Jogos Mortais...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Leonardo

Re: Jogos Mortais...

Mensagem por Leonardo »

o pensador escreveu:
Leonardo escreveu:Considere uma barra de 40 metros que tenha a densidade de 1kg/m (cada metro tem um quilo).
Com apenas 03 (três) cortes transversais à maior dimensão da barra, é possível se medir todos os pesos inteiros de 01 kg até 40 kg.
Quais são as metragens de cada segmento da barra para que seja possível fazer as medições sugeridas?

Dois segmentos de 13,5 metros e um segmento de 13 metros.

Tente de novo.
Abç
Leo

o pensador

Mensagem por o pensador »

Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:
Leonardo escreveu:Considere uma barra de 40 metros que tenha a densidade de 1kg/m (cada metro tem um quilo).
Com apenas 03 (três) cortes transversais à maior dimensão da barra, é possível se medir todos os pesos inteiros de 01 kg até 40 kg.
Quais são as metragens de cada segmento da barra para que seja possível fazer as medições sugeridas?

Tente de novo.
Abç
Leo

Ué..tá errado?Se cada metro tem a densidade de um quilo e foram feitos três cortes paralelos na Barra,logo o comprimento/peso de dois dos três segmentos deve ser de 13,5kg/m e o do segmento restante de 13kg/m,nâo?

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

o pensador escreveu:
Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:

Tente de novo.
Abç
Leo

Ué..tá errado?Se cada metro tem a densidade de um quilo e foram feitos três cortes paralelos na Barra,logo o comprimento/peso de dois dos três segmentos deve ser de 13,5kg/m e o do segmento restante de 13kg/m,nâo?

Note que 3 cortes resultarão em 4 segmentos de barra.
Os cortes têm de ser feito de forma tal que possamos medir qualquer peso (números inteiros) entre 1 kg e 40 kg, como uma caixa de 20 kg, por exemplo, utilizando uma balança de pratos.

o pensador

Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:
Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:

Tente de novo.
Abç
Leo

Note que 3 cortes resultarão em 4 segmentos de barra.
Os cortes têm de ser feito de forma tal que possamos medir qualquer peso (números inteiros) entre 1 kg e 40 kg, como uma caixa de 20 kg, por exemplo, utilizando uma balança de pratos.

Bem..entendi.

Mas podemos fazer uma balança tripla de pesagem com um suporte vertical que sustente seu peso.Assim possibilitaríamos medir qualquer peso entre 1 e 40kg.

E os cortes nâo necessitam obrigatoriamente ser feitos na suuperfície superior da barra mas sim na superfície inferior da barra.

É uma soluçâo.Assim só teriam sido feitos três cortes e só haveriam três segmentos;dois de 13,5kg/m e um de 13kg/m.
Haveriam entâo três suportes verticais,na superfície superior da barra,exatamente localizados nos locais onde foram feitos os cortes na superfície inferior e que estariam conectados ao teto.

Qualquer objeto de 1 à 40 kg poderia entâo ser medido,três simultâneamente,na barra.O objeto mais pesado sempre envergaria a barra para seu lado.

o pensador

Aliás, um corte poderia ser feito na superfície superior da barra .ele afixaria a barra no teto e estaria localizado na metade da superfície superior da barra.Esta é outra opçâo.

o pensador

Me confundi um pouco na hora de transmitir meu raciocínio(pra variar :emoticon16: ).O meu raciocínio do último problema é basicamente o seguinte:

Faz-se um corte transversal no raio da superfície superior da barra e três cortes na superfície inferior.Na superfície superior haveria um suporte de metal ou de qualquer outro material que afixasse a barra ao teto,assim como também haveriam outros três suportes localizados exatamente onde os cortes inferiores foram realizados com o objetivo de afixar todos os segmentos de barra ao teto.

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:Me confundi um pouco na hora de transmitir meu raciocínio

MAI JURA?
Meu deus.. e como é que algo tão surpreendente assim pode acontecer..!

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

o pensador escreveu:Me confundi um pouco na hora de transmitir meu raciocínio(pra variar :emoticon16: ).O meu raciocínio do último problema é basicamente o seguinte:

Faz-se um corte transversal no raio da superfície superior da barra e três cortes na superfície inferior.Na superfície superior haveria um suporte de metal ou de qualquer outro material que afixasse a barra ao teto,assim como também haveriam outros três suportes localizados exatamente onde os cortes inferiores foram realizados com o objetivo de afixar todos os segmentos de barra ao teto.
E a pergunta era tão simples......... :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:
Abç
Leo

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Se ninguém mais arriscar, mando a resposta no fim de semana.
Abç
Leo

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Mensagem por Ayyavazhi »

Leonardo escreveu:

Se ninguém mais arriscar, mando a resposta no fim de semana.
Abç
Leo

Eu já joguei a toalha. Não consigo encontrar a lógica desse problema. Onde estão o Cabeção e o Partiti, para responder essa?

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Eu já joguei a toalha. Não consigo encontrar a lógica desse problema. Onde estão o Cabeção e o Partiti, para responder essa?

Não fique chateado. Muita gente boa já jogou a toalha diante deste problema.
O problema ficou claro pra você?
Abç
Leo

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Mensagem por Ayyavazhi »

Leonardo escreveu:

Não fique chateado. Muita gente boa já jogou a toalha diante deste problema.
O problema ficou claro pra você?
Abç
Leo

Cheguei a considerar a possibilidade de não ter entendido corretamente o enunciado, mas, em uma de suas respostas ao Pensador, você disse que "três cortes produziriam quatro seguimentos de barra", isso elimina a hipótese de haver alguma "pegadinha" na pergunta. Outra alternativa que encontrei foi combinar as barras na balança para, através da diferença entre elas, obter cada pesagem necessária. Iniciei com os valores 8, 9, 11 e 12 metros/quilos e consegui formar todos os pesos de 1 a 24, mas esbarrei na impossibilidade de continuar a seqüência. Então, tentei outras combinações, tipo 3, 9, 11 e 17, entre muitas outras e, sempre, eu conseguia formar todas as seqüências até chegar a uma impossibilidade qualquer. Se for por aí a resposta ao problema, talvez eu consiga na base da tentativa e erro, mas é muito demorado e desestimulante. Não manda a resposta ainda. Vamos ver se o Cabeção ou o Partiti se animam a responder. Se eu entendi alguma coisa errado, esclareça-me e tentarei de novo.

Abraços.

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Avatar escreveu:Cheguei a considerar a possibilidade de não ter entendido corretamente o enunciado, mas, em uma de suas respostas ao Pensador, você disse que "três cortes produziriam quatro seguimentos de barra", isso elimina a hipótese de haver alguma "pegadinha" na pergunta. Outra alternativa que encontrei foi combinar as barras na balança para, através da diferença entre elas, obter cada pesagem necessária. Iniciei com os valores 8, 9, 11 e 12 metros/quilos e consegui formar todos os pesos de 1 a 24, mas esbarrei na impossibilidade de continuar a seqüência. Então, tentei outras combinações, tipo 3, 9, 11 e 17, entre muitas outras e, sempre, eu conseguia formar todas as seqüências até chegar a uma impossibilidade qualquer. Se for por aí a resposta ao problema, talvez eu consiga na base da tentativa e erro, mas é muito demorado e desestimulante. Não manda a resposta ainda. Vamos ver se o Cabeção ou o Partiti se animam a responder. Se eu entendi alguma coisa errado, esclareça-me e tentarei de novo.

Abraços.

Sua compreensão sobre o problema está correta, não há "pegadinha".
Tento em vista sua solicitação, não postarei a resposta até que o tópico fique esquecido e não apareça na página inicial do fórum. Está ok desta forma?
Abç
Leo

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Leonardo escreveu: Considere uma barra de 40 metros que tenha a densidade de 1kg/m (cada metro tem um quilo).

Para ajudar: um dos quatro pedaços tem de medir 01 metro de comprimento (01 kg).
Abç
Leo

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Leonardo escreveu:
Leonardo escreveu: Considere uma barra de 40 metros que tenha a densidade de 1kg/m (cada metro tem um quilo).

Para ajudar: um dos quatro pedaços tem de medir 01 metro de comprimento (01 kg).
Abç
Leo

Finalizando, a resposta é: tamanhos (ou pesos) de 1 kg, 3kg, 9 kg e 27 kg.
Abc
Leo

Trancado