Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Mensagem por o pensador »

Márcio escreveu:Caro Pensador ....

A questâo central é esta:Resistir à Deus é Ceder ao Caos ?

A noção de Caos, antes de mais nada é muito relativa, também depende do ato de observar.

Caos seria, conceitualmente falando, um evento ou sistema de eventos onde aparentemente não há uma ordenação evidente, onde a observação imediata não consegue perceber algo coerente ou reconhecível pela consciência do observador.

Veja bem: ao observar, por exemplo, com uma lente, uma determinada área e aquilo que vemos se assemelhar à um emaranhado de pontos, traços, borrões, sem nenhuma ordenação aparente, espalhados ao acaso, veremos uma realidade caótica e sem sentido.

No entanto, ao se afastar, eliminar a lente e abranger uma área maior no ato de observação, veremos que algo ''emerge'' daquele caos aparente, e percebemos uma ordenação que só é entendida como tal pela consciência. Uma figura ''emerge'' daquele Caos de tintas distribuídas sobre a área da tela de uma pintura. E isso vale pra tudo, é a teoria das propriedades emergentes.

Isso sugere que a consciência é a responsável pelo ordenamento do caos, é ela quem cria os conceitos e o entendimento daquilo que se observa.

Então o papel de ''Ordenador do Caos'' cabe à própria consciência que observa.

Sobre deus-criador ou qualquer conceito semelhante: já pensou que sem a criação ele seria absolutamente inútil? Sem criação não há o papel de criador. Seria um nada ao infinito.

Portanto, existinto um deus-criador, suponho que ele dependa da criação para existir como tal.

Ou....resumindo: Aquilo que ninguém observa, não ''existe''. (atenção para o conceito de ''existir'')

...Em tese,meu argumento condiz com a realidade.Se Deus é o Ordenador supremo,Ou escolhemos nele a Ordem ou só restará o Caos.

Não haveria, em tese, um ''ordenador supremo'' nesses moldes que você infere, esse papel cabe à consciência que ''ORDENA'' aquilo que observa, ''CRIANDO'' para sí mesma seu próprio ''universo'', à partir de um suporte caótico ( no sentido de se admitir multiplas interpretações ).

O Caos é como um ''ruído branco'' , você retira dele quaisquer côres que desejar ''VER''.

Abraços...

Caro Marcio,

De sua postagem deduzo que:

1)Concordamos que a Consciência é fator fundamental na estruturaçâo da Ordem.

2)Enquanto para vc a Consciência de cada indivíduo cria a ordem na medida em que a concebe e a sistematiza,ficou claro que para mim existe uma Ordem extrinseca e um Ordenador extrinseco.

3)Finalmente,mesmo em tua visâo de organizaçâo,podemos abstrair o dado de que a construçâo da ordem presente no universo se deve à atividade organizadora de uma Consciência.

Mas sobretudo podemos abstrair que enquanto nossa consciência nâo é perfeita e enxerga várias matizes de imperfeiçôes no universo,deve necessariamente existir uma Consciência Perfeita que observe um universo sem nenhum grau de desordem e caoticidade.

Baseado em que afinal?Baseado na correlaçâo grau de sistematizaçâo e organizaçâo da Consciência que pesquisa e observa/grau de organizaçâo da realidade observada.

Se supusermos entâo uma Consciência perfeitamente organizadora e ordenada logo o produto equivalente de sua observaçâo será uma realidade perfeitamente ordenada.Nâo Há dualismo aqui porque um universo finitamente comlexo pode ser perfeitamente organizado mas uma Consciência infinitamente estruturada e organizada tem de ser infinitamente complexa.

A Estatística claramente nos informa que se o valor de duas variáveis matemáticas que constantemente variem entre si em proporcionalidade passem a equivaler em grau máximo de uma escala de probabilidade,logo os dois valores tem de existir.

Portanto se a própria existência esquematizada de uma realidade e o grau de estruturaçâo lógica desta realidade dependem de uma Consciência,logo a existência do universo e a percepçâo de uma Ordem Infinita imanente à uma Mente cósmica infinita tem de existir,assim como uma Mente cósmica infinitamente organizada e inteligente.

Abc.

o pensador

Re: Re.: Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

x03k98r escreveu:Eu acho que o Deus Judaico cristao nao é nada disso pensador. A única coisa que ele fez foi dizer faca-se luz; separar águas e por aí. Da Biblia nao se pode tirar a conclusao de que Deus criou tudo do nada, pr exemplo. Tal conceito é estranho naquela época e na cultura semita. E a ideia de um ordenador inteligente surge depois, através da teologia que pegou em ideias dos gregos, como o motor imóvel de Aristoteles. Ao separar Deus parece estar a ordenar, mas nao te esqueças que essa ordenaçao é vontade de Deus e nao Lei. Deus chega a ser arbitrário, com o dilúvio; Sodoma e Gomorra; morte dos primogénitos do Egipto...

Miguell,

Tua primeira análise é histórica e cultural enquanto a minha análise é metafísica.Em segundo lugar,Deus de fato nâo é arbitrário porque ele se baseia no Direito de Livre Escolha.O homem pecou contra o Ordenador,escolheu o Caos e herdou o Caos.

Dante, the Wicked

Re.: Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Mensagem por Dante, the Wicked »

É "destronar", pensêitor, seu retardado!
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

o pensador

Dante, the Wicked escreveu:É "destronar", pensêitor, seu retardado!

Existe o verbo "desentronizar" também Dante.É o oposto de "Entronizar".A propósito,o contrário de destronar seria "Tronar" :emoticon5: ??Que sinistro..

Perseus

Mensagem por Perseus »

Oh não... Ja vi esse cidadão jogar um coquetel molotov na residência da Fisíca.
Já vi ele apagar cigarros nas particularidades da Quimíca.
Já vi ele amordaçar a Matemática e joga-la da ponte Rio-Niterói com uma bigorna de 200Kg amarrada aos pés.
Já vi ele dar uma bicuda nas partes intímas da Teologia.
Já vi ele injetar heroína bem no nervo próximo aos olhos da Filosofia.

E agora.. vejo este ser brucutu passar com um trator por cima de nossa última aliada.. a Gramática! :emoticon11:

Em tempo:
É ENTRONAR pensadora... :emoticon13:

Sorte a sua que deram uma brecha na Lei de Crimes Hediondos..

Perseus

Mensagem por Perseus »

Afinal.. o que diabos você vai fazer la na Ferp? Jogar poker?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o pensador

Perseus escreveu:Oh não... Ja vi esse cidadão jogar um coquetel molotov na residência da Fisíca.
Já vi ele apagar cigarros nas particularidades da Quimíca.
Já vi ele amordaçar a Matemática e joga-la da ponte Rio-Niterói com uma bigorna de 200Kg amarrada aos pés.
Já vi ele dar uma bicuda nas partes intímas da Teologia.
Já vi ele injetar heroína bem no nervo próximo aos olhos da Filosofia.

E agora.. vejo este ser brucutu passar com um trator por cima de nossa última aliada.. a Gramática! :emoticon11:

Em tempo:
É ENTRONAR pensadora... :emoticon13:

Sorte a sua que deram uma brecha na Lei de Crimes Hediondos..

Entronizar está certo também Penelope :emoticon16: .Verbo Entronizar significa "colocar no trono".Entronar também significa o mesmo.Ambas as expressôes estâo corretas.vá procurar no dicionário e larga do meu pé jacaré :emoticon2:

o pensador

Perseus escreveu:Afinal.. o que diabos você vai fazer la na Ferp? Jogar poker?

contar piadas sobre um certo forista chamado Perseus :emoticon12: .

Perseus

Mensagem por Perseus »

Então liberte as ciências e nunca mais volte a tocar em qualquer uma delas.

E não pagaremos resgate nenhum.

o pensador

Perseus escreveu:Então liberte as ciências. Não pagaremos resgate nenhum.

As ciências nâo estâo presas.Vc é que quer prendê-las sob o jugo dos dogmas irrefutáveis e indiscutíveis.Liberte-as já para o bem da humanidade.

o pensador

Nada contra o Irrefutável e sim contra o Indiscutível.

Perseus

Mensagem por Perseus »

E deixa-las sobre o jugo do peludão e seus asseclas?

O mundo irá virar uma Igreja com cientistas rezando 3 pai-nosso e duas ave-maria logo cedo antes do trabalho, que consistirá em fazer análises biblicas para depois escolher uma conclusão, e após isso, ver quais fatos a corroboram.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o pensador

Perseus escreveu:E deixa-las sobre o jugo do peludão e seus asseclas?

O mundo irá virar uma Igreja com cientistas rezando 3 pai-nosso e duas ave-maria logo cedo antes do trabalho, que consistirá em fazer análises biblicas para depois escolher uma conclusão, e após isso, ver quais fatos a corroboram.

Peludâo deve ser o Austrolapitecus(sei lá como se pronuncia isto).

E os seres humanos sâo polivalentes.Servir a Deus é trabalhar com alegria em sua funçâo e ter como motivaçâo honrá-lo em tudo que fizer,entendeu?

Perseus

Mensagem por Perseus »

A propósito, não sei se ja te disseram isso na Ferp, mas depois da vírgula e do ponto final, você não pode deixar a palavra junta.

Assim, é pecado: "estâo presas.Vc.."
Assim, é como o peludão como gosta: "..estâo presas. Vc"
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

Perseus escreveu:A propósito, não sei se ja te disseram isso na Ferp, mas depois da vírgula e do ponto final, você não pode deixar a palavra junta.

Assim, é pecado: "estâo presas.Vc.."
Assim, é como o peludão como gosta: "..estâo presas. Vc"

Onde eu fiz isto?

Perseus

Mensagem por Perseus »

Em tudo o que voce colocou a pata.
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

Perseus escreveu:Em tudo o que voce colocou a pata.

Prove.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Apenas alguns trechinhos:

é esta:Resistir

Em tese,meu

realidade.Se Deus

supremo,Ou

sistematiza,ficou claro

Finalmente,mesmo

organizaçâo,podemos

universo,deve necessariamente

metafísica.Em

Escolha.O homem
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

Perseus escreveu:Apenas alguns trechinhos:

é esta:Resistir

Em tese,meu

realidade.Se Deus

supremo,Ou

sistematiza,ficou claro

Finalmente,mesmo

organizaçâo,podemos

universo,deve necessariamente

metafísica.Em

Escolha.O homem

Eu quiz realçar os aspectos mais importantes do debate.Por nâo salientar as nuances mais relevantes com instrumentos de pontuaçâo legítimos para diferenciaçâo?

Em Linguística apreendemos que a Língua é um organismo vivo e dinâmico e nâo um sistema estático e imutável.Vá estudar Linguística(matéria de universidade) e aprenda a ter versalitilidade e articularidade de expressâo gramatical

Perseus

Mensagem por Perseus »

Still.. é pecado juntar as palavras com o ponto.
"Uau! O Brasil é grande"

Perseus

Mensagem por Perseus »

A propósito, nem li o que você escreveu. Assim que eu bati o olho em 'nuances' eu achei melhor responder qualquer merda de uma vez.. :emoticon13:
Editado pela última vez por Perseus em 04 Mar 2006, 23:10, em um total de 1 vez.

o pensador

Perseus escreveu:Still.. é pecado juntar as palavras com o ponto.

Aprenda a ser articulado e a ver sob a ótica de novos horizontes de análise,como a Linguística

o pensador

Perseus escreveu:A propósito, nem li o que você escreveu. Assim que eu bati o olho em 'nuances' eu achei melhor responder qualquer merda de uma vez.. :emoticon13:

É porque vc nem entende o que significa :emoticon13:

Perseus

Mensagem por Perseus »

Então a linguística ensina que devemos juntar as palavras com os pontos?
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

Perseus escreveu:Então a linguística ensina que devemos juntar as palavras com os pontos?

Ensina que a Língua se transforma com o tempo e que as regras gramaticiais também.Mas além da Linguística,vc tem a necessidade de aprender as artimanhas da articulaçâo gramatical e retórica.

Trancado