Claudio Loredo escreveu:
As perguntas foram para o Johnny, mas vou responde-las
O ENCOSTO escreveu:Você já trabalhou em alguma industria?
Já trabalhei um ano em empresa de medio porte de prestação de serviços ligados a seguro. Trabalhava oito horas por dia, mas era um serviço repetitivo (conferência de documentos) e não tinha o direito de parar para respirar. Ir ao banheiro só com autorização. Não podia conversar com as pessoas ao meu lado. Eu era considerado uma máquina.
Já prestei serviços para industrias como terceirizado. Ficava só alguns dias nas industrias que eu visitava, mas eu via as pessoas trabalhando 12 horas por dia em média e em condições de ameaça a saúde.
O ENCOSTO escreveu:Poderia citar algumas empresas multinacionais que atuam fora da lei?
As empresas multinacionais não atuam fora das leis trabalhistas para não se envolverem em escandalos que podem afungentar investidores. Entretanto, elas tercearizam parte da produção para pequenas empresas, cujos funcionários são explorados até a última gota de sangue. Afinal, o patrão só quer saber de arrancar o couro do empregado.
Claudio, você definitivamente não sabe porra nehuma do que acontece dentro de uma industria. Você deve tomar como exemplo as imagens de TV que mostram bolivianos trabalhando ilegalmente em SP ou as reportagens sobre os cortadores de cana.
Eu sempre trabalhei dentro de industria, inclusive trabalhando por um salário mínimo em linha de montagem quando comecei.
E era justamente a fase onde eu mais "coçava o saco", sempre tentando encontrar formas de "camangar" mais e mais, ia ao banheiro toda hora para matar tempo, etc. E conversava com todo mundo dentro da linha de montagem.
Dei uma melhoradinha mas confesso que a pressão é infinitamente maior para os cargos administrativos.
Quanto mais você ganha, mais você é cobrado psicologicamente, mais você torna-se responsével, etc.
O pior exemplo de indistria que eu tenho em mente são as fundições.
Visitei uma ha alguns dias e confesso que fiquei apavorado com as imagens que vi: os caras não fazem PORRA NENHUMA, fora um ou dois vazamentos por turno.
Se fundição é assim, não sei de qual empresa você está falando. Além das que eu citei (bolivianos clandestinos e cortadores de cana).