Avatar escreveu:Não tenho essa resposta. E ela nunca foi o alvo de meu interesse. Posso confirmar, a mim mesmo, a veracidade desse desapego quando desencorajei meu irmão em sua busca por descobrir “quem foi Jesus Cristo”. O Cristo interior sempre foi mais importante para mim do que o Cristo histórico. Essa conversa é bastante estranha para se ter com um cético, mas faz parte dos riscos que eu aceitei ao me tornar membro deste fórum.
Não vejo necessidade em empreender esforços para conhecer e compreender Jesus de dois mil anos atrás, quando acredito que Ele está conosco, aqui e agora, e pode ser tão acessível quanto sincera for a procura. Sejam quais forem os motivos e necessidades didáticas que acompanharam Jesus em sua missão terrena, eles não seriam aplicáveis ao mundo moderno em sua totalidade. A Verdade é uma só, mas a fórmula para se ministrá-la não pode olvidar o contexto cultural em que nos encontramos inseridos, em cada época e lugar, com todas as implicações resultantes. Assim, tenho por fundamental compreender o que Ele tem a me dizer hoje, e deixar o passado exatamente onde ele está.
Mas como você sabe que existiu algum Jesus? Como você soube dele? Ora, através de lendas não confirmadas.
Você poderia trocar Jesus por qualquer outra divindade.
Daria no mesmo.
O máximo que você poderia é alegar que "sente" esse seu Jesus ou que escuta sua voz.
Ou que "sente" algum outro deus, sem nome.
Eu poderia supor que eram alucinações, mas não teria como refutar (mas continuaria não acreditando...).
Por outro lado, se você não "sente" nem ouve nada, talvez deva se questionar: por que Jesus e não Krishna ou Olorum?
Só porque é a crença predominante em sua cultura?