemão, dizendo que era o pai do homem e que os pegaria para ele, e que “os óculos rapidamente apareceriam nas mãos do secretário”.Em outra ocasião, Carlos estava seguro por 2 espectadores, quando começou a brilhar na escuridão, “iluminando todo o quarto”.(27) Playfair observa que Carlos recebia dinheiro em algumas sessões, e que também era certo que ele “doava um monte de dinheiro e que era uma pessoa generosa e de bom coração”. Apesar de Carlos ser um espírita, a possibilidade de ele ter ajudado “a levar adiante as coisas”, os fenômenos bizarros que ocorriam, e seu comportamento extrovertido, nem sempre tornou-o estimado perante seus colegas espíritas. “ Ele tinha uma vida boêmia...ele era um grande gastador, que tranqüilamente comprava de uma vez 10 ternos e doze pares de sapatos, apenas para dar a maior parte deles(28)Alguns espíritas conseqüentemente não andavam em companhia de Carlos, e Playfair comenta em como os principais espíritas eram apreensivos em conhecer Carlos, isso porque “tudo parecia ser quebrado quando ele estava por perto”(29) De fato esse tipo de atividade afetou a vida pessoal de Carlos: “[seus filhos] viviam distantes do pai, já que a mãe não gostava muito que as facas saltassem movidas por mãos invisíveis atravessando a sala ou ter um monte da própria mobília empilhada em cima dela, então ela e as crianças viviam separadas do pai em consentimento”
Carlos também sofreu as conseqüências de praticar sua mediunidade num país católico tendo que aparecer 15 vezes num tribunal para responder acusações que foram levantadas contra o trabalho que ele fazia.Não obstante esses problemas, ele demonstrou com sucesso a realidade da sobrevivência de muitas pessoas de um modo verdadeiramente extraordinário.Apesar das reservas expressadas no seu país, não há razão válida para acreditar que os monitoramentos feitos pelos brasileiros deveriam ser vistos como insatisfatórios.Ainda mais, considerando o número de testemunhas envolvidas, os fenômenos observados e o modo como eles ocorreram, existe pouca dúvida de que Carlos Mirabelli foi um médium físico de habilidade muito considerável.

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Aurelio Moraes
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Mensagem por Aurelio Moraes »

Ricardo escreveu:Sem fotos?


Tenha fé... :emoticon19:
Grite a plenos pulmões..." espíritos existem! existem espíritos!ninguém pode duvidar disto! existem inquestionavelmente e pronto, acabou!" :emoticon19:

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Botanico
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Mensagem por Botanico »

Vitor!

Lembre-se da primeira lei cética: Qualquer coisa que contrarie os dogmas da nossa sagrada Ciência é evidência anedota.

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Andarilho
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Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Andarilho »

E essas materializações continuam acontecendo hoje em dia ainda?

É possível que um cético vá até um centro espirita e assista, grave, filme, essas materializações?

Não só observar, como também tocar elas? Colher amostras desses "ectoplasmas" (é esse o nome?) para análise?

São fenomenos que podem ser repetidos?
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

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Aurelio Moraes
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Mensagem por Aurelio Moraes »

Botanico escreveu:Vitor!

Lembre-se da primeira lei cética: Qualquer coisa que contrarie os dogmas da nossa sagrada Ciência é evidência anedota.


Vamos acreditar em relatos, vamos abraçar a fé espírita..vamos acreditar nos relatos de visões da virgem maria em fátima..contraria a ciência, então não é evidência anedota e aconteceu..as pessoas lá viram o sol girar e viram a "virgem maria"..tenhamos fé! O sol girou! Não é evidência anedota!

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Vitor Moura
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Mensagem por Vitor Moura »

Mr.Hammond escreveu:
Botanico escreveu:Vitor!

Lembre-se da primeira lei cética: Qualquer coisa que contrarie os dogmas da nossa sagrada Ciência é evidência anedota.


Vamos acreditar em relatos, vamos abraçar a fé espírita..vamos acreditar nos relatos de visões da virgem maria em fátima..contraria a ciência, então não é evidência anedota e aconteceu..as pessoas lá viram o sol girar e viram a "virgem maria"..tenhamos fé! O sol girou! Não é evidência anedota!


E os "céticos" continuam confundindo experimentos controlados com evidencia anedotica...triste...

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Vitor Moura
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Re: Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Vitor Moura »

Andarilho escreveu:E essas materializações continuam acontecendo hoje em dia ainda?

É possível que um cético vá até um centro espirita e assista, grave, filme, essas materializações?

Não só observar, como também tocar elas? Colher amostras desses "ectoplasmas" (é esse o nome?) para análise?

São fenomenos que podem ser repetidos?


Olá, Andarilho

até podem ser repetidos, parece que ocorrem com frequencia em um centro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro e nos centros do Recife. Parece que o de Jacarepaguá não aceita 'curiosos', não sei quanto aos de Recife.

Um abraço,
Vitor

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DarkWings
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Mensagem por DarkWings »

Quer dizer então que todos os textos do H.P. Lovecraft eram reais ? Afinal de contas apesar de não existirem fotos dos fatos narrados por ele, seus textos são infinitamente mais bem escritos que esses aí...

Através dele cientistas de várias partes do mundo testemunharam fenômenos físicos que até hoje não foram refutados, nem é provável que sejam refutados.


Claro que não! Um "fenômeno" ocorrido há mais de cinqüenta anos que não foi gravado em filme e que não passa de uma narrativa fantasiosa. Como se pode refutar algo assim?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

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Vitor Moura
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Mensagem por Vitor Moura »

DarkWings escreveu:Quer dizer então que todos os textos do H.P. Lovecraft eram reais ? Afinal de contas apesar de não existirem fotos dos fatos narrados por ele, seus textos são infinitamente mais bem escritos que esses aí...

Através dele cientistas de várias partes do mundo testemunharam fenômenos físicos que até hoje não foram refutados, nem é provável que sejam refutados.


Claro que não! Um "fenômeno" ocorrido há mais de cinqüenta anos que não foi gravado em filme e que não passa de uma narrativa fantasiosa. Como se pode refutar algo assim?


Existem fotos. Existem registros. Compre o livro citado.

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DarkWings
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Mensagem por DarkWings »

Vitor Moura escreveu:
DarkWings escreveu:Quer dizer então que todos os textos do H.P. Lovecraft eram reais ? Afinal de contas apesar de não existirem fotos dos fatos narrados por ele, seus textos são infinitamente mais bem escritos que esses aí...

Através dele cientistas de várias partes do mundo testemunharam fenômenos físicos que até hoje não foram refutados, nem é provável que sejam refutados.


Claro que não! Um "fenômeno" ocorrido há mais de cinqüenta anos que não foi gravado em filme e que não passa de uma narrativa fantasiosa. Como se pode refutar algo assim?


Existem fotos. Existem registros. Compre o livro citado.


Você tem alguma sociedade com a editora Vito?
Esse livro deve existir perdido na minha biblioteca de livros inúteis/intragáveis. Vou dar uma espiada.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

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Andarilho
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Re: Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Andarilho »

Vitor Moura escreveu:
Andarilho escreveu:E essas materializações continuam acontecendo hoje em dia ainda?

É possível que um cético vá até um centro espirita e assista, grave, filme, essas materializações?

Não só observar, como também tocar elas? Colher amostras desses "ectoplasmas" (é esse o nome?) para análise?

São fenomenos que podem ser repetidos?


Olá, Andarilho

até podem ser repetidos, parece que ocorrem com frequencia em um centro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro e nos centros do Recife. Parece que o de Jacarepaguá não aceita 'curiosos', não sei quanto aos de Recife.

Um abraço,
Vitor


Interessante, então SE podem ser repetidos e SE ocorrem com frequência lá no Recife, estou desconsiderando o de Jacarepaguá, no RJ, que possivelmente não aceita curiosos, então você poderia me fornecer o nome e contato destes centros? Pode ser por mensagem particular.

Motivo? Ah, eu sou ateu, cético também, e como viajo muito, pelo país todo, gostaria de contatar alguém destes centros para a gente arranjar uma filmagem, repetição dos experimentos em local e condições controladas, seria interessante, na realidade eu até toparia ir e assistir sozinho, incógnito até, uma materialização assim. Se é que isto existe realmente, o que , devo ser honesto com você, diante do que li e vi até hoje, eu duvido.

Saudações.
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Aurelio Moraes
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Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

Não aceitam curiosos. Ou seja, querem só gente que acredite sem questionar e que tenha fé na religião espírita.

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Vitor Moura
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Re: Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Vitor Moura »

Andarilho escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Andarilho escreveu:E essas materializações continuam acontecendo hoje em dia ainda?

É possível que um cético vá até um centro espirita e assista, grave, filme, essas materializações?

Não só observar, como também tocar elas? Colher amostras desses "ectoplasmas" (é esse o nome?) para análise?

São fenomenos que podem ser repetidos?


Olá, Andarilho

até podem ser repetidos, parece que ocorrem com frequencia em um centro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro e nos centros do Recife. Parece que o de Jacarepaguá não aceita 'curiosos', não sei quanto aos de Recife.

Um abraço,
Vitor


Interessante, então SE podem ser repetidos e SE ocorrem com frequência lá no Recife, estou desconsiderando o de Jacarepaguá, no RJ, que possivelmente não aceita curiosos, então você poderia me fornecer o nome e contato destes centros? Pode ser por mensagem particular.

Motivo? Ah, eu sou ateu, cético também, e como viajo muito, pelo país todo, gostaria de contatar alguém destes centros para a gente arranjar uma filmagem, repetição dos experimentos em local e condições controladas, seria interessante, na realidade eu até toparia ir e assistir sozinho, incógnito até, uma materialização assim. Se é que isto existe realmente, o que , devo ser honesto com você, diante do que li e vi até hoje, eu duvido.

Saudações.


Oi, Andarilho

duvidar faz bem. Mas, qual a sua leitura sobre o assunto?

Quanto aos centros, o senhor Valter, que assistiu um fenômeno de materialização, disse-me o seguinte:

"Ouço falar, desde a minha juventude, de fenômenos de materialização apenas em centros espíritas de Pernambuco. Nunca, porém, fui convidado para assistir a essas sessões. Assim, não posso dar opinião sobre sua autenticidade ou não. Isso nos impede de saber, com certo grau de certeza, se as materializações são fenômenos raríssimos ou se se
tornaram privativos de centros espíritas, cujos dirigentes, arrimados na sua fé, não têm interesse em sua divulgação e nem na presença de estranhos, cuja curiosidade poderia ser prejudicial a essas manifestações. Ao menos é o que observo, aqui, em Pernambuco.
Valter"

Aqui está o depoimento do senhor Valter http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... alter.html

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Vitor Moura
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Mensagem por Vitor Moura »

DarkWings escreveu:Você tem alguma sociedade com a editora Vito?


Quem me dera... :emoticon19:


Um abraço,
Vitor

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Viper
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Re: Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Viper »

Andarilho escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Andarilho escreveu:E essas materializações continuam acontecendo hoje em dia ainda?

É possível que um cético vá até um centro espirita e assista, grave, filme, essas materializações?

Não só observar, como também tocar elas? Colher amostras desses "ectoplasmas" (é esse o nome?) para análise?

São fenomenos que podem ser repetidos?


Olá, Andarilho

até podem ser repetidos, parece que ocorrem com frequencia em um centro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro e nos centros do Recife. Parece que o de Jacarepaguá não aceita 'curiosos', não sei quanto aos de Recife.

Um abraço,
Vitor


Interessante, então SE podem ser repetidos e SE ocorrem com frequência lá no Recife, estou desconsiderando o de Jacarepaguá, no RJ, que possivelmente não aceita curiosos, então você poderia me fornecer o nome e contato destes centros? Pode ser por mensagem particular.

Motivo? Ah, eu sou ateu, cético também, e como viajo muito, pelo país todo, gostaria de contatar alguém destes centros para a gente arranjar uma filmagem, repetição dos experimentos em local e condições controladas, seria interessante, na realidade eu até toparia ir e assistir sozinho, incógnito até, uma materialização assim. Se é que isto existe realmente, o que , devo ser honesto com você, diante do que li e vi até hoje, eu duvido.

Saudações.


Cara, o centro kardecista aqui do RJ ao qual o Vitor se refere e que não permite "curiosos" é o Lar de Frei Luiz. Eu já contactei este centro via e-mail, solicitando permissão para participar como observador das supostas sessões de materialização, mas tal permissão me foi negada. Segue a rápida troca de e-mails feita no início de 2003:

De: Rômulo
Para: Lar de Frei Luiz
Assunto: Fale conosco - Lar de Frei Luiz
Data: Wed, 26 Feb 2003 11:46:13 -0300

Escrevo para solicitar mais detalhes a respeito das reuniões de materialização que ocorrerão entre os dias 15 e 29 de março deste ano. Gostaria de saber os horários específicos em que se darão tais reuniões e gostaria de saber se as mesmas são abertas ao grande público. Se forem reuniões abertas, gostaria de solicitar a minha inclusão e a de mais 3 observadores nas mesmas, para que possamos acompanhar a realização das referidas reuniões.

Cordialmente,

Rômulo.


De: Afonso
Para: Rômulo
Assunto: RES: Fale conosco - Lar de Frei Luiz
Data: Wed, 26 Feb 2003 21:43:35 -0300


Rômulo
AS REUNIÕES NÃO SÃO ABERTAS AO PUBLICO. ELAS SÃO DESTINADAS A CURA E AS ENTIDADES É QUE ENCAMINHAM NOSSO IRMÃOS PARA ESSE TRATAMENTO.
QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA EM SEU CORAÇÃO


Em outra ocasião, no final de 2004, quando terminei de redigir uma proposta de teste experimental de psicografia, tratei de encaminhar a mesma via e-mail a sete centros kardecistas aqui do RJ e até hoje não recebi nenhuma resposta. Os centros em questão são os seguintes:

http://www.casarecupbenbm.org.br/
crbbm@ig.com.br

http://www.ceace.org.br/
ceace@ceace.org.br

http://www.ceallankardec.org.br/
ceak@ceallankardec.org.br

http://www.cplec.com.br/
cplec@cplec.com.br

http://www.celd.org.br/
celd@celd.org.br

http://universalista.sites.uol.com.br/index.html
geid@uol.com.br

http://www.redencao.org.br/
redencao@redencao.org.br

E a mensagem encaminhada via e-mail é a que se segue:

Data: Wed, 22 Dec 2004 20:47:40 -0300 (ART)
De: "Equipe A Busca da Verdade" Adicionar endereço
Assunto: Proposta de teste experimental de psicografia...
Para: crbbm@ig.com.br, ceace@ceace.org.br, ceak@ceallankardec.org.br, cplec@cplec.com.br, celd@celd.org.br, geid@uol.com.br, redencao@redencao.org.br


Senhores responsáveis pelos centros kardecistas neste e-mail contactados,

Venho por meio desta mensagem propor um experimento para testar a suposta ocorrência da psicografia. O download do documento contendo a descrição do experimento proposto pode ser feito no site abaixo:

http://geocities.yahoo.com.br/abuscadaverdade/

A idéia de propor tal experimento surgiu em um tópico por mim postado no Fórum Religião é Veneno. Os links para o Fórum e para o tópico referidos são, respectivamente:

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=15836

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 24&nrpag=1

Informo aos senhores que me reservo o direito de publicar qualquer resposta que por ventura os senhores me retornem, tanto no Fórum Religião é Veneno, quanto em qualquer outro Fórum ou meio de comunicação ao qual eu tiver acesso.

Fico no aguardo de vossas respostas.


Cordiais Saudações Newtonianas,

Rômulo.


Dadas as minhas experiências até o momento completamente frustradas de tentar observar os fenômenos mediúnicos em questão, devido ao silêncio ou a negação formal por parte dos diferentes centros por mim contactados, devo dizer que provavelmente sua jornada será, no mínimo, bastante complicada e longa.

Segundo o Arduin, o método mais indicado seria conquistar a amizade de algum médium e, depois de algum tempo, propor algum experimento ou observação controlada. Eu não tenho tempo e nem mesmo interesse em freqüentar um centro kardecista com o intuito de ficar amigo de algum médium para, depois de não sei quanto tempo, tentar convidar o mesmo a participar do experimento que elaborei ou algo similar. Se você tiver saco para seguir a sugestão do Arduin, após algum tempo freqüentando um centro kardecista, convide uma médium deste centro para jantar...talvez você consiga obter a colaboração da mesma na realização de algum experimento...ou não...

A propósito, a leitura que o Arduin faz de tais episódios é a de que os relatos encontrados na literatura espírita são suficientes para demonstrar a existência dos fenômenos mediúnicos e que, portanto, não há mais necessidade de se mostrar coisa alguma. Ele considera que os médiuns estejam com um pé atrás com os céticos pois até hoje os supostos fenômenos mediúnicos não foram aceitos, apesar de estarem plenamente demonstrados (na opinião dele, obviamente).

A leitura que eu faço é bem diferente. Alguns destes relatos me despertam curiosidade e o máximo que eu posso conceder a eles, na condição em que foram registrados, é o benefício da dúvida. Não fosse isso, não teria perdido o meu tempo elaborando uma proposta de teste experimental de psicografia e contactando alguns centros via e-mail. E o silêncio ou recusa explícita destes em atender minhas solicitações, me leva a reforçar a desconfiança que tenho de que "há algo de podre no reino da Dinamarca"...

Enfim, boa sorte em seus empreedimentos...

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Andarilho
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Re: Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Andarilho »

Vitor Moura escreveu:
Andarilho escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Andarilho escreveu:E essas materializações continuam acontecendo hoje em dia ainda?

É possível que um cético vá até um centro espirita e assista, grave, filme, essas materializações?

Não só observar, como também tocar elas? Colher amostras desses "ectoplasmas" (é esse o nome?) para análise?

São fenomenos que podem ser repetidos?


Olá, Andarilho

até podem ser repetidos, parece que ocorrem com frequencia em um centro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro e nos centros do Recife. Parece que o de Jacarepaguá não aceita 'curiosos', não sei quanto aos de Recife.

Um abraço,
Vitor


Interessante, então SE podem ser repetidos e SE ocorrem com frequência lá no Recife, estou desconsiderando o de Jacarepaguá, no RJ, que possivelmente não aceita curiosos, então você poderia me fornecer o nome e contato destes centros? Pode ser por mensagem particular.

Motivo? Ah, eu sou ateu, cético também, e como viajo muito, pelo país todo, gostaria de contatar alguém destes centros para a gente arranjar uma filmagem, repetição dos experimentos em local e condições controladas, seria interessante, na realidade eu até toparia ir e assistir sozinho, incógnito até, uma materialização assim. Se é que isto existe realmente, o que , devo ser honesto com você, diante do que li e vi até hoje, eu duvido.

Saudações.


Oi, Andarilho

duvidar faz bem. Mas, qual a sua leitura sobre o assunto?

Quanto aos centros, o senhor Valter, que assistiu um fenômeno de materialização, disse-me o seguinte:

"Ouço falar, desde a minha juventude, de fenômenos de materialização apenas em centros espíritas de Pernambuco. Nunca, porém, fui convidado para assistir a essas sessões. Assim, não posso dar opinião sobre sua autenticidade ou não. Isso nos impede de saber, com certo grau de certeza, se as materializações são fenômenos raríssimos ou se se
tornaram privativos de centros espíritas, cujos dirigentes, arrimados na sua fé, não têm interesse em sua divulgação e nem na presença de estranhos, cuja curiosidade poderia ser prejudicial a essas manifestações. Ao menos é o que observo, aqui, em Pernambuco.
Valter"

Aqui está o depoimento do senhor Valter http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... alter.html


Caro Vitor Moura.

Obrigado por me responder, a minha posição em relação as materializações é a de descrença na veracidade delas. Sim, até o momento eu não acredito que elas são reais, não tenho motivos para acreditar, nunca vi uma prova que pudesse me convencer da possibilidade das materializações serem algo real.

Mas vocês falam tanto nisso no RéV que eu fiquei curioso, afinal se existe a afirmação de que um fenomeno é real, eu quero ver com meus próprios olhos, correto?

Agora tem esse trecho ,repetido aqui :

Assim, não posso dar opinião sobre sua autenticidade ou não. Isso nos impede de saber, com certo grau de certeza, se as materializações são fenômenos raríssimos ou se se tornaram privativos de centros espíritas, cujos dirigentes, arrimados na sua fé, não têm interesse em sua divulgação e nem na presença de estranhos, cuja curiosidade poderia ser prejudicial a essas manifestações.


Sabe o que eu acho esquisito ai?

1) Curiosidade prejudicial a manifestação? Mas que fenomeno é esse que pode ser prejudicado pela simples presença de um cético curioso?

2) O Espiritismo não é um consolador? Porque não oferece provas cabais que convençam a todos e com isso melhore o mundo? Vou tentar explicar melhor :

Eu tenho um conhecimento XYZ qualquer, por exemplo, uma cura para uma doença, a maioria das pessoas não acredita na minha idéia, EU sei que se eu provar o que eu falo eu vou melhorar o mundo, o que eu faço? Eu vou e provo, e melhoro o mundo. O que eu acho esquisito (entre outras coisas e por falta de palavra melhor) no Espiritismo é isso, parece uma casta de avançados :" Ah, nós temos a verdade , a 3a revelação, não precisamos provar, é necessário fé, os que não creem não são evoluidos, bla bla bla" E sempre falha em provar de maneira convincente o que afirma. Porque não , se o espiritismo é tão bom, tão consolador, não prova-lo e promover uma melhora na vida das pessoas? Elas não podem pagar o karma delas através de caridade?

3) Privativos de Centros Espiritas : Isso soa esquisito para mim, o pessoal dos centros manter algo só para eles e não divulgar, isso é deixar de ajudar (ou seria se o Espiritismo fosse algo verdadeiro, até o momento, não o vejo assim e nem vejo indicios de que mudarei de opinião ).

Só para deixar claro, essa é a minha posição, não pretendo "converte-lo/convence-lo" de nada em relação ao espiritismo, se o que você alega ser evidência, serve como evidência para você, beleza, nada contra.

Saudações
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Andarilho
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Re: Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por Andarilho »

Coveiro escreveu:Dadas as minhas experiências até o momento completamente frustradas de tentar observar os fenômenos mediúnicos em questão, devido ao silêncio ou a negação formal por parte dos diferentes centros por mim contactados, devo dizer que provavelmente sua jornada será, no mínimo, bastante complicada e longa.

Segundo o Arduin, o método mais indicado seria conquistar a amizade de algum médium e, depois de algum tempo, propor algum experimento ou observação controlada. Eu não tenho tempo e nem mesmo interesse em freqüentar um centro kardecista com o intuito de ficar amigo de algum médium para, depois de não sei quanto tempo, tentar convidar o mesmo a participar do experimento que elaborei ou algo similar. Se você tiver saco para seguir a sugestão do Arduin, após algum tempo freqüentando um centro kardecista, convide uma médium deste centro para jantar...talvez você consiga obter a colaboração da mesma na realização de algum experimento...ou não...

A propósito, a leitura que o Arduin faz de tais episódios é a de que os relatos encontrados na literatura espírita são suficientes para demonstrar a existência dos fenômenos mediúnicos e que, portanto, não há mais necessidade de se mostrar coisa alguma. Ele considera que os médiuns estejam com um pé atrás com os céticos pois até hoje os supostos fenômenos mediúnicos não foram aceitos, apesar de estarem plenamente demonstrados (na opinião dele, obviamente).

A leitura que eu faço é bem diferente. Alguns destes relatos me despertam curiosidade e o máximo que eu posso conceder a eles, na condição em que foram registrados, é o benefício da dúvida. Não fosse isso, não teria perdido o meu tempo elaborando uma proposta de teste experimental de psicografia e contactando alguns centros via e-mail. E o silêncio ou recusa explícita destes em atender minhas solicitações, me leva a reforçar a desconfiança que tenho de que "há algo de podre no reino da Dinamarca"...

Enfim, boa sorte em seus empreedimentos...


Obrigado pelas informações, não vou dedicar mais do que um e-mail para isso, se me responderem, bom, se me ignorarem (provável) , paciência.
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O ENCOSTO
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Re: Re.: Mais e mais materializações

Mensagem por O ENCOSTO »

Coveiro escreveu:
Andarilho escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Andarilho escreveu:E essas materializações continuam acontecendo hoje em dia ainda?

É possível que um cético vá até um centro espirita e assista, grave, filme, essas materializações?

Não só observar, como também tocar elas? Colher amostras desses "ectoplasmas" (é esse o nome?) para análise?

São fenomenos que podem ser repetidos?


Olá, Andarilho

até podem ser repetidos, parece que ocorrem com frequencia em um centro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro e nos centros do Recife. Parece que o de Jacarepaguá não aceita 'curiosos', não sei quanto aos de Recife.

Um abraço,
Vitor


Interessante, então SE podem ser repetidos e SE ocorrem com frequência lá no Recife, estou desconsiderando o de Jacarepaguá, no RJ, que possivelmente não aceita curiosos, então você poderia me fornecer o nome e contato destes centros? Pode ser por mensagem particular.

Motivo? Ah, eu sou ateu, cético também, e como viajo muito, pelo país todo, gostaria de contatar alguém destes centros para a gente arranjar uma filmagem, repetição dos experimentos em local e condições controladas, seria interessante, na realidade eu até toparia ir e assistir sozinho, incógnito até, uma materialização assim. Se é que isto existe realmente, o que , devo ser honesto com você, diante do que li e vi até hoje, eu duvido.

Saudações.


Cara, o centro kardecista aqui do RJ ao qual o Vitor se refere e que não permite "curiosos" é o Lar de Frei Luiz. Eu já contactei este centro via e-mail, solicitando permissão para participar como observador das supostas sessões de materialização, mas tal permissão me foi negada. Segue a rápida troca de e-mails feita no início de 2003:

De: Rômulo
Para: Lar de Frei Luiz
Assunto: Fale conosco - Lar de Frei Luiz
Data: Wed, 26 Feb 2003 11:46:13 -0300

Escrevo para solicitar mais detalhes a respeito das reuniões de materialização que ocorrerão entre os dias 15 e 29 de março deste ano. Gostaria de saber os horários específicos em que se darão tais reuniões e gostaria de saber se as mesmas são abertas ao grande público. Se forem reuniões abertas, gostaria de solicitar a minha inclusão e a de mais 3 observadores nas mesmas, para que possamos acompanhar a realização das referidas reuniões.

Cordialmente,

Rômulo.


De: Afonso
Para: Rômulo
Assunto: RES: Fale conosco - Lar de Frei Luiz
Data: Wed, 26 Feb 2003 21:43:35 -0300


Rômulo
AS REUNIÕES NÃO SÃO ABERTAS AO PUBLICO. ELAS SÃO DESTINADAS A CURA E AS ENTIDADES É QUE ENCAMINHAM NOSSO IRMÃOS PARA ESSE TRATAMENTO.
QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA EM SEU CORAÇÃO


Em outra ocasião, no final de 2004, quando terminei de redigir uma proposta de teste experimental de psicografia, tratei de encaminhar a mesma via e-mail a sete centros kardecistas aqui do RJ e até hoje não recebi nenhuma resposta. Os centros em questão são os seguintes:

http://www.casarecupbenbm.org.br/
crbbm@ig.com.br

http://www.ceace.org.br/
ceace@ceace.org.br

http://www.ceallankardec.org.br/
ceak@ceallankardec.org.br

http://www.cplec.com.br/
cplec@cplec.com.br

http://www.celd.org.br/
celd@celd.org.br

http://universalista.sites.uol.com.br/index.html
geid@uol.com.br

http://www.redencao.org.br/
redencao@redencao.org.br

E a mensagem encaminhada via e-mail é a que se segue:

Data: Wed, 22 Dec 2004 20:47:40 -0300 (ART)
De: "Equipe A Busca da Verdade" Adicionar endereço
Assunto: Proposta de teste experimental de psicografia...
Para: crbbm@ig.com.br, ceace@ceace.org.br, ceak@ceallankardec.org.br, cplec@cplec.com.br, celd@celd.org.br, geid@uol.com.br, redencao@redencao.org.br


Senhores responsáveis pelos centros kardecistas neste e-mail contactados,

Venho por meio desta mensagem propor um experimento para testar a suposta ocorrência da psicografia. O download do documento contendo a descrição do experimento proposto pode ser feito no site abaixo:

http://geocities.yahoo.com.br/abuscadaverdade/

A idéia de propor tal experimento surgiu em um tópico por mim postado no Fórum Religião é Veneno. Os links para o Fórum e para o tópico referidos são, respectivamente:

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=15836

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 24&nrpag=1

Informo aos senhores que me reservo o direito de publicar qualquer resposta que por ventura os senhores me retornem, tanto no Fórum Religião é Veneno, quanto em qualquer outro Fórum ou meio de comunicação ao qual eu tiver acesso.

Fico no aguardo de vossas respostas.


Cordiais Saudações Newtonianas,

Rômulo.


Dadas as minhas experiências até o momento completamente frustradas de tentar observar os fenômenos mediúnicos em questão, devido ao silêncio ou a negação formal por parte dos diferentes centros por mim contactados, devo dizer que provavelmente sua jornada será, no mínimo, bastante complicada e longa.

Segundo o Arduin, o método mais indicado seria conquistar a amizade de algum médium e, depois de algum tempo, propor algum experimento ou observação controlada. Eu não tenho tempo e nem mesmo interesse em freqüentar um centro kardecista com o intuito de ficar amigo de algum médium para, depois de não sei quanto tempo, tentar convidar o mesmo a participar do experimento que elaborei ou algo similar. Se você tiver saco para seguir a sugestão do Arduin, após algum tempo freqüentando um centro kardecista, convide uma médium deste centro para jantar...talvez você consiga obter a colaboração da mesma na realização de algum experimento...ou não...

A propósito, a leitura que o Arduin faz de tais episódios é a de que os relatos encontrados na literatura espírita são suficientes para demonstrar a existência dos fenômenos mediúnicos e que, portanto, não há mais necessidade de se mostrar coisa alguma. Ele considera que os médiuns estejam com um pé atrás com os céticos pois até hoje os supostos fenômenos mediúnicos não foram aceitos, apesar de estarem plenamente demonstrados (na opinião dele, obviamente).

A leitura que eu faço é bem diferente. Alguns destes relatos me despertam curiosidade e o máximo que eu posso conceder a eles, na condição em que foram registrados, é o benefício da dúvida. Não fosse isso, não teria perdido o meu tempo elaborando uma proposta de teste experimental de psicografia e contactando alguns centros via e-mail. E o silêncio ou recusa explícita destes em atender minhas solicitações, me leva a reforçar a desconfiança que tenho de que "há algo de podre no reino da Dinamarca"...

Enfim, boa sorte em seus empreedimentos...



Ei Coveiro.

Seja o mais formal possível nesses seus e-mails. Mande mensagens exclusivas e NUNCA com cópia controlada para um monte de centros. Não cite foruns de internet e muito menos links. Aparente ser simpatizante com a DE e não um cético.

Outra coisa: Já falei sobre isso com no mínimo 5 espiritas e eles NUNCA tiveram a oportunidade de participar de qualquer reunião desse tipo.

Uma ex espirita disse que para alguém conseguir ter acesso a este tipo de encontro, é preciso realmente ganhar a confiança das pessoas.

A verdade é que você precisará frequantar uns 2 anos um mesmo centro espirita, ficar entrosado com o pessoal, fazer uns cursinhos toscos e mostrar interesse pelo assunto.

Verdade eja dita: Eles só tem a perder aceitando desafios como esse. E isso é óbvio.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado