60 perguntas que farão de você um ateu
Re.: 60 perguntas que farão de você um ateu
Não... não resultou. Próximo...
- carlo
- Gênero: Masculino
Re: Re.: 60 perguntas que farão de você um ateu
Mr.Hammond escreveu:Legal o tópico estar fixo. Assim muitos crentes ao passarem pelo rv sem postar talvez comecem a pensar.
Blz Niels, não tinha percebido que o tópico estava fixo, Vamos esperar a crentaiada com mais paciência e ao mesmo tempo vigor ao refutar?
- Carlos Castelo
Mr.Hammond escreveu:
Legal o tópico estar fixo. Assim muitos crentes ao passarem pelo rv sem postar talvez comecem a pensar.
Deus pode até deixá-los ver e ler, mas com certeza, não irá deixá-los pensar sobre tamanha heresia!

Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.
Henri Poincaré (1854-1912)
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.
Megas escreveu:Interessante hammond mas são faceis de responder se você for um cristão inteligente.
Qualquer padre pode explica-las.
Mas foi interessante.
São perguntas superficiais como, ao que parece, é o conhecimento de quem as formulou. São baseadas num conhecimento vulgar, sem aprofundamento. Mesmo assim, é interessante uma vez que faz aqueles que crêem (e detêm pouco conheciemnto sobre o assunto) estudarem e refletirem.
Abç
Leo
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Leonardo escreveu:Megas escreveu:Interessante hammond mas são faceis de responder se você for um cristão inteligente.
Qualquer padre pode explica-las.
Mas foi interessante.
São perguntas superficiais como, ao que parece, é o conhecimento de quem as formulou. São baseadas num conhecimento vulgar, sem aprofundamento. Mesmo assim, é interessante uma vez que faz aqueles que crêem (e detêm pouco conheciemnto sobre o assunto) estudarem e refletirem.
Abç
Leo
Se são superficiais, talvez você tenha uma resposta simples e incontestável a estas aqui:
1, 7, 9, 11, 12, 14, 20, 23, 30.
Fernando Silva escreveu: Se são superficiais, talvez você tenha uma resposta simples e incontestável a estas aqui:
1, 7, 9, 11, 12, 14, 20, 23, 30.
Assumirei o “crentes” como aqueles que crêem em uma divindade, ou seja, teístas.
Caso contrário, não me adequou a responder os quesitos.
Se eu tivesse respostas simples e incontestáveis a tais perguntas, provavelmente não estaria nesta lista, pois teria, no mínimo, vendido toneladas de livros e estariam debates de TV.
Além disso, respostas incontestáveis não fazem parte de padrões científicos, embora alguns se proclamem donos da “verdade”. Soam como dogmáticas.
Minha posição referente às questões que vc aponta seguem abaixo.
Em relação a 1. “Se Deus nos ama tanto e quer que estejamos com ele, por que ele poria nossas almas em risco ao deixar a difusão de sua palavra a cargo de seres humanos falíveis, mentirosos e pecadores? Será que um professor deixaria um dos alunos assumir seu lugar se isto pusesse em risco o futuro da classe?”
Sob a ótica dos meus anos de estudo sobre o tema e afinidades ao mesmo (e acredito também da maioria dos cabalistas), a compreensão vulgar e desinteressada (ou seja, sem querer se aprofundar no assunto), leva o vulgo – crente ou não crente em alguma divindade – a esta interpretação superficial.
Uma leitura criteriosa do Pentateuco, munido do conhecimento da do original, nos mostra que o único ato atribuído a Deus é a chama criação do “céus” e “terra” (ambos tem uma conotação bastante diferente da literal vulgar, como os elementos físicos).
Sendo curto e grosso: esse universo é uma brincadeira nossa.
Em relação a 7. “Se Deus é ominisciente, como ele poderia ter se arrependido de sua criação?”. A onisciência é um atributo divino, mas, conforme a última frase da resposta anterior, o chamado arrependimento é “equivocadamente” atribuído a Deus. Este universo é uma criação nossa, logo, se alguém agiu de forma “arrependida”, fomos nós mesmo.
Em relação a 9. “Por que Deus mandou o dilúvio para eliminar o mal da Terra? Não funcionou! O mal voltou logo em seguida. Deus já deveria saber que isto iria acontecer, então por que ele se deu ao trabalho?”. Está diretamente relacionado a resposta anterior. Se bem que o “tal dilúvio” me parece ser um acontecimento local, e não global como é suposto pela maioria.
Em relação a 11. “Por que um deus todo-poderoso teve que se tornar carne para poder se sacrificar em seu próprio nome, de modo a livrar sua criação de sua própria ira? Será que Deus, em sua sabedoria infinita, não teria uma solução menos primitiva?” Vixi!!! Digamos que o “diabo” “pecou”, o “homem” “pecou” e Jesus “pagou o saldo”.
Logo, me parece que todos são um só. Acho que a estatística explica melhor. Diante dos bilhões de seres em que nós nos manifestamos (homens), algum tinha que dar certo (Jesus). A este, Deus se uniu desde o princípio. Unindo-se a ele, cria-se uma outra ponte com o homem. Primeiro ele espira o homem de si, depois o aspira (não, Ele não ficou doidão com os viciados).
Em relação a 12. “Se tudo é “parte do plano de Deus”, como dizem os crentes, então Deus planejou todas as desgraças, todas as catástrofes e todos os nossos pecados e não precisamos sentir culpa por nada nem fazer nada para corrigir as coisas.”
Como disse, Deus “parou” após a criação do “céu” e “terra”. O resto, pode debitar na conta do “homem”.
Em relação a 14. “Se Deus não é a causa da confusão, o que dizer da Torre de Babel?” E vcs acreditam nisso? Mas é uma boa história para explicar aos povos primitivos as diversidades da língua. Falando sério, não estudei o tema, por isso eu estaria chutando se respondesse algo sobre o assunto. A única coisa que sei é que não é pra ser interpretado literalmente.
Em relação a 20. “Como podemos ser felizes no céu sabendo que pessoas que amamos estão sofrendo no inferno? Um crente me disse que as memórias que temos dos entes queridos são apagadas para não sofrermos no céu. Mas se perdemos nossa memória, não deixamos de ser nós mesmo?“ Acho que este crente sabe tanto quanto você sobre as escrituras. Inferno? Digamos que a concepção popular de céu e inferno é uma boa alegoria e nada mais. Funciona bem para ignorantes e preguiçosos.
Em relação a 23. “Por que dizem que temos livre arbítrio se só há duas opções: seguir a Deus e ir para o céu ou desobedecer e ir para o inferno?”. Talvez pelo fato de vc ter escutado alguém que interprete literalmente as escrituras e não tenha conhecimento para explicar o texto junto com a tradição de mais de 4000 anos no qual ele é oriundo. Como ir para o tal inferno?
Em relação a 30. “Se o homem é feito à imagem de Deus, então Deus tem pênis?” Lógico que sim. Vc não sabe que o céu é azul porque Deus é menino? Se fosse menina seria rosa.
É esta “tecla” que bato: falta de conhecimento. O homem criado a imagem semelhança de Deus é hermafrodita. Tanto é que Deus separa suas duas polaridades, masculina e feminina, na passagem que é traduzida como a primeira cirurgia torácica (“cela” foi traduzida como costela, mas também significa lado, parte, metade).
É difícil argumentar temas sérios em meio a perguntas tão carentes de conhecimento. É como perguntar sobre física quântica somente com os conhecimentos do ginásio ou primário.
Abç
Leo
- carlo
Meu Deus da Sheol, vc naum respondeu porra nenhuma e ainda fala de ginahsio aqui, e fala tbm de uma bosta de um livro chamado pentateuco....Porra!

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!
- Alenônimo
- Contato:
Leonardo, além de você mesmo não conhecer a Bíblia, ainda se esquivou das respostas. Era para respondê-las, não é?
Uma dica: leia a Bíblia. Mas leia mesmo. Leia do Gênesis até o Apocalipse. Não adianta nada você acreditar nele e não tiver lido sequer a Bíblia.
Uma dica: leia a Bíblia. Mas leia mesmo. Leia do Gênesis até o Apocalipse. Não adianta nada você acreditar nele e não tiver lido sequer a Bíblia.
carlo escreveu:Meu Deus da Sheol, vc naum respondeu porra nenhuma e ainda fala de ginahsio aqui, e fala tbm de uma bosta de um livro chamado pentateuco....Porra!
Quando as perguntas são feitas baseadas em conceitos equivocados ou incompletos, não é possível as responder sem correção.
Por exemplo: "Considerando somente os peixes, os elefantes têm penas?"
O Pentateuco são os cinco primeiros livros que compõem a Bíblia.
Abç
Leo
Alenônimo escreveu:Leonardo, além de você mesmo não conhecer a Bíblia, ainda se esquivou das respostas. Era para respondê-las, não é?
Bom, crença eu tenho em Deus. A Bíblia, é um estudo de referência.
Sobre as respostas, leia a minha postagem anterior. Se quiser, pode apontar as incongruencias nas minhas respostas ao Fernado Silva que você está julgando como ignorância sobre o texto em questão.
Abç
Leo
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Leonardo,
Se você não leva a Bíblia a sério e a considera apenas como lendas criadas por homens para explicar o deus deles, então suas respostas não vêm ao caso.
A idéia é que um crente, que considera a Bíblia inerrante e inspirada por Deus, responda.
Várias das perguntas estão baseadas em trechos que dizem "Deus fez isto, Deus fez aquilo". Se você já parte do princípio de que isto não foi bem assim, então por que responder? Suas respostas se resumem a "não devemos tomar a Bíblia ao pé da letra".
Você nos acusa de falta de conhecimento. E de onde vêm os seus conhecimentos? Dos tais 4 mil anos de tradição, que você mencionou? E desde quando tradição é conhecimento confiável? Há muitas religiões com milhares de anos de tradição, todas conflitantes entre si.
Antiguidade não prova nada e tradição é apenas uma coisa repetida durante muito tempo.
Na verdade, o nome do tópico está incorreto. Duvidar da Bíblia não faz de alguém necessariamente um ateu. A pessoa pode simplesmente abandonar as Escrituras e ficar com um deus pessoal, por exemplo, mas um crente que percebe que seu livro sagrado é um monte de besteiras corre o "risco" de se dar conta de que todos os livros sagrados são um monte de besteiras. E se torna teísta sem religião, o que pode levá-lo ao ateísmo quando perceber que não há nenhum motivo especial para se preocupar com a existência de deuses.
Se você não leva a Bíblia a sério e a considera apenas como lendas criadas por homens para explicar o deus deles, então suas respostas não vêm ao caso.
A idéia é que um crente, que considera a Bíblia inerrante e inspirada por Deus, responda.
Várias das perguntas estão baseadas em trechos que dizem "Deus fez isto, Deus fez aquilo". Se você já parte do princípio de que isto não foi bem assim, então por que responder? Suas respostas se resumem a "não devemos tomar a Bíblia ao pé da letra".
Você nos acusa de falta de conhecimento. E de onde vêm os seus conhecimentos? Dos tais 4 mil anos de tradição, que você mencionou? E desde quando tradição é conhecimento confiável? Há muitas religiões com milhares de anos de tradição, todas conflitantes entre si.
Antiguidade não prova nada e tradição é apenas uma coisa repetida durante muito tempo.
Na verdade, o nome do tópico está incorreto. Duvidar da Bíblia não faz de alguém necessariamente um ateu. A pessoa pode simplesmente abandonar as Escrituras e ficar com um deus pessoal, por exemplo, mas um crente que percebe que seu livro sagrado é um monte de besteiras corre o "risco" de se dar conta de que todos os livros sagrados são um monte de besteiras. E se torna teísta sem religião, o que pode levá-lo ao ateísmo quando perceber que não há nenhum motivo especial para se preocupar com a existência de deuses.
Fernando Silva escreveu:Leonardo,
Eu não diria que não levo a sério a bíblia, mas que ela está impregnada, dentre outras coisas, de tradições e histórias de um povo amalgamados com um conhecimento milenar, transmitido em forma de mito. Há necessidade de diferenciar todos estes segmentos para um estudo mais eficaz.
Eu só respondi porque vc solicitou que eu o fizesse.
Quanto à falta de conhecimento, ela é generalizada, não visa vc, o autor do tópico, o autor das perguntas, os que aqui se manifestaram (em maioria), mas ao povo em geral (ateu ou não).
Quanto aos meus conhecimentos, bem, eles vêem do estudo, ainda elementar, da cultura e da língua daqueles que escreveram os textos citados, bem como uma comparação com os textos de igual nível de outras filosofias, dentre outras coisas. Estes costumes arraigados e praticados no tempo, eu denominei por tradição. Estudar sem conhecer tais “particularidades”, sob meu ponto de vista, é dar uma tese de doutorado em física quântica a um estudante do primeiro ano de letras que não gosta de exatas.
Assim sendo, discordo de vc quanto à confiabilidade das tradições em relação a estudos análogos ao que me referi.
Quanto ao nome do tópico, bom, o autor deverá explicar (ou não) o que motivou ele a o adotar na forma atual.
Abc
Leo
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Leonardo escreveu:Quanto aos meus conhecimentos, bem, eles vêem do estudo, ainda elementar, da cultura e da língua daqueles que escreveram os textos citados, bem como uma comparação com os textos de igual nível de outras filosofias, dentre outras coisas. Estes costumes arraigados e praticados no tempo, eu denominei por tradição. Estudar sem conhecer tais “particularidades”, sob meu ponto de vista, é dar uma tese de doutorado em física quântica a um estudante do primeiro ano de letras que não gosta de exatas.
Assim sendo, discordo de vc quanto à confiabilidade das tradições em relação a estudos análogos ao que me referi.
Se você estudar as tradições, apenas ficará sabendo muito sobre elas e perceberá quais influências cada uma teve sobre as outras, como evoluíram, o que significam etc., mas elas continuarão sem nenhum valor quanto a responder a perguntas do tipo "Deus existe?" ou "De onde vem o universo?"
As tradições só lhe darão respostas inventadas por nossos antepassados, mais nada.
Fernando Silva escreveu: Se você estudar as tradições, apenas ficará sabendo muito sobre elas e perceberá quais influências cada uma teve sobre as outras, como evoluíram, o que significam etc., mas elas continuarão sem nenhum valor quanto a responder a perguntas do tipo "Deus existe?" ou "De onde vem o universo?"
As tradições só lhe darão respostas inventadas por nossos antepassados, mais nada.
Quanto à pergunta “Deus existe”, estou inclinado a concordar, mas sobre "De onde vem o universo?", minhas pesquisas têm sido produtivas. Esta sua conjectura é sua, não universal.
Além disso, um estudo comparativo de tradições vai bem além das suas suposições acima. Elas podem mostrar pontos comuns em povos com ligação remota. Nos meus estudos isso é fundamentalmente mais importante do que as diferença entre as culturas e as influencias que uma teve sobre a outra.
As respostas que você toma como inventada pelos nossos antepassados podem ser intrigantes e bastante modernas, apontando fatos que somente com o desenvolvimento da física moderna puderam ter paralelo ou similitude em suas explicações.
Abç
Leo
Resposta à pergunta nº 1
Entendo todas as dúvidas de vocês, mas somente um estudo realmente imparcial da doutrina espírita (que está longe de revelar todas as verdades do mundo espiritual e de Deus), dedicado e de boa vontade responderia pelo menos a maioria dessas questões.
Eu também já fui um ateu dos mais ferrenhos e intransigentes, concordando com todas as propostas de pensamento depositadas aqui neste site, mas depois de estudar a doutrina espírita em um centro espírita sério (se alguém se interessar procure informar-se na FEB http://www.febnet.org.br, no Portal do Espírito http://www.espirito.org.br ou na federação espírita de seu estado), acabei por me render à sabedoria e à providência divina. Uma pessoa que acusa uma idéia ou uma religião sem conhecer verdadeiramente a sua essência é no mínimo leviana. Vou responder estas questões com o que eu aprendi até agora sobre o espiritismo, visto que somente à três anos comecei os meus estudos sobre a doutrina consoladora. Enfatizando o meu pouco aprendizado não tenho a pretensão de ter as respostas para todas as perguntas, pois Divaldo Pereira Franco, um dos maiores ícones da doutrina espírita da atualidade, disse certa vez em uma de suas palestras: “Se o estudo da doutrina espírita fosse uma maçã, eu ainda não teria passado nem da casca.”
RESPOSTA RESUMIDA DA QUESTÃO 01:
Os espíritos são criados simples, ignorantes e com livre arbítrio (ignorantes aqui no sentido de não saberem de nada das ciências e da moral) para evoluírem e tornarem-se perfeitos (o único espírito perfeito que habitou a terra foi Jesus). Deus os coloca no mundo assim, se eles optam pelo caminho pecaminoso, ou se decidem falar mentiras isso é inerente ao seu livre arbítrio. Realmente um professor não deixaria os alunos assumirem o seu lugar, mas também, não deixaria um aluno da 1ª série do ensino fundamental freqüentar o ensino médio ou o ensino superior. O aprendizado do espírito não é diferente ao do homem, é feito em etapas, portanto, nós aqui neste planeta, não podemos ter a mesma noção do amor de Deus e das ciências do universo da mesma forma que em um planeta mais evoluído como júpiter, por exemplo. Primeiro temos que passar por um ensino básico aqui pra depois, adquirimos algo mais concreto à frente, assim como uma criança na 1ª série não compreenderia as fórmulas físicas e químicas do 2º grau sem antes estudar o básico da matemática.
Alguns de vocês questionariam então (como eu já me questionei), porque então Deus não cria o espírito já perfeito, com todas as suas faculdades intelectuais e morais? A resposta é simples: que mérito teríamos da felicidade de gozar dos nossos conhecimentos intelectuais e morais, se não fizemos nada para merecê-los? Seríamos como os robôs que não tem vontade própria, apenas são criados e ali estão tal qual o 1º dia de sua existência. Seria sábio um Deus assim? Imagine se nós fossemos um deus o que iríamos preferir: um robô que faz as nossas vontades automaticamente, ou um filho com quem nós interagiríamos de igual para igual, ou seja, à nossa imagem e semelhança?
Um dia, impelidos pela lei do progresso e cansados de tanto sofrer pelos caminhos errados, compreenderemos a felicidade que Deus pôs ao alcance de todos, é a felicidade que nenhum prazer do Planeta Terra se compara, a felicidade suprema, aliás eu pergunto a vocês o que são 40 anos, 50 anos, 60 anos ou 90 anos diante da eternidade? O máximo que vocês conseguirão meus irmãos será a “reprovação no teste”, e serão obrigados à “repetir de ano”, voltando à este planeta para expelir as imperfeições espirituais que adquiriram durante a caminhada ou para aprender as leis do universo que não quiseram apenas porque sabem que 2+2=4, insistem em pular para o ensino médio, sendo que no ensino fundamental não aprenderam a multiplicação nem a divisão. O movimento espírita precisa de pessoas como os ateus, contestadoras, não imaginam vocês o que poderiam fazer para o adiantamento do mundo e adiantamento próprio se estudassem o espiritismo a fundo. Fazendo experiências, contestando, interagindo com a espiritualidade.
Fica aqui um pequeno resumo da 1ª questão e assim que tiver tempo esta semana voltarei para mostrar o meu ponto de vista de ex-ateu, para vocês nas outras questões. Abaixo, como sempre quando estudo, faço uma oração, fecho os olhos e deixo minhas mãos abrir uma página da blíbia, a página aberta foi a seguinte:
“De fato, a palavra da cruz é uma loucura para os que se perdem. Mas ela é o poder de Deus para os que se salvam. Porque está escrito: destruirei a sabedoria dos sábios e destruirei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde o letrado? Onde o pesquisador das coisas deste mundo? Não é verdade que Deus mudou a sabedoria do mundo em falta de bom senso? Isto, porque foi do agrado de Deus, segundo sua sabedoria, salvar os que crêem através da loucura da pregação, já que o mundo não conhece a Deus através da sabedoria própria. Mas os judeus exigem milagres e os gregos buscam a sabedoria. Nós pelo contrário, anunciamos um Cristo crucificado, que é um escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Cristo, no entanto, é o poder de Deus e a sabedoria de Deus para os escolhidos, quer judeus, quer gregos. Pois a loucura de Deus é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.” (Carta aos Coríntios capítulo 1, versículos 18 ao 25)
Eu também já fui um ateu dos mais ferrenhos e intransigentes, concordando com todas as propostas de pensamento depositadas aqui neste site, mas depois de estudar a doutrina espírita em um centro espírita sério (se alguém se interessar procure informar-se na FEB http://www.febnet.org.br, no Portal do Espírito http://www.espirito.org.br ou na federação espírita de seu estado), acabei por me render à sabedoria e à providência divina. Uma pessoa que acusa uma idéia ou uma religião sem conhecer verdadeiramente a sua essência é no mínimo leviana. Vou responder estas questões com o que eu aprendi até agora sobre o espiritismo, visto que somente à três anos comecei os meus estudos sobre a doutrina consoladora. Enfatizando o meu pouco aprendizado não tenho a pretensão de ter as respostas para todas as perguntas, pois Divaldo Pereira Franco, um dos maiores ícones da doutrina espírita da atualidade, disse certa vez em uma de suas palestras: “Se o estudo da doutrina espírita fosse uma maçã, eu ainda não teria passado nem da casca.”
RESPOSTA RESUMIDA DA QUESTÃO 01:
Os espíritos são criados simples, ignorantes e com livre arbítrio (ignorantes aqui no sentido de não saberem de nada das ciências e da moral) para evoluírem e tornarem-se perfeitos (o único espírito perfeito que habitou a terra foi Jesus). Deus os coloca no mundo assim, se eles optam pelo caminho pecaminoso, ou se decidem falar mentiras isso é inerente ao seu livre arbítrio. Realmente um professor não deixaria os alunos assumirem o seu lugar, mas também, não deixaria um aluno da 1ª série do ensino fundamental freqüentar o ensino médio ou o ensino superior. O aprendizado do espírito não é diferente ao do homem, é feito em etapas, portanto, nós aqui neste planeta, não podemos ter a mesma noção do amor de Deus e das ciências do universo da mesma forma que em um planeta mais evoluído como júpiter, por exemplo. Primeiro temos que passar por um ensino básico aqui pra depois, adquirimos algo mais concreto à frente, assim como uma criança na 1ª série não compreenderia as fórmulas físicas e químicas do 2º grau sem antes estudar o básico da matemática.
Alguns de vocês questionariam então (como eu já me questionei), porque então Deus não cria o espírito já perfeito, com todas as suas faculdades intelectuais e morais? A resposta é simples: que mérito teríamos da felicidade de gozar dos nossos conhecimentos intelectuais e morais, se não fizemos nada para merecê-los? Seríamos como os robôs que não tem vontade própria, apenas são criados e ali estão tal qual o 1º dia de sua existência. Seria sábio um Deus assim? Imagine se nós fossemos um deus o que iríamos preferir: um robô que faz as nossas vontades automaticamente, ou um filho com quem nós interagiríamos de igual para igual, ou seja, à nossa imagem e semelhança?
Um dia, impelidos pela lei do progresso e cansados de tanto sofrer pelos caminhos errados, compreenderemos a felicidade que Deus pôs ao alcance de todos, é a felicidade que nenhum prazer do Planeta Terra se compara, a felicidade suprema, aliás eu pergunto a vocês o que são 40 anos, 50 anos, 60 anos ou 90 anos diante da eternidade? O máximo que vocês conseguirão meus irmãos será a “reprovação no teste”, e serão obrigados à “repetir de ano”, voltando à este planeta para expelir as imperfeições espirituais que adquiriram durante a caminhada ou para aprender as leis do universo que não quiseram apenas porque sabem que 2+2=4, insistem em pular para o ensino médio, sendo que no ensino fundamental não aprenderam a multiplicação nem a divisão. O movimento espírita precisa de pessoas como os ateus, contestadoras, não imaginam vocês o que poderiam fazer para o adiantamento do mundo e adiantamento próprio se estudassem o espiritismo a fundo. Fazendo experiências, contestando, interagindo com a espiritualidade.
Fica aqui um pequeno resumo da 1ª questão e assim que tiver tempo esta semana voltarei para mostrar o meu ponto de vista de ex-ateu, para vocês nas outras questões. Abaixo, como sempre quando estudo, faço uma oração, fecho os olhos e deixo minhas mãos abrir uma página da blíbia, a página aberta foi a seguinte:
“De fato, a palavra da cruz é uma loucura para os que se perdem. Mas ela é o poder de Deus para os que se salvam. Porque está escrito: destruirei a sabedoria dos sábios e destruirei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde o letrado? Onde o pesquisador das coisas deste mundo? Não é verdade que Deus mudou a sabedoria do mundo em falta de bom senso? Isto, porque foi do agrado de Deus, segundo sua sabedoria, salvar os que crêem através da loucura da pregação, já que o mundo não conhece a Deus através da sabedoria própria. Mas os judeus exigem milagres e os gregos buscam a sabedoria. Nós pelo contrário, anunciamos um Cristo crucificado, que é um escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Cristo, no entanto, é o poder de Deus e a sabedoria de Deus para os escolhidos, quer judeus, quer gregos. Pois a loucura de Deus é mais sábia que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.” (Carta aos Coríntios capítulo 1, versículos 18 ao 25)
- Flavio Costa
- Contato:
Re: Resposta à pergunta nº 1
dovimo escreveu:acabei por me render à sabedoria e à providência divina. Uma pessoa que acusa uma idéia ou uma religião sem conhecer verdadeiramente a sua essência é no mínimo leviana.
Ih, vamos ver quanto tempo você vai durar por aqui.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- Aurelio Moraes
- Contato:
Já pode ir embora, espírita burro. Tchau.
Ha, ha
Já pode ir embora, espírita burro. Tchau.
Assim como uma manifestação inteligente provém de um princípio inteligente, uma resposta ignorante provém de uma pessoa ignorante.
Pensei num primeiro momento que neste fórum encontraria ateus mais racionais (pelo menos quando eu era ateu, mantinha minhas convicções em refutações coerentes), que meditassem em uma questão quando ela é proposta, que decepção!!!!
- Aurelio Moraes
- Contato:
A sua crença é que é ignorante.
s
A sua crença é que é ignorante.
Qual casa espírita você frequentou e quantos anos você estudou a doutrina espírita para chegar a esta conclusão tão inteligente e racional?
Ou simplesmente não estudou vários pontos de vista, como o da igreja evangélica, o do islamismo, o do budismo (eu estudei todos estes até o ateísmo), entre outros e só diz: "é isso, porque é, porque é, porque é, porque é". Ou diz: "eu não vi, eu não vi, eu não vi." E ponto final? Sem estudo, sem frequentar o ambiente em que estas manifestações religiosas se expressam. É um pouco incoerente para uma pessoa tão racional como você, não acha? Não seria melhor exercitar um pouco da inteligência que você possui? Ou somente numa próxima encarnação através de uma expiação, você habitará em um corpo debilitado mentalmente para poder dar valor à sua inteligência? E depois dizem que não seria justo alguém encarnar em um corpo debilitado. Quando recebem um perfeito não ultilizam-no para nada! Ficam sentados esperando cair algo do céu! Ou então pretendem buscar nas coisas materiais essências imateriais! E ainda se acham muito inteligentes!!! Por algum acaso alguém já viu o magnetismo? Todo mundo sabe que ele existe, mas alguém já viu? Será que somente o magnetismo tem esta propriedade de não aparecer diante de nosso olhos grosseiros? Claro que não! Vários outros elementos do universo tem esta propriedade e porque não poderia acontecer com o princípio inteligente que habita nosso corpo? Na natureza tudo se transforma, não é? Então, no que se transformaria o princípio inteligente que habita em nós? Acaso se transformaria em adubo? Eu queria realmente muito entender isso e voltar a ser ateu, por favor uma pessoa de bom senso neste fórum me explique!!!!!!!!!!!
Re: Ha, ha
dovimo escreveu: Pensei num primeiro momento que neste fórum encontraria ateus mais racionais (pelo menos quando eu era ateu, mantinha minhas convicções em refutações coerentes), que meditassem em uma questão quando ela é proposta, que decepção!!!!
Ah vc abandonou o Ateismo ?
Não existem ex-ateus, na verdade vc nunca foi um ateu.
"Quantos anos você estudou o ateismo para chegar a esta conclusão "tão inteligente e racional" " e virar espírita ?
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Por algum acaso alguém já viu o magnetismo? Todo mundo sabe que ele existe, mas alguém já viu? Será que somente o magnetismo tem esta propriedade de não aparecer diante de nosso olhos grosseiros? Claro que não! Vários outros elementos do universo tem esta propriedade e porque não poderia acontecer com o princípio inteligente que habita nosso corpo? Na natureza tudo se transforma, não é? Então, no que se transformaria o princípio inteligente que habita em nós? Acaso se transformaria em adubo? Eu queria realmente muito entender isso e voltar a ser ateu, por favor uma pessoa de bom senso neste fórum me explique!!!!!!!!!!!
As vezes acho que Leibniz estava correto e Deus autoriza o mal no mundo para que possamos reconhecer o bem.
Por exemplo, quando leio os textos dos espíritas sinto saudades do Pensador.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

- Aurelio Moraes
- Contato:
Qual casa espírita você frequentou e quantos anos você estudou...?
Quantos anos você estudou hinduísmo na Índia para poder negá-lo? Quantos anos estudou e freqüentou uma mesquita para negar a veracidade do Alcorão?
Ei,você já estudou o hinduísmo? Já estudou o mitraísmo? Já estudou a cientologia? Já estudou todos estes deuses aqui? Já estudou todas as religiões vigentes do mundo o suficiente para poder negar todas elas? São muitas, hein...
Então como pode negá-las?
Já li a maioria das obras espíritas e vi um monte de absurdos e contradições. E você pode ver estas sendo refutadas aqui neste fórum, aos montes. Filosoficamente, eu tenho o direito de negar qualquer religião, inclusive a sua. Crentes se sentem portadores da "verdade" quando chegam aqui, igual a você meu caro.
Comigo é simples. Se é contraditório enquanto doutrina e sem evidências, baseado apenas na fé , como na sua religião e tantas outras que alegam terem "provas" ou "evidências", então eu não acredito. É simples.
Alguns católicos falam que acreditam no catolicismo dizendo que "acreditam porque estudaram". Então seu argumento é falho.
! Por algum acaso alguém já viu o magnetismo? Todo mundo sabe que ele existe, mas alguém já viu? Será que somente o magnetismo tem esta propriedade de não aparecer diante de nosso olhos grosseiros? Claro que não!
Falácia e péssima comparação. O magnetismo pode ser detectado por aparelhos. E os seus espíritos? Podem? Falem em transcomunicação, por favor...para eu dar umas boas risadas.
Eu queria realmente muito entender isso e voltar a ser ateu
Acho que não. Não tenho a intenção de te desconverter. Se quer ser espírita, que seja. Se quiser estudar sobre ateísmo, estude . Existem muitos livros e sites sobre o tema.
Não sei o quanto você entende de ateísmo e nem porque se converteu à sua fé atual. Pode ter se convertido por vários motivos. Mas se está se sentindo bem com sua religião, fique com ela.
Também não sei o quanto você entende filosoficamente sobre ateísmo, mas isto também não faz muita diferença para mim.
Leia aqui e aqui, se quiser.
Fique com sua crença que eu fico com minha descrença.
sd
6 anos de puro ateísmo, afirmando com veemencia todas as questões aqui propostas (que em tempo hábil irei responder), subjugando judeus, evangélicos, espíritas, budistas, mulçumanos e toda classe religiosa. Só que olhava somente as contradições (aparentes), que as classes religiosas, não procurava estudar no amago das religiões. Estudanto, não lendo livros e tirando minhas próprias conclusões, frequentando as casas espíritas, percebi quão falho era o meu pensamento. Pra começar, uma coisa que ninguém que se dedique ao estudo da doutrina espírita poderá julgar: TODOS NÓS, INDEPENDENTE DE CRENÇA, RELIGIÃO, EDUCAÇÃO OU MORAL, SOMOS MÉDIUNS. A mediunidade é inerente ao ser humano, pra termos uma idéia melhor é como se fosse o futebol, alguns tem mais habilidade e outros menos, mas se exercitarmos todos poderemos melhorarmos e chegarmos à algum ponto limite. Tentem estudar seriamente, e terão a prova. Buscai e achareis, porque não há nada oculto que não será revelado.
Re: sd
dovimo escreveu:6 anos de puro ateísmo, afirmando com veemencia todas as questões aqui propostas (que em tempo hábil irei responder), subjugando judeus, evangélicos, espíritas, budistas, mulçumanos e toda classe religiosa. Só que olhava somente as contradições (aparentes), que as classes religiosas, não procurava estudar no amago das religiões. Estudanto, não lendo livros e tirando minhas próprias conclusões, frequentando as casas espíritas, percebi quão falho era o meu pensamento. Pra começar, uma coisa que ninguém que se dedique ao estudo da doutrina espírita poderá julgar: TODOS NÓS, INDEPENDENTE DE CRENÇA, RELIGIÃO, EDUCAÇÃO OU MORAL, SOMOS MÉDIUNS. A mediunidade é inerente ao ser humano, pra termos uma idéia melhor é como se fosse o futebol, alguns tem mais habilidade e outros menos, mas se exercitarmos todos poderemos melhorarmos e chegarmos à algum ponto limite. Tentem estudar seriamente, e terão a prova. Buscai e achareis, porque não há nada oculto que não será revelado.
Não, vc nunca foi um ateu de verdade.
"Vc não sabe o que está falando"

[ ]´s
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----