De fato, Partiti, é muito difícil explicar a resolução do problema e, talvez por isso, eu não tenha entendido corretamente. No entanto, eu encontrei algumas inconsistências na sua resposta. A primeira esta na parte que eu selecionei em vermelho. Vejamos:
Se você pesar entre si duas pérolas que foram deixadas de lado na segunda pesagem, teremos apenas um resultado esperado onde um prato subiria e outro desceria. Não há como determinar onde está a pérola diferente. Observe com atenção e você perceberá o erro. Outro detalhe que evidencia que a proposta não está correta é que você afirma, na segunda tentativa, que teríamos duas situações possíveis, quando, na verdade, teríamos três. Com efeito, se você trocou pérolas entre as balanças, retirou algumas, excluíndo-as da nova pesagem, e manteve outras ainda, considerando que qualquer uma delas poderia ser a falsa, a balança poderia manter o desequilibrio inicial, poderia equilibrar ou inverter o desequilíbrio entre os pratos.
Também não sei se consegui explicar direito.
Vou tentar numerar as bolas:
Na parte em vermelho em especial, nós pesamos as bolas 1, 2, 3 e 4 contra as bolas 5, 6, 7 e 8 e costatamos um desequilíbrio. Esse desequilíbrio garante que as bolas 9, 10, 11 e 12 são "normais". Vamo supor também que esse desequilíbrio garante que as bolas 5, 6, 7 e 8 são mais pesadas que as bolas
1, 2, 3 e 4
Na segunda vez pesamos as bolas 2, 3, 4, 5 e 6 contra as bolas 1, 9, 10, 11 e 12 e constatamos que há equilíbrio, garantindo que todas essas bolas são "normais" também.
Portanto as únicas bolas que podem ser falsas são a 7 e a 8. Como constatamos na primeira pesagem que as bolas 5, 6, 7 e 8 são mais pesadas que as bolas 1, 2, 3 e 4, logo se apenas as bolas 7 e 8 podem ser falsas elas invariavelmente têm de ser mais pesadas que o normal, para satisfazer a primeira pesagem. Portanto basta pesar uma com a outra na 3ª vez para ver qual é a mais pesada e, conseqüentemente, a falsa
O mesmo raciocínio se aplicaria com as bolas 5, 6, 7 e 8 mais leves que as 1, 2, 3 e 4 na primeira pesagem, bastanto trocar na explicação acima "pesadas" por "leves".
Se houver outra dúvida terei prazer em explicar, pena que eu viajo amanhã, portanto tem de ser hoje...
"Truly, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison.