Como muitos os vêem...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Moninha
Contato:

Como muitos os vêem...

Mensagem por Moninha »

Como ex-evangélica (isso mesmo "ex" mas continuo acreditando em Deus), continuo tendo muitos amigos(as) crentes e em uma de nossas conversas perguntei como eles viam os ateus. Algumas respostas me surpreenderam.
Aqui vão algumas:

1ª) Eles precisam de Cristo Jesus, pois são pecadores miseráveis e só tendo a Cristo como salvador eles terão a vida eterna com plena felicidade.

2ª) Nós como servos de Deus temos que orar por eles e evangelizá-los para que assim eles tenham conhecimento de Cristo e possam assim se voltar a ele.

3ª) Eu na realidade não ligo muito, mas eu tenho pena deles pois se continuarem assim vão acabar indo p/ o inferno. Mas o importante é que eu sei que sou salvo agora já eles precisam se decidir.

4ª) (essa me surpreendeu) O que eles têm são demônios que não deixam eles largarem a promiscuidade e a falta de moral. A maioria gosta do pecado aí fica difícil sair.
Nessa, hora eu falei que a questão moral pode sim ter uma certa ligação com a religião, mas isso não significa que quem é ateu seja um imoral, se assim fosse então não haveria tanto crente safado na "colina", colina é o bairro onde se encontra a igreja dessa pessoa q deu este tipo de resposta.

Depois de ouvir a resposta de quase todos, estávamos em nº de seis nesse dia, eu então disse que eles não conseguiriam ter um relação de amizade com alguém ateu. Mas me disseram que sim, mas que essa amizade seria usada como canal de evangelização. Insisti dizendo que se a pessoa não quer ouvir o evangelho de modo algum, então devemos respeitar essa vontade e aproveitar a amizade, pois independente de ter ou não uma crença podemos crescer como pessoas através de amizades sólidas e verdadeiras, e essas amizades não precisam ser só com pessoas do meio evangélico.
Colegas do RV, eu conheço muita gente boa no meio cristão, pessoas que realmente sabem respeitar o próximo. Mas a maioria dessa turma que conversei um tempo atrás me deu dó, devido a terem a cabeça tão bitolada, mas tão bitolada, que não conseguem enxergar a beleza de uma amizade verdadeira entre pessoas com pensamentos totalmente opostos, mas que mesmo assim não deixam suas diferenças em ter crença ou não ter crença abalar algo tão belo como uma amizade baseada na verdade, na confiança, no companheirismo.
É triste ver pessoas assim. Saí da conversa muito pensativa, pois como pessoas que falam tanto " te amo em Cristo Jesus" podem se sentir superiores à alguem pelo simples fato de se dizerem "salvas" ? O verdadeiro cristão não é aquele que usa uma roupa que parece uma burca, ou àquele que sempre vai pregar de paletó, ou aquele que fala em línguas( ou pensa falar), não é aquele que fala aleluia e que vive cantando hinos para parecer mais espiritual, não é aquele que vive pregando em todo canto em qualquer hora, mesmo que isso incomode outras pessoas ou aquele que fala mansinho para parecer bom.
Para mim o cristão autêntico é aquele que sabe respeitar o outro, é aquele que sabe a hora de falar e a hora de calar, é aquele que quando faz um bem não sai por ai comentando, é aquele que quando olha alguém seja ele ateu ou não, vê ali um semenlhante seu e reconhece no outro uma dignidade humana, reconhece alguém que merece seu respeito. Para mim um autêntico cristão não pode ser como esses meus colegas com quem tive essa conversa, que não sabem respeitar e não sabem construir uma amizade com alguém que não acredite nas mesmas coisas que eles.
Essas qualidades deveriam sempre seguir todo aquele que se diz cristão. E reparem que são coisas não só aplicáveis a quem tem uma crença em Deus mas a qualquer um que quer um mundo melhor.
Eu continuo a acreditar em Deus, mas ainda bem que nunca comunguei de tais idéias. Pois para mim um ateu pode muito bem ser melhor pessoa que um crente, o que vai me dizer isso não é sua condição espiritual mas sim o seu caráter.

Bjos para todos :emoticon1:

O ENCOSTO
Contato:

Re.: Como muitos os vêem...

Mensagem por O ENCOSTO »

Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.

É possível conviver numa boa. Apenas pare de falar sobre religião.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Pois é Moninha, é muito triste as pessoas se separarem ou se rotularem por causa de crenças religiosas. Se Deus existe ou não, se tal ou tal crença religiosa é verdadeira ou não, isto ninguém sabe, pois todas essas coisas pertencem ao mundo sobrenatural e nós vivemos no mundo natural. Então não há porque as pessoas verem com maus olhos outros só por causa de crenças que estão além do nosso mundo físico.

É importante então as pessoas fazerem o que você fez: dizer claramente que a ética e a dignidade das pessoas independe de suas crenças religiosas.

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

É inegável que a maneira como um crente vê um ateu é muito mais tendenciosa que o contrário.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Considerar o ''diferente'' como imoral e ruim, tentar doutrina-lo ou exclui-lo, é o típico veneno destilado pela grande maioria das religiões que tentam transformar seus membros em seres preconceituosos, cegos e robotizados. Voltados apenas para o ''mundo'' criado por eles.

Um fato curioso:
Certa vez, conversando com uma pessoa adepta de uma religião evangélica, que eu acabará de conhecer, eu tentava expor minha opinião, quando certa feita ela disse que me ''amava'' em cristo, porque todos deviam se ''amar''.
Eu então argumentei que não fazia sentido esse ''amar'' sem ao menos se conhecer ou ter uma certa empatia com a pessoa, mas que fazia sentido se ter RESPEITO pelo ser humano em geral.
E que isso me soava muito falso, esse ''amar'' sem conhecimento, uma banalização da palavra.

Bem, no final das contas, eu disse que tinha RESPEITO por ela, e que o AMAR era reservado para quem pudesse merecer esse sentimento de mim.

Acho que ela não entendeu nada do que eu queria dizer , tal a cegueira que a dominava, se ofendeu e perdeu a chance de ter a minha amizade.

Abraços....
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: Re.: Como muitos os vêem...

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

O ENCOSTO escreveu:Você tem uma cabeça fantástica, Moninha. Espero que nunca crie atrito entre seus amigos crentes.

É possível conviver numa boa. Apenas pare de falar sobre religião.

Nessa época de desconversões, só falta agora você renunciar o maometanismo e a sua Jihad pessoal contra todo o mundo livre e o sionismo, Karls.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

rapha... escreveu:É inegável que a maneira como um crente vê um ateu é muito mais tendenciosa que o contrário.

Eu não teria tanta certeza assim.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
rapha... escreveu:É inegável que a maneira como um crente vê um ateu é muito mais tendenciosa que o contrário.

Tô começando a ficar teu fã, cara.
:emoticon45:

Ah, dá uma passadinha lá no tópico jogos mortais e tenta resolver o último problema, porque eu já desisti dele. Não consigo.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Há crentes e crentes.

Se alguém se declara cristão é poque aceitou o cristianismo como um todo. Idem o islã e outras religiões.

E não conheço religião que diz que ateu será tratado como um crente após a morte.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Presbiteriano
Contato:

Mensagem por Presbiteriano »

Ateus são pessoas que apenas mudam o foco da sua capacidade de crêr. Apenas isso...

Perseus

Mensagem por Perseus »

Oh sim.

Pegue um grupo de 10 ateus e me diga quantos foram cristãos, antes de virarem ateus.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Presbiteriano
Contato:

Não estou falando que os ateus foram cristãos antes de se desconverterem. Digo que vocês mudaram o foco da sua crença em relação aos cristãos, ou seja, ao invés de acreditarem em Deus, acreditam em qualquer outra coisa.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Perseus escreveu:Oh sim.

Pegue um grupo de 10 ateus e me diga quantos foram cristãos, antes de virarem ateus.

Mas antes estabeleça critérios de representatividade da amostragem.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Oi Moninha,

Os crentes que pensam como os que você citou são uma corja.
É uma alegria ver alguém especial como você separada deles.

E prazer em vê-la, desta vez, literalmente.

ANAUÊ!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Presbiteriano escreveu:Ateus são pessoas que apenas mudam o foco da sua capacidade de crêr. Apenas isso...

É interessante como estas pessoas transferem para os outros as certezas que têm sobre si próprios.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Perseus

Mensagem por Perseus »

Presbiteriano escreveu:Não estou falando que os ateus foram cristãos antes de se desconverterem. Digo que vocês mudaram o foco da sua crença em relação aos cristãos, ou seja, ao invés de acreditarem em Deus, acreditam em qualquer outra coisa.

Aqui você precisa definir o "qualquer coisa".

No meu ver, "qualquer coisa" são essas bobagens de vida após a morte, espiritos voando por ai.. ou outras piores, como o ato milagroso de ficar de joelhos e começar a falar sozinho (rezar).

Quem acredita em qualquer uma dessas besteiras, tem tendência em acreditar em qualquer outra coisa.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Presbiteriano escreveu:Não estou falando que os ateus foram cristãos antes de se desconverterem. Digo que vocês mudaram o foco da sua crença em relação aos cristãos, ou seja, ao invés de acreditarem em Deus, acreditam em qualquer outra coisa.

Seu pensamento possui um erro típico dos evangélicos, que é analisar a natureza religiosa dos demais cristãos conforme seus próprios enfoques particulares.

Quando diz "foram cristãos antes de se desconverterem" esquece que a grande maioria dos brasileiros são católicos romanos, uma religião para a qual, com raríssimas excessões, ninguém se converte, pois passa a ser considerado católico a partir do batismo, que por praxe é ministrado quando batizado ainda é bebê.

Ou seja, estatisticamente a maioria dos ex-cristãos são ex-católicos, logo não podem ser desconvertidos porque nunca se converteram.

Diferente dos evangélicos, cuja maioria das seitas não pratica o batismo infantil, representando este o rito de passagem da conversão.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Presbiteriano escreveu:... ao invés de acreditarem em Deus, acreditam em qualquer outra coisa.

Só para constar e em respeito aos direitos autorais, esta frase é originalmente de G.K. Chesterton
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Presbiteriano
Contato:

Perseus escreveu:

Aqui você precisa definir o "qualquer coisa".

Qure precisa definir o "qualquer outra coisa" são vocês, justamente pelo fato de eu não saber o que é, a não ser que vocês têm de acreditar em alguma coisa.

Presbiteriano
Contato:

Acauan escreveu:Seu pensamento possui um erro típico dos evangélicos, que é analisar a natureza religiosa dos demais cristãos conforme seus próprios enfoques particulares.

Quando diz "foram cristãos antes de se desconverterem" esquece que a grande maioria dos brasileiros são católicos romanos, uma religião para a qual, com raríssimas excessões, ninguém se converte, pois passa a ser considerado católico a partir do batismo, que por praxe é ministrado quando batizado ainda é bebê.

Ou seja, estatisticamente a maioria dos ex-cristãos são ex-católicos, logo não podem ser desconvertidos porque nunca se converteram.

Diferente dos evangélicos, cuja maioria das seitas não pratica o batismo infantil, representando este o rito de passagem da conversão.

Não, você também não entendeu.

Não quis dizer que vocês foram evangélicos, católicos, espíritas, sunitas ou seja lá o que for. Apenas disse que vocês acreditam em qualquer outra coisa ao invés de Deus, e eu citei os cristãos apenas como ilustração.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Não, nós não acreditamos em "qualquer outra coisa" ao invés de Jesus.

Nós simplesmente não acreditamos em Jesus, e ponto.

"qualquer outra coisa" são essas tolices espiritóides, infernos, campos floridos no além, barbudos sentados em tronos celestiais em cima de nuvens e derivados.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Presbiteriano escreveu:Não, você também não entendeu.

Não quis dizer que vocês foram evangélicos, católicos, espíritas, sunitas ou seja lá o que for. Apenas disse que vocês acreditam em qualquer outra coisa ao invés de Deus, e eu citei os cristãos apenas como ilustração.

Quem não entendeu foi você.
Só demonstrei como evangélicos usam termos como "desconversão", que só se aplicam a eles próprios, por ato falho.
Todo o resto é por sua conta.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Presbiteriano
Contato:

Então você não está se referindo a mim, porque eu só utilizei o termo "desconversão" porque primeiramente o Perseus pensou que eu estava tratando disso...

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Presbiteriano escreveu:Então você não está se referindo a mim, porque eu só utilizei o termo "desconversão" porque primeiramente o Perseus pensou que eu estava tratando disso...

O que Perseus escreveu foi:

Perseus escreveu:Oh sim.

Quem recorreu à palavra "desconversão" para aludir ao comentário dele foi você.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Presbiteriano escreveu:Não quis dizer que vocês foram evangélicos, católicos, espíritas, sunitas ou seja lá o que for. Apenas disse que vocês acreditam em qualquer outra coisa ao invés de Deus, e eu citei os cristãos apenas como ilustração.

Um ateu, por definição, não acredita em Deus. Na sua afirmação, você está dizendo que os ateus acreditam em outras coisas, mas não em Deus. Ou seja, você não está dizendo nada.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Trancado