Um Padre que finalmente..."DESABROCHOU"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Homo Sapiens sapiens

Mensagem por Homo Sapiens sapiens »

Padre Pinto: 'Esperei 53 anos para desabrochar'
Viviane Cohen - Extra

RIO - Um baiano arretado vem levantando poeira na Igreja Católica. O padre José Pinto, de 58 anos, cometeu o que, para a instituição, é um pecado: fez performances nada convencionais nas missas, nas quais apresentava-se maquiado e vestido com fantasias de baiana, Oxum e índio. Por causa de suas extravagâncias, foi afastado de algumas celebrações e corre o risco de ter que deixar a Igreja da Lapinha, uma das mais tradicionais de Salvador.

Para enfrentar o período de turbulência, o polêmico padre Pinto - que é artista plástico - tem pintado bastante e ouvido música clássica. E diz que não vê problemas em ser como é:

- Sempre fui uma pessoa muito obediente. Não estou louco. Eu retirei a couraça que matava a mim mesmo e estou vivendo o eu.

EXTRA: O senhor vai sair da igreja?

PADRE PINTO: Não obedeci à ordem de três dias para tirar minhas coisas da igreja da Lapinha. Só quando o superior da Itália no Brasil voltar que meu futuro vai ser decidido. Mas estou tranqüilo, até porque já nasci inquieto.

EXTRA: Não teme pelo seu futuro?

PADRE PINTO: Não quero é deixar de ser padre, apesar de querer, por outro lado, que me aceitem como eu sou. Não quero que me imponham ser hipócrita. O cardeal me disse para eu dizer que quero sair, mas falei a ele que não vou dizer isso ao povo. Ficarei muito triste se tiver que largar a batina. Mas, mesmo assim, vou celebrar em praças públicas, vou dar o jeitinho brasileiro.

EXTRA: Quando o senhor começou a se maquiar?

PADRE PINTO: Eu nunca deixei de me maquiar. Em 33 anos como padre, nunca desci para celebrar uma missa sem me maquiar. Faço uma maquiagem básica: um batonzinho levíssimo, um blush levíssimo, um pouco de rímel natural. Sempre curti e ninguém nunca havia feito olho grosso, só agora que fiz uma maquiagem mais forte. Estava num aeroporto em São Paulo e dois jovens se aproximaram e disseram para eu continuar usando maquiagem porque é uma coisa normal o homem querer. E eu falei: "E eu que vou ter que levantar esta bandeira?'. E eles: 'Sim, porque você pode".

EXTRA: O senhor então vai levantar esta bandeira?

PADRE PINTO: Por que não? Abaixo todo e qualquer preconceito. Quando o homem quer usar maquiagem, tem mais é que usar.

EXTRA: E as roupas que causaram polêmica?

PADRE PINTO: Tenho 98 paramentos com influência afro-indígena. Sou eu que os desenho e estampo à mão. Mas usei Oxum e deu o problema. Um pai-de-santo veio aqui e disse que sou de Oxum Guerreiro.

EXTRA: A Igreja falou que o senhor precisava de um tratamento médico. Como viu isso?

PADRE PINTO: Estive com a presidente do Conselho Psiquiátrico da Bahia e depois de ter feito todos os testes, ela falou que sou lúcido e que não preciso de remédios. Fiz os exames porque, se daqui para frente, o bispo auxiliar ou alguém da minha congregação voltar a dizer que preciso de tratamento mental, vou chamá-los em juízo, de posse do laudo. Para eles é cômodo me chamarem de louco. Estou me sentindo numa inquisição moderna.

EXTRA: O senhor acha que é um atraso da igreja não aceitar um padre como o senhor?

PADRE PINTO: É um postura um tanto hipócrita. Muitas coisas acontecem e são encobertas. Essas situações de pedofilia me fazem sofrer muito, mas graças a Deus não é o meu caso. O meu caso foi assumir uma postura diferenciada de viver o sacerdócio.

EXTRA: Aconteceu algo para o senhor assumir essa postura?

PADRE PINTO: Estou com 58 anos, 33 de padre e é a hora de assumir a si mesmo, né? Talvez tenha sido motivada por uma cirurgia a que me submeti há dois anos. Foi uma operação cardíaca de alto nível, um aneurisma aórtico. Cheguei a ficar entre a vida e a morte porque durante a cirurgia tive uma parada cardíaca e uma hemorragia. Quando você passar por experiências como essa se sente mais encorajado até para assumir a si mesmo.

EXTRA: O senhor já conhecia Caetano Veloso, a quem beijou?

PADRE PINTO: Nós somos amigos. Foi um beijo na face, mas se de repente tivesse que beijar na boca não vejo nenhuma objeção.

EXTRA: Gosta de música?

PADRE PINTO: Na minha ladainha tem São Raul Seixas, por exemplo. Porque sou a mosca que pousou na sopa e é por isso que não vou sair da igreja porque quero ser a mosca na sopa, que está zumbindo. Sinto muito se as pessoas não dormem com um zumbido. Ouço muita música popular também. Sou arriado por Chico Buarque, por Zeca Baleiro sou arriado os quatro pneus, para ele eu me rendo. Gosto muito de dançar.

EXTRA: O senhor fez balé?

PADRE PINTO: Além de ser artista plástico, também sou bailarino de formação. Foi onde aprendi a me maquiar. Fiz dança afro, dança dos orixás, contemporânea. Quando fui para o Rio de Janeiro, em 1969, 1970, fiz teste para o Teatro Municipal, mas não cheguei a me apresentar lá.

EXTRA: E como surgiu a vontade de ser padre?

PADRE PINTO: Desde pequeno pensava em ser artista. Era fixado por balé clássico, mas meu pai detestava essa idéia. E eu também pensava em ser padre. Meu pai dizia: "Não sei como você quer ser padre se gosta de carnaval e de dançar". Mas eu queria ser padre da minha maneira. Imagine que eu tinha cinco anos de idade e tive que esperar 53 anos para desabrochar e ser um padre diferente. Se vier a expulsão, será um "arrase".

EXTRA: Quando virou padre?

PADRE PINTO: Uma vez, fui ao Convento de São Francisco, em Salvador, e chorei muito, identifiquei-me com Cristo na cruz. Fui para casa, falei que ia virar padre para minha mãe e ela contou para o meu pai. Ele me chamou e disse: "Acho que você está se precipitando, o melhor é você se aquietar". Era o período do rock e eu me vestia como o Elvis Presley e dançava aloucado o twist, o rock. Botava o som nas alturas para dançar, tirava todos os móveis e, como não tinha com quem dançar, colocava as empregadas para dançar comigo. Só avisei que iria ser padre para a minha família. Estava a fim de dar um susto na turma.

EXTRA: Seus pais eram católicos?

PADRE PINTO: Católicos praticantes. Minha mãe era mais aberta, mas meu pai era mais tradicional. Dizia que se fosse padre nunca tiraria a batina. Usei a batina durante 15 anos. Mas de repente dei para fazer umas facetas com a batina. Andei Roma inteira de batina preta e completamente nu embaixo quando me invoquei.

EXTRA: E como foi deixar o que gostava quando virou padre?

PADRE PINTO: Deixei vírgula, porque no quarto o que eu dançava não estava no gibi. Colocava os disquinhos escondidos na hora que podia e dançava aloucado. Fazia balé. Tive também um padre muito compreensível no seminário, que compreendia o meu lado artístico. Depois ele se zangou comigo e me proibiu.

EXTRA:O que o senhor fez para isso?

PADRE PINTO: Dei umas fugidas de noite, para ir a festas.

EXTRA: O senhor namorava antes de ser padre?

PADRE PINTO: Muito, namorei sempre. A última namorada que tive era uma prima de segundo grau. Foi quando eu já estava armando a documentação para ir para o seminário.

EXTRA: Deve ter sido um susto para ela, não?

PADRE PINTO: Ela disse: "Se for sacanagem eu vou bombardear em cima de você. Se for verdade, tudo bem". Sempre dizia para as minhas namoradas que, de repente, eu teria que deixá-las para ser padre.

EXTRA: Com todo respeito, o senhor é gay?

PADRE PINTO: Isso é de foro íntimo.

EXTRA: Já teve alguma relação homossexual?

PADRE PINTO: Sou aberto a este tipo de coisa, mas não na prática. Sempre respeitei o celibato, muito embora eu ache que já é hora de a igreja repensar esse papo de celibato para os padre diocesanos.

EXTRA: Por quê?

PADRE PINTO: Porque acho que, na verdade, a família completa muito a pessoa. Favorece que ela fique feliz.

EXTRA: Sente falta de não ter filhos?

PADRE PINTO: Sinto. Nesta hora então, demais.

EXTRA: O que faz o senhor gostar de ser padre?

PADRE PINTO: Ser proclamador do evangelho. Sinto-me bem em anunciar a palavra de Deus, de celebrar a eucaristia. Me dá prazer, me apetece. E fazer um trabalho social. Tenho uma creche com 520 crianças.

EXTRA: É vaidoso?

PADRE PINTO: As meninas da televisão me chamam de "meu padre cheiroso". Uso perfume importado, quando há viagem peço para trazerem para mim.

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Um Padre que finalmente..."DESABROCHOU"

Mensagem por francioalmeida »

Imagine um padre desse como orientador de seminaristas...
O seminário deve ser uma baixaria só

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Esse padre parece ser hipócrita. Porque ele não assume logo que é gay?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

O que não entendo nestas bichonas é porque fazem tanta questão de continuar na Igreja Católica, acusando-a de ser retrógrada no que se refere às suas posições sobre a viadagem (oficiais, as extra-oficiais ...).

É como se um membro da Mancha Verde acusasse de retrógrados seus correligionários que reprimem seu desejo de torcer pelo Corinthians sem deixar de fazer parte da Mancha.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

francioalmeida
Contato:

Re: Re.: Um Padre que finalmente..."DESABROCHOU"

Mensagem por francioalmeida »

Acauan escreveu:O que não entendo nestas bichonas é porque fazem tanta questão de continuar na Igreja Católica, acusando-a de ser retrógrada no que se refere às suas posições sobre a viadagem (oficiais, as extra-oficiais ...).

Deve ter muita coisa boa pra uma bichona dentro da igreja católica

Alter-ego

Re: Um Padre que finalmente..."DESABROCHOU"

Mensagem por Alter-ego »

Homo Sapiens sapiens escreveu:EXTRA: Com todo respeito, o senhor é gay?

=Sim. :emoticon13:
"Noite escura agora é manhã..."

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

maquiado e vestido com fantasias de baiana

que é artista plástico

Faço uma maquiagem básica: um batonzinho levíssimo, um blush levíssimo, um pouco de rímel natural.

EXTRA: O senhor já conhecia Caetano Veloso, a quem beijou?

PADRE PINTO: Nós somos amigos. Foi um beijo na face, mas se de repente tivesse que beijar na boca não vejo nenhuma objeção.

É gay.

PADRE PINTO: Na minha ladainha tem São Raul Seixas, por exemplo. Porque sou a mosca que pousou na sopa e é por isso que não vou sair da igreja porque quero ser a mosca na sopa, que está zumbindo.

:emoticon266:

por Zeca Baleiro sou arriado os quatro pneus, para ele eu me rendo.

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

EXTRA: O senhor fez balé?

PADRE PINTO: Além de ser artista plástico, também sou bailarino de formação. Foi onde aprendi a me maquiar.

:emoticon266: Esse cara deve ser mais gay que aquele concorrente do do "Project Runway" (eu NÃO ASSISTO ISSO, É SÓ A PROGRAGANDA DURANTE O APRENDIZ...), da People + Arts.

Chega...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Poindexter

Acauan escreveu:
É como se um membro da Mancha Verde acusasse de retrógrados seus correligionários que reprimem seu desejo de torcer pelo Corinthians sem deixar de fazer parte da Mancha.

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

O Casamento de Romeu e Julieta... taí um filme brasileiro que vale a pena, para quem diz que eu chamo de lixo só de saber que o filme é brasileiro... :emoticon12:

E isso que meu time paira no Olimpo do Tri-Mundial, bem acima desses aí!!!!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Fabricio Fleck
Contato:

Mensagem por Fabricio Fleck »

Dá-lê pinto :emoticon12:

Imagem

Imagem

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- É gay...
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fabricio Fleck
Contato:

Mensagem por Fabricio Fleck »

Abmael escreveu:- É gay...

Provas?? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Andarilho

Mensagem por Andarilho »

Fabricio Fleck escreveu:
Abmael escreveu:- É gay...

Provas?? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E Precisa?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

Washington

Mensagem por Washington »

É claro que é gay.
Se não fosse gay não teria tanto destaque na imprensa, que em sua maioria é composta por gays e adoram celebrar outros gays ou mesmo temas ligados aos gays. :emoticon12: :emoticon12:
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Poindexter

Washington escreveu:É claro que é gay.
Se não fosse gay não teria tanto destaque na imprensa, que em sua maioria é composta por gays e adoram celebrar outros gays ou mesmo temas ligados aos gays. :emoticon12: :emoticon12:

Muitas vezes, o Caderno "Ilustrada" da Folha de SP parecia ter como único objetivo incitar as pessoas ao homossexualismo.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Raíssa

Mensagem por Raíssa »

Gente, onde estou? No meio de fundamentalistas? Quanto precnceito!!!

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Raíssa escreveu:Gente, onde estou? No meio de fundamentalistas? Quanto precnceito!!!

A questão não é o preconceito: o padre é gay, não assume e não quer sair da Igreja, que proíbe padres de serem gays.

Se ele é gay, devia ter Simancol© e se mandar da igreja. Se não é, precisa parar com essas frescuras, como a Igreja está exigindo dele!

Como disse o Acauan: “É como se um membro da Mancha Verde acusasse de retrógrados seus correligionários que reprimem seu desejo de torcer pelo Corinthians sem deixar de fazer parte da Mancha.”

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Acauan escreveu:O que não entendo nestas bichonas é porque fazem tanta questão de continuar na Igreja Católica, acusando-a de ser retrógrada no que se refere às suas posições sobre a viadagem (oficiais, as extra-oficiais ...).

Acauan, o que você disse vale não apenas para este padre, mas para boa parte dos católicos.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Raíssa

Mensagem por Raíssa »

A Igreja é uma instituição publica da humanidade e a única coisa que ela presta é para incentivar o amor entrte as pessoas, se ela não aprova o amor gay, ela está errada e precisa de outra reforma: A reforma Gay!!!

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Os religiosos tem o direito de acreditar no que quiser. Não concorda com uma religião, então não se envolva com ela. Muita pretensão achar que alguém tem que subordinar aos seus valores.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Não entendo como o cara dá uma resposta dessas e acha que conseguiu fugir à pergunta sem perder a discrição. Já vi isso outra vezes e, sinceramente, não entendo. Já está respondido! Mais sim do que isso impossível.

E, Raíssa:

Reforma gay?

Fala sério...

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Falando em gay, eu disse à Raíssa que talvez ela estivesse no fórum errado (por insistir em tratar desse assunto conosco e não por ser gay, bem entendido), que as pessoas aqui tinham outros interesses, etc. Em uma rápida olhada na página principal eu encontrei estes tópicos:

Vaticano lança ofensiva contra cultura gay no mundo
Padre questiona sexo com animais!
Padre é Acusado de Abusar de Coroinhas na Paróquia!
Por que os gays são gays?
Ex-bailarina defende sexo anal para libertação espiritual
Um gene que determina a preferência sexual
Ator de Jornadas nas Estrelas revela que é Gay
Vaticano quer banir padres gays, revela jornal italiano
Catholico:Argentina tem concurso de literatura gay infantil
Ontem na GNT: Homossexualismo e Islamismo
O que é homossexualismo?
Quem aqui já fez troca-troca?
Documento da igreja sobre gays vaza em site
"Antropologia gay"
E se vc tivesse um filho gay

Acho que falei cedo demais. A Raíssa deve estar rindo de mim...

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Falando em gay, eu disse à Raíssa que talvez ela estivesse no fórum errado (por insistir em tratar desse assunto conosco e não por ser gay, bem entendido), que as pessoas aqui tinham outros interesses, etc. Em uma rápida olhada na página principal eu encontrei estes tópicos:

Vaticano lança ofensiva contra cultura gay no mundo
Padre questiona sexo com animais!
Padre é Acusado de Abusar de Coroinhas na Paróquia!
Por que os gays são gays?
Ex-bailarina defende sexo anal para libertação espiritual
Um gene que determina a preferência sexual
Ator de Jornadas nas Estrelas revela que é Gay
Vaticano quer banir padres gays, revela jornal italiano
Catholico:Argentina tem concurso de literatura gay infantil
Ontem na GNT: Homossexualismo e Islamismo
O que é homossexualismo?
Quem aqui já fez troca-troca?
Documento da igreja sobre gays vaza em site
"Antropologia gay"
E se vc tivesse um filho gay

Acho que falei cedo demais. A Raíssa deve estar rindo de mim...

Claro, afinal ele fica levantando qualquer tópico que pareça tratar de gays para que apareçam no topo das pesquisas.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Alenônimo escreveu:Claro, afinal ele fica levantando qualquer tópico que pareça tratar de gays para que apareçam no topo das pesquisas.

Ah, caiu a ficha. Valeu, pelo esclarecimento.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Alenônimo escreveu:Claro, afinal ele fica levantando qualquer tópico que pareça tratar de gays para que apareçam no topo das pesquisas.

Em compensação, parece que Raissa abriu apenas uns 2 ou 3 desses tópicos.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Flavio Costa escreveu:

Em compensação, parece que Raissa abriu apenas uns 2 ou 3 desses tópicos.

Abriu 2 ou 3 mas respondeu a todos os que achou sobre o assunto, mesmo os que estavam enterrados por serem velhos.

Trancado