Avatar escreveu:Do mesmo modo como você, em alguns debates, assume a existência de Deus para poder apontar as falhas e incoerências do pensamento religioso, assumi como verdade alguns conceitos e dogmas que não fazem parte de minhas “crenças” para, a partir daí, estabelecer uma linha de raciocínio lógico entre nossas argumentações.
É a argumentação por absurdo: supor que um conceito é verdadeiro e mostrar que ele leva a absurdos, e portanto é falso.
Entendo o que você disse, mas eu estou apenas argumentando em cima do que você diz, ainda que você tenha dito apenas como hipótese. Talvez você não esteja se expressando bem.
Do jeito que eu vejo, parece que você acredita em tudo o que disse. Ou, pelo menos, considera a hipótese como possível.
Avatar escreveu:Talvez muitos céticos, e não sei se é o seu caso, tenham dificuldade em aceitar que um teísta não possua de fato interesse em convertê-los ou convencê-los.
Este é um fórum de debates. Você está defendendo seu ponto de vista e eu, o meu. Não acho que você esteja fazendo proselitismo, já que você não afirma que "é claro que está certo e é claro que eu estou errado". Por outro lado, seus argumentos estão cheios de pressupostos retirados das religiões.
Você falou em inferno, por exemplo. Eu disse o que pensava sobre essa idéia. Que opção eu tinha?
Talvez, embora se considere um teísta sem religião, você ainda esteja impregnado das crendices com as quais convive, sem perceber.
Sugiro que você tente se imaginar nascido numa comunidade totalmente atéia, que nunca ouviu falar em deuses, e a partir daí desenvolva uma argumentação teísta, do zero.