Um texto Orkuteano
Um texto Orkuteano
Em tempos em que o Orkut virou símbolo de "invasão de privacidade", o que vamos combinar, não há privacidade alguma e se você não apaga seus recados, todos ficam sabendo realmente o que você anda fazendo de sua vida. Eis aqui um texto que a May trouxe hoje para casa e que até dedico ao Megas, que tem muita dificuldade em Português. Eis aí um autor caro Megas, que você poderia procurar ler: Luis Fernando Veríssimo. Ele escreveu o texto que se segue e certamente deve tê-lo escrito antes mesmo de sequer pensarmos na hipótese de que um dia o Orkut existiria e que se tornaria a "febre contagiosa" que se tornou. O texto tem contexto infanto-juvenil, mas é bem interessante, pelo menos na minha opinião. As coisas mais singelas, são as que mais chamam a atenção.
LIXO
Luis Fernando Veríssimo
Encontraram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612.
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu o quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muita comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas como moro sozinha, às vezes sobra...
- A senhora...Você não tem famíla?
- Tenho,mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Mas notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranquilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- é que estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muitas revistas de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando as gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você já está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
-Mas são muito ruins.
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler...
- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público (NP:E vamos combinar que o orkut é um lixo volta e meia né? rs..rs )
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sora da nossa vida privada se integra com a sobras dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei mais ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- trabalho nenhum.
- Vai sujar a cozinha.
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu?
LIXO
Luis Fernando Veríssimo
Encontraram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612.
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu o quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muita comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas como moro sozinha, às vezes sobra...
- A senhora...Você não tem famíla?
- Tenho,mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Mas notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranquilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- é que estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muitas revistas de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando as gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você já está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
-Mas são muito ruins.
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler...
- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público (NP:E vamos combinar que o orkut é um lixo volta e meia né? rs..rs )
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sora da nossa vida privada se integra com a sobras dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei mais ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- trabalho nenhum.
- Vai sujar a cozinha.
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu?
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre
- King In Crimson
Re: Um texto Orkuteano
Será?Cris escreveu:Luis Fernando Veríssimo
King In Crimson escreveu:Será?Cris escreveu:Luis Fernando Veríssimo
O que será king? Se o texto é dele? Bem, a escola da minha filha não iria "inventar" algo assim não é ?
Cris*
- Storydor
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re.: Um texto Orkuteano
É dele sim, lí faz um tempão num trabalho que mandaram na minha ex-escola!
Adoro os textos dele.
Adoro os textos dele.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science

- Flavio Costa
- Contato:
Cris escreveu:O que será king? Se o texto é dele? Bem, a escola da minha filha não iria "inventar" algo assim não é ?
Olha a fé cega...
De qualquer maneira: Portal Literal
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
Flavio Costa escreveu:Cris escreveu:O que será king? Se o texto é dele? Bem, a escola da minha filha não iria "inventar" algo assim não é ?
Olha a fé cega...
De qualquer maneira: Portal Literal
Ok flavinho...rs foi mal, mas antes de postar eu pesquisei, apenas esqueci de dizer que havia feito isso.

Cris*
- Storydor
- Gênero: Masculino
- Contato:
O que vale é o que importa e esse texto é muito bom!
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science

Eu já havia lido este texto há tempos. Nem me lembrava mais dele.
Mas cabe certinho ao Orkut. Deletei minha conta há algum tempo. Percebi que tanto quanto os amigos, pessoas cujo contato não mais nos interessa, bisbilhotam nossa vida.
E como não tenho tempo de ficar limpando o lixo acumulado...
Mas cabe certinho ao Orkut. Deletei minha conta há algum tempo. Percebi que tanto quanto os amigos, pessoas cujo contato não mais nos interessa, bisbilhotam nossa vida.
E como não tenho tempo de ficar limpando o lixo acumulado...
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- Flavio Costa
- Contato:
Re: Re.: Um texto Orkuteano
Tranca-Ruas escreveu:E como não tenho tempo de ficar limpando o lixo acumulado...
Tem gente que vai limpando os scraps. O maior defeito do orkut é esse, as mensagens normalmente serem públicas.
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
Flavio Costa escreveu:Tranca-Ruas escreveu:E como não tenho tempo de ficar limpando o lixo acumulado...
Tem gente que vai limpando os scraps. O maior defeito do orkut é esse, as mensagens normalmente serem públicas.
Olá, Flavio!
Eu já conheci gente tão obsessiva com este Orkut, que ficava cuidando dos scraps dos outros para ver se falavam dela ou se descobria alguma coisa relevante acerca da vida de certas pessoas.
É o cúmulo da falta do que fazer...
Abraço
Roberto Campos
Roberto Campos
O que é o orkut?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
penna escreveu:O que é o orkut?
Um lugar cheio de criacionistas, espíritas, vegetarianos, pessoas procurando sexo fácil e pessoas que não existem.
Azathoth escreveu:penna escreveu:O que é o orkut?
Um lugar cheio de criacionistas, espíritas, vegetarianos, pessoas procurando sexo fácil e pessoas que não existem.
Parece a descrição da Terra-do-Nunca.

Roberto Campos
Roberto Campos
- Pecos Bill
O Orkut é uma civilização paralela que o google criou... cheia de comunidades de todo o tipo. Só lá pode entrar quem tem convite. Ah... aquilo está invadido por brasileiros. Até há comunidades em Inglês onde se fala mais em Português.
Aquilo é uma chatice. E bastante doentio. Já vi conversas do tipo, "o que vc faria se o Orkut deixasse de existir". E havia respostas de gente muito preocupada com essa possibilidade. Eu respondi que queria que o Orkut explidisse... e no dia a seguir Orkutsuicide-me. Em pouco mais de uma semana daquilo... fiquei farto. Mas há quem fique grudado naquele freak Show.
Parece que o Orkut fornece algo como uma janela indiscreta sobre a vida de quem lá anda. Qualquer um pode seguir diálogos sobre coisas pessoais no crapbook.
Aquilo é uma chatice. E bastante doentio. Já vi conversas do tipo, "o que vc faria se o Orkut deixasse de existir". E havia respostas de gente muito preocupada com essa possibilidade. Eu respondi que queria que o Orkut explidisse... e no dia a seguir Orkutsuicide-me. Em pouco mais de uma semana daquilo... fiquei farto. Mas há quem fique grudado naquele freak Show.
Parece que o Orkut fornece algo como uma janela indiscreta sobre a vida de quem lá anda. Qualquer um pode seguir diálogos sobre coisas pessoais no crapbook.
Sou um ás. Saco de uma arma mais depressa, tenho mais boa pontaria, monto melhor e bebo mais do que qualquer homem á face da Terra. Ando em ciclones. Sou o homem mais valente a norte, sul, este e oeste de Rio Grande. O meu nome é Pecos Bill.
Tranca-Ruas escreveu:Flavio Costa escreveu:Tranca-Ruas escreveu:E como não tenho tempo de ficar limpando o lixo acumulado...
Olá, Flavio!
Eu já conheci ...
... de certas pessoas.
[b]É o cúmulo da falta do que fazer...
Abraço[/b]
Como sempre digo Tranca: Pelo número de telefones ocupados percebe-se o número de pessoas desocupadas...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Johnnye escreveu:Tranca-Ruas escreveu:Flavio Costa escreveu:Tranca-Ruas escreveu:E como não tenho tempo de ficar limpando o lixo acumulado...
Olá, Flavio!
Eu já conheci ...
... de certas pessoas.
[b]É o cúmulo da falta do que fazer...
Abraço[/b]
Como sempre digo Tranca: Pelo número de telefones ocupados percebe-se o número de pessoas desocupadas...
Boa, Johnnye!

Roberto Campos
Roberto Campos
esse deuzinho.. seleciona quem vai fumar um dia e quem nunca vai fumar

JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic
- Flavio Costa
- Contato:
Pecos Bill escreveu:O Orkut é uma civilização paralela que o google criou... cheia de comunidades de todo o tipo. Só lá pode entrar quem tem convite. Ah... aquilo está invadido por brasileiros. Até há comunidades em Inglês onde se fala mais em Português.
E os gringos ficam putos e simplesmente não usam o orkut.
Pecos Bill escreveu:Aquilo é uma chatice. E bastante doentio. Já vi conversas do tipo, "o que vc faria se o Orkut deixasse de existir". E havia respostas de gente muito preocupada com essa possibilidade. Eu respondi que queria que o Orkut explidisse... e no dia a seguir Orkutsuicide-me. Em pouco mais de uma semana daquilo... fiquei farto. Mas há quem fique grudado naquele freak Show.
Eu acho o orkut bom para ter um ponto de contato com as pessoas conhecidas. Se você anota telefones numa agenda, a pessoa pode mudar de número e vocês perderem o contato. E o orkut também permite a divulgação de eventos, além de avisar sobre aniversários. Ou seja, tem sua utilidade, mas tem o problema dos scraps públicos e das pessoas obsessivas.
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
- Pecos Bill
Caraca. O Email serve para quê? E o msn? Não perciso de Orkut para comunicar eventos, ou mudanças de número de telefone. Alé de quê não quero ir a eventos onde possam estar Orkutianos. Deve ser tipo um feira de geeks do Star Trek... 

Sou um ás. Saco de uma arma mais depressa, tenho mais boa pontaria, monto melhor e bebo mais do que qualquer homem á face da Terra. Ando em ciclones. Sou o homem mais valente a norte, sul, este e oeste de Rio Grande. O meu nome é Pecos Bill.
- Flavio Costa
- Contato:
Pecos Bill escreveu:Caraca. O Email serve para quê? E o msn? Não perciso de Orkut para comunicar eventos, ou mudanças de número de telefone.
As pessoas mudam de telefone e não lembram de comunicar a todos que ele conhece. Tudo pode ser feito sem orkut, mas ele facilita (ou é uma alternativa) para algumas coisas.
Pecos Bill escreveu:Alé de quê não quero ir a eventos onde possam estar Orkutianos. Deve ser tipo um feira de geeks do Star Trek...
[modo="Pug"]Ou não.[/modo]

- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
Pecos Bill escreveu:Caraca. O Email serve para quê? E o msn? Não perciso de Orkut para comunicar eventos, ou mudanças de número de telefone. Alé de quê não quero ir a eventos onde possam estar Orkutianos. Deve ser tipo um feira de geeks do Star Trek...
Discordo. Email, por si só, não é capaz de encontrar uma pessoa que você tenha perdido o contato, até mesmo porque, a vida se encarrega de também separar as pessoas por N fatores. Reencontrei amigos meus de 1º grau e foi muito bom! Há muitos eventos que eu vou, em virtude deles serem divulgados através do Orkut. E a saber , ele também possibilita que você possa interagir com outras pessoas, trocar muitas informações úteis e foi um grande benefício para que muitos bipolares se encontrassem e trocassem informações acerca deste transtorno. Tanto que aqui em Brasília, a comunidade cresceu e se reúne sempre para trocar informações, para confraternizar. E pela diversividade de Comunidades, certamente haverá reuniões de todo tipo, desde as mais simples e as mais bizarras. E obviamente, como bem disse o Flavinho, que o único problema do Orkut são os scraps, não serem de caráter privado.
Existem muitas informações interessantes e Comunidades que podem sim, trazer um troca muito interessante de conhecimento. O fórum RéV por exemplo, é semelhante ao Orkut, afinal, somos uma grande comunidade na qual o principal tema é debater sobre religião, o que nem sempre acontece.
Eu particularmente, tenho aprendido muito aqui, sobre ciência, filosofia, artes, história e tantos outros temas.
Se não fosse o Religião é Veneno por exemplo, eu não teria tido a oportunidade de fazer grandes amigos que tenho aqui, como o Flávio Costa, o Cláudio Loredo, o Samael, o Aknatom. Não teria podido por exemplo, decidir sobre minha desconversão.
Porque foi lendo o fórum, que fui analisando minha vida melhor, e abrindo os olhos para uma série de coisas que eu nem imaginava que existessem.
O orkut assim como fórum, propriciou encontros muito interessantes, com pessoas brilhantes, onde podemos compartilhar do conhecimento de cada um nos encontos que fazemos aqui em Brasília. O msn serve tão somente para que você pessoalmente o dê para alguém, ou esta pessoa de alguma maneira descobre, via Fórum, bloggers, etc. E também tanto o fórum como o orkut propriciam muitas boas risadas.
Cris*
Flavio Costa escreveu:Tranca-Ruas escreveu:E como não tenho tempo de ficar limpando o lixo acumulado...
O sucesso reside justo no fato das mensagens serem públicas, Flaveco...
O big brother virtual...e o primeiro local que faz boa parte das pessoas se sentirem, de fato, "na rede"...
Caiu na rede é peixe...
Roberto Campos
Roberto Campos
- Flavio Costa
- Contato:
Samael escreveu:O sucesso reside justo no fato das mensagens serem públicas, Flaveco...
É o que torna a ferramenta atraente e inconveniente...
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
Flavio Costa escreveu:Samael escreveu:O sucesso reside justo no fato das mensagens serem públicas, Flaveco...
É o que torna a ferramenta atraente e inconveniente...
Sim. É a simultânea atração e repudio daquele mesmo "Bleark" que funciona no caso sexual.

Opinião minha, obviamente.