Jesus e a Liberdade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Euzébio
Contato:

Jesus e a Liberdade

Mensagem por Euzébio »

Eu ainda penso que Jesus estava mais para um libertário do que para um ser divino, como contam as religiões cristãs. Lendo La Boétie e sua interpretação da Liberdade, e lendo alguns versículos do NT, deparei com uma igualdade de raciocínio que - confesso - me espantou.

Vejamos um bom exemplo que se encontra em pelo menos três dos quatro evangelistas:

em Marcos

17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
19 Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
20 Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.

em Lucas

18 E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
19 Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
20 Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
21 E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
22 E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

em Mateus

16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

E lendo em Marilena Chauí:

"Na tradição libertária encontra-se a obra de um jovem filósofo francês, La Boétie, escrita no século XVI, depois da derrota popular contra os exércitos e fiscais do rei, que vinham cobrar um novo imposto sobre o sal. La Boétie indaga como é possível que burgos inteiros, cidades inteiras, nações inteiras se submetam à vontade de um só, em geral o mais covarde e temeroso de todos. De onde um só tira o poder para esmagar todos os outros?

Duas são as respostas. Na primeira, La Boétie mostra que não é por medo que obedecemos à vontade de um só, mas porque desejamos a tirania. Como explicar que o tirano, cujo corpo é igual ao nosso, tenha crescido tanto, com mil olhos e mil ouvidos para nos espionar, mil bocas para nos enganar, mil mãos para nos esganar, mil pés para nos pisotear? Quem lhe deu os olhos e os ouvidos dos espiões, as bocas dos magistrados, as mãos e os pés dos soldados? O próprio povo.

A sociedade é como uma imensa pirâmide de pequenos tiranos que se esmagam uns aos outros: o corpo do tirano é formado pelos seis que o aconselham, pelos sessenta que protegem os seis, pelos seiscentos que defendem os sessenta, pelos seis mil que servem aos seiscentos e pelos seis milhões que obedecem aos seis mil, na esperança de conseguir o poder para mandar em outros. A primeira resposta nos diz que o poder de um só sobre todos foi dado ao tirano por nosso desejo de sermos tiranos também.

A segunda resposta, porém, vai mais fundo. La Boétie indaga: De onde vem o próprio desejo de tirania? Do desejo de ter bens e riquezas, do desejo de ser proprietário. Mas de onde vem esse desejo de ter, de posse? Do desprezo pela liberdade. Se desejássemos verdadeiramente a liberdade, jamais a trocaríamos pela posse de bens, que nos escravizam aos outros e nos submetem à vontade dos mais fortes e tiranos.

Ao trocar o direito à liberdade pelo desejo de posses, aceitamos algo terrível: a servidão voluntária. Não somos obrigados a obedecer ao tirano e aos seus representantes, mas desejamos voluntariamente servi-los porque deles esperamos bens e a garantia de nossas posses. Usamos nossa liberdade para nos tornarmos servos.

Como derrubar um tirano e reconquistar a liberdade?
A resposta de La Boétie é espantosa: basta não dar ao tirano o que ele pede e exige. Não é preciso tomar das armas e fazer-lhe a guerra. Basta que não seja dado o que este deseja e será derrubado. Que quer ele? Nossa consciência e nossa liberdade, sob o desejo de posses e de mando. Se não trocarmos nossa consciência pela posse de bens e se não trocarmos nossa liberdade pelo desejo de mando, nada daremos ao tirano e, sem poder, ele cairá como um ídolo de barro."

Oras, se Jesus recomenda ao jovem rico que abandone seus bens é porque ele mesmo já o havia feito - para ser livre! Jesus, por ser libertário, queria ver o povo judeu livre de seus dois verdugos: os impostos judaicos e os impostos romanos. E pelo visto, Jesus queria uma revolução sem armas - por ser adepto da não-violência - como fez Gandhi muitos séculos depois.

DarkWings
Gênero: Masculino

Re.: Jesus e a Liberdade

Mensagem por DarkWings »

Monte de bobagens bíblicas. Não dá para levar esses pedaços de manuscritos antigos, rotos que ficaram 2000 anos nas mãos dos padres cara. Prefiro acreditar no INRI o Cristo!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

carlo

Re: Re.: Jesus e a Liberdade

Mensagem por carlo »

DarkWings escreveu:Monte de bobagens bíblicas. Não dá para levar esses pedaços de manuscritos antigos, rotos que ficaram 2000 anos nas mãos dos padres cara. Prefiro acreditar no INRI o Cristo!

Me too.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Interessante que nessas passagens Jesus só proferiu os mandamentos seculares.
Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Nossa, Euz-ébrio! As citações têm tudo a ver com o pensamento do malucão... :emoticon14:
"Noite escura agora é manhã..."

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Catholico escreveu:Nossa, Euz-ébrio! As citações têm tudo a ver com o pensamento do malucão... :emoticon14:

Quem é o "malucão", Chatólico?...

?¿?
:emoticon5:

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Euzébio escreveu:
Catholico escreveu:Nossa, Euz-ébrio! As citações têm tudo a ver com o pensamento do malucão... :emoticon14:

Quem é o "malucão", Chatólico?...

?¿?
:emoticon5:

O La Boetie...
"Noite escura agora é manhã..."

Trancado