Argumento genético contra o espiritismo kardecista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Simão_Bacamarte
Contato:

Re.: Argumento genético contra o espiritismo kardecista

Mensagem por Simão_Bacamarte »

Vitor Moura, :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

§nake

Mensagem por §nake »

A genética não determina diretamente nada. Um gene produz uma proteína (diretamente é a única coisa que faz)... essa proteína entra depois numa cascata metabólica que vai produzir um fenótipo. Um gene apenas influência indiretamente um fenótipo, e o fenótipo é um jogo que depende da informação genética, da informação do microambiente químico do ovo, do ambiente químico uterino, etc. Mais tarde, no desenvolvimente, entra a cultura (os memes, que segundo Dawkins são muito mais poderosos que os genes: evoluem muito mais rápido). A forma com a leitura do DNA é feita pelos leitores do ovo também é importante. Tudo somado, o que temos é uma interação extremamente complexa em que nehum fator, desde o genético ao ambiental, se pode dizer determinista. Os genes dão-nos poderes, mas não obrigam a que joguemos com as suas cartas...
Editado pela última vez por §nake em 07 Mar 2006, 13:45, em um total de 1 vez.

Vitor Moura

Re: Re.: Argumento genético contra o espiritismo kardecista

Mensagem por Vitor Moura »

Simão_Bacamarte escreveu:Vitor Moura, :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Que é? Tá chorando porque?

o anátema

Mensagem por o anátema »

acho que o Samael desconsiderou a vivência pessoal, ou considerou isso junto do condicionamento social, e isso dá margem a essa diferença que a Salgueiro atribui aos espiritos
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

§nake

Mensagem por §nake »

Azatoth escreveu:Se os genes não são os mesmos, a personalidade não pode ser a mesma.

Este tipo de argumento :emoticon3: ... é como se dissessemos que se os genes fossem os mesmos a personalidade já poderia ser a mesma. :emoticon3:

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Samael escreveu:
Então, eu poderia concluir que uma criança, que nascesse em meio de extrema pobreza, filho e neto de gerações " brutas ", seria um bruto, certo ?

Não, ela TENDERIA a ser um "bruto", pois a realidade material dela se apresentou sempre com "brutalidade". Mas, não se pode definir com certeza.

Só que encontramos crianças " finas " com uma "bagagem " que a herança cultural e genética jamais capacitariam

Só se tais crianças tiverem contato com outras realidades materiais, diferentes da propiciada pela brutalidade e pela pobreza. O caso mais notório é o de Machado de Assis.

Procurar outra causa que não a herança cultural ou a herança genética implicaria fatalmente em alguma "causa espiritual", e isso entraria em choque novamente com o argumento explêndido do Manuel:

"Genes diferentes geram personalidades diferentes".

Não estou abrindo exceção, Samael. Genética bruta e condicionamento social também. E dentro desses parâmetros vc consegue encontrar lords e ladies

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

§nake escreveu:
Azatoth escreveu:Se os genes não são os mesmos, a personalidade não pode ser a mesma.

Este tipo de argumento :emoticon3: ... é como se dissessemos que se os genes fossem os mesmos a personalidade já poderia ser a mesma. :emoticon3:

Isso é fruto de observação superficial

Bjs

§nake

Mensagem por §nake »

Odeio que assassinem a genética... :emoticon11:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

§nake escreveu:Odeio que assassinem a genética... :emoticon11:

Detesto o uso exagerado dela

Bjs

§nake

Mensagem por §nake »

Assassinar a genética é dar um uso exagerado dela... :emoticon1:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

o anátema escreveu:acho que o Samael desconsiderou a vivência pessoal, ou considerou isso junto do condicionamento social, e isso dá margem a essa diferença que a Salgueiro atribui aos espiritos

Anátema, um dos fatos que compuseram minha adesão ao espiritismo, foi lidar com um grande número de crianças desde o nascimento, inclusive gêmeos univitelinos e bivitelinos

Bjs

o anátema

Mensagem por o anátema »

§nake escreveu:

mas ele colocou imediatamente em seguida:
E como várias condições do desenvolvimento de um indivíduo são sensíveis, é improvável que mesmo um clone criado em condições socio-culturais idênticas à vida anterior conservará personalidade similar em todos os aspectos significativos.

Quer dizer, mesmo que os genes fossem os mesmos, a personalidade ainda assim, dificilmente seria a mesma;

E ao mesmo tempo propoem que a alma iria "canalizar" o fenótipo da personalidade, a despeito das diferenças genéticas, ambientais e vivência pessoal
Editado pela última vez por o anátema em 07 Mar 2006, 14:17, em um total de 1 vez.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

§nake escreveu:Assassinar a genética é dar um uso exagerado dela... :emoticon1:

Acabei em redundância :emoticon16:

Bjs

videomaker

Re: Argumento genético contra o espiritismo kardecista

Mensagem por videomaker »

Não foi você que disse uma vez, quando solicitado para explicar os argumentos do pensador com os quais você concordava, que todos entendiam os argumentos dele, mas que era conveniente se fazerem de desentendidos?[/quote]

Falei foi ?
É que eu tinha bebido no dia ... só pode !
O pensador não é o cara que acredita que jesus é Deus mesmo que Jesus NUNCA tenha dito que era ?
Esse acredita em qualquer coisa ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Esse mesmo texto foi postado em resposta deu ter colocado que bem poderia ser que, em vez de consciências flutuantes acerebradas reencarnarem, apenas memórias de pessoas, mais ou menos fragmentadas, misturadas com de outras pessoas, ou mais integrais (as que mais causariam ilusão de reencarnação), poderiam ser transmitidas entre pessoas, inclusive depois da morte, por meios desconhecidos ...

Puxa vida , trasmissão por meios desconhecidos ?
Informações que povoam o eterio e se cominicam quando querem , sem ninguem saber como !
Isso é Quevediano demais , ou paixão demais para não assumir a possibilidade da rencarnação .

Vamos inventar , vamos inventar ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:A Salgueiro irá argumentar um texto?

???

Bjs

Clauss

Mensagem por Clauss »

salgueiro escreveu:

???

Bjs

Perguntei se você iria comentar um texto, um tópico... é que não tenho lido nada seu. Estou perguntando pois quero conhecer as correntes de pensamentos das pessoas. Entender o que elas adotam como método de avaliação critico-social. Só isso.
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

§nake

Mensagem por §nake »

o anátema escreveu:
§nake escreveu:

mas ele colocou imediatamente em seguida:
E como várias condições do desenvolvimento de um indivíduo são sensíveis, é improvável que mesmo um clone criado em condições socio-culturais idênticas à vida anterior conservará personalidade similar em todos os aspectos significativos.

Quer dizer, mesmo que os genes fossem os mesmos, a personalidade ainda assim, dificilmente seria a mesma;

E ao mesmo tempo propoem que a alma iria "canalizar" o fenótipo da personalidade, a despeito das diferenças genéticas, ambientais e vivência pessoal

Certo. Eu só apontei, porque depois o Samael usou a mesma frase dizendo que era um explendido argumento do Manuel.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:

???

Bjs

Perguntei se você iria comentar um texto, um tópico... é que não tenho lido nada seu. Estou perguntando pois quero conhecer as correntes de pensamentos das pessoas. Entender o que elas adotam como método de avaliação critico-social. Só isso.

Ah !

Com certeza, não uso a religião como diferenciador

Bjs

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

o anátema escreveu:acho que o Samael desconsiderou a vivência pessoal, ou considerou isso junto do condicionamento social, e isso dá margem a essa diferença que a Salgueiro atribui aos espiritos

A vivência pessoal é literalmente a realidade material. É como interpretamos, segundo nosso aparato intelectual e emocional, os fatos que ocorrem à nossa volta.

o anátema

Mensagem por o anátema »

sei lá o nick dele agora escreveu:Certo. Eu só apontei, porque depois o Samael usou a mesma frase dizendo que era um explendido argumento do Manuel.

então fui eu quem não viu o que vinha imediatamente após :emoticon16:
Editado pela última vez por o anátema em 07 Mar 2006, 15:31, em um total de 1 vez.

www.talkorigins.org

§nake

Mensagem por §nake »

Samael escreveu:

A vivência pessoal é literalmente a realidade material. É como interpretamos, segundo nosso aparato intelectual e emocional, os fatos que ocorrem à nossa volta.

A maior parte das vezes nem interpretamos, o nosso cérebro faz isso sozinho na incosnciência...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

salgueiro escreveu:
Samael escreveu:
Então, eu poderia concluir que uma criança, que nascesse em meio de extrema pobreza, filho e neto de gerações " brutas ", seria um bruto, certo ?

Não, ela TENDERIA a ser um "bruto", pois a realidade material dela se apresentou sempre com "brutalidade". Mas, não se pode definir com certeza.

Só que encontramos crianças " finas " com uma "bagagem " que a herança cultural e genética jamais capacitariam

Só se tais crianças tiverem contato com outras realidades materiais, diferentes da propiciada pela brutalidade e pela pobreza. O caso mais notório é o de Machado de Assis.

Procurar outra causa que não a herança cultural ou a herança genética implicaria fatalmente em alguma "causa espiritual", e isso entraria em choque novamente com o argumento explêndido do Manuel:

"Genes diferentes geram personalidades diferentes".

Não estou abrindo exceção, Samael. Genética bruta e condicionamento social também. E dentro desses parâmetros vc consegue encontrar lords e ladies

Bjs

Sônia, lembra-se das meninas encontradas que foram criadas entre os lobos?

Onde estava esse "diferencial espiritual" nelas? Elas tentavam uivar, elas não viviam como seres humanos.

Elas foram condicionadas, segundo o seu ambiente, a serem daquela forma.

Acho que inventar qualquer diferencial espiritual é procurar chifre em cabeça de boi.

Beijos.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

§nake escreveu:
Samael escreveu:

A maior parte das vezes nem interpretamos, o nosso cérebro faz isso sozinho na incosnciência...

Vero. Mas como eu sou muito detalhista, tenho mania de "desfiar" tudo o que vejo pela minha frente. Mas não nego que para vários fenômenos notórios ou mecânicos agimos quase que inconscientemente.

videomaker

Sônia, lembra-se das meninas encontradas que foram criadas entre os lobos?

Onde estava esse "diferencial espiritual" nelas? Elas tentavam uivar, elas não viviam como seres humanos.

Elas foram condicionadas, segundo o seu ambiente, a serem daquela forma.

Acho que inventar qualquer diferencial espiritual é procurar chifre em cabeça de boi.

Fala Sama !
Crianças criadas por lobo ?
Desde de que idade ?
Já ouvi falar , mais realmente sou cetico . :emoticon12:
Vc sabe os cuidados que um bebe tem que ter , sabe que quando nasce ate o primeiro ano , ele é totalmente dependente da mãe , e que essa mãe não pode ser um Lobo !
Editado pela última vez por videomaker em 07 Mar 2006, 15:19, em um total de 1 vez.

Trancado