KARDECISMO - Raça adâmica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Alter-ego »

Péra, péra, péra aê!...

Muita calma nessa hora!
A reencarnação é o grande " nivelador ", hoje branco amanhã negro, de palestino para judeu. Porque as experiências são múltiplas

Se a reencarnação é um nivelador é porque as raças estão em níveis diferentes, correto?
"Noite escura agora é manhã..."

videomaker

Re: Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por videomaker »

Leo Vieira escreveu:Ô sua mula! Valores morais são relativos a cultura de cada povo! Cacete, será que é demais para você entender que não se pode traçar parâmetros comparativos a fim de dizer que povo é mais evoluído que o outro, tendo como base os valores morais? Mas que merda...

O Videomaker força a barra legal...

Amigo mula é o c... ok !
O padrão de civilização tem que ser observado , dizer que valores morais são variaveis e negar que exista o certo , ou apoiar a ignoracia de um povo !
Conversa fiada , dizer , eles extirpam o clitores das meninas , mais é natural é da tradição deles ... ignorancia e imbecilidade isso sim !
São menos evoluidos SIM !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Alter-ego escreveu:Péra, péra, péra aê!...

Muita calma nessa hora!
A reencarnação é o grande " nivelador ", hoje branco amanhã negro, de palestino para judeu. Porque as experiências são múltiplas

Se a reencarnação é um nivelador é porque as raças estão em níveis diferentes, correto?

Raças ?

Pessoas, indivíduos, estão em níveis diferentes sim. Faça-me o favor, não vai me dizer que o Gandhi e o Beira-Mar estão no mesmo estágio de desenvolvimento moral :emoticon5:

Bjs

videomaker

Você ainda não tinha dito nada... :emoticon16:

Mas é o seguinte: o que você entende por "espírito superior"?

Na minha visão das coisas, superior é aquele que não está no mesmo nível daqueles que estão com ele. Não implica em orgulho nem em arrogância mas em uma visão de um ponto de vista diferente. Senão vejamos: num mesmo lance de escada, quem estiver nos degraus de cima vai ter um panorama diferente daqueles que estão nos degraus abaixo. Você concorda que estando degraus acima e sendo o ponto de vista diferente, a descrição de um mesmo momento vai ser diferente para os que estão acima e os que estão abaixo? O mesmo deveria se dar com a visão das coisas a partir de um espírito "elevado" e um espírito "do mesmo nível"... :emoticon1:

Alguma coisa teria que indicar a pretensa superioridade dos espíritos que participaram da codificação, então... mas, infelizmente, ao serem afirmadas apenas as conclusões e a visão das coisas em conformidade apenas com o entendimento daquela época, tudo leva a crer que de fato não se tratavam de espíritos elevados e assim... tudo na codificação pode não passar de animismo puro onde apenas as idéias dos encarnados que participaram da mesma foram escritas e levadas adiante até hoje por falta de senso crítico dos espíritas.

:emoticon4:

Beijos[/quote]

Vc sabe que gosto do seu humor ! :emoticon1:
Não precisa tratar se de Animismo , pois a igualdade pode ser justicada justamente por serem espiritos do mesmo nivel dos encarnados , isso se assim foi !
Agora o que se sabe é que cada coisa vem ao seu tempo , essa é a base para evolução , gritar eu quero isso agora , não vai adiantar !

um cheiro.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Hrrr

Re.: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por Hrrr »

esse negocio de raça eh uma balela do carai
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

videomaker

Pô Video, aí tú tá de sacanagem, vou te fazer umas perguntas:

- Será que o vídeopoker é um asno descerebrado comedor de merda?

- Será que o videopoker é CORNO?

- Poderia o videopoker gostar de escorregar no pepino?!?!?!

Não se ofenda, são perguntas e não afirmações... :emoticon12: :emoticon12:

Abraços,[/quote]

Abmael , minhas respostas .

1 - Não como na sua casa !
2- Não casei com sua irma !
3 - Não sou vc !

Ei cara , É BRINCADEIRA HEIMMMMMM !
:emoticon12:

videomaker

Tranca-Ruas escreveu:
videomaker escreveu:Vamos no mesmo nivel :

Fo... os pigmeus que matam seu filhos pequenos e vivem em um mundo , onde existe o minimo de cultura e moral razoavel , se eles e vc não entendem, que eles , são menos evoluidos , e não entem que não são , que se ferrem na sua ignorancia !
Se isso for racismo , pronto kardec era racista !
Se os grupos etinicos forem uns mais evoluidos que os outros e vc não entende essa PORRA , FAZER O QUE ?

Huashuáshuáshuáshuáshuá!

O que tem uma coisa a ver com a outra?

De novo, ou você se faz de desentendido e conseqüentemente de louco; ou você não tem a menor noção do que lê e do que escreve.

Kardec não fez nenhuma análise antropológica, sociológica ou o que quer que seja! Ele inferiu um conceito de raça superior com base na sua interpretação, ainda dizendo-se guiado por espíritos de luz.

Ele afirmou, dizendo-se auxiliado por espíritos evoluídos, claro :emoticon12: , que existem raças mais evoluídas que outras e se alguém de uma raça menos evoluída consegue evoluir, existe um limite máximo que chegará dentro de sua raça e extrapolado este limite ele terá que reencarnar em uma raça mais adiantada!

Você não tem como negar isto, pois isto foi o que Kardec escreveu.

Tu ta de sacanagem , A diferença entre elas é que as torna mais ou menos adiantas !

A meu irmão cansei ...

Najma

Mensagem por Najma »

videomaker escreveu: Vc sabe que gosto do seu humor ! :emoticon1:
Não precisa tratar se de Animismo , pois a igualdade pode ser justicada justamente por serem espiritos do mesmo nivel dos encarnados , isso se assim foi !
Agora o que se sabe é que cada coisa vem ao seu tempo , essa é a base para evolução , gritar eu quero isso agora , não vai adiantar !

um cheiro.

Mas veja, Video...

Se foi apenas para confirmar os preconceitos de uma época, qual a necessidade de ter havido intervenção espiritual? :emoticon1:

A verdade, se é que existe uma, deveria atender a todas as épocas e ser calcada em bases genuinamente éticas, sem privilegiar uma etnia em desfavor de outra. Afinal se todos são pretensamente filhos de um mesmo pai... a base do que fosse dito por supostos espíritos em condições de falarem algo realmente edificante, deveria levar em conta a igualdade entre as pessoas e não predispô-las a criarem preconceitos e estigmas, concorda?

:emoticon1:

Beijos
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:

Muita calma nessa hora!

Raças ?

Pessoas, indivíduos, estão em níveis diferentes sim. Faça-me o favor, não vai me dizer que o Gandhi e o Beira-Mar estão no mesmo estágio de desenvolvimento moral :emoticon5:

Bjs

O Beira mar é mais evoluido. Ele não apoia o sistema de castas.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:Pô Video, aí tú tá de sacanagem, vou te fazer umas perguntas:

- Será que o vídeopoker é um asno descerebrado comedor de merda?

- Será que o videopoker é CORNO?

- Poderia o videopoker gostar de escorregar no pepino?!?!?!

Não se ofenda, são perguntas e não afirmações... :emoticon12: :emoticon12:

Abraços,

Abmael , minhas respostas .

1 - Não como na sua casa !
2- Não casei com sua irma !
3 - Não sou vc !

Ei cara , É BRINCADEIRA HEIMMMMMM !
:emoticon12:[/quote]

Espero que ao menos tenha percebido a besteira que escreveu anteriormente. Se não percebeu, as perguntas do Abmael devem ser encaradas com naturalidade por você.

Kardec era racista e ponto final.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

blink

Mensagem por blink »

ENCOSTO, tu já detonaste quase todas as fés conhecidas. Já só falta o Budismo. Para quando um breve estudo definitivo para acabar com o Budismo?

blink

Mensagem por blink »

O ENCOSTO escreveu:
Kardec era racista e ponto final.

Gostava de saber quem nao era racista naquele tempo? Até á segunda guerra mundial, as teorias eugénicas eram aceites como verdades sancionadas pela ciencia (Churchill, Bertrand Russel, por exemplo, eram eugenistas). De uma geral os brancos Ocidentais consideravam-se superiores a todos e depois havia gradaçoes entre eles. Os Britanicos achavam que eram os maiores, os Franceses também, os Alemaes também...
Esse Kardec nao era exeçao...

Botanico

Mensagem por Botanico »

Alter-ego escreveu:Não é isso, Bo-bo. Até porque, ao contrário do que você possa pensar de mim (como deve pensar de todos os ateus), a minha vida não é nem um pouco infeliz. :emoticon4:

A minha também não. Note que somos dois iguais: temos pressa em julgar um ao outro.

Alter-ego escreveu:Já não duvido que a sua seja, por seguir uma religião anti-metafísica de raiz gnóstica, que conclui que é preferível estar morto a estar vivo... :emoticon4:

E depois vocês céticos ficam achando-se injustiçados quando falamos que não entendem nada de Doutrina Espírita... Acaso nunca ouviu descrições de espíritos em situações infelizes? De onde concluiu que se diz em DE que é melhor estar morto do que vivo? Cada vez que um cético me escreve uma coisa dessas, vai fortalecendo o meu pensamento: _ Quanto mais sábios os céticos tentam parecer que são, mais ignorantes se revelam.

Alter-ego escreveu:No mais veja só: os espíritos não trarão nada de novo... Não ensinarão nada de interessante. Somente farão uma validação subjetiva que nunca será prova de nada... E ainda quer dizer que tenha alguma serventia...

Bem, aqueles que como você são ignorantes em matéria de DE, já tem esse pensamento préconcebido de que NADA DE NOVO OU INTERESSANTE será revelado. Não vou perguntar se estudou a respeito, pois é óbvio que chupou tal pensamento de outros iguais a você. Quanto à validação subjetiva, bem foi ela uma das responsáveis pelo sucesso ao Espiritismo aqui no Brasil. Na França ele declinou exatamente porque os trouxas de lá queriam encontrar isso que você parece querer: algo que fosse prova de tudo.

Falando em provas, quando os céticos me falam delas, eu só posso sorrir. Dizem que declarações extraordiárias exigem provas extraordinárias. Mas essas provas são só para os outros: os céticos fazem declarações absurdas, mas não se acham na obrigação de provar seus absurdos. Quer um exemplo? Aqui me dizem que TODOS os cientistas que se meteram a estudar os fenômenos mediúnicos e os endossaram OU ERAM BURROS E INCOMPETENTES E/OU ERAM CANALHAS. Bem, eu não consigo imaginar como, nem porque mais de 200 cientistas ao longo de mais de 80 anos fossem acometidos de uma burrice seletiva, que só os atacava quando iam estudar médiuns e/ou fossem mentirosos e canalhas em favor de uma coisa que só lhes trazia desprestígio perante seus colegas e sem nenhum motivo plausível.

Mas os céticos CRÊEM NISSO e PROCLAMAM ISSO. Mas não me apresentaram até agora qualquer prova de tão extraordinária declaração. Você se habilita a me apresentar as dita-cujas?

o anátema

Re: KARDECISMO - Raça adâmica

Mensagem por o anátema »

O ENCOSTO escreveu:39. - No estado atual dos conhecimentos, não é admissível a doutrina segundo a qual todo o gênero humano procede de uma individualidade única, de há seis mil anos somente a esta parte. Tomadas à ordem física e à ordem moral, as considerações que a contradizem se resumem no seguinte:
Do ponto de vista fisiológico, algumas raças apresentam característicos tipos particulares, que não permitem se lhes assinale uma origem comum.

BULLSHIT

Vamos ver se prova ou só diz e os trouxas que acreditem...

Há diferenças que evidentemente não são simples efeito do clima, pois que os brancos que se reproduzem nos países dos negros não se tornam negros e reciprocamente.

Não sei quando/se teriam proposto algo assim, mas de que ano é isso, de qualquer forma?

[...]Há-se, pois, de considerar as raças negras, mongólicas, caucásicas como tendo origem própria, como tendo nascido simultânea ou sucessivamente em diversas partes do globo.

E isso sem origem comum???

O cruzamento delas produziu as raças mistas secundárias.

Os brancos europeus são os mais miscigenados, são como uma mistura não muito recente de negros e asiáticos

Os caracteres fisiológicos das raças primitivas constituem indício evidente de que elas procedem de tipos especiais.

tipos especiais = criados especialmente?

As mesmas considerações aplicam, conseguintemente, assim aos homens, quanto aos animais, no que concerne à pluralidade dos troncos. (Cap. X, nos 2 e seguintes.)

Não sabia que o espiritismo era criacionista-fixista!!

Terra oca também? Geocentrista?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Mensagem por o anátema »

Botanico escreveu:[...]

Falando em provas, quando os céticos me falam delas, eu só posso sorrir. Dizem que declarações extraordiárias exigem provas extraordinárias. Mas essas provas são só para os outros: os céticos fazem declarações absurdas, mas não se acham na obrigação de provar seus absurdos. Quer um exemplo? Aqui me dizem que TODOS os cientistas que se meteram a estudar os fenômenos mediúnicos e os endossaram OU ERAM BURROS E INCOMPETENTES E/OU ERAM CANALHAS. Bem, eu não consigo imaginar como, nem porque mais de 200 cientistas ao longo de mais de 80 anos fossem acometidos de uma burrice seletiva, que só os atacava quando iam estudar médiuns e/ou fossem mentirosos e canalhas em favor de uma coisa que só lhes trazia desprestígio perante seus colegas e sem nenhum motivo plausível.

Mas os céticos CRÊEM NISSO e PROCLAMAM ISSO. Mas não me apresentaram até agora qualquer prova de tão extraordinária declaração. Você se habilita a me apresentar as dita-cujas?

Pela mesma argumentação, validaria-se qualquer criacionismo, por exemplo, dentre outras coisas.

Todos cientistas criacionistas são incompetentes, burros ou canalhas? Por que desde cerca de 150 anos atrás vêm defendendo algo que só lhes causa desprestígio?

("Detalhe": o desprestígio é só dentro do meio científico; tanto entre os espíritas quanto entre os criacionistas, esses são heróis)
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

salgueiro escreveu:

Muita calma nessa hora!

Raças ?

Bjs

:emoticon26:

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Botanico escreveu:Bem, aqueles que como você são ignorantes em matéria de DE, já tem esse pensamento préconcebido de que NADA DE NOVO OU INTERESSANTE será revelado. Não vou perguntar se estudou a respeito, pois é óbvio que chupou tal pensamento de outros iguais a você. Quanto à validação subjetiva, bem foi ela uma das responsáveis pelo sucesso ao Espiritismo aqui no Brasil. Na França ele declinou exatamente porque os trouxas de lá queriam encontrar isso que você parece querer: algo que fosse prova de tudo.[/color]

Claro! Os trouxas são os franceses. Os brasileiros é que são espertos!
Elegemos Lula, sancionamos a dilapidação do patrimônio público, estamos no 3° mundo, com um baixíssimo nível de desenvolvimento humano, alto índice de analfabetismo, baixa presença no nível superior, etc [ad nauseam]...
É! Os franceses devem [mesmo] ser uns trouxas!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Alter-ego escreveu:
Botanico escreveu:Bem, aqueles que como você são ignorantes em matéria de DE, já tem esse pensamento préconcebido de que NADA DE NOVO OU INTERESSANTE será revelado. Não vou perguntar se estudou a respeito, pois é óbvio que chupou tal pensamento de outros iguais a você. Quanto à validação subjetiva, bem foi ela uma das responsáveis pelo sucesso ao Espiritismo aqui no Brasil. Na França ele declinou exatamente porque os trouxas de lá queriam encontrar isso que você parece querer: algo que fosse prova de tudo.[/color]

Elegemos Lula, sancionamos a dilapidação do patrimônio público, estamos no 3° mundo, com um baixíssimo nível de desenvolvimento humano, alto índice de analfabetismo, baixa presença no nível superior, etc [ad nauseam]...

Estou cansado de ver este "argumento" repetido aqui no RV:
"Você não entende nada da DE".
Quando um cético questiona a DE, os espíritas têm que apresentar uma explicação que faça sentido, com base em seu "imenso" conhecimento da DE.
E quando é um ex-espírita, como o APODman, que questiona? E quando é um cético que leu toda a literatura espírita e continuou achando tudo idiota?
Na verdade, o que nos diferencia de vocês é a fé. Vocês estão predispostos a ver evidência incontestáveis onde nós vemos crendice, fraude ou coincidência.

O mesmo acontece nas discussões com crentes: com frequência eu mostro a eles que conheço muito mais sobre a Bíblia que eles, mas eles alegam que eu tenho que ter fé, que eu tenho que "aceitar Jesus" se quiser entender alguma coisa etc.

Parece-me que vocês confundem "conhecer a DE" com "aceitar a DE".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:
Alter-ego escreveu:Se a reencarnação é um nivelador é porque as raças estão em níveis diferentes, correto?

Raças ?

Bjs

Salgueiro, eu sei que você não leva a DE ao pé da letra, mas é ela que está sendo discutida aqui e ela diz claramente que os europeus são a raça mais evoluída, seguida dos orientais e, lá na rabeira, dos negros, que, por serem fisica e mentalmente inferiores, recebem espíritos menos evoluídos.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Alter-ego escreveu:Se a reencarnação é um nivelador é porque as raças estão em níveis diferentes, correto?

Raças ?

Bjs

Salgueiro, eu sei que você não leva a DE ao pé da letra, mas é ela que está sendo discutida aqui e ela diz claramente que os europeus são a raça mais evoluída, seguida dos orientais e, lá na rabeira, dos negros, que, por serem fisica e mentalmente inferiores, recebem espíritos menos evoluídos.

Eu sei, mas também já foi dito que ela devia sofrer uma revisão onde fosse provado que está errada. O próprio Kardec fez essa colocação, que nunca foi posta em prática, e que acaba causando uma celeuma desnecessária

Bjs

Botanico

Mensagem por Botanico »

o anátema escreveu:
Botanico escreveu:[...]

Pela mesma argumentação, validaria-se qualquer criacionismo, por exemplo, dentre outras coisas.

Todos cientistas criacionistas são incompetentes, burros ou canalhas? Por que desde cerca de 150 anos atrás vêm defendendo algo que só lhes causa desprestígio?

("Detalhe": o desprestígio é só dentro do meio científico; tanto entre os espíritas quanto entre os criacionistas, esses são heróis)

Não é a mesma coisa, pois o Criacionismo não pode ser experimentado. Não me consta que qualquer cientista criacionista fez qualquer experimento que comprove seus pontos de vista.

O mesmo já não aconteceu com o caso dos cientistas que investigaram a mediunidade. ELES FAZIAM EXPERIMENTOS, foram feitos milhares deles e os resultados eram, em sua maioria, concordantes.

E tem mais: só um cientista criacionista defende o Criacionismo. No caso dos estudos mediúnicos, diversos cientistas eram absolutamente contrários e queriam fazer experimentos exatamente para PROVAR QUE TUDO ERA FRAUDE. Mas em vez disso... endossaram que eram autênticos.

Como se explica isso?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Calma aí: eu me referia aos espíritas franceses e não ao povo. Esses espíritas sim deram uma de trouxas, pois RENEGARAM Kardec e quiseram fazer a coisa virar ciência e só ciência. André Dumas extinguiu a Revista Espírita e a União Espírita Francesa, substituindo-as por coisas ligadas à Parapsicologia. Foi o coroamento de um processo de degradação que começou com Leymarie. Todo esse esforço resultou em que lá nos anos 1980 havia só mil espíritas franceses. As obras espíritas, que aqui no Brasil são identificadas como tais em prateleiras próprias nas nossas livrarias, nas da França aparecem ao lado de obras de folclore, magia, superstição... Queria ver a cara do André Dumas numa livraria dessas...

Bem, o povo brasileiro é burro e atrasado (Kardec explica, viu?), talvez por ser um povo cheio de fé. Mas não sei não se é aí que está o problema. Sabe, lá na Ásia e em parte da Europa, diversos países foram governados sob uma filosofia ateísta, mas isso não produziu uma sociedade melhor, nem mais saudável, nem mais justa e as pessoas continuavam boas ou ruins como aquelas cujos governos repudiavam esse tipo de filosofia. Diga, por que o ateísmo fracassou em produzir coisa melhor. Ainda mais quando há quem proclame por aqui que o mundo será muito mais feliz quando se liquidar essa idéia de religião...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:Estou cansado de ver este "argumento" repetido aqui no RV:
Quando um cético questiona a DE, os espíritas têm que apresentar uma explicação que faça sentido, com base em seu "imenso" conhecimento da DE.
E quando é um ex-espírita, como o APODman, que questiona? E quando é um cético que leu toda a literatura espírita e continuou achando tudo idiota?

Esse é um assunto que sempre acaba entrando em discussão e vou colocar a forma que vejo

Muita gente por aqui, não conhece mesmo a doutrina em sua totalidade e acaba falando mesmo besteiras facilmente detectáveis

A dificuldade de se compreender os ex-espíritas vem do fato de, quem frequenta um centro, colocar em dúvida a veracidade da existência espiritual.Tive até o momento, pouco tempo como frequentadora de centro, mas passei tanto eu como minha mãe por algumas sessões de vidência com médiuns diferentes que não teriam de forma alguma como saber dos fatos relatados e preditos ( que vieram a acontecer ), onde o animismo não poderia caber jamais. Não acho válido entrar na seara pessoal, nem fazer afirmações sobre a vida alheia, mas intriga mesmo

Bjs

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Botanico escreveu:As obras espíritas, que aqui no Brasil são identificadas como tais em prateleiras próprias nas nossas livrarias, nas da França aparecem ao lado de obras de folclore, magia, superstição...

Realmente, o povo francês é bem inteligente! :emoticon13:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Estou cansado de ver este "argumento" repetido aqui no RV:
Mas seu Fernadô, de que adianta querermos postar imensos textos sobre DE, que os céticos nem se dão ao trabalho de ler porque cansa? Não foi essa a resposta que o Peixe Morto me deu?

Eu normalmente digo que "não se entende nada de DE" quando se misturam coisas que NÃO SÃO FORO DE DOUTRINA e querem que seja. Como esses textos de conteúdo politicamente incorreto e que são acusados de racismo. Já falei dúzias de vezes que são textos vinculados ao conhecimento CIENTÍFICO de uma época e povo específicos, que não tinham como ser desmentidos por falta de realidade objetiva. Mas hoje sabemos que as opiniões de Kardec a respeito estavam erradas. E acho que é aqui que entra o problema que deixam vocês céticos furiosos: NÓS NÃO FICAMOS DEFENDENDO A VALIDADE DESSES TEXTOS COM UNHAS E DENTES só por que Kardec os escreveu. Não. Kardec era falível e ninguém aqui nega isso. E exatamente ele não é um Moisés, um Buda, um Cristo ou um Mulamad para nós.

Ele fez um trabalho HUMANO e nesta condições não há trabalho que não esteja cheio de senões. Se pontos do trabalho dele merecem reparos, podemos repará-los sim, MAS NÃO POSSO ADULTERAR UMA OBRA. Ou seja, eu posso escrever folhetos, livros ou artigos dizendo que o livro da Genese e Obras Póstumas e outros estão errados assim ou assado, frito ou cozido, MAS NÃO POSSO fazer uma edição destes livros, alterando tudo o que está errado, pois aí eu ESTOU ADULTERANDO AS OBRAS.
E depois, que adiantaria? Viram os céticos e outros dizerem:
_ Ah! esta edição aqui está politicamente correta, mas vejam só o que Kardec disse de verdade! Foi isso, isto e aquilo!

Já que não vamos contentar a todos, fiquemos na nossa.

Lindo e maravilhoso! Acha por acaso que temos a pretensão de agradar a todos? No livro O que é o Espirtismo, Kardec diz claramente que:
_ Não insistimos que a crítica devesse aprovar as idéias espíritas, mesmo depois de as haver estudado. NÃO NOS REVOLTAMOS DE FORMA ALGUMA CONTRA AQUELES QUE NÃO PENSAM COMO NÓS.

É isso aí! O APODman provou e não gostou? Tá no direito dele e nas razões dele. E nem adianta eu questioná-lo, pois a razão que ele me apresentou, se me lembro bem e você aí confirma, é que achou que tudo aquilo era uma coisa muito idiota. Ora, como vou contestar um gosto? Como já dizia o Carlos Morimoto (criador do Linux Kurumin): Gosto não se discute, lamenta-se.

Na verdade, o que nos diferencia de vocês é a fé. Vocês estão predispostos a ver evidência incontestáveis onde nós vemos crendice, fraude ou coincidência.
Acertou! Nós temos uma fé raciocinada, que nos autoriza a duvidar, questionar e quebrar o pau se necessário for. Não temos de aceitar nada como vaquinhas de presépio. O mesmo já não acontece com vocês céticos, cuja fé TOTALMENTE CEGA exige que se veja crendice, fraude ou coincidência em tudo que contraria essa mesma fé. Certo?

Eu tenho insistido de que acho muito estranho que mais de 200 cientistas, ao longo de mais de 80 anos e trabalhando de forma independente ou em grupos, tenham sido enganados e/ou compactuado com os enganadores em defesa de uma crendice sem nenhum motivo plausível. Os céticos têm uma fé cega que exige que creiam nisso e ELES CRÊEM. Já a minha fé raciocinada me diz que é uma coisa muito improvável, pois aqueles cientistas nada tinham a ganhar e sim tudo a perder.
Concorda ou não?

O mesmo acontece nas discussões com crentes: com frequência eu mostro a eles que conheço muito mais sobre a Bíblia que eles, mas eles alegam que eu tenho que ter fé, que eu tenho que "aceitar Jesus" se quiser entender alguma coisa etc.

Parece-me que vocês confundem "conhecer a DE" com "aceitar a DE".
Nada disso. Você me mostrou que conhece o que da DE? Se vai refutar a DE, faça-o como um todo e não pinçando textos falhos aqui e ali e achar que com isso demoliu a doutrina. Neste caso dos textos de Gênese e Obras Póstumas, por exemplo. Eu já disse que eram textos de época e que não constituem foro de doutrina. Vejo que minhas respostas nunca foram contestadas quanto ao mérito, ou seja, ninguém nunca me provou que são de doutrina sim, pois são citados e defendidos em diversas obras espíritas e diversos autores espíritas relevantes fazem a defesa do racismo etc e tal. Nada!

Tudo o que vocês céticos fazem é só pegar esses mesmos textos e repostá-los dúzias de vezes. Será que não dá para virar esse disco não?

Trancado