Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
RCAdeBH

Re: Re.: Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Mensagem por RCAdeBH »

Acauan escreveu:
RCAdeBH escreveu:1: Porque existo?

Porque uma combinação praticamente infinita de fatores causais indispensáveis culminou em minha existência.

Fatores casuais...aff

Acauan escreveu:
RCAdeBH escreveu:2: Para que existo?

[color=yellow]Para alcançar meu máximo potencial.

defina "potencial"

Acauan escreveu:
RCAdeBH escreveu:3: porque existem mendigos e doentes enquanto eu tenho todo conforto?

[color=yellow]Mendigos existem por uma combinação de fatores familiares, econômicos, sociais, culturais, geográficos e, principalmente, individuais que lhes foram desfavoráveis. Se tais fatores não me atingiram deve-se a méritos pessoais e condições circunstanciais.

Novamente a sorte e o acaso respondidas em outras palavras...

Acauan escreveu:
RCAdeBH escreveu:4: Se voce respondeu "sorte" na questão acima, porque eu tenho mais sorte que os outros?

Defina sorte.

Voce já definiu acima. Mas acho que nem voce sabe bem o que seria isso.Ou estaria confuso em relaçao a questão. Ou nao quer responder.

Acauan escreveu:
RCAdeBH escreveu:7: se eu sou ateu, porque deixaria viver um suposto filho paralítico ou débil mental que pudesse ter? Nao seria mais facil mata-lo?

Questão já tratada. Ateus não são assassinos, logo não há lógica na insinuação de que o ateísmo deva levar necessariamente à opção pelo filicídio.

Novamente acho que estão tentando achar chifre em cabeça de cavalo... Nao estou dizendo que ateus são assassinos. Tampouco tentei desrespeitar os indios me referindo ao infanticídio que comentem, o que gostaria de debater são os motivos óbvios para qualquer ateu fazer coisas que pessoas que acreditam em Deus nunca fariam ou não deveriam fazer.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Huxley escreveu:1: Porque existo?
Porque existe um mecanismo natural que explica minha existência, e ele por si só é suficiente para ser a causa dela, da mesma forma que as leis da física explica a existência de uma estrela.

2: Para que existo?

Para ter uma vida de prazer , engajamento e significado e ajudar as pessoas que gosto a fazer isso.

3 porque existem mendigos e doentes enquanto eu tenho todo conforto?
Sorte.

4: Se voce respondeu "sorte" na questão acima, porque eu tenho mais sorte que os outros?

Não há resposta.A sorte é algo que por si só não requer explicação.

5: porque existe tanta diversidade de personalidades entre os seres humanos enquanto nos animais nao é bem assim?
Porque animais não tem como interagir com o meio (e sofrer influências dele) através da linguagem.

6: se eu matar, roubar, e etc vou ter a mesma recompensa que os outros quando morrer? Isso seria justo?

1-Não há motivo para crer que devemos duas pessoas que morrem deve ter destino diferentes, já que tudo o que nos espera é o buraco da terra.2-É claro que não é justo Fernandinho Beira-Mar tem o mesmo destino que Mahatma Gandhi.

7: se eu sou ateu, porque deixaria viver um suposto filho paralítico ou débil mental que pudesse ter? Nao seria mais facil mata-lo?
Pelo mesmo motivo que você não mataria um suposto filho paralítico ou débil mental , se você supostamente descobrisse que Deus não existe, exceto é claro que você jamais faria isso apenas por causa do medo do castigo de papai do céu.

1: Nao estou me referindo a sua concepçao orgânica. Esqueça a ciência que lhe dá subterfugios pobres e cheios de buracos.

2: E quando esse prazer não acontece? O que voce faria e porque continuaria existindo?

3: aff...

4: Não requer ou voce nao saberia dar uma explicaçao convincente?

5:aff...

6: realmente, Gandhi e beira-mar tem personalidades muito diversas... Porque? A ciência explica?

7: Nunca mataria um filho pelo amor que tenho a ele e também porque tenho em meu íntimo que toda açao resulta em uma reaçao. Isso é física. Portanto, se essas leis se aplicam a ´tão rudimentares matérias, porque não se aplicariam a mim?

Perseus

Re: Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Mensagem por Perseus »

RCAdeBH escreveu:
Perseus escreveu:
Se você for ateu: porque sim.

Deixando de lado as bobagens que voce escreveu, esta reposta seria a melhor delas. Confesso que não gostaria de ler isso de uma pessoa sacana/inteligente como voce. Bem típico.

Ué... só isso? Você já terminou?
É isto que a doutrina espiríta ensina? "Quando a casa começar a cair fique quieto e enfie o rabo entre as pernas"?

Para que você faz tais perguntas, se você não tem capacidade para dar continuidade ao debate depois de obter as respostas, desejadas ou não?

Do planeta do qual venho, isso chama-se "idiotice".

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Samael escreveu:Olá, RCA. Vamos às minhas respostas:

1- Não há um "por quê", visto que a própria concepção de haver um sentido é criação humana. Isto equivale a perguntar o porquê de Deus existir.

2- Se você se refere a algum sentido imanente e/ou transcedental, a resposta já foi dada na primeira pergunta. Se você se refere a sentidos arbitrários dados pelos indivíduos, cada um estabelece, segundo seu arbítrio e suas condições materiais, seu sentido de vida.

3- Porque a sociedade se baseia num sistema classista e excludente, que, a meu ver, é o melhor reflexo das condições naturais e culturais humanas. E existem outras explicações mais específicas referidas a cada mendigo e doente em questão.

4- "Sorte" é outra concepção humana. A realidade objetiva estabelece relações causais permeadas por acasos.

5- Porque os homens, com características que transcendem o reino animalia, se baseiam em ideologias e arbítrios diferentes dos animais. E o ser humano aprende, não decora. Daí as diferenças óbvias.

6- Recompensa? Justiça? Você está a confundir padrões meramente humanos com algum padrão transcedental. isto equivale a dizer que "Deus é um velhinho de barba".

7- Porque baseamos nossa sociedade atual no DIREITO. E esse ser, enquanto indivíduo, tem direito à vida.

1 e 2: Desculpe mas não entendi suas respostas, tá meio confuso.

3:Então vamos usar o exemplo de pessoas sem saúde que passam a vida inteira sofrendo. Porque?

4: "sorte" e "acaso" são sinônimos.

5: Existem pessoas que tentam aprender musica durante a vida toda e não conseguem. Mozart escreveu uma das mais lindas peças que existem com 7 anos. E agora?

6: Um exemplo: Não te conheço mas acho que voce é uma pessoa de bem. Sinceramente, voce acha que por tudo que fez nessa vida, tipo: pagar impostos, dar educaçao aos seus filhos, tratar bem sua esposa, cuidar de seus pais quando velhos, não ter matado nem estuprado, nem violentado ninguem te levaria a morrer e ter as mesmas consequencias que o beira mar terá?

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Perseus escreveu:
RCAdeBH escreveu:
Perseus escreveu:
Se você for ateu: porque sim.

Deixando de lado as bobagens que voce escreveu, esta reposta seria a melhor delas. Confesso que não gostaria de ler isso de uma pessoa sacana/inteligente como voce. Bem típico.

Ué... só isso? Você já terminou?
É isto que a doutrina espiríta ensina? "Quando a casa começar a cair fique quieto e enfie o rabo entre as pernas"?

Para que você faz tais perguntas, se você não tem capacidade para dar continuidade ao debate depois de obter as respostas, desejadas ou não?

Do planeta do qual venho, isso chama-se "idiotice".

Continuaria o debate se este fosse de alto nivel. Com tantos palavrões e ofensas, prefiro parar por aqui com voce.

Perseus

Re.: Perguntas que gostaria que os ateus me respondessem

Mensagem por Perseus »

Ohhh pobrezinho. Se você quiser que eu edite a menssagem e troque "idiotice" por "dificuldade para com atividades de média/alta demanda intelectual" vai melhorar para você?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Andarilho

Mensagem por Andarilho »

videomaker escreveu:
Andarilho escreveu:
E videomaker, mais uma coisa só :

APRENDA A COTAR !!!!!!!!!!!!!

Vai me ensinar ?
Então entra na fila !
Ou vai te danarrrr !!!! só para rimar .

Videomaker, curioso que você só comentou o meu recado sobre o fato de você não saber cotar e deixou todo o resto para lá. Realmente curioso, tipico também.

E sinceramente, acredito, agora, que você saiba cotar, não o faz de propósito, o que é apenas patético.

Ir me danar Videomaker? Poxa, não quero virar espírita não cara, obrigado!
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Porque sim. Se EU não existisse, nada existiria... O EU é muito importante para a existência da totalidade do que é observado. Ou isso ou o NADA. :emoticon1:

Para que o universo não seja NADA... :emoticon1:

RCAdeBH escreveu:3: porque existem mendigos e doentes enquanto eu tenho todo conforto?

Sabendo de algumas questões morais que o afligem, mendigos e doentes podem pensar o mesmo de você... A miséria e a doença estão nos olhos de quem as observa... :emoticon13:

RCAdeBH escreveu:4: Se voce respondeu "sorte" na questão acima, porque eu tenho mais sorte que os outros?

Também não respondi sorte...

RCAdeBH escreveu:5: porque existe tanta diversidade de personalidades entre os seres humanos enquanto nos animais nao é bem assim?

Totalmente equivocado. Tenho vários gatos em casa, cada um deles tem uma personalidade e pelo visto a genética explica. A Chumbinho que é filha do Sexta-Feira tem o comportamento e personalidade quase idênticos ao dele.

RCAdeBH escreveu:6: se eu matar, roubar, e etc vou ter a mesma recompensa que os outros quando morrer? Isso seria justo?

Justo não é mas a culpa é só de quem sente culpa. E o que você chama por recompensa quando morrer? Quem morre tem o mesmo destino... Penso que há recompensas ou não em vida e sim, se o cara souber mentir bem e houver gente disposta a crer nele, ele pode matar, mentir, roubar, inventar histórias e passar ileso se não sentir-se culpado.

RCAdeBH escreveu:7: se eu sou ateu, porque deixaria viver um suposto filho paralítico ou débil mental que pudesse ter? Nao seria mais facil mata-lo?

Eu sou a favor do aborto também e principalmente em casos assim, quando diagnosticados de preferência precocemente até os 3 meses de gestação. E eu entendi a sua pergunta... se não há alma imortal, não há compromisso em perpetuar vidas sem sentido além de darem trabalho extra para quem venha a tomar conta delas. Agora cabe aos pais ateus ou não darem prosseguimento a uma gestação que pode vir a gerar filhos com problemas e ISSO é importante: a possibilidade de escolher entre ter filhos problemáticos ou não os ter.

Ateus têm essa escolha. Crédulos não, e tenho certeza que só não fazem tal escolha por medo do inferno ou do umbral.

Duvido que alguém se sinta feliz e dê graças ao bom deus sabendo que vai ter filhos com problemas que não pode evitar. Todos querem filhos saudáveis e felizes... Quem disser o contrário disso ou está mentindo ou é masoquista.
Imagem

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

O fato de uma pessoa não acreditar em Deus não a torna melhor ou pior. O que pode mudar é a maneira pela qual busca a felicidade. Ao invés de vincular sua felicidade ao Criador, ou à pós-morte, vincula a si mesma.

A crença é uma das maneiras de encontrar um propósito para a vida.

Eu acho que um bom propósito para a vida seria buscar a felicidade através do aprimoramento diário do nosso ser. Um ser humano melhor contagia os que o circundam e num efeito dominó isto vai se espalhando. Que a paz passe a fazer parte dos propósitos de mais pessoas e não apenas suas ego-satisfações.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

Clauss

Mensagem por Clauss »

Também sou a favor do aborto e pena de morte! Acho um saco tolerar pessoas babacas e imbecis, principalmente em locais públicos. Mas infelizmente a lei foi feita para favorecer quem tem poder e simplesmente só isso. Quem tem poder tem tudo, quem não tem...
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

Najma

Mensagem por Najma »

Tchobi escreveu:O fato de uma pessoa não acreditar em Deus não a torna melhor ou pior. O que pode mudar é a maneira pela qual busca a felicidade. Ao invés de vincular sua felicidade ao Criador, ou à pós-morte, vincula a si mesma.

A crença é uma das maneiras de encontrar um propósito para a vida.

Eu acho que um bom propósito para a vida seria buscar a felicidade através do aprimoramento diário do nosso ser. Um ser humano melhor contagia os que o circundam e num efeito dominó isto vai se espalhando. Que a paz passe a fazer parte dos propósitos de mais pessoas e não apenas suas ego-satisfações.

Bonito isso, Tchobi... :emoticon45:
Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Najma escreveu:

Porque sim. Se EU não existisse, nada existiria... O EU é muito importante para a existência da totalidade do que é observado. Ou isso ou o NADA. :emoticon1:

Para que o universo não seja NADA... :emoticon1:

Sabendo de algumas questões morais que o afligem, mendigos e doentes podem pensar o mesmo de você... A miséria e a doença estão nos olhos de quem as observa... :emoticon13:

Também não respondi sorte...

RCAdeBH escreveu:5: porque existe tanta diversidade de personalidades entre os seres humanos enquanto nos animais nao é bem assim?

Totalmente equivocado. Tenho vários gatos em casa, cada um deles tem uma personalidade e pelo visto a genética explica. A Chumbinho que é filha do Sexta-Feira tem o comportamento e personalidade quase idênticos ao dele.

RCAdeBH escreveu:6: se eu matar, roubar, e etc vou ter a mesma recompensa que os outros quando morrer? Isso seria justo?

Justo não é mas a culpa é só de quem sente culpa. E o que você chama por recompensa quando morrer? Quem morre tem o mesmo destino... Penso que há recompensas ou não em vida e sim, se o cara souber mentir bem e houver gente disposta a crer nele, ele pode matar, mentir, roubar, inventar histórias e passar ileso se não sentir-se culpado.

Eu sou a favor do aborto também e principalmente em casos assim, quando diagnosticados de preferência precocemente até os 3 meses de gestação. E eu entendi a sua pergunta... se não há alma imortal, não há compromisso em perpetuar vidas sem sentido além de darem trabalho extra para quem venha a tomar conta delas. Agora cabe aos pais ateus ou não darem prosseguimento a uma gestação que pode vir a gerar filhos com problemas e ISSO é importante: a possibilidade de escolher entre ter filhos problemáticos ou não os ter.

Ateus têm essa escolha. Crédulos não, e tenho certeza que só não fazem tal escolha por medo do inferno ou do umbral.

Duvido que alguém se sinta feliz e dê graças ao bom deus sabendo que vai ter filhos com problemas que não pode evitar. Todos querem filhos saudáveis e felizes... Quem disser o contrário disso ou está mentindo ou é masoquista.

1 e 2: Então porque não existe o NADA? Se não existe o NADA, e certo que ALGUEM criou alguma coisa. Há... fomos criados por acaso! :emoticon1:

3: Nenhuma questão moral me aflige pois eu e voce sabemos muito bem a origem das chagas morais e fisicas dos seres humanos. É muito fácil deixar de ver a miséria em outro ser humano, aliás, bem cômodo.

4: Voce está generalizando muito usando seus gatos como exemplo. Sabe muito bem que pais e filhos na maioria das vezes tem temperamentos e personalidades muito diferentes entre sí.

5: Então as pessoas assassinadas brutalmente estavam dispostas a morrer?

6: Mesmo tendo medo do "umbral" ou inferno, pessoas que acreditam em Deus matam seus filhos. Não por escolha, e sim porque querem. O medo ou não de Deus nunca os impediu.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Acho que não estão interpretando errôneamente o tópico. Nao estou querendo dizer que por não ser ateu sou melhor que ninguem. Ou que sendo a pessoa um ateu, ele seria burro, ou um bandido. Tenho amigos ateus que são pessoas incríveis e por um motivo ou outro deixaram de crer na existencia de Deus, e inclusive são de minha convivência pessoal e familiar. Calma aí...
" ...I'm running to stand still... "

Andarilho

Mensagem por Andarilho »

RCAdeBH escreveu:Acho que não estão interpretando errôneamente o tópico. Nao estou querendo dizer que por não ser ateu sou melhor que ninguem. Ou que sendo a pessoa um ateu, ele seria burro, ou um bandido. Tenho amigos ateus que são pessoas incríveis e por um motivo ou outro deixaram de crer na existencia de Deus, e inclusive são de minha convivência pessoal e familiar. Calma aí...

Mas antes,

Você sugeriu que para um ateu seria mais fácil MATAR um filho (já nascido possivelmente) que fosse débil mental ou paralitico.

Da próxima vez, experimente usar o cérebro E pensar um pouco antes de escrever. E lá em cima a frase certa não seria :

Acho que estão interpretando errôneamente o tópico

tem um "Não" ali em cima que não devia estar lá, certo?
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

Ricardo

Mensagem por Ricardo »

RCAdeBH escreveu:Acho que não estão interpretando errôneamente o tópico. Nao estou querendo dizer que por não ser ateu sou melhor que ninguem. Ou que sendo a pessoa um ateu, ele seria burro, ou um bandido. Tenho amigos ateus que são pessoas incríveis e por um motivo ou outro deixaram de crer na existencia de Deus, e inclusive são de minha convivência pessoal e familiar. Calma aí...

Que bom que você esclareceu isso.
Eu tambem acho que os negros são moralmente e intelectualmente inferiores, mas digo isso sem querer ofende-los, um dos meu melhores amigos é negro e ele é uma pessoa incrível.

Najma

Mensagem por Najma »

RCAdeBH escreveu:1 e 2: Então porque não existe o NADA? Se não existe o NADA, e certo que ALGUEM criou alguma coisa. Há... fomos criados por acaso! :emoticon1:

O NADA não existe porque EU existo... :emoticon13: Se tem alguém criando algo, sou EU (em você também, aliás... :emoticon4: ).

RCAdeBH escreveu:3: Nenhuma questão moral me aflige pois eu e voce sabemos muito bem a origem das chagas morais e fisicas dos seres humanos. É muito fácil deixar de ver a miséria em outro ser humano, aliás, bem cômodo.

É muito mais fácil olhar o cisco no olho do outro sem tirar a trava na própria vista, não é?

RCAdeBH escreveu:4: Voce está generalizando muito usando seus gatos como exemplo. Sabe muito bem que pais e filhos na maioria das vezes tem temperamentos e personalidades muito diferentes entre sí.

Vero e isso é genético também... :emoticon1:

RCAdeBH escreveu:5: Então as pessoas assassinadas brutalmente estavam dispostas a morrer?

Não, mas quem disse que criminosos perguntam antes se as vítimas querem sofrer?

RCAdeBH escreveu:6: Mesmo tendo medo do "umbral" ou inferno, pessoas que acreditam em Deus matam seus filhos. Não por escolha, e sim porque querem. O medo ou não de Deus nunca os impediu.

A exceção, como falei, fica por conta de quem quer ter filhos doentes e/ou mal formados. A priori, todos querem filhos saudáveis e felizes. :emoticon1:
Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

Bem.... quando um homem e uma mulher gostam muito um do outro.... muito mesmo........ [...]

Decida você mesmo

3: porque existem mendigos e doentes enquanto eu tenho todo conforto?

Acho que deve saber a explicação "não-kármica"... são só os eventos que ocorreram na sua vida ou na das pessoas, que levaram a ter ou não ter conforto, mas sem isso ter causa pela pessoa porque ela "merece", por ter sido bom menino/menina em outras vidas, mas simplesmente porque herdou ou não algo, ou esteve em qualquer "situação materialista" onde pode obter ou perder dinheiro.

4: Se voce respondeu "sorte" na questão acima, porque eu tenho mais sorte que os outros?

É estatisticamente improvável, considerando todas as variáveis pertinentes, que a sorte fosse igual para todos

5: porque existe tanta diversidade de personalidades entre os seres humanos enquanto nos animais nao é bem assim?

Por que o cérebro humano permite uma maior maleabilidade comportamental, basicamente.

6: se eu matar, roubar, e etc vou ter a mesma recompensa que os outros quando morrer? Isso seria justo?

Sim, exatamente como o menino pobre que se comporta bem mas não ganha nada do papai noel no natal. Não é justo.

7: se eu sou ateu, porque deixaria viver um suposto filho paralítico ou débil mental que pudesse ter? Nao seria mais facil mata-lo?

Porque é humano, não vulcano, tem instinto de compaixão, cresceu numa cultura que valoriza isso de forma que a outra idéia, ainda que tenha uma certa lógica, muito fria, fizesse sentido.
Editado pela última vez por o anátema em 24 Fev 2006, 11:43, em um total de 1 vez.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

D.E.P. escreveu:
Acauan escreveu:Pelo que sei não cabe a quem comete o ato de desrespeito decidir se ele ocorreu ou não e sim a quem foi desrespeitado.

Devia passar a usar isso como assinatura.
Tem quem pense tratar-se de frescura do ofendido!

Às vezes, é mesmo.
Por isso a decisão deve caber a um terceiro.

Viper

Mensagem por Viper »

Saudações!

1 - Porque uma série de eventos físicos aconteceu de modo a gerar a sua existência. Se você perguntar como tal série ocorreu, a resposta é que ela decorre da ação das leis da natureza. Se você perguntar como surgiram as leis da natureza, a resposta que eu te darei será na forma de uma outra pergunta: "Como você sabe que as leis da natureza surgiram e não são eternas?!". Os Físicos atualmente não sabem o que aconteceu ao certo no passado remoto do universo, embora tenham algumas idéias, suspeitas e até mesmo alguns poucos fatos solidamente embasados. Mas existem muitos problemas em aberto. Por exemplo, a nossa teoria mainstream de Gravitação, a Relatividade Geral (que é uma teoria clássica de campos e, portanto, não muito adequada, em sua forma atual, à investigação de cenários realistas num universo primordial que se encontrava ainda sobre um domínio da realidade onde os efeitos quânticos não podiam ser negligenciados), acoplada a alguns pressupostos que fazem emergir a Cosmologia moderna, nos leva a um cenário, no mínimo, desolador: se nossas teorias estiverem corretas (ainda que incompletas, o que é fato, já que não temos uma teoria quântica para a Gravitação bem estabelecida), com a previsão de que apenas 5% da matéria do universo é formada por matéria bariônica e o resto, por energia e matéria escuras, o que temos é um estado de quase completa ignorância acerca da estrutura do universo, já que não sabemos nada acerca de matéria e energia escuras (ou seja, conhecemos bem apenas as propriedades de 5% da matéria do universo). Por outro lado, se essa previsão é apenas um equívoco colocado para tentar compatibilizar as previsões teóricas da Cosmologia com os dados observacionais, o que vemos é que as bases da Cosmologia moderna são extremamente capengas. De uma forma ou de outra, é óbvio o fato de que sabemos muito pouco sobre o universo e que ainda há muito a ser estudado. Uma pergunta da magnitude de: "As leis da Física são eternas ou não?!", se constitui num extraordinário desafio intelectual que não será resolvido a curto ou médio prazo. Talvez não possa mesmo ser resolvido. O universo é eterno (e cíclico, obviamente, já que o estado estacionário não é compatível com os dados observacionais)?! Não sabemos. As leis da Física são eternas?! Sabemos menos ainda. No caso de terem tido um início, como tais leis emergiram?! Não temos a menor idéia.

2 - A princípio, para nada. Contudo, é possível que cada ente em particular elabore para si próprio metas a serem alcançadas.

3 - Basicamente pela mesma razão exposta no item 1.

4 - A minha resposta foi outra.

5 - Eu tenho 8 gatos e posso te dizer que alguns deles apresentam personalidades bastante discrepantes. Mas julgo que esta questão seria melhor abordada por um biólogo ou por um neurocientista do que por mim.

6 - Que recompensa?! Quando você morre, não há recompensa alguma, pois sua consciência finda com a morte do cérebro, de modo que não há mais um ente consciente para receber recompensas, punições, etc. A não ser que você acredite em sobrevivência post-mortem, o que é um tópico de longa discussão. Quanto a ser justo ou não, devo dizer que justiça é um conceito humano e não algo inerente à estrutura do universo. Não existe nenhuma lei Física que diga que o universo deva se comportar de modo justo ou não (seja lá qual conceito de justiça esteja sendo utilizado). Assim, o juízo de valor acerca desta ou daquela questão fica por conta de cada um, sendo que as leis da Física não levam em conta tais julgamentos.

7 - Isso depende de cada um e de cada caso. Em primeiro lugar, vivemos num ESTADO DE DIREITO, de modo que um motivo para não se matar um filho deficiente é a punição prevista em lei para assassinatos. Isso é basicamente um agente intimidador e desmotivador de ações danosas a terceiros (além de um agente corretor e punidor também). Análogo ao papel que Deus desempenha para alguns religiosos, só que o Estado não é um ente metafísico. Outro motivo é que, em geral, a deficiência física ou mental da prole não é razão suficiente para que os progenitores deixem de ter apreço pela mesma. Se existe uma relação afetiva entre a prole e os progenitores, não há razão, em princípio, para que os progenitores assassinem a prole. Outro ponto relevante a ser colocado é que, ao contrário do que muitos pensam, os princípios morais de ateus e muitos dos diferentes religiosos não são tão diferentes quanto alguns poderiam supor a princípio. Muito embora grande parte dos religiosos julguem que tais princípios tenham sido colocados por uma entidade superior (Deus ou Deuses) - embora não todos, como é o caso dos budistas, que possuem um código moral elegante e são ateístas - e, no caso dos ateus, tais princípios seriam atingidos através meramente da razão (e não por revelação), os princípios em si não são muito divergentes.

o anátema

Mensagem por o anátema »

por que tanta gente parece que só consegue enxergar uma tremenda dicotomia entre algo ter sido criado por algo "tipo um cara", e "por acaso"? Enquanto que a explicação desse algo tipo um cara tradicionalmente, atualmente, não precisa explicação alguma, ele "por acaso" existiu desde sempre...

Li uma vez um texto interessante que coloca isso como uma espécie de tendência de raciocínio infantil. Talvez seja até algo quase instintivo. Porque no nosso cotidiano, as coisas são feitas, ou devem-se em muita parte, à causa de alguém (humano). Aí isso talvez tenha deixado uma espécie de "inercia", as explicações em geral acabam caindo sempre nesse formato, nesse padrão de resposta pré-estabelecido. Só que em vários casos, quando alguém humano não seria capaz de ser causador dessa coisa, acabam-se inventando coisas "tipo humanos", os deuses, para explicações de tudo.

Intelligent Design Inferences in Children
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

1: Porque existo?

Simples. Porque meu pai conheceu a minha mãe, ambos se casaram e resolveram ter um filho, e esse filho viria a ser eu.

Eles também existem por motivos parecidos, ou seja, por terem pais que também se conheceram e resolveram (ou não) terem filhos, e a cadeia prossegue até que não onde as causas se perdem.

Sei lá. Para ter filhos também, ser algum tipo de político, profeta ou messias, ou inventar alguma cura para determinada doença, ou arma de destruição em massa, ou algum estilo de dança que fará bastante sucesso por dois meses. Para responder perguntas imbecis, talvez.

Contingências. Minha família, apesar de ter chegado bem pobre ao Brasil, pode conseguir algum patrimônio através do trabalho ao longo de décadas, e conseguido certa condição financeira que me possibilitou uma vida mais confortável.

Talvez os mendigos sejam filhos de quem por algum motivo não aproveitou suas oportunidades na vida, e eles próprios, por terem berço na miséria, tenham deixado de aproveitar as suas. Ou talvez tenham posto sua vida a perder por bebida, jogo, etc. Talvez achem melhor viver como pedintes do que arrumar algum trabalho, talvez por acharem-se incapazes de executar alguma tarefa, ou por não se sentirem bem trabalhando.

Também existem as políticas que atravancam o crescimento econômico, e como resultado temos menos ofertas de emprego, o que demanda mais empenho para se conseguir alguma coisa, e muitas vezes os incentivos gerados por esses empregos não satisfazem os mendigos, que preferem sobreviver de esmolas, sejam as esmolas particulares de transeuntes comovidos com sua miséria, seja das esmolas oficiais de programas de bem-estar social que servem apenas para mantê-los na mesma condição, na qual conseguem subsistir sem precisar se esforçar.

Doenças têm bastante a ver com a predisposição genética, exposição a agentes patológicos e a condições sanitárias e um pouco de sorte.

Não se explica a sorte. Sorte é o acaso favorável. Se houvesse alguma razão para alguém ter mais sorte do que outra pessoa em determinada situação, não se trataria de sorte, mas de fatores que o observador não pôde avaliar.

Um exemplo, seria o jogo de dados onde existe um dado viciado.

Não sei responder, porque não é minha área. Mas acho que alguns zoólogos e etólogos discordariam de você.

A princípio, as pessoas só podem ser recompensadas e punidas enquanto estão vivas. Ladrões, assassinos e “etc.” devem ser punidos enquanto estão vivos, senão não precisaríamos de uma justiça, afinal, todos receberiam o que merecem depois de mortos.

Talvez porque eu não tenha direito de tirar a vida dele. As contingências que os levaram a ser o que são talvez não os façam desejar a morte, e não caberia a mim decidir.

Se você perguntasse se não seria mais fácil abandoná-los, fugindo ou deixando-os aos cuidados de outros, realmente, seria mais fácil. Mas é claro que dependeria da índole de cada um, cuidar ou não de seus filhos, amá-los ou não amá-los.

Isso independe da crença em Deus. Afinal, se dependesse, seria mais por medo da cólera divina que se aceitaria o fardo imposto, do que por qualquer outra coisa.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

RCAdeBH escreveu:
Acauan escreveu:

Porque uma combinação praticamente infinita de fatores causais indispensáveis culminou em minha existência.

Fatores casuais...aff

Eu escrevi causais e não casuais. Preste atenção antes de bufar.

RCAdeBH escreveu:
Acauan escreveu:

Para alcançar meu máximo potencial.

defina "potencial"

Do Houaiss:

Dicionário Houaiss escreveu:POTENCIAL:

5 Rubrica: filosofia.
no aristotelismo, que se encontra em potência, em estado inacabado; que ainda não desenvolveu plenamente suas tendências inatas ou intrínsecas; que ainda não atingiu a plenitude de sua forma final
Obs.: p.opos. a atual

RCAdeBH escreveu:
Acauan escreveu:

Mendigos existem por uma combinação de fatores familiares, econômicos, sociais, culturais, geográficos e, principalmente, individuais que lhes foram desfavoráveis. Se tais fatores não me atingiram deve-se a méritos pessoais e condições circunstanciais.

Novamente a sorte e o acaso respondidas em outras palavras...

Esta é uma afirmação sua, a qual você não demonstrou a validade lógica.

RCAdeBH escreveu:
Acauan escreveu:

Defina sorte.

Voce já definiu acima. Mas acho que nem voce sabe bem o que seria isso.Ou estaria confuso em relaçao a questão. Ou nao quer responder.

A esta altura já ficou claro quem está confuso aqui.
Quando me pediu uma definição alguns parágrafos acima eu lhe dei uma definição como resposta.
Quando eu lhe pedi uma definição você respondeu com especulações vazias.

RCAdeBH escreveu:
Acauan escreveu:

Questão já tratada. Ateus não são assassinos, logo não há lógica na insinuação de que o ateísmo deva levar necessariamente à opção pelo filicídio.

Novamente acho que estão tentando achar chifre em cabeça de cavalo... Nao estou dizendo que ateus são assassinos. Tampouco tentei desrespeitar os indios me referindo ao infanticídio que comentem, o que gostaria de debater são os motivos óbvios para qualquer ateu fazer coisas que pessoas que acreditam em Deus nunca fariam ou não deveriam fazer.

Reação típica de alguns espíritas.
Quando confrontados com seus próprios preconceitos (como o racismo de Kardec) tentam sair pela tangente.
O que você escreveu está lá para quem quiser ler e tirar suas próprias conclusões, as quais não tem porque estar vinculadas à auto-indulgência com que trata suas próprias faltas.
Editado pela última vez por Acauan em 24 Fev 2006, 12:46, em um total de 2 vezes.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Clauss

Mensagem por Clauss »

Qual o problema de se matar pessoas? Somos todos vítimas de uma sociedade assassina em estado germitativo. Quem não mata, não o faz por medo ou falta de oportunidade, apenas isso. É muito conveniente para líderes que alguns possam e outros não.
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

Huxley

Mensagem por Huxley »

"o que gostaria de debater são os motivos óbvios para qualquer ateu fazer coisas que pessoas que acreditam em Deus nunca fariam ou não deveriam fazer."

Os motivos que pessoas que "acreditam em Deus nunca fariam ou não deveriam fazer", não seriam os mesmos motivos porque ateus não cometeriam esses crimes?Acredito que pensar diferente que isso, seria o mesmo que defender que os teístas não fazem isso porque tem medo do castigo de papi do céu.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Clauss

Mensagem por Clauss »

Acho que se existe algum ser criador de tudo, este está além de nossa compreensão mas muito mais além ainda da definição vulgar e materialista-humana das religiões e seus líderes decréptos.

Trancado