Olavo de Carvalho não existe

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Olavo de Carvalho não existe

Mensagem por Aurelio Moraes »

Imagem

Emir Sader
Prof. da USP e da UERJ, Coordenador do laboratório de políticas públicas da UERJ

OLAVO DE CARVALHO NÃO EXISTE

Em: 28 / 09 / 2001

Mais uma odiosa trama do comunismo internacional. Enfraquecidos pelo fim da sua pátria, pelo novo e definitivo triunfo dos ideais do liberalismo no mundo, - que estão tornando universais os valores da oferta e da procura, diante da felicidade expressa pela grande maioria da humanidade - os comunistas não descansam. Sua última farsa no Brasil foi inventar um personagem ridículo, troglodita, um verdadeiro clown e colocar na sua boca e na sua pena as mais grotescas versões do pensamento conservador, para mais facilmente ridiculiza-lo e derrota-lo.

Um personagem que acredita que a “guerra fria” ainda não acabou, que, nascido dela, não consegue ser contemporâneo do mundo atual e vive atormentado pelos dragões do comunismo, detrás de cada armário.

Colocaram-lhe um nome fictício – Olavo de Carvalho – e imputaram a ele ser empregado de um personagem – Ronald Levinson - que protagonizou um dos mais divulgados escândalos dos tempos dos governos militares – o caso Delfin -, transformado no seu patrão, para demonstrar que esse infamante personagem trabalha financiado por uma rica empresa privada, que explora o polpudo mercado dos ensino privado. Não contentes, para terminar de liquidar qualquer credibilidade do tal Olavo de Carvalho, fazem circular a notícia de que os espaços que ele tem na imprensa – em jornais e revistas – são comprados, fazendo parte dos custosos contratos de publicidade que a mencionada “univercidade” faz nos meios de imprensa.

Isso coincidiu com a retirada do já saudoso Roberto Campos, deixando vazio o espaço para um pensamento coerente e conseqüente de direita - aquele que reivindica orgulhosamente a ditadura militar e seus métodos de governo, que não abandona a Pinochet no seu momento de martírio. Todo país tem um pensador de extrema direita. Mas no Brasil inventaram esse grotesco personagem, deram-lhe um tom improvável, ridículo, ignorante, e o expõe à execração pública, personagem que a esquerda goza ou, pior, desconhece, diante dos patéticos apelos para polemizar, que ninguém aceita e o deixa na sua solidão exposto ao escárnio.

O caso requer uma denúncia e até mesmo um processo nas organizações de defesa do consumidor, em relação às publicações que – conscientemente ou não, porque se sabe que mesmo órgãos respeitados da nossa imprensa estão profundamente infiltrados pelos comunistas e muitas vezes se deixam levar por seus cantos de sereia – usam seus espaços para divulgar esse espantalho, esse faz-me-rir, que só colabora para que a esquerda apareça como depositária da cultura, da capacidade teórica de análise, da democracia e da liberdade.

Olavo de Carvalho não existe. Ler os materiais preparados pelos zapatistas, pelo MST, pela Líbia, pela Coréia do Norte, por Cuba, pelo PT, elaborados para enfraquecer é fazer o jogo do comunismo internacional.

Olavo de Carvalho não existe. Denunciemos alto e bom tom, impeçamos que os ideais do livre comércio, tão ardorosamente defendidos por George Bush, por Silvio Berlusconi, por Pinochet, por Fujimori, sejam expostos ao ridículo por um personagem fictício, de que em qualquer pessoa com um nível mínimo de cultura só provoca riso. E seria de fato motivo de riso, não fosse trágico para a direita – para o seu presente, seu passado e – esperando que um personagem como este não o impeça –
o seu futuro.

Imagem

http://www.clubecetico.org/forum/index. ... 08.new#new

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Olavo de Carvalho não existe

Mensagem por Aurelio Moraes »

Prova de que Olavo de Carvalho é um personagem e não existe:

http://video.tinypic.com/player.php?v=okpzf8

Perseus

Mensagem por Perseus »

wow... Faz todo o sentido.
As merdinhas escritas por Onabitcho são tão patéticas, mas tão patética que é difícil de acreditar que exista alguém tão débil mental.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Emir Sader é um bobalhão, mas há alguma verdade na idéia de que associar o pensamento conservador a uma figura controversa como Olavo de Carvalho é danoso à imagem deste pensamento, que já foi muito melhor defendido pelo diplomata Roberto Campos e hoje, na minha opinião, tem melhor representante no jornalista João Mellão Neto.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Não sei se gosto menos do Emir Sader ou do Olavo de Carvalho, mas seu texto não deixa de ter alguma validade: a direita, se representada por essa figura, está muito mal representada.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Um explícito ad hominem, que não apresenta qualquer argumento qualificável, a não ser uma postura de escárnio tipicamente defensiva, acuada e totalmente desesperada.

Sendo o sujeito Olavo de Carvalho tão insignificante mereceria o mesmo um "artigo" de um intelectual uspiano/uerjiano cheio de ofensas, acusações e nenhum argumento ou objetividade, expediente típico de quem foi massacrado intelectualmente e só pode se valer da baixeza e da apelação?

Não seria mais conveniente apontar os erros no discurso, e assim desmoralizá-lo de forma competente, ao invés de apelar de forma infantil?

Talvez não. O público-alvo de um Emir Sader, de uma Marilena Chauí, de um Leandro Konder não é suficientemente alfabetizado para reconhecer um artigo argumentativo de pura pirraça. Para essas pessoas, mais vale o circo, a apelação, já que não dispõem de ferramentas de análise crítica, caso contrário, não perderiam seu tempo lendo ou ouvindo as palestras desse profissional do emburrecimento, que ao contrário de Olavo de Carvalho, recebe dinheiro público para falar suas asneiras e ainda se orgulha disso.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Olha, o Olavo é um bosta porque todos os textos que eu leio dele tem sempre alguma coisa falando mal dos comunistas como se estivéssemos na Guerra Fria ainda. Ele é um velho gagá que parou no tempo. Ele precisa crescer e começar a falar de coisas mais atuais pois estou de saco cheio ao ouvir “é tudo culpa dos comunistas”.

Bela bosta os comunistas. Estão mais em extinção do que o Mico Leão Dourado.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Um explícito ad hominem, que não apresenta qualquer argumento qualificável, a não ser uma postura de escárnio tipicamente defensiva, acuada e totalmente desesperada.

Sendo o sujeito Olavo de Carvalho tão insignificante mereceria o mesmo um "artigo" de um intelectual uspiano/uerjiano cheio de ofensas, acusações e nenhum argumento ou objetividade, expediente típico de quem foi massacrado intelectualmente e só pode se valer da baixeza e da apelação?

Não seria mais conveniente apontar os erros no discurso, e assim desmoralizá-lo de forma competente, ao invés de apelar de forma infantil?

Talvez não. O público-alvo de um Emir Sader, de uma Marilena Chauí, de um Leandro Konder não é suficientemente alfabetizado para reconhecer um artigo argumentativo de pura pirraça. Para essas pessoas, mais vale o circo, a apelação, já que não dispõem de ferramentas de análise crítica, caso contrário, não perderiam seu tempo lendo ou ouvindo as palestras desse profissional do emburrecimento, que ao contrário de Olavo de Carvalho, recebe dinheiro público para falar suas asneiras e ainda se orgulha disso.

Qual é a natureza da sua crítica a Leandro Konder, Cabeção?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Para quem se interessar, segue a versão do Olavão:

Sepultando um cadáver intelectual.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Samael escreveu:Qual é a natureza da sua crítica a Leandro Konder, Cabeção?

Não sei. O que eu poderia ter contra mais um gramscista que se vale da exposição que ganha na mídia para disseminar sua pedagogia doutrinária baseada na demonização dos valores burgueses (como honestidade e liberdades públicas) e elevação dos "valores proletários" (seja lá o que o comunista italiano queria dizer com isso)?

Editado pela última vez por user f.k.a. Cabeção em 26 Fev 2006, 16:24, em um total de 1 vez.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Acauan escreveu:Para quem se interessar, segue a versão do Olavão:

Eu não me dou ao trabalho de observar a troca de acusações entre a esquerda idiota e a direita idiota, Acauan.

E acho que essa postura seria a mais sensata nos foristas dignos áqui no ReV.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Não sei. O que eu poderia ter contra mais um gramscista que se vale da exposição que ganha na mídia para disseminar sua pedagogia doutrinária baseada na demonização dos valores burgueses (como honestidade e liberdades públicas) e elevação dos "valores proletários" (seja lá o que o comunista italiano queria dizer com isso)?

Novamente lhe pergunto: qual a natureza da sua crítica ao Leandro Konder, Cabeça?

Não desça ao nível do Sader ou do Olavo, onde imperam as agressões gratuitas.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Samael escreveu:

Eu não me dou ao trabalho de observar a troca de acusações entre a esquerda idiota e a direita idiota, Acauan.

Como dizia o apóstolo, examinai tudo e retei o que é bom.
Assepsia intelectual pode ser uma postura limitante, já que conta com o pressuposto de que tudo que é intelectualmente proveitoso vem em pacote fechado que inclui a elegância amistosa com os adversários ou que farpas trocadas entre debatedores, por si só, retirem toda a importância do que ademais foi escrito.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Acauan escreveu:
Samael escreveu:

Assepsia intelectual pode ser uma postura limitante, já que conta com o pressuposto de que tudo que é intelectualmente proveitoso vem em pacote fechado que inclui a elegância amistosa com os adversários ou que farpas trocadas entre debatedores, por si só, retirem toda a importância do que ademais foi escrito.

Creio que sua experiência conta muito mais do que a minha nesse caso, Acauan.
E é verdade que mesmo em autores que sou ideologicamente discordante já aprendi bastante.

Vou dar uma lida.

Abraços.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Samael escreveu:
Acauan escreveu:
Samael escreveu:

E é verdade que mesmo em autores que sou ideologicamente discordante já aprendi bastante.

Vou dar uma lida.

Abraços.

E, no ruim de tudo, vale a pena apenas para ver a competência indiscutível do Olavão em retribuir ofensas.

A indescritível miséria humana dessa criatura é um espetáculo patético, que quase me arranca lágrimas, não sei se de comiseração por ele ou de dó de um país onde um vigarista de bosta é aceito como professor universitário. - By Olavo de Carvalho

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Samael escreveu:
Acauan escreveu:
Samael escreveu:

Vou dar uma lida.

Abraços.

E, no ruim de tudo, vale a pena apenas para ver a competência indiscutível do Olavão em retribuir ofensas.

A indescritível miséria humana dessa criatura é um espetáculo patético, que quase me arranca lágrimas, não sei se de comiseração por ele ou de dó de um país onde um vigarista de bosta é aceito como professor universitário. - By Olavo de Carvalho

Show de retórica, né?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

user f.k.a. Cabeção escreveu:E, no ruim de tudo, vale a pena apenas para ver a competência indiscutível do Olavão em retribuir ofensas.

Mais significativo é o trecho abaixo:

"Mas jamais critiquei ninguém por ser de esquerda, e sim por não saber sê-lo com alguma dignidade. Falo contra a impostura daqueles que, no fundo, só estão na esquerda porque aí podem proteger-se de toda crítica sob o manto da solidariedade ideológica."

O.C.

É fato que para muitos críticos no Brasil, basta acusar um articulista de "ser de direita" para convencer-se e convencer a tantos de que fez uma contestação definitiva das palavras dele, mesmo que tais palavras sequer tenham sido trazidas à discussão.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Perseus

Mensagem por Perseus »

A tempos que estou para ver em jornais como a Folha ou O Globo os colunistas argumentarem contra um ponto de vista, classificando-o como "direitismo".

O tal "comunista" Cony segundo o débil mental do velhote do Onabo, ja o vi criticando mil e uma ideologias, mas nunca perdendo limita-se a "isso é comunismo", "aquilo também é comunismo".
As idéias ficam para as duas últimas linhas.

Olavo esta tão parado no tempo que ainda não percebeu que talvez a única diferença hoje entre esquerda e direita, seja referente à questão das desigualdades sociais. Ao invés de escrever sobre alguma realidade - qualquer que seja -, fica apenas chutando um fóssil secular de um cachorro morto, que ao contrário de Jesus Cristo, não vai ressuscitar.
Depois do fim dos PC´s (partidos comunistas), o discurso de esquerda invariavelmente passou a se confundir com o de direita em muitos aspectos. Ou seja, as críticas do Onabo cairiam como uma luva se estivéssemos em qualquer período de meados do século 19 até a queda do muro de berlim. Até este tempo havia sim uma divisão clara e era possível identificar os "famigerados" e "comedores de criançinhas" comunistas.

Hoje isso ja não faz o menor sentido.

O sonho de uma sociedade sem classes, ja é passado no que hoje pode-se ser chamado de "esquerdismo". Claro que ainda existem uma meia dúzia com pensamento insano, bem como existem meia dúzia de criticos para criticar essa meia dúzia. (dentre eles o Onabo). Todos insignificantes.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Trancado