E depois do doutorado?!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Viper

E depois do doutorado?!

Mensagem por Viper »

Saudações!

A princípio, esse tópico seria dirigido ao Cogitans e ao Cabeça, pelo fato dos dois estarem fazendo graduação em Física e Matemática Aplicada, respectivamente, e pelo fato de que os dois, provavelmente, intencionam seguir para uma pós-graduação em suas respectivas áreas. Quem mais estiver nesta situação, ou mesmo quem quiser dar alguma sugestão, devo dizer que é bem vindo ao tópico.

Uma questão que passou a me preocupar recentemente é a seguinte: depois do bacharelado, o indivíduo segue para o mestrado e depois para o doutorado (ou vai diretamente do bacharelado para o doutorado, dependendo das circunstâncias - isso é até comum no exterior mas, infelizmente, é algo ainda bastante raro aqui no Brasil). Só depois do doutorado é que o indivíduo tem condições de concorrer a um cargo de professor adjunto em alguma universidade pública e, com isso, adquirir estabilidade profissional e uma completa independência financeira (o que, infelizmente, ocorre muito tarde, dado o longo tempo gasto no percurso: bacharelado => mestrado => doutorado). Mas, mesmo depois do doutorado, é óbvio que não há garantias de que a pessoa irá conseguir um cargo de professor adjunto em alguma IES pública, pois não é sempre que tais concursos são abertos. Além disso, há a concorrência com candidatos que, possivelmente, possuem um currículo melhor, por terem se formado há mais tempo e possuirem mais artigos publicados e pós-doutorados concluídos. Enfim, a situação é bastante complicada. Conheço algumas pessoas na faixa dos 40 anos de idade que ainda não conseguiram um cargo de professor adjunto e ficam vivendo de bolsas de pós-doutorados e/ou pulando de universidade em universidade como professor e/ou pesquisador visitante. E mesmo tal cargo (professor visitante) é algo difícil de ser conseguido em certos casos. Vejam, por exemplo, essa oportunidade antiga publicada na Web:

Anúncio escreveu:Seleção para vagas de Professor Visitante no Departamento de Física Teórica do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

O Departamento de Física Teórica da UERJ estará recebendo, até dia
05-09-2003, candidaturas para vagas de Professor Visitante. O contrato é de
40 horas semanais, com duração inicial de um ano, com possibilidade de
renovação de até, no máximo, mais três anos.

O candidato deverá ter obtido o título de Doutor há, pelo menos, três anos.
Os candidatos selecionados desenvolverão atividades de ensino e pesquisa
junto ao quadro docente do Departamento de Física Teórica.

Os candidatos interessados deverão enviar, por correio eletrônico, no
endereço barci@uerj.br, as seguintes informações:
1) resumo sucinto dos interesses de pesquisa (formato livre)
2) 03 nomes de pesquisadores nacionais ou estrangeiros que possam ser
contatados para eventuais cartas de apresentação
3) Curriculum Lattes (não enviar, manter apenas atualizado)

Para maiores informações, contatar o Prof. Daniel Barci
barci@uerj.br, Tel. (0xx21) 2587-7891, Fax.: (0xx21) 2587-7296

Notem que, nesse caso em particular, nem mesmo um cargo de professor visitante pode ser aspirado por um recém-doutor...o cara tem que ter concluído o doutorado há no mínimo 3 anos!

Outro ponto a ser mencionado é que, mesmo quando tais concursos são abertos, freqüentemente não o são para todas as áreas da Física. Eu, por exemplo, estou me encaminhando para a área de aspectos de não-equilíbrio em teorias quânticas de campos e, provavelmente, não teria como concorrer a uma vaga num departamento de física experimental de altas energias ou de óptica quântica, para citar apenas dois exemplos. Teria que esperar por uma oportunidade de concurso para um departamento de física teórica ou similar. Então, a questão que eu coloco é a seguinte: quais as espectativas dos colegas foristas e os seus planos para depois do doutorado?! Vocês têm um plano B para o caso das coisas não sairem conforme suas espectativas?!

Até agora o meu plano B não é lá muito animador...talvez, vender bala no sinal! :emoticon12:

Gostaria de conhecer as suas opiniões.

Até!

Res Cogitans

Re.: E depois do doutorado?!

Mensagem por Res Cogitans »

Eu já estou no plano B. Passei em concurso público, como não tem bacharelado a noite na UFRJ... mudei de bacharelado para licenciatura. Por constatação meu perfil é melhor para professor que para pesquisador, no que se refere a Física. Minha carreira na Física está em último plano agora..estou mais preocupado em ganhar dinheiro pois senti na pele que é pelo recheio de sua carteira que te julgam. É isso... se você ama a física, tem talento na mesma e não se preocupa com status financeiro prossiga com seu plano A.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Então rapaz, não vai falar nada? Se não quiser falar aqui, me manda mp.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Não sei cara, nem sei se tenho mesmo vocação para carreira acadêmica, principalmente no Brasil.

Não são poucas as vezes que eu penso em seguir um plano parecido com o do Res Cogitans, embora ser funcionário público não vir exatamente ao encontro das minhas crenças, é um meio de fazer uma grana rápida.

Esse ano (ou o próximo) será decisivo. Vou ter de aplicar ou esse ano ou ano que vem para uma universidade que eu tenho interesse.

Mas o meu plano A1 já era há um certo tempo. Esse plano consistia em estar milionário aos 20 anos de idade, e falhou miseravelmente.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Viper

Mensagem por Viper »

Saudações!

Agradeço as respostas. Na verdade, havia me esquecido da opção colocada pelo Cogitans (prestar concurso público mesmo fora de área). Acho que esse é mesmo o melhor plano B. Vejam, postei esta mesma questão em outros dois locais:

1 - Fórum de Física do Elton Carvalho (antigo forista do fórum da STR, estudante do IF-USP):

http://forumdefisica.no-ip.com:8002/vie ... 382b53e210

Até agora não obtive respostas. Mas deve-se levar em consideração o fato de que este fórum possui um movimento muito pequeno...

2 - Comunidade do IF-UERJ no Orkut:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 09&start=1

Neste tópico vieram com um papo de regulamentação da "profissão" de físico...sei lá para que isso. Em tese, um físico não serve para muita coisa além de fazer pesquisas ou ministrar aulas...

O caso é o seguinte...nego perde muito tempo aqui neste percurso: graduação => mestrado => doutorado. O Cesar Lattes, por exemplo, era contra a Pós-Graduação, exatamente por este motivo. Essa visão não serve hoje em dia, pois não tem como o cara absorver todo o conhecimento necessário para se tornar um pesquisador independente só com o que é ministrado nos cursos de graduação (e isso não é só aqui no Brasil, mas no mundo todo). O problema aqui no Brasil é o excesso de mestrados. Deveriam haver mais transições do tipo: graduação => doutorado, como ocorre no Reino Unido, por exemplo. Eu só não sei porque isso não é feito. Deve ser alguma deficiência na graduação...se essas fossem mais velozes, daria para pegar cadeiras que teoricamente seriam do mestrado ainda no tempo relativo à graduação e ir direto para o doutorado depois. Do jeito que está, a situação não é nada boa...

A propósito, Cogitans, não sei se te interessaria, mas veja o contrato de Seguro Saúde da SBF/Bradesco:

http://www.sbfisica.org.br/servicos/seguro.shtml

Me pareceu bem interessante...

Outra coisa, Cabeçudo...você pretende estudar na França (École Polytechnique). Mas pretende também fazer carreira por lá (ou no Tio Sam, ou em outro local no estrangeiro)?!

Leo
Contato:

Mensagem por Leo »

Quando vejo vocês falando sobre doutorado e pós-doutorado chego até sentir um frio no estômago.

Eu também pretendo seguir a carreira acadêmica como professor pesquisador, mas nem ouso planejar isso no meu estado atual, isso porque estou mais preocupado em colocar em prática logo o plano B do que pagar para ver, ainda mais se tratando da profissão que eu escolhi. Depois que estiver com uma relativa estabilidade financeira estarei mais tranquilo para pensar na pós.

Atualmente minha prioridade é passar num concurso público e em segundo lugar é pensar na minha monografia. Prefiro traçar metas mais próximas da minha realidade do que contar com o ovo antes da galinha.

Abraços.

Res Cogitans

A última seleção para professor da UFRJ contou com quase 30 doutores competindo por 3 vagas, se não me engano.

Viper

Re: Re.: E depois do doutorado?!

Mensagem por Viper »

Res Cogitans escreveu:A última seleção para professor da UFRJ contou com quase 30 doutores competindo por 3 vagas, se não me engano.

As informações sobre o último concurso para professor adjunto do IF-UFRJ estão no link abaixo:

http://omnis.if.ufrj.br/~ifisica/concursos.html

Clauss

Mensagem por Clauss »

Res Cogitans escreveu:...pois senti na pele que é pelo recheio de sua carteira que te julgam. É isso...

Bem vindo Neo...ao mundo REAL!
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

Res Cogitans

Bem vou dar um apanhado para vocês, com um concurso de nível de segundo grau você pode receber, em média, de 800 a 2000 reais, atualmente estou recebendo cerca de 1500 reais (contando salário líquido mais benefícios). O cargo imediatamente superior ao meu, uma promoção que provavelmente vou receber até o final deste ano ou no início do ano que vem, fará com que eu receba mais de 3 mil reais se contar líquido mais benefício.
Se você já estiver com terceiro grau completo, os concursos são melhores. Numa faixa de 1.200 a 4mil.

Obs: a quem tem conhecimento, não dou permissão de divulgar o lugar onde eu trabalho.

Cezar Teixeira
Contato:

Mensagem por Cezar Teixeira »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Mas o meu plano A1 já era há um certo tempo. Esse plano consistia em estar milionário aos 20 anos de idade, e falhou miseravelmente.

Tive o mesmo problema, mas o plano não falhou, apenas prorroguei o prazo (entre 28 e 30 anos). :emoticon7:
Cezar Teixeira
"Olha, você ou pode aceitar a ciência e encarar a realidade ou pode acreditar em anjos e viver num mundo infantil." Lisa Simpson

Clauss

Mensagem por Clauss »

Res Cogitans escreveu:Bem vou dar um apanhado para vocês, com um concurso de nível de segundo grau você pode receber, em média, de 800 a 2000 reais, atualmente estou recebendo cerca de 1500 reais (contando salário líquido mais benefícios). O cargo imediatamente superior ao meu, uma promoção que provavelmente vou receber até o final deste ano ou no início do ano que vem, fará com que eu receba mais de 3 mil reais se contar líquido mais benefício.
Se você já estiver com terceiro grau completo, os concursos são melhores. Numa faixa de 1.200 a 4mil.

Obs: a quem tem conhecimento, não dou permissão de divulgar o lugar onde eu trabalho.

Chave?
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

Leo
Contato:

Mensagem por Leo »

O Rex trabalha na COMLURB. Pronto, falei...

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Leo Vieira escreveu:O Rex trabalha na COMLURB. Pronto, falei...

:emoticon266:

Mas o Res tem mesmo preocupação com essas coisas. Como prometi a ele, não contei a ninguém onde é, nem mesmo a quem não tem relação nenhuma com ele (seja direta ou indireta).

O que é até engraçado. Se eu conseguisse passar pra um instituição pública assim correria pra contar pra todos os meus amigos. :emoticon12:

Enfim, ele sabe se prevenir melhor do que eu. :emoticon13:

Clauss

Mensagem por Clauss »

BR Com Lub?

Trancado