Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Perseus

Re.: Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Mensagem por Perseus »

Não foi o que eu perguntei.

Eu perguntei se a linguística ensina que devemos juntar as palavras com os pontos.

'Sim', ou 'não'?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Caro Pensador...

1)Concordamos que a Consciência é fator fundamental na estruturaçâo da Ordem.

Sim, ou algo que costumamos à denominar de ordem, ou algo que aparenta ordem quando o observamos e tomamos consciência e conceituamos.

2)Enquanto para vc a Consciência de cada indivíduo cria a ordem na medida em que a concebe e a sistematiza,ficou claro que para mim existe uma Ordem extrinseca e um Ordenador extrinseco.

Eu acho que existe uma desordem extrínseca por definição geral, que se torna ordem em partes quando observada por um ordenador qualquer (consciência).

3)Finalmente,mesmo em tua visâo de organizaçâo,podemos abstrair o dado de que a construçâo da ordem presente no universo se deve à atividade organizadora de uma Consciência.

Sim, uma consciência qualquer, pode ser a minha, a sua, enfim.
Consciências que apenas podem organizar partes do total, veja bem: o organizar aí ocorre dentro da própria consciência.

Mas sobretudo podemos abstrair que enquanto nossa consciência nâo é perfeita e enxerga várias matizes de imperfeiçôes no universo,deve necessariamente existir uma Consciência Perfeita que observe um universo sem nenhum grau de desordem e caoticidade.

Bom, aqui diferimos um tanto, pra mim a perfeição é só um conceito da própria consciência, não cabe usar esse termo como se fosse real e absoluto.

Ou seja, ao se fazer a observação automaticamente se tem tal conceito, assim como todos os outros. Sem observação, tudo é neutro e puro caos. Ou se preferir pode ser um ‘’perfeito’’ caos.

Baseado em que afinal?Baseado na correlaçâo grau de sistematizaçâo e organizaçâo da Consciência que pesquisa e observa/grau de organizaçâo da realidade observada.

Esse grau de sistematização/organização é dado pela consciência individual que observa o caos ordenando-o assim. A realidade é sempre caótica.

Se supusermos entâo uma Consciência perfeitamente organizadora e ordenada logo o produto equivalente de sua observaçâo será uma realidade perfeitamente ordenada.Nâo Há dualismo aqui porque um universo finitamente comlexo pode ser perfeitamente organizado mas uma Consciência infinitamente estruturada e organizada tem de ser infinitamente complexa.

Qualquer consciência é organizadora e ordena as informações extraídas da realidade caótica, e sempre terá para si sua própria realidade ordenada que foi deduzida da observação. Alguns dão à isso o nome de ilusão, para separar a realidade geral da realidade observada.

A Estatística claramente nos informa que se o valor de duas variáveis matemáticas que constantemente variem entre si em proporcionalidade passem a equivaler em grau máximo de uma escala de probabilidade,logo os dois valores tem de existir.

Portanto se a própria existência esquematizada de uma realidade e o grau de estruturaçâo lógica desta realidade dependem de uma Consciência,logo a existência do universo e a percepçâo de uma Ordem Infinita imanente à uma Mente cósmica infinita tem de existir,assim como uma Mente cósmica infinitamente organizada e inteligente.

Por que a necessidade de se ter uma mente cósmica infinitamente organizada e inteligente?
Bastaria eu ou você, ou qualquer um observando e ordenando para se ‘’criar’’ informação estruturada.
Poderíamos até pensar numa mente cósmica que observasse a totalidade do caos ordenando apenas as informações dentro de si mesma, isso seria irrelevante para as outras consciências mais limitadas, pois não haveria interferência na realidade tal qual ela parece ser, puro caos.
E cada mente individual continuaria à criar seu próprio universo particular extraído desse caos, indiferente ao que a tal mente cósmica pudesse criar para si mesma.

Grande abraço...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Mensagem por Fernando Silva »

o pensador escreveu:E os seres humanos sâo polivalentes.Servir a Deus é trabalhar com alegria em sua funçâo e ter como motivaçâo honrá-lo em tudo que fizer,entendeu?

Por que temos que servir a Deus? Ele precisa de escravos?
Por que temos que honrá-lo?
Quem pediu para nascer?

o anátema

Re: Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

Mensagem por o anátema »

o pensador escreveu:De acordo com a teologia cristâ-judaica Deus é o supremo Ordenador inteligente do universo,preservando e conservando todas as variáveis que viabilizam a existência e a continuaçâo do maravilhoso fenômeno da Vida.

Não sei se é esse o caso não. Acho que uma interpretação teológica judaico-cirstã tão boa (e tão, ou mais, irrefutável) seria que ele fez um universo que em dado momento tivesse variáveis mais ou menos favoráveis ao surgimento e evolução da vida na Terra, sem no entanto que tivesse que ficar "segurando as pontas" das leis físicas, preservando essas variáveis de forma imprevista pelas leis que ele mesmo tivesse criado.

Deus porventura nâo cumpriru o desejo auto suficiente da humanidade e afrouxou o controle sobre as forças da natureza para que o homem se veja livre Dele e de sua Universal Ordem Criadora,fazendo afinal com esta decisâo resulte finalmente nos acontecimentos catastróficos relacionados ao clima e ao ambiente do planeta,bem como em genocídios e atrocidades entre humanos?

Não há evidências de períodos excepcionalmente menos catastróficos na história da humanidade na Terra.

Genocídios e atrocidades de causa humana ocorreram em muitos casos por justificativas religiosas, e não pelo contrário, por destronamento de deus(es).
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

o pensador escreveu:
Perseus escreveu:Então a linguística ensina que devemos juntar as palavras com os pontos?

Ensina que a Língua se transforma com o tempo e que as regras gramaticiais também.Mas além da Linguística,vc tem a necessidade de aprender as artimanhas da articulaçâo gramatical e retórica.

Não é porque a língua evolui que você pode cometer erros impunemente. Se você escrever um relatório para uma empresa cheio de erros como este, mandarão você reescrevê-lo.

Gente, a arrogância do pensa-que-pensa é tão grande que além de achar que sabe de matemática, sabe de filosofia e sabe de lógica, ainda pensa que seus erros de português são uma evolução da língua.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Perseus

Mensagem por Perseus »

E mesmo com todo esse "conhecimento", ele não consegue responder uma simples pergunta...
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Clauss

Mensagem por Clauss »

x03k98r escreveu:Eu acho que o Deus Judaico cristao nao é nada disso pensador. A única coisa que ele fez foi dizer faca-se luz; separar águas e por aí. Da Biblia nao se pode tirar a conclusao de que Deus criou tudo do nada, pr exemplo. Tal conceito é estranho naquela época e na cultura semita. E a ideia de um ordenador inteligente surge depois, através da teologia que pegou em ideias dos gregos, como o motor imóvel de Aristoteles. Ao separar Deus parece estar a ordenar, mas nao te esqueças que essa ordenaçao é vontade de Deus e nao Lei. Deus chega a ser arbitrário, com o dilúvio; Sodoma e Gomorra; morte dos primogénitos do Egipto...

Esqueceu de citar que no inicio Deus estava boiando sobre as águas...
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Cadê o livro?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

o pensador escreveu:
Perseus escreveu:A propósito, não sei se ja te disseram isso na Ferp, mas depois da vírgula e do ponto final, você não pode deixar a palavra junta.

Assim, é pecado: "estâo presas.Vc.."
Assim, é como o peludão como gosta: "..estâo presas. Vc"

Onde eu fiz isto?

Caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara-de-pau.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

o pensador

Mensagem por o pensador »

Márcio escreveu: Caro Pensador...

1)Concordamos que a Consciência é fator fundamental na estruturaçâo da Ordem.

Sim, ou algo que costumamos à denominar de ordem, ou algo que aparenta ordem quando o observamos e tomamos consciência e conceituamos.

Olá Márcio,

Aparentemente vc está adentrando numa análise quântica.Me parece muito com a filosofia do solipsismo.Ok,mas se a ordem está na mente e nâo na realidade externa,entâo devemos crer que a medida de ordem é relativa à capacidade cognitiva e ao conhecimento acumulado de cada consciência individual.Logo a ordem seria um conceito subjetivo e variável.

Isto também implica na morte definitiva do materialismo e das forças cegas impessoais.Tudo é controlado e arranjado por entidades mentais.

2)Enquanto para vc a Consciência de cada indivíduo cria a ordem na medida em que a concebe e a sistematiza,ficou claro que para mim existe uma Ordem extrinseca e um Ordenador extrinseco.

Eu acho que existe uma desordem extrínseca por definição geral, que se torna ordem em partes quando observada por um ordenador qualquer (consciência).

Confirmando o que eu disse acima.

3)Finalmente,mesmo em tua visâo de organizaçâo,podemos abstrair o dado de que a construçâo da ordem presente no universo se deve à atividade organizadora de uma Consciência.

Sim, uma consciência qualquer, pode ser a minha, a sua, enfim.
Consciências que apenas podem organizar partes do total, veja bem: o organizar aí ocorre dentro da própria consciência.

Idem.Consciências estruturam uma realidade caótica segundo os parâmetros da lógica e da razâo,e especialmente da ciência.

Mas sobretudo podemos abstrair que enquanto nossa consciência nâo é perfeita e enxerga várias matizes de imperfeiçôes no universo,deve necessariamente existir uma Consciência Perfeita que observe um universo sem nenhum grau de desordem e caoticidade.

Bom, aqui diferimos um tanto, pra mim a perfeição é só um conceito da própria consciência, não cabe usar esse termo como se fosse real e absoluto.

Ou seja, ao se fazer a observação automaticamente se tem tal conceito, assim como todos os outros. Sem observação, tudo é neutro e puro caos. Ou se preferir pode ser um ‘’perfeito’’ caos.

Ou seja,sem consciência observadora sem ordem.

Baseado em que afinal?Baseado na correlaçâo grau de sistematizaçâo e organizaçâo da Consciência que pesquisa e observa/grau de organizaçâo da realidade observada.

Esse grau de sistematização/organização é dado pela consciência individual que observa o caos ordenando-o assim. A realidade é sempre caótica.

Idem às respostas anteriores.

Se supusermos entâo uma Consciência perfeitamente organizadora e ordenada logo o produto equivalente de sua observaçâo será uma realidade perfeitamente ordenada.Nâo Há dualismo aqui porque um universo finitamente comlexo pode ser perfeitamente organizado mas uma Consciência infinitamente estruturada e organizada tem de ser infinitamente complexa.

Qualquer consciência é organizadora e ordena as informações extraídas da realidade caótica, e sempre terá para si sua própria realidade ordenada que foi deduzida da observação. Alguns dão à isso o nome de ilusão, para separar a realidade geral da realidade observada.

Aqui se encontra uma divergência entre nós.Vc diz que qualquer consciência é capaz de organizar plenamente as informaçôes sensoriais mas toda consciência limitada por definiçâo nâo é capaz de dissipar todo caos no que observa.

Uma consciência finita sempre encontrará defeitos e imperfeiçôes no que pesquisa.Agora,para uma consciência perfeitamente ordenada a realidade sempre será perfeitamente hamônica.Para esta circunstância em particular,nâo existe caos,desordem,aleatoriedade e acontecimento casual,e sim propósito e ordem intencional.Portanto existe uma Mente Infinita.

Outra implicaçâo é que tanto a Mente infinita quanto o universo perfeito devem existir fundamentaçmente,no mesmo nível de realidade pois o seu nível de ordem e acuidade é absoluto.Nâo há caos e probabilidades casuais.

A Estatística claramente nos informa que se o valor de duas variáveis matemáticas que constantemente variem entre si em proporcionalidade passem a equivaler em grau máximo de uma escala de probabilidade,logo os dois valores tem de existir.

Portanto se a própria existência esquematizada de uma realidade e o grau de estruturaçâo lógica desta realidade dependem de uma Consciência,logo a existência do universo e a percepçâo de uma Ordem Infinita imanente à uma Mente cósmica infinita tem de existir,assim como uma Mente cósmica infinitamente organizada e inteligente.

Por que a necessidade de se ter uma mente cósmica infinitamente organizada e inteligente?
Bastaria eu ou você, ou qualquer um observando e ordenando para se ‘’criar’’ informação estruturada.
Poderíamos até pensar numa mente cósmica que observasse a totalidade do caos ordenando apenas as informações dentro de si mesma, isso seria irrelevante para as outras consciências mais limitadas, pois não haveria interferência na realidade tal qual ela parece ser, puro caos.
E cada mente individual continuaria à criar seu próprio universo particular extraído desse caos, indiferente ao que a tal mente cósmica pudesse criar para si mesma.

Leia minha última resposta.

Abc.

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:E os seres humanos sâo polivalentes.Servir a Deus é trabalhar com alegria em sua funçâo e ter como motivaçâo honrá-lo em tudo que fizer,entendeu?

Por que temos que servir a Deus? Ele precisa de escravos?
Por que temos que honrá-lo?
Quem pediu para nascer?

Precisamos sempre servir a Deus porque se nâo servimos um Organizador inteligente escolheremos sua contraparte:O Caos e a ocorrência de eventos fortuitos.E Deus,sendo um ente perfeitamente ordenado,nâo pode ser mal porque o mal indica desarmonia edesordem e onde há um Ordenador infinitamente inteligente nâo há desarmonia.

o pensador

Re: Desentronizar Deus implica na entronizaçâo do Caos?

o anátema escreveu:
o pensador escreveu:De acordo com a teologia cristâ-judaica Deus é o supremo Ordenador inteligente do universo,preservando e conservando todas as variáveis que viabilizam a existência e a continuaçâo do maravilhoso fenômeno da Vida.

Não sei se é esse o caso não. Acho que uma interpretação teológica judaico-cirstã tão boa (e tão, ou mais, irrefutável) seria que ele fez um universo que em dado momento tivesse variáveis mais ou menos favoráveis ao surgimento e evolução da vida na Terra, sem no entanto que tivesse que ficar "segurando as pontas" das leis físicas, preservando essas variáveis de forma imprevista pelas leis que ele mesmo tivesse criado.

Desta forma ele poderia ser acusado de desleixo.Um Deus infinito tem de necessariamente concluir um trabalho perfeito empregando os melhores meios possíveis.

Deus porventura nâo cumpriru o desejo auto suficiente da humanidade e afrouxou o controle sobre as forças da natureza para que o homem se veja livre Dele e de sua Universal Ordem Criadora,fazendo afinal com esta decisâo resulte finalmente nos acontecimentos catastróficos relacionados ao clima e ao ambiente do planeta,bem como em genocídios e atrocidades entre humanos?

Não há evidências de períodos excepcionalmente menos catastróficos na história da humanidade na Terra.

Genocídios e atrocidades de causa humana ocorreram em muitos casos por justificativas religiosas, e não pelo contrário, por destronamento de deus(es).

A desordem à que me refiro nâo é necessariamente geológica,mas sim individual e cósmica.A segunda lei da termodinâmica nos informa claramente que o nível de organizaçâo e de reserva útil de energia estâo paulatinamente findando.Isto em última análise terminará por afetar a Terra também.

O envelhecimento e a morte de seres orgânicos é outra prova contundente da desordem crescente à todos os níveis da realidade do universo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

o pensador escreveu:Precisamos sempre servir a Deus porque se nâo servimos um Organizador inteligente escolheremos sua contraparte:O Caos e a ocorrência de eventos fortuitos.E Deus,sendo um ente perfeitamente ordenado,nâo pode ser mal porque o mal indica desarmonia edesordem e onde há um Ordenador infinitamente inteligente nâo há desarmonia.

O que é mau para você pode ser bom para Deus. O que lhe parece injusto, pode ser a justiça absoluta para Deus.
Deus pode lhe fazer algo que lhe pareça horrososo e você ainda vai ter que agradecer a ele, pois, se vem de Deus, é bom.

Só não vejo por que temos que gostar de algo que não nos agrada só porque vem de Deus.

Seria muita pretensão nossa achar que nossos critérios de bom e justo são iguais aos de Deus.
Podemos ter uma enorme decepção depois da morte.

Clauss

Mensagem por Clauss »

Esse site é muito estranho. Hora tentam provar a existência de Deus, hora da inexistência, ora de sua bondade (ou falta dela). Enquanto isso lá no céu Caiman os anjos dizem graças (aos dólares).
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:Precisamos sempre servir a Deus porque se nâo servimos um Organizador inteligente escolheremos sua contraparte:O Caos e a ocorrência de eventos fortuitos.E Deus,sendo um ente perfeitamente ordenado,nâo pode ser mal porque o mal indica desarmonia edesordem e onde há um Ordenador infinitamente inteligente nâo há desarmonia.

O que é mau para você pode ser bom para Deus. O que lhe parece injusto, pode ser a justiça absoluta para Deus.
Deus pode lhe fazer algo que lhe pareça horrososo e você ainda vai ter que agradecer a ele, pois, se vem de Deus, é bom.

Só não vejo por que temos que gostar de algo que não nos agrada só porque vem de Deus.

Seria muita pretensão nossa achar que nossos critérios de bom e justo são iguais aos de Deus.
Podemos ter uma enorme decepção depois da morte.

Fernando,

Os critérios de bondade tem de seguir uma Lei geral.A bondade é demonstraçâ de altruísmo e de ordem.Por exemplo,quanto mais harmonioso e ordenado for um sistema mais funcional e benéfico ele será.A entropia(desordem e desarmonia) é que causa transtornos.Um Deus infinito nunca é consumido,nem menos em uma fraçâo mínima,pela entropia ou desordem e portanto devemos assumir que Ele e seus desígnios sâo perfeitamente harmoniosos e ordenados.

Nâo há o que aprender a respeito da bondade senâo que ela é altruísta e benéfica.Um Bem é um bem em si.Deus emprega meios bons e agradáveis para resultar num fim bom.Quando há desgraça e sofrimento é por resultado direto do afastamento de Deus em resposta à escolha humana.

o pensador

Nâo que pessoas boas nâo sofram desgraças,mas sim que nâo existem pessoas verdadeiramente boas.Todas as pessoas tem uma natureza corrompida pelo egocentrismo e pela auto deificaçâo.

A diferença entre "remidos" e "perdidos" nesta vida é de ordem quantitativa e nâo de ordem qualitativa.Deus está presente em todos,mesmo nos rebeldes,mas Sua Presença se faz mais marcante nos salvos.Porém tanto um quanto tem uma natureza que tende à priorizar os valores segundo os próprios juízos e a considerar-se fonte absoluta dos valores,nesta vida.

Clauss

Mensagem por Clauss »

O único valor real dessa vida é o PODER. Nem mesmo Deus vive sem PODER. Fora do capitalismo não há salvação.

o pensador

Johnny escreveu:O único valor real dessa vida é o PODER. Nem mesmo Deus vive sem PODER. Fora do capitalismo não há salvação.

E Nâo há Poder sem Ordem,como também nâo há Ordem sem Poder.O Caos é inutilizaçâo total.

Clauss

Mensagem por Clauss »

O poder gera o caos e não o caos gera o poder. Para se ter ordem não é necessário se ter poder mas para se ter o caos é necessário extinguir a ordem e vice versa. O poder é absoluto. Sempre.

Makaveli

Mensagem por Makaveli »

A discussão aqui está interessante. Associar Deus à ordem e à harmonia é interessante. Mas, o caos, ou a desarmonia da vida é evidente, e está palpável aos nossos olhos. Como tirar toda a responsabilidade de Deus e culpar apenas ao homem? Me acompanhem: sim, o homem e sua desobedîência (pecado) podem ser os responsáveis pelas consequência negativas que sofremos (caos, a dor...) Mãããs... QUEM criou o homem, o certo, o errado, a harmonia e inclusive a desarmonia??? DEUS, claro! Então... Deus não tem responsabilidade nenhuma sobre o sofrimento humano? Porque ele simplesmente não apaga da existência quem se contrapõe a Ele? Ah, já sei, porque ele é justo e não pode contrariar a si mesmo, certo? Tudo bem, mas antes mesmo de criar o jogo cósmico, a piada existêncial, ele já sabia de cada criança que seria torturada até a morte, cada doente sofrendo dores lancinantes até o último suspiro, cada coração partido, cada grito de dor... e aí, gente?? E olha que creio em Deus, hein... como vocês me respondem isso???
Imagem

o pensador

Makaveli escreveu:A discussão aqui está interessante. Associar Deus à ordem e à harmonia é interessante. Mas, o caos, ou a desarmonia da vida é evidente, e está palpável aos nossos olhos. Como tirar toda a responsabilidade de Deus e culpar apenas ao homem? Me acompanhem: sim, o homem e sua desobedîência (pecado) podem ser os responsáveis pelas consequência negativas que sofremos (caos, a dor...) Mãããs... QUEM criou o homem, o certo, o errado, a harmonia e inclusive a desarmonia??? DEUS, claro! Então... Deus não tem responsabilidade nenhuma sobre o sofrimento humano? Porque ele simplesmente não apaga da existência quem se contrapõe a Ele? Ah, já sei, porque ele é justo e não pode contrariar a si mesmo, certo? Tudo bem, mas antes mesmo de criar o jogo cósmico, a piada existêncial, ele já sabia de cada criança que seria torturada até a morte, cada doente sofrendo dores lancinantes até o último suspiro, cada coração partido, cada grito de dor... e aí, gente?? E olha que creio em Deus, hein... como vocês me respondem isso???

Deus criou o homem com o intuito de fazê-o compartilhar da Sua Glória.O homem nâo cessará de existir contra a própria vontade e geralmente o ser humano prefere ser Livre e Árbitro da própria existência ao aniquilamento.

O suicídio,por exemplo,é basicamente uma tentativa de aniquilar o sofrimento de uma existência repleta de privaçôes do que aniquilar a existência propriamente dita.O objeto que se pretende extinguir é somente a privaçâo e ausência de Bem Estar e Satisfaçâo e nâo a própria Vida.

Aqueles que tiverem ido ao "Inferno",só sentirâo Frustraçâo e Remorso depois de milhôes de milhôes de anos vivendo de tudo quanto é modo e navegando entre cosmovisôes distintas.

o pensador

A moral da história é que se o homem formula e centraliza seus ideais,valores e projetos nas próprias conjecturas e aspiraçôes do Ego,ele indiretamente rejeita e recusa o controle absoluto do Ordenador Universal e se coloca como o próprio Ordenador.

Desde que o ser humano é finito e tem necessidades de proteçâo cósmica,ele nâo deve abrir mâo da Mente Infinita pois caso se rebele contra seu controle sua escolha será portanto plenamente efetuada;ele terá que controlar as forças do Caos por conta própria e dissipar todas as formas de aleatoriedade e casualidade pois julgou ser o Ordenador e expulsou o Ordenador Universal de sua vida.

o pensador

Johnny escreveu:O poder gera o caos e não o caos gera o poder. Para se ter ordem não é necessário se ter poder mas para se ter o caos é necessário extinguir a ordem e vice versa. O poder é absoluto. Sempre.

Só há Poder quando há um mínimo de Ordem.O Caos total nâo permite organizaçâo e nem configuraçâo alguma.

Makaveli

Mensagem por Makaveli »

O Pensador escreveu:Deus criou o homem com o intuito de fazê-o compartilhar da Sua Glória.O homem nâo cessará de existir contra a própria vontade e geralmente o ser humano prefere ser Livre e Árbitro da própria existência ao aniquilamento.

O suicídio,por exemplo,é basicamente uma tentativa de aniquilar o sofrimento de uma existência repleta de privaçôes do que aniquilar a existência propriamente dita.O objeto que se pretende extinguir é somente a privaçâo e ausência de Bem Estar e Satisfaçâo e nâo a própria Vida.

Aqueles que tiverem ido ao "Inferno",só sentirâo Frustraçâo e Remorso depois de milhôes de milhôes de anos vivendo de tudo quanto é modo e navegando entre cosmovisôes distintas.

Deus realmente deve ter criado o homem para compartilhar da sua glória, mas já sabia da rebeldia e do sofrimento. Ou será que a onisciência de Deus é relativa??
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Caro colega Pensador:
Precisamos sempre servir a Deus porque se nâo servimos um Organizador inteligente escolheremos sua contraparte:O Caos e a ocorrência de eventos fortuitos.E Deus,sendo um ente perfeitamente ordenado,nâo pode ser mal porque o mal indica desarmonia e desordem e onde há um Ordenador infinitamente inteligente nâo há desarmonia.

Eu suponho pelo seu entendimento exposto, que você aparentemente não consegue abstrair seus pensamentos que são puramente e exclusivamente centrados nos conceitos que a mente estabelece acerca do mundo sensorial do dia-a-dia corriqueiro.

Eu acho que você deveria tentar extrapolar, abster-se tanto quanto possível de tais conceitos relativos ao mundo de ilusões conceituais que vivemos, para se tentar entender a complexidade da realidade.

Vejamos, tente ver a realidade como algo isento completamente de conceitos, ela é puramente mecânica, ou seja: sistemas aparentemente caóticos, (lembre-se, ordem e desordem também são conceitos) de onde emergem as propriedades que a consciência consegue ordenar após uma observação, (aqui quero deixar uma explicação acerca do meu entendimento sobre a palavra ‘’caos’’, que pra mim significa apenas uma ‘’área’’ da realidade onde a consciência não consegue extrair entendimento ou ordem conceitual) construindo em si mesma um mundo mental próprio que é apenas um entendimento particular da realidade.

Portanto, a realidade NÃO é construída de eventos maus ou bons, perfeitos ou imperfeitos, belos ou feios, harmoniosos ou desarmoniosos, isso cabe a cada consciência inferir de modo particular.

Uma ‘’perfeita’’ mente organizadora da realidade apenas nos imporia seus próprios conceitos supostamente ‘’perfeitos’’. E ademais, suponho que uma observação total do infinito seria teoricamente possível apenas por uma consciência também infinita, logo não haveria “espaço” para consciências fragmentadas individuais, tais quais as nossas.

A graça da existência está justamente na multiplicidade de mundos mentais formados por cada consciência em particular.

Eu imagino que esse deus conceitual religioso carece de uma certa lógica, pois tal ser cheio de uma moral limitadora (os limites são inerentes aos conceitos e definições de toda mente consciente das PARTES observadas), criador de um mundo com seres inferiores vivendo nele e querendo que todos eles sigam um plano geral, me parece, digamos... Tão humano.

Vamos lá, todavia, eu até poderia supor algo que se assemelhasse a um deus, que seria totalmente isento de conceitos humanos de qualquer espécie, pura lógica mecânica e absolutamente sem emoções, já que essas se originam dos conceitos.

Algo meramente formador de estruturas, um “corpo-suporte”, de onde emerge tudo aquilo que entendemos como mundo real e/ou mental.

Poderia até se pensar numa causa inicial, uma decisão primeira, (me refiro apenas ao universo corrente, pois a estrutura geral é dinâmica, sem começo ou um fim) sem que necessariamente houvesse um conhecimento do resultado posterior, que ao longo do seu curso seria alterado pelas mentes modificadoras a cada decisão que essas tomassem.

O papel da consciência é muito intrigante, uma estrutura sem consciência poderia ser muito dinâmica, executar ações automáticas tal qual qualquer maquina.

O papel da cada mente seria o de alterar o funcionamento dessa maquina no decorrer da existência.

Poderia-se até supor uma outra forma de entendimento, tudo seria composto de uma ORDEM mecânica de funcionamento cíclico onde cada mente introduziria uma DESORDEM ou alteração desse funcionamento, criando assim outras possibilidades.

Nesse caso a ORDEM seria algo estático e sem possibilidades, a DESORDEM seria o fator criativo alterador do enfadonho e sem graça.

Mas ao meu ver, a graça mesmo é que podemos, como consciências, imaginar quaisquer modelos para se entender aquilo que sentimos, pois a rigor tudo não passa de sensações mesmo.

Cada mente com seu mundo particular.

Grato...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Trancado