Mesmo quando percebo não percebo...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
blink

Mesmo quando percebo não percebo...

Mensagem por blink »

"Nós sentimos que mesmo que todas as questões cientificas sejam respondidas, os problemas da vida permanecem completamente intocados." Ludwig Wittgenstein.

O que me faz pensar se aquele que julga que é sábio não passa de um iludido.

Mesmo que todos os caminhos causais que levam a que eu seja aquilo que sou sejam conhecidos... continuarei sem perceber. Os meus electrons tem spin = 1/2. Ok... interessante. E têm todos carga negativa. Mas o eletron é o quê exatamente?

Percebem? :emoticon107:

E se não tivermos apenas poderes causais... nesse caso a coisa fica mais complicada.

Flavio Costa
Contato:

Re: Mesmo quando percebo não percebo...

Mensagem por Flavio Costa »

blink escreveu:"Nós sentimos que mesmo que todas as questões cientificas sejam respondidas, os problemas da vida permanecem completamente intocados." Ludwig Wittgenstein.

A ciência é a solução de alguns, mas não de todos os problemas. Pior para quem se esquece disso.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

blink

Mensagem por blink »

Flavio Costa escreveu:
blink escreveu:"Nós sentimos que mesmo que todas as questões cientificas sejam respondidas, os problemas da vida permanecem completamente intocados." Ludwig Wittgenstein.

A ciência é a solução de alguns, mas não de todos os problemas. Pior para quem se esquece disso.

Pior para muitos aqui neste fórum. De repende estou a pensar num usuário suspenso por uma semana, que chama burraldo a que tem pensamento religioso... :emoticon16:

Eu começo a pensar que o pensamento religioso (não confundir isto com seguir um culto particular) é uma excelente adaptação, e a ciência poderia ser uma excelente extenção desse pensamento das nossas profundezas (o que nos faz humanos e não computadores?). Mas muitos preferem o 8 ou o 80. Ou afastam essa adaptação, ou se entregam a ela de forma maluca. Mas é preciso ver que a maluqueira costuma nascer em contextos de integração social. Não é só a religião que provoca maluqueira. Dentro da comunidade ciêntifica existem cultos cientificistas, de cientistas. Os extropianos ou transhumanistas, por exemplo.
Editado pela última vez por blink em 13 Mar 2006, 15:29, em um total de 2 vezes.

Azathoth

Re.: Mesmo quando percebo não percebo...

Mensagem por Azathoth »

Problemas metafísicos permanecerão insolúveis.

blink

Mensagem por blink »

Mesmo rejeitando a metafisica podemos não perceber. Fernado pessoa, no seu poema antimetafísico "O mistério das cousas", dizia que o Mistério da Cousas é não terem mistério nenhum...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Por quê existe alguma coisa, ao invés de não existir coisa nenhuma?
Imagem

blink

Mensagem por blink »

Não sei. O malucos da ciência afastam essa pergunta dizendo que não faz sentido. Os poderes causais saciam totalmente a sua curiosidade. Não digo que eu tenha curiosidade em conhecer a resposta a essa pergunta. Por acaso não tenho. Mas mesmo sem formular diretamente essa pergunta, eu sinto que mesmo percebendo todos os caminhos causais que fazem a minha namorada rir para mim... ainda assim o sorriso dela me pega de surpresa.
Editado pela última vez por blink em 13 Mar 2006, 15:45, em um total de 1 vez.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Pode ser argumentado que a pergunta só faz sentido se for considerado que existe propósito na existência das coisas; ela só se torna endereçável na religião e filosofia.
Imagem

blink

Mensagem por blink »

Apenas argumentado. Não é coisa que me atraia muito. Eu só digo, como Wittgenstei diz, que saber todos os caminhos causais, todos os comos e até os porquês... não tocaria os problemas da vida. Haveria sempre alguma estranheza ou surpresa. Mas isto só se não tiveres uma lavagem cerebral qualquer...

blink

Mensagem por blink »

Há uma frase o James Watson (em resposta a Bryan Appleyard) que eu gosto muito:

"Possuir o conhecimento total? Não. Preferia jogar Ténis"

Acho que não estamos sintonizados com essa coisa do conhecimento total. Ao contrário do que diz Carl Sagan, o nosso destino não é o conhecimento. É jogar Ténis... :emoticon16:

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:

Herege :emoticon12:

Flavio Costa
Contato:

blink escreveu:Pior para muitos aqui neste fórum. De repende estou a pensar num usuário suspenso por uma semana, que chama burraldo

É bom aproveitar a ausência das pessoas para dizer o que tem vontade, hein?
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Flavio Costa
Contato:

Pug escreveu:
Flavio Costa escreveu:A ciência é a solução de alguns, mas não de todos os problemas. Pior para quem se esquece disso.

Herege porque? Eu não tenho nada a ver com isso...
- William Shakespeare
- William James

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Flavio Costa escreveu:

Questões que envolvem os sentimentos das pessoas jamais serão solucionados pela ciência.

O resto pode ser questão de tempo.
.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

blink

Mensagem por blink »

A ciência não existe fora da cabeça de seres pensantes... :emoticon14:

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:
Pug escreveu:
Flavio Costa escreveu:A ciência é a solução de alguns, mas não de todos os problemas. Pior para quem se esquece disso.

Herege porque? Eu não tenho nada a ver com isso...

Vc não faz parte desse grupo,

mas, existe quem aprecie julgar grupos inteiros e quando encontram "anomalias" ou seja individuos que não cabem dentro do preconceito preestabelecido de antemão :emoticon16: afirmam que esse individuo não é um x de verdade ou y de verdade.

ou seja, não és um ateu de verdade! :emoticon5:

segunda a lógica de alguns...

Clauss

Mensagem por Clauss »

Mais vale ser um ser com QI médio e $aldo alto do que ter um QI alto e um $aldo médio. Gosto muito dos meus créditos.
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

Flavio Costa
Contato:

Pug escreveu:ou seja, não és um ateu de verdade! :emoticon5:

Mas eu nunca disse que era.
- William Shakespeare
- William James

aknatom
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

Mesmo a causalidade perfeita ainda depende de fatores aleatórios... isso se aplica na física e se aplica na vida das pessoas que por mais óbvio que seja a necessidade de cjorar ou gritar, em alguns momentos simplesmente riem.
Minha opinião é que são dois aspectos diferentes de um mesmo fenômeno que podemos chamar de VIDA, que se redefine a cada instante.
Mesmo a ciencia com todas as suas respostas e conclusões chegará no máximo a dizer isso, portanto, a vida continuará sendo uma surpresa.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:
Pug escreveu:ou seja, não és um ateu de verdade! :emoticon5:

Mas eu nunca disse que era.

Complicando :emoticon1:

Nunca dizeste ser ateu de verdade ou somente ateu?

Possivelmente ambos...

Já perguntei e respondi, poupei-te o trabalho ou talvez não!

Flavio Costa
Contato:

Pug escreveu:Nunca dizeste ser ateu de verdade ou somente ateu?

Nem de verdade, nem somente, nem de mentira.
- William Shakespeare
- William James

Pug

Mensagem por Pug »

Flavio Costa escreveu:
Pug escreveu:Nunca dizeste ser ateu de verdade ou somente ateu?

Nem de verdade, nem somente, nem de mentira.

Estavas condenado a ser um mau exemplo, meu :emoticon1:

Luis Dantas
Contato:

Re: Re.: Mesmo quando percebo não percebo...

Mensagem por Luis Dantas »

blink escreveu:A ciência não existe fora da cabeça de seres pensantes... :emoticon14:

Ciência é exatamente o que serve para descrever e prever de forma acurada o que existe fora da cabeça dos seres pensantes...
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

blink

Mensagem por blink »

Flavio Costa escreveu:
blink escreveu:Pior para muitos aqui neste fórum. De repende estou a pensar num usuário suspenso por uma semana, que chama burraldo

É bom aproveitar a ausência das pessoas para dizer o que tem vontade, hein?

Também estou a Pensar no ENCOSTO, no cruzado Claudio Loredo, e em quem a carapuça servir...

blink

Re: Re.: Mesmo quando percebo não percebo...

Mensagem por blink »

Luis Dantas escreveu:
blink escreveu:A ciência não existe fora da cabeça de seres pensantes... :emoticon14:

Ciência é exatamente o que serve para descrever e prever de forma acurada o que existe fora da cabeça dos seres pensantes...

As emoções também servem para interpretar o que está fora das nossas cabeças. Mas continua tudo dentro...

Trancado