Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Mensagem por Flavio Costa »

Pumpkinhead escreveu:Esse monge fumador é uma excelente resposta Flávio... :emoticon1:

Pena que o RCA mineiro não pode entendê-la.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Pumpkinhead

Re: Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Mensagem por Pumpkinhead »

videomaker escreveu:
Caro Confrade , Infelizmente vc não vai ler nada que lhe convença , nem que convença ninguem que tenha bom senso.
Sempre seremos frutos da casulidade , gente com muita ou pouca sorte.
Lembre se que vc esta dirigido a palavra a gente previlegiada todos com problemas cotidianos , ou sem problemas que possam
levar a cogitar , por que EXISTO ?
Dificil ver mesmo uns desses TODO PODEROSO , aceitar que nem tudo esta ao alcance de sua inteligencia limitada .
Não tem jeito , se podessemos ouvir os lamentos do ditos cujos
em suas camas quentes , talvez assim , podessemos saber o que pensam de verdade tais criaturas.

um abraço.

Eu não. Eu disse claramente que não sabia... e que até estava cagando e andando. Mas até que gostaria de saber as respostas do Onisciente RCA.

Andarilho

Mensagem por Andarilho »

videomaker escreveu:
Caro Confrade , Infelizmente vc não vai ler nada que lhe convença , nem que convença ninguem que tenha bom senso.
Lembre se que vc esta dirigido a palavra a gente previlegiada todos com problemas cotidianos , ou sem problemas que possam
Dificil ver mesmo uns desses TODO PODEROSO , aceitar que nem tudo esta ao alcance de sua inteligencia limitada .
em suas camas quentes , talvez assim , podessemos saber o que pensam de verdade tais criaturas.

um abraço.

Todos os ateus são privilegiados? O que você entende por privilegiado?

Só tem bom senso quem concorda com você Videomaker?

Só por que você e outros são INCAPAZES de entender algo, não quer dizer que aquele algo é mentira ("podessemos saber o que pensam de verdade tais criaturas"), ruim (nem preciso citar nada), ou errado, ou mesmo certo.

Agora que dá no saco, ler esse tipo de julgamento arrogante e pseudo-irônico, isso dá.
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

D.E.P. escreveu:
Acauan escreveu:Pelo que sei não cabe a quem comete o ato de desrespeito decidir se ele ocorreu ou não e sim a quem foi desrespeitado.

Devia passar a usar isso como assinatura.
Tem quem pense tratar-se de frescura do ofendido!

Pode ser frescura do ofendido, sim, embora seja direito dele ser fresco. O que deve ser analisado, em cada caso, é o direito a se receber reparações pela ofensa, suposta ou não.
Esse direito não é e nem poderia ser automático.

Simão_Bacamarte
Contato:

Mensagem por Simão_Bacamarte »

videomaker escreveu:

um abraço.

Primeiro - Só porque uma pessoa não acredita em Deus, ela não se julga superior, normalmente é o contrário, a crença em Deus leva um número maior de pessoas ao antropocentrismo, principalmente o Deus Cristão, enquanto o ateísmo, leva ao niilismo ou não, resumindo, mais cedo o mais tarde, aquele que se tornou ateu, deixará este pensamento medíocre.

Segundo - O simples fato de uma pessoa não aceitar uma idéia, não desqualifica a mesma. Se assim fosse várias teorias que levaram ao nosso atual desenvolvimento tecnológico não seriam válidas.Assim como, o fato de uma pessoa não aceitar esta referida idéia, pelo simples fato, de ir contra as suas crenças, também não a desqualifica.

Terceiro - Você é que está apresentando uma visão de ser superior, ao não ter a mente aberta.

Quarto - Posso estar errado, mas você acredita que todos nós aqui temos muito luxo, somos todos ricos, pertencemos a elite? Que aqui é um antro de burgueses? Saiba que eu não sou rico, sou um mero programador, que está lutando para terminar a faculdade, o que ocorre é que o acesso a internet não é mais restrito a elite, como era há 5 anos atrás, pressione o F5 da sua mente por favor.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Quarto - Posso estar errado, mas você acredita que todos nós aqui temos muito luxo...

Vc esta errado !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Pug

Re.: Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Mensagem por Pug »

Videomaker, achas que é preciso sofrer para entender o sentido da vida ou aceitar a existência de Deus?

Se assim for, estou em absoluto desacordo e para mais não fazes a minima ideia da vida que cada ateu tem. Fico perplexo que penses que um ateu não possa sofrer...

É facto que muitos passaram por momentos muitos dificeis e encontrarem Deus, mas também é verdade que outros o perderam nesses momentos...existe quem veja Deus em momentos de extrema alegria, por exemplo o nascimento de uma criança...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu: Dificil ver mesmo uns desses TODO PODEROSO , aceitar que nem tudo esta ao alcance de sua inteligencia limitada .

Vou fazer a sua vontade: admito que nem tudo está ao alcance de minha limitada inteligência. Aliás, quase nada está.

Na verdade, são os ateus que não se envergonham de dizer "Não sei", enquanto os religiosos sempre têm explicação para tudo (e nenhuma evidência).
videomaker escreveu: Não tem jeito , se podessemos ouvir os lamentos do ditos cujos

Isto se aplica também aos que dizem encontrar conforto para suas vidas na crença em um deus misericordioso e numa vida após a morte.
Editado pela última vez por Fernando Silva em 23 Fev 2006, 17:11, em um total de 1 vez.

Huxley

Mensagem por Huxley »

1: Porque existo?
Porque existe um mecanismo natural que explica minha existência, e ele por si só é suficiente para ser a causa dela, da mesma forma que as leis da física explica a existência de uma estrela.

2: Para que existo?

Para ter uma vida de prazer , engajamento e significado e ajudar as pessoas que gosto a fazer isso.

3 porque existem mendigos e doentes enquanto eu tenho todo conforto?
Sorte.

4: Se voce respondeu "sorte" na questão acima, porque eu tenho mais sorte que os outros?

Não há resposta.A sorte é algo que por si só não requer explicação.

5: porque existe tanta diversidade de personalidades entre os seres humanos enquanto nos animais nao é bem assim?
Porque animais não tem como interagir com o meio (e sofrer influências dele) através da linguagem.

6: se eu matar, roubar, e etc vou ter a mesma recompensa que os outros quando morrer? Isso seria justo?

1-Não há motivo para crer que devemos duas pessoas que morrem deve ter destino diferentes, já que tudo o que nos espera é o buraco da terra.2-É claro que não é justo Fernandinho Beira-Mar tem o mesmo destino que Mahatma Gandhi.

7: se eu sou ateu, porque deixaria viver um suposto filho paralítico ou débil mental que pudesse ter? Nao seria mais facil mata-lo?
Pelo mesmo motivo que você não mataria um suposto filho paralítico ou débil mental , se você supostamente descobrisse que Deus não existe, exceto é claro que você jamais faria isso apenas por causa do medo do castigo de papai do céu.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

videomaker

Todos os ateus são privilegiados? O que você entende por privilegiado?

De jeito nenhum , apenas a grande maioria dos que por aqui passam !

Só tem bom senso quem concorda com você Videomaker?

Tambem não ! , acreditar no nada como fazedor de algo , isso sim não é bom senso .

Só por que você e outros são INCAPAZES de entender algo, não quer dizer que aquele algo é mentira ("podessemos saber o que pensam de verdade tais criaturas"), ruim (nem preciso citar nada), ou errado, ou mesmo certo.

Agora que dá no saco, ler esse tipo de julgamento arrogante e pseudo-irônico, isso dá.[/quote]

Sinceramente , vc não precisa ler nada que escrevo .
Precisa ?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Pug

Mensagem por Pug »

Fernando Silva escreveu:
D.E.P. escreveu:
Acauan escreveu:Pelo que sei não cabe a quem comete o ato de desrespeito decidir se ele ocorreu ou não e sim a quem foi desrespeitado.

Pode ser frescura do ofendido, sim, embora seja direito dele ser fresco. O que deve ser analisado, em cada caso, é o direito a se receber reparações pela ofensa, suposta ou não.

Resumindo, quando uma pessoa indica a ofensa a bola passa para o campo do ofensor e dependendo daquilo que ele pensa ser certo, pode ou não desculpar-se...

Minha posição sempre foi, se alguém se ofende e me dizer pedirei desculpa. Não considero os sentimentos do outro frescura...mas cada um é como é (passe a redundância).

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:
D.E.P. escreveu:

Exato.
Não confundam minha afirmação sobre o desrespeito ser definido pela parte desrespeitada com o direito desta parte exigir reparação, como bem colocou o Fernando.

Por uma questão de lógica simples, se um ato é cometido e ninguém se considerou desrespeitado por este ato, então simplesmente não houve desrespeito algum decorrente do ato em questão.

Não se pode dizer o mesmo quando quem comete o ato de desrespeito considera que tal não houve.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

videomaker

[quote="D.E.P."]Videomaker, achas que é preciso sofrer para entender o sentido da vida ou aceitar a existência de Deus?

De jeito algum , só os que nescessitam desse mecanismo é que os tem , encontasse Deus tambem na alegria .

videomaker

Vou fazer a sua vontade: admito que nem tudo está ao alcance de minha limitada inteligência. Aliás, quase nada está.

Por isso vc é um cara sensato , nem todos são assim !

Na verdade, são os ateus que não se envergonham de dizer "Não sei", enquanto os religiosos sempre têm explicação para tudo (e nenhuma evidência).

Resposta para tudo NÃO , evidencias? apenas diga , essas para mim não basta , isso vc pode .

em suas camas quentes , talvez assim , podessemos saber o que pensam de verdade tais criaturas.[/color][/quote]
Isto se aplica também aos que dizem encontrar conforto para suas vidas na crença em um deus misericordioso e numa vida após a morte.[/quote]

Serve para todo mundo Fernando , TODO MUNDO !

Simão_Bacamarte
Contato:

Re.: Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Mensagem por Simão_Bacamarte »

videomaker, rapaz tu tem que fazer dois cursos:

O primeiro para aprender a "quotar"

E o segundo para aprender a ler textos com a mente aberta :emoticon12:
Do que adianta você vir aqui, se você simplesmente lê, ou pelo finge que lê, ignora o conteúdo quando está errado, e as vezes simplesmente manda argumentos non-sense. :emoticon15:

Você acha que vai conveter alguém aqui? :emoticon16:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

RCAdeBH escreveu:1: Porque existo?
2: Para que existo?
3: porque existem mendigos e doentes enquanto eu tenho todo conforto?
4: Se voce respondeu "sorte" na questão acima, porque eu tenho mais sorte que os outros?
5: porque existe tanta diversidade de personalidades entre os seres humanos enquanto nos animais nao é bem assim?
6: se eu matar, roubar, e etc vou ter a mesma recompensa que os outros quando morrer? Isso seria justo?
7: se eu sou ateu, porque deixaria viver um suposto filho paralítico ou débil mental que pudesse ter? Nao seria mais facil mata-lo?

Olá, RCA. Vamos às minhas respostas:

1- Não há um "por quê", visto que a própria concepção de haver um sentido é criação humana. Isto equivale a perguntar o porquê de Deus existir.

2- Se você se refere a algum sentido imanente e/ou transcedental, a resposta já foi dada na primeira pergunta. Se você se refere a sentidos arbitrários dados pelos indivíduos, cada um estabelece, segundo seu arbítrio e suas condições materiais, seu sentido de vida.

3- Porque a sociedade se baseia num sistema classista e excludente, que, a meu ver, é o melhor reflexo das condições naturais e culturais humanas. E existem outras explicações mais específicas referidas a cada mendigo e doente em questão.

4- "Sorte" é outra concepção humana. A realidade objetiva estabelece relações causais permeadas por acasos.

5- Porque os homens, com características que transcendem o reino animalia, se baseiam em ideologias e arbítrios diferentes dos animais. E o ser humano aprende, não decora. Daí as diferenças óbvias.

6- Recompensa? Justiça? Você está a confundir padrões meramente humanos com algum padrão transcedental. isto equivale a dizer que "Deus é um velhinho de barba".

7- Porque baseamos nossa sociedade atual no DIREITO. E esse ser, enquanto indivíduo, tem direito à vida.

Pug

Mensagem por Pug »

Acauan escreveu:
Fernando Silva escreveu:
D.E.P. escreveu:

Exato.
Não confundam minha afirmação sobre o desrespeito ser definido pela parte desrespeitada com o direito desta parte exigir reparação, como bem colocou o Fernando.

Por uma questão de lógica simples, se um ato é cometido e ninguém se considerou desrespeitado por este ato, então simplesmente não houve desrespeito algum decorrente do ato em questão.

Não se pode dizer o mesmo quando quem comete o ato de desrespeito considera que tal não houve.

Não falei em reparação, somente em chamarem de frescura.

Posso só acrescentar o que se pode dizer das pessoas que sabem ofender e continuarem com esse comportamento?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

D.E.P. escreveu:Minha posição sempre foi, se alguém se ofende e me dizer pedirei desculpa. Não considero os sentimentos do outro frescura...mas cada um é como é (passe a redundância).

Depende da ofensa. Depende de quem se diz ofendido. Depende de eu achar que ofendi.

Se um criminoso ficar ofendido por eu acusá-lo, não vejo por que pedir desculpas.
Mas costumo pedir desculpas para não criar problemas se a questão é insignificante. Minha paz de espírito e minha tranquilidade são mais importantes que meu ego.

Já me senti um merda por pedir desculpas a babacas antes, mas reconheço que a atitude me evitou problemas posteriores, como vingança do babaca. Ele simplesmente me esqueceu e se foi, o que não ocorreria se eu insistisse em ter razão.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:
RCAdeBH escreveu:Isso seria a sua resposta?

Minha resposta:

Imagem

Ah, Flavão, você sabe fazer estes tópicos valerem a pena. :emoticon1:

Pug

Mensagem por Pug »

Fernando Silva escreveu:
D.E.P. escreveu:Minha posição sempre foi, se alguém se ofende e me dizer pedirei desculpa. Não considero os sentimentos do outro frescura...mas cada um é como é (passe a redundância).

Depende da ofensa. Depende de quem se diz ofendido. Depende de eu achar que ofendi.

Se um criminoso ficar ofendido por eu acusá-lo, não vejo por que pedir desculpas.
Mas costumo pedir desculpas para não criar problemas se a questão é insignificante. Minha paz de espírito e minha tranquilidade são mais importantes que meu ego.

Já me senti um merda por pedir desculpas a babacas antes, mas reconheço que a atitude me evitou problemas posteriores, como vingança do babaca. Ele simplesmente me esqueceu e se foi, o que não ocorreria se eu insistisse em ter razão.

Muito bem Fernando, estou de acordo.
Devemos escolher melhor a quem pedimos desculpa.

Nem sequer pensei no caso de um criminoso, mas obviamente que não estamos a falar desse tipo de situações, mas foi bom vc lembrar. As situações nem sempre são tão simples...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:

um abraço.

Incrível como depois de tanto tempo no fórum você continua insistindo na mesma coisa e da mesma forma, Vídeo.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

D.E.P. escreveu:Não falei em reparação, somente em chamarem de frescura.

Posso só acrescentar o que se pode dizer das pessoas que sabem ofender e continuarem com esse comportamento?

Pug,

Uma coisa é determinar a existência da ofensa e outra é qualificar esta ofensa.

Explico.

É comum ocidentais sentarem e cruzar as pernas exibindo a sola dos sapatos.
Entre ocidentais ninguém se ofende com isto, logo o ato em si não se caracteriza como ofensivo.

Mas se o mesmo ato for repetido diante de um árabe, este pode se ofender.
O mesmo ato pode portanto ser ou não uma ofensa, definindo-se como tal apenas a partir do momento que existiu alguém ofendido, logo é o ofendido que define a existência da ofensa.

Definir se a ofensa é ou não frescura é qualificação.
Obviamente que para um árabe não é frescura se ofender com uma sola de sapato a vista, mas isto pode ser entendido assim pelos ocidentais, apenas porque as duas culturas vêem este ato de modo diferente.

Assim como ocorre com culturas, ocorre com pessoas.

Nestes casos, é necessário um juiz aceito por ambas as partes como imparcial ou com autoridade para definir se é frescura ou não.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

D.E.P. escreveu:Posso só acrescentar o que se pode dizer das pessoas que sabem ofender e continuarem com esse comportamento?

São encrenqueiras, se a causa é justa mas fútil, ou persistentes, se a causa é justa e válida.
Ou imbecis, se a ofensa é infundada.

videomaker

Incrível como depois de tanto tempo no fórum você continua insistindo na mesma coisa e da mesma forma, Vídeo.[/quote]

Um detalhe , eu NUNCA tenho a intenção de generalizar !
Ok !

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:Incrível como depois de tanto tempo no fórum você continua insistindo na mesma coisa e da mesma forma, Vídeo.

Um detalhe , eu NUNCA tenho a intenção de generalizar !
Ok !
[/quote]

Vídeo, a não ser que o ateu que você trate seja um "fundamentalista", que mais deseja impôr a inexistência de Deus de forma dogmática do que cocluir que o dito cujo exista ou não segundo a sua lógica, os ateus são antes de tudo agnósticos: consideram Deus, se existe, inalcançável e, às vezes, contraditório com a existência vigente.

Abraços.

Trancado