A princípio, esse tópico seria dirigido ao Cogitans e ao Cabeça, pelo fato dos dois estarem fazendo graduação em Física e Matemática Aplicada, respectivamente, e pelo fato de que os dois, provavelmente, intencionam seguir para uma pós-graduação em suas respectivas áreas. Quem mais estiver nesta situação, ou mesmo quem quiser dar alguma sugestão, devo dizer que é bem vindo ao tópico.
Uma questão que passou a me preocupar recentemente é a seguinte: depois do bacharelado, o indivíduo segue para o mestrado e depois para o doutorado (ou vai diretamente do bacharelado para o doutorado, dependendo das circunstâncias - isso é até comum no exterior mas, infelizmente, é algo ainda bastante raro aqui no Brasil). Só depois do doutorado é que o indivíduo tem condições de concorrer a um cargo de professor adjunto em alguma universidade pública e, com isso, adquirir estabilidade profissional e uma completa independência financeira (o que, infelizmente, ocorre muito tarde, dado o longo tempo gasto no percurso: bacharelado => mestrado => doutorado). Mas, mesmo depois do doutorado, é óbvio que não há garantias de que a pessoa irá conseguir um cargo de professor adjunto em alguma IES pública, pois não é sempre que tais concursos são abertos. Além disso, há a concorrência com candidatos que, possivelmente, possuem um currículo melhor, por terem se formado há mais tempo e possuirem mais artigos publicados e pós-doutorados concluídos. Enfim, a situação é bastante complicada. Conheço algumas pessoas na faixa dos 40 anos de idade que ainda não conseguiram um cargo de professor adjunto e ficam vivendo de bolsas de pós-doutorados e/ou pulando de universidade em universidade como professor e/ou pesquisador visitante. E mesmo tal cargo (professor visitante) é algo difícil de ser conseguido em certos casos. Vejam, por exemplo, essa oportunidade antiga publicada na Web:
Anúncio escreveu:Seleção para vagas de Professor Visitante no Departamento de Física Teórica do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.
O Departamento de Física Teórica da UERJ estará recebendo, até dia
05-09-2003, candidaturas para vagas de Professor Visitante. O contrato é de
40 horas semanais, com duração inicial de um ano, com possibilidade de
renovação de até, no máximo, mais três anos.
O candidato deverá ter obtido o título de Doutor há, pelo menos, três anos.
Os candidatos selecionados desenvolverão atividades de ensino e pesquisa
junto ao quadro docente do Departamento de Física Teórica.
Os candidatos interessados deverão enviar, por correio eletrônico, no
endereço barci@uerj.br, as seguintes informações:
1) resumo sucinto dos interesses de pesquisa (formato livre)
2) 03 nomes de pesquisadores nacionais ou estrangeiros que possam ser
contatados para eventuais cartas de apresentação
3) Curriculum Lattes (não enviar, manter apenas atualizado)
Para maiores informações, contatar o Prof. Daniel Barci
barci@uerj.br, Tel. (0xx21) 2587-7891, Fax.: (0xx21) 2587-7296
Notem que, nesse caso em particular, nem mesmo um cargo de professor visitante pode ser aspirado por um recém-doutor...o cara tem que ter concluído o doutorado há no mínimo 3 anos!
Outro ponto a ser mencionado é que, mesmo quando tais concursos são abertos, freqüentemente não o são para todas as áreas da Física. Eu, por exemplo, estou me encaminhando para a área de aspectos de não-equilíbrio em teorias quânticas de campos e, provavelmente, não teria como concorrer a uma vaga num departamento de física experimental de altas energias ou de óptica quântica, para citar apenas dois exemplos. Teria que esperar por uma oportunidade de concurso para um departamento de física teórica ou similar. Então, a questão que eu coloco é a seguinte: quais as espectativas dos colegas foristas e os seus planos para depois do doutorado?! Vocês têm um plano B para o caso das coisas não sairem conforme suas espectativas?!
Até agora o meu plano B não é lá muito animador...talvez, vender bala no sinal!

Gostaria de conhecer as suas opiniões.
Até!