Garantias que o ATEISMO pode te dar .

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Garantias que o ATEISMO pode te dar .

Mensagem por Samael »

Carmen escreveu:
Samael escreveu:(........)

No fim, sempre achei mais sensata a posição de separar fé e razão dos nominalistas (opositores à doutrina Aquinista no seio da Igreja): crer por fé, dispensando qualquer análise lógica e formal com relação a isso. Já os fenômenos, tratemo-nos à luz da ciência.

[S.]Perfeito.[/S.]

:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Uh, isso foi sexy! Não faz essas coisas que eu gamo, minha linda! :emoticon13:

Beijos.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:Boa definição. Outra seria: somos uma breve centelha entre duas eternidades de escuridão.
Ou, como no sermão do Padre Vieira, somos pó que se levanta agitado pelo vento e depois, quando o vento acaba, volta ao chão.

Isso se fossemos apenas o pó , e não gente que pensa e muda as coisas!

Será que mudamos tanto assim? Já somos capazes de impedir que o Sol se apague um dia? Ou que um meteoro nos atinja? Ou que venha a próxima idade do gelo?
Já sabemos como viver para sempre?
Nascemos sem termos pedido, temos consciência parcial por um breve período e depois voltamos à não existência.
videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:Já que nossas vidas são curtas e de nós nada restará a não ser as consequências de nossos atos, vamos tentar levar vidas que sejam, pelo menos úteis e agradáveis.
Você, pelo visto, está com pressa de virar pó. Está fazendo o que pode para antecipar sua decadência física.

Lindo isso seu fernando !
E quando a vida não lhe é assim tão agradavel ?
E quando o AZAR lhe bate aporta , e lhe deixa entrevado em uma cama ?
E quando o acaso lhe joga nos braços da desgraça e da vida sem futuro ?
Muito facil dizer,vamos tentar levar vidas que sejam, pelo menos úteis e agradáveis.

Quando o problema é apenas a falta de agua mineral , ai sim , ai fica muito facil , ser util e etc.

Você sabe ler? Viu a palavra "tentar"? Onde foi que eu disse que a minha vida é sempre agradável e fácil? A minha vida é melhor, realmente, que a da maioria da humanidade, que vive na miséria, mas também tenho meus problemas.

E se a minha vida ficar uma droga? Ora, fazer o quê? Terei que me adaptar. E você, faria o quê se soubesse que teria que passar o resto da vida numa cama? Qual seria a diferença pelo fato de você ser espírita?

Carmen

Mensagem por Carmen »

Samael escreveu:
Carmen escreveu:
Samael escreveu:(........)

No fim, sempre achei mais sensata a posição de separar fé e razão dos nominalistas (opositores à doutrina Aquinista no seio da Igreja): crer por fé, dispensando qualquer análise lógica e formal com relação a isso. Já os fenômenos, tratemo-nos à luz da ciência.

[S.]Perfeito.[/S.]

:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Uh, isso foi sexy! Não faz essas coisas que eu gamo, minha linda! :emoticon13:

Beijos.

Paremos por aqui, meu gatinho...voce pode gamar, mas eu estaria incorrendo no crime de pedofilia... :emoticon4:

Ó dor, ó vida... :emoticon8: essas reencarnações fora de sincronia etária são muito injustas ...

:emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Não existe nada que garanta que existe uma consciência pós morte, vejo a consciência como algo que existe enquanto nós também existimos. Quando sucumbimos diante das adversidades do meio que nos cerca, o que resta é uma ínfíma quantidade de materia que continua a fazer parte do universo, mas de uma outra forma. Para os teístas resta apenas o consolo de que algo existe, mesmo sem nenhuma evidência!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Garantias que o ATEISMO pode te dar .

videomaker escreveu:
O catolico garante que o inferno existe , o ateu garante que não , bom se vc não for o tipo em cima do muro , né.
Vc garante ou não isso ?
Moral secular , uma ova ! , e essa tal moral surgiu da onde ?
Dentro da lei ? qual lei , a que só os ricos se safam ?
Cho realmemte que vc é um ateu do tipo fraquinho , bem fraquinho ...

Acho que foristas que repetissem essa besteiras por mais de 10 vezes deveriam ser automaticamente suspensos por uma semana. E você já deve ter passado de 10 vezes.

O ateu não garante P**** nenhuma! Quando é que você vai aprender?

E de onde vem a moral secular? Da tentativa e erro, durante os milhares de anos da história da humanidade. Os animais também chegaram a regras de moral, só que não têm consciência disto. Se lobos comessem lobos, a raça se extinguiria, por exemplo.
A moral não precisa vir de algum deus. O bom senso nos basta.

A lei dos homens é injusta? Certo, na maioria dos países ela é realmente falha (não a lei, mas sua aplicação), mas quem disse que nós somos perfeitos? Ela funciona, de uma forma ou de outra, caso contrário a raça humana já teria se autodestruído.
videomaker escreveu:
Gritar aos quatro cantos não vai adiantar nada !
A ausencia de Deus JÁ É UMA GARANTIA .
Garantia de que NÃO TEM DEPOIS !
Garantia que com a morte tudo sera PERDOADO!
Posso escrever outras , então não me diga que o ateismo não nos dá garantias .

Repita comigo:
O ATEÍSMO NÃO GARANTE NADA.
O ATEÍSMO NÃO GARANTE NADA.

São vocês, teístas, que não conseguem aceitar que algumas pessoas não precisam temer a um deus cruel para agir corretamente.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:
Carlos Castelo escreveu:Se eu faço algo de bom ou ajudo a alguém é porque eu acho que isso é correto, é sensato fazer isso, muito diferente de vocês, hipócritas, que, se praticam o bem, é visando futuras recompensas.

A tá , então todo teista , só faz coisas , pensando em um retorno ?
Ora meu amigo talvez fosse assim quando a religião não te satisfazia , isso parece claro !
Não generalize ...

E você também não generalize. Não insista em que os ateus têm certeza de que não há um castigo depois da morte e porisso podem fazer o que quiserem sem medo.

Assim como você não faz as coisas só porque sua religião manda, nós também somos capazes de fazer as coisas mesmo sem ter religião.

Carlos Castelo

Fernando Silva escreveu:São vocês, teístas, que não conseguem aceitar que algumas pessoas não precisam temer a um deus cruel para agir corretamente.

Na relidade essa é a grande decepção deles - não suportam a realidade de existirem pessoas que não comungam com o seu credo e serem felizes com isso!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

a

videomaker escreveu:
Os ateus, por não acreditarem em divina justiça, se apegam a outros valores mais seculares para ter seu comportamento. Existem ainda as leis jurídicas às quais todas as pessoas estão sujeitas. Não é só a idéia que existe um inferno que impediria uma pessoa de praticar algo ruim.

Concordo , porem para alguns talvez isso não seja suficiente !

Apenas uma minoria da humanidade é atéia, o que significa que, se o mundo está essa bosta, é por culpa dos crentes, não dos ateus.
Não é suficiente para os ateus? Bem, parece que também não é suficiente para os crentes.
Ou seja, acreditar ou não dá no mesmo quando se trata de ser bom ou mau.
Videomaker escreveu:
Inferno foi criado por Deus para jogar os ímpios dentro. No momento em que você não acredita em Deus, você não acredita em Inferno! Que parte você não entendeu?!!

Exatamente , isso é uma GARANTIA , ou vc não entendeu ?

Não, não é uma garantia. A pessoa apenas não se preocupa com o assunto, por não ter evidências, assim como você não se preocupa com as ameaças dos outros deuses.
Não faz sentido esquentar a cabeça com coisas que não parecem existir.

videomaker escreveu: Sinto muito , moral sempre remota a uma religião . Uma coisa é costume outra é a moral !

Moral é relacionada aos costumes. Vou repetir: moral é relacionada aos costumes.
É imoral andar pelado nas cidades. É normal andar pelado numa tribo amazônica.
A moral varia com a época e a sociedade e o lugar.

videomaker escreveu:O que é mais facil , descumprir quando a lei NÃO EXISTE , ou ter que cumprir , pois tera que pagar , pelo que se fez ?
A ausencia de uma OUTRA JUSTIÇA não minimiza o risco ?
Coragem garoto !

Se minimiza eu não sei, mas parece que ter uma religião nunca impediu as pessoas de fazerem o que querem.
Você tem alguma estatística que prove que a maioria dos criminosos é atéia? E não digo ateu por ter a cabeça vazia, mas ateu por ter pensado no assunto.
videomaker escreveu:
Agora me diga: se existe a tal Lei Divina que garante punição ou recompensa, porque ela só age quando a pessoa morre e não enquanto ela está viva? Hein? Para mim, isso não passa de conformismo.

Quem disse que não ?
Conhece a lei de ação e reação !
Acho que não , se não , não diria tal asneira .

Mas não é você mesmo que vive repetindo, até encher nosso saco, que se não houver vida depois da morte, o criminoso escapa da punição?

Carlos Castelo

videomaker escreveu:

Carlos Castelo escreveu:

Se eu faço algo de bom ou ajudo a alguém é porque eu acho que isso é correto, é sensato fazer isso, muito diferente de vocês, hipócritas, que, se praticam o bem, é visando futuras recompensas.

A tá , então todo teista , só faz coisas , pensando em um retorno ?
Ora meu amigo talvez fosse assim quando a religião não te satisfazia , isso parece claro !
Não generalize ...

As exceções são tão poucas que é praticamente impossível ficar alguém de fora!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Najma escreveu: Eu, por exemplo, ainda aposto muitas fichas na continuidade da existência, não necessariamente a "minha" como Ligia mas a da consciência que está presente no universo inteiro...

Eu não aposto nada, mas, como hipótese, se houvesse telepatia, o conteúdo de nossas mentes poderia sobreviver nas mentes dos outros e quem sabe, um dia, ressugir em alguém, como memórias.

Isto acontece, de certa forma, quando nossas idéias sobrevivem. Mesmo depois de mortos, alguns dos nossos pensamentos continuam por aí, sendo repetidos e influenciando pessoas.

E nossa voz e nosso visual sobrevivem nas gravações e vídeos, ou seja, é uma forma de sobrevivência, ainda que no corpo dos outros.

Levando a coisa ao extremo, alguém que tivesse informações suficientes sobre nós poderia surtar e assumir nossa identidade.
E não seria uma reencarnação.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Pug escreveu:
Carlos Castelo escreveu:
Najma escreveu:
Eu, por exemplo, ainda aposto muitas fichas na continuidade da existência, não necessariamente a "minha" como Ligia mas a da consciência que está presente no universo inteiro...

Beijos

Por gentileza, você poderia ser mais específica?

a muleta "invisível" ainda se faz sentir ou talvez não

Não é uma muleta invisível, é uma hipótese. Essa marca que talvez deixemos não seríamos nós. Nós morreríamos e pronto.
O que sobreviveria talvez fosse um conjunto de informações que levasse ao surgimento de algo como um vago clone nosso, mas seria outra pessoa.

Como eu disse acima, quem deixa seus pensamentos por escrito, de certa forma continua vivo e influenciando as pessoas.

Se, de alguma forma, a configuração de nossas sinapses ficasse preservada em algum supercomputador ou nas mentes dos outros, poderia ser possível criar uma cópia da pessoa, por que não? Já fazemos isto de um computador para outro e nosso cérebro é uma máquina também.

Pug

Mensagem por Pug »

Fernando Silva escreveu:
Pug escreveu:
Carlos Castelo escreveu:
Najma escreveu:
Eu, por exemplo, ainda aposto muitas fichas na continuidade da existência, não necessariamente a "minha" como Ligia mas a da consciência que está presente no universo inteiro...

Beijos

Por gentileza, você poderia ser mais específica?

a muleta "invisível" ainda se faz sentir ou talvez não

Não é uma muleta invisível, é uma hipótese. Essa marca que talvez deixemos não seríamos nós. Nós morreríamos e pronto.
O que sobreviveria talvez fosse um conjunto de informações que levasse ao surgimento de algo como um vago clone nosso, mas seria outra pessoa.

Como eu disse acima, quem deixa seus pensamentos por escrito, de certa forma continua vivo e influenciando as pessoas.

Se, de alguma forma, a configuração de nossas sinapses ficasse preservada em algum supercomputador ou nas mentes dos outros, poderia ser possível criar uma cópia da pessoa, por que não? Já fazemos isto de um computador para outro e nosso cérebro é uma máquina também.

Sinto um principio de espiritismo em vc :emoticon16:

O pior é que no meio de tantas hipoteses, não temos como comprovar nada :emoticon8:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Pug escreveu:Sinto um principio de espiritismo em vc :emoticon16:

Não é espiritismo assim como não há espiritismo envolvido em se criar uma cópia idêntica de um computador.
Se um dia conseguirmos criar uma inteligência artificial, poderemos criar cópias exatas dela, que partirão do mesmo ponto, mas divergirão a seguir, à medida em que recebem informações novas diferentes e tomam decisões diferentes.
Pug escreveu:O pior é que no meio de tantas hipoteses, não temos como comprovar nada :emoticon8:

Por isto são hipóteses. Apenas divagações, embora com um grau de possibilidade maior que a de se supor uma alma "ex machina", que habita em nós, interage conosco e contudo não é material.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Vídeo, veja se você entende: o ateísmo não dá garantias pelo simples fato dele não ser uma doutrina (embora muitos o tratem como tal). Ele é uma conclusão lógica da percepção de determinados indivíduos com relação à realidade.

Ele garante tanto que o pós-morte não existe quanto que não existem unicórnios verdes em marte.

"O pós-morte existe? Vai saber...é provável que não." -> essa é a posição ateísta em relação a isto.

"Deus existe? Numa análise à priori, não, mas é possível que exista, se forem inferidas outras causas que até agora desconhecemos e que provem sua existência" -> essa é a posição ateísta com relação a Deus.

Da mesma forma, a ciência não "pede garantias" aos fenômenos; eles são estudados e a percepção pessoal do pesquisador determina um conhecimento.

Simples assim.[/quote]

Entendo isso como : Prefiro ficar em cima do muro !
Acho que chamam isso de Ateismo Fraco .
A ausencia de Deus e um pos morte , leva diretamente a algumas garantias , querendo o Ateu ou nao !
Nao sei como vcs nao percebem isso .
Acho que e mais dificil de aceitar , porem e fato .
Respeito sempre a sua opiniao .

um abraco.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Re: a

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:
Os ateus, por não acreditarem em divina justiça, se apegam a outros valores mais seculares para ter seu comportamento. Existem ainda as leis jurídicas às quais todas as pessoas estão sujeitas. Não é só a idéia que existe um inferno que impediria uma pessoa de praticar algo ruim.

Concordo , porem para alguns talvez isso não seja suficiente !

Apenas uma minoria da humanidade é atéia, o que significa que, se o mundo está essa bosta, é por culpa dos crentes, não dos ateus.

Quantos sao de verdade ?

Não é suficiente para os ateus? Bem, parece que também não é suficiente para os crentes.
Ou seja, acreditar ou não dá no mesmo quando se trata de ser bom ou mau.

Nao despreze a facilidade , nunca !

Videomaker escreveu:
Inferno foi criado por Deus para jogar os ímpios dentro. No momento em que você não acredita em Deus, você não acredita em Inferno! Que parte você não entendeu?!!

Exatamente , isso é uma GARANTIA , ou vc não entendeu ?

Não, não é uma garantia. A pessoa apenas não se preocupa com o assunto, por não ter evidências, assim como você não se preocupa com as ameaças dos outros deuses.
Não faz sentido esquentar a cabeça com coisas que não parecem existir.

A ausencia da multa , nao te beneficia ?
Entao nao diga que a ausencia de um inferno tambem nao !

videomaker escreveu: Sinto muito , moral sempre remota a uma religião . Uma coisa é costume outra é a moral !

Moral é relacionada aos costumes. Vou repetir: moral é relacionada aos costumes.
É imoral andar pelado nas cidades. É normal andar pelado numa tribo amazônica.
A moral varia com a época e a sociedade e o lugar.

Negativo , isso nao e questao moral relevante !
Matar criancas de colo , isso sim seria relevante .

videomaker escreveu:O que é mais facil , descumprir quando a lei NÃO EXISTE , ou ter que cumprir , pois tera que pagar , pelo que se fez ?
A ausencia de uma OUTRA JUSTIÇA não minimiza o risco ?
Coragem garoto !

Se minimiza eu não sei, mas parece que ter uma religião nunca impediu as pessoas de fazerem o que querem.
Você tem alguma estatística que prove que a maioria dos criminosos é atéia? E não digo ateu por ter a cabeça vazia, mas ateu por ter pensado no assunto.

Nem essa , nem nenhuma outra !
Ateus ou teistas podem a mesma coisa , a diferenca sao as garantias que um e outro acredita existir .

videomaker escreveu:
Agora me diga: se existe a tal Lei Divina que garante punição ou recompensa, porque ela só age quando a pessoa morre e não enquanto ela está viva? Hein? Para mim, isso não passa de conformismo.

Quem disse que não ?
Conhece a lei de ação e reação !
Acho que não , se não , não diria tal asneira .

Mas não é você mesmo que vive repetindo, até encher nosso saco, que se não houver vida depois da morte, o criminoso escapa da punição?

E nao escapa ! agora nao e isso que vc pensa , nao e verdade?
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Fernando Silva escreveu:
Najma escreveu: Eu, por exemplo, ainda aposto muitas fichas na continuidade da existência, não necessariamente a "minha" como Ligia mas a da consciência que está presente no universo inteiro...

Eu não aposto nada, mas, como hipótese, se houvesse telepatia, o conteúdo de nossas mentes poderia sobreviver nas mentes dos outros e quem sabe, um dia, ressugir em alguém, como memórias.

Isto acontece, de certa forma, quando nossas idéias sobrevivem. Mesmo depois de mortos, alguns dos nossos pensamentos continuam por aí, sendo repetidos e influenciando pessoas.

E nossa voz e nosso visual sobrevivem nas gravações e vídeos, ou seja, é uma forma de sobrevivência, ainda que no corpo dos outros.

Levando a coisa ao extremo, alguém que tivesse informações suficientes sobre nós poderia surtar e assumir nossa identidade.
E não seria uma reencarnação.

Oi Fernandão!

Vou aproveitar sua postagem pra também responder à Carmen e ao Castelo. :emoticon1:

Minha idéia de "sobrevivência" à morte do corpo é a de que sempre tem que haver um EU para continuar constatando a existência do universo. Não necessariamente meu eu ou o de quem já fui um dia mas um EU qualquer, seja ele na forma humana, ou simplesmente e até mesmo... partículas... :emoticon16:

O mais engraçado é que eu não sinto que isso seja incoerente. Tem um "algo" nessa idéia apelativo o suficiente para me dar essa impressão há anos, mesmo bem antes de conhecer o espiritismo. É algo como se a consciência e a percepção de si mesmo por um "eu" fosse a estrutura de tudo o que existe então, ela é necessária para a existência do universo.

Qualquer dia eu desenvolvo isso melhor...

Beijos
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Carmen escreveu:Conheço pouquíssimo de Budismo, mas me parece que é bem esta a visão deles, mesmo dos budistas ateus.

Se estiver errada, me corrijam, por favor.

Na minha visão de anatta e de originação interdependente, o "eu" é apenas um construto temporário, uma ilusão com um grau de coerência. Há processos, um fluxo vital, e há a sensação basicamente ilusória de indivíduos passando por esses processos.

Mais verdadeiro seria dizer que os processos geram a sensação de individualidade.

Tenho de reconhecer que é uma concepção próxima à da Ligia, pelo menos à primeira vista. Mas me parece que ela enfatiza muito essa sensação de "eu", certamente mais do que eu faço. Parece até mesmo que ela é panteísta, tamanha a ênfase na idéia de que tem de haver um "eu".

Nada a ver com o espiritismo então.

Exatamente - e enfaticamente!
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

emmmcri

Re.: Garantias que o ATEISMO pode te dar .

Mensagem por emmmcri »

"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Besteiras! O Fernando Silva tem raz?ao.Naum hah nada alem desta vida, besteira e besteira quem fala algo contrahrio.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

carlo escreveu:Besteiras! O Fernando Silva tem raz?ao.Naum hah nada alem desta vida, besteira e besteira quem fala algo contrahrio.

Muita gente já morreu, mas o mundo continua. Acho razoável supor que quando eu próprio morrer o mundo continuará existindo e ainda haverá outros vivendo.

Para mim basta. Inclusive porque entre esses outros estão muitos daqueles que eu amo.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

EZEQUIEL 28

11 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:
12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

[NÃO DESLOQUE AS MARGENS (2º AVISO)]

Mateus 10:
18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Obrigado por detonar as margens do tópico, Emmmcri. :emoticon2:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:Vídeo, veja se você entende: o ateísmo não dá garantias pelo simples fato dele não ser uma doutrina (embora muitos o tratem como tal). Ele é uma conclusão lógica da percepção de determinados indivíduos com relação à realidade.

Ele garante tanto que o pós-morte não existe quanto que não existem unicórnios verdes em marte.

"O pós-morte existe? Vai saber...é provável que não." -> essa é a posição ateísta em relação a isto.

"Deus existe? Numa análise à priori, não, mas é possível que exista, se forem inferidas outras causas que até agora desconhecemos e que provem sua existência" -> essa é a posição ateísta com relação a Deus.

Da mesma forma, a ciência não "pede garantias" aos fenômenos; eles são estudados e a percepção pessoal do pesquisador determina um conhecimento.

Simples assim.

Entendo isso como : Prefiro ficar em cima do muro !
Acho que chamam isso de Ateismo Fraco .
A ausencia de Deus e um pos morte , leva diretamente a algumas garantias , querendo o Ateu ou nao !
Nao sei como vcs nao percebem isso .
Acho que e mais dificil de aceitar , porem e fato .
Respeito sempre a sua opiniao .

um abraco.
[/quote]

Vídeo, quem não fica em cima do muro num debate que não garante certezas? Creio que apenas os idiotas.

Como eu referi, não há como o ateísmo dar garantias porque ele simplesmente não prova a inexistência de coisa alguma. É uma opinião embasada, como outra qualquer, mas, a priori, não é uma doutrina.

Abraço.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Luis Dantas escreveu:Na minha visão de anatta e de originação interdependente, o "eu" é apenas um construto temporário, uma ilusão com um grau de coerência. Há processos, um fluxo vital, e há a sensação basicamente ilusória de indivíduos passando por esses processos.

Mais verdadeiro seria dizer que os processos geram a sensação de individualidade.

(.......)

Carmen escreveu:]Nada a ver com o espiritismo então.

Exatamente - e enfaticamente!

Entendi, Dantas. Eu me achava incoerente acreditando na hipótese espírita de continuidade da existência (que mantém o ego) pois não dava para dissociar da figura de um legislador (como disse o Res) . A partir de postagens suas e do Flavio é que comecei a enxergar de forma diferente e a visão da Lígia reforça isso ainda mais, principalmente por ser similar e não Budista, torna essa possibilidade mais abrangente.

Muito obrigada.

Abração !

Carmen

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Parece até mesmo que ela é panteísta, tamanha a ênfase na idéia de que tem de haver um "eu".

Até que me provem o contrário EU SOU, eu existo. :emoticon16: Sem essa percepção parece que não há existência, logo... o eu é importante para a existência. Não o construto do "meu eu" Ligia mas a idéia de observar o lado de fora a partir de um ponto do lado de dentro...

Até bactérias têm essa noção, quiça até mesmo átomos em sua ânsia por preencherem suas camadas de valência... :emoticon1:

Panteísmo é ver deus em toda parte. Eu vejo "um EU" em tudo. Pode dar até uma boa tese de pós graduação em alguma coisa... :emoticon7:
Imagem

Trancado