Texto interessante no site do Encosto

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RCAdeBH
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por RCAdeBH »

Flavio Costa escreveu:Isso é uma forma de validação excessivamente subjetiva.



Totalmente subjetiva, eu diria. Posso tentar adivinhar Deus, porem não explica-lo. O que não me faria supor que ele não existisse. Acredito em uma onipotência regente de tudo. O que EU (RCAdeBH) chamo de Deus (separo neste ponto minha opinião pessoal da doutrina espirita). Não seria aquele velhinho sentado nas nuvens com seu cajado (aliás, porque todos os Deuses usam cajados?), com seu olhar complacente aos seus filhos aqui embaixo.

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Flavio Costa
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Flavio Costa »

RCAdeBH escreveu:Não seria aquele velhinho sentado nas nuvens com seu cajado (aliás, porque todos os Deuses usam cajados?), com seu olhar complacente aos seus filhos aqui embaixo.

Porque os velhos barbudos já tem problemas nas articulações e precisam de um apoio para andar.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

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RCAdeBH
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por RCAdeBH »

o anátema escreveu:Aí sem saber que é o seu inimigo ferrenho você não tem como perdoar; vai perdoar "por default". Vai passar batido. Nada de evoluir.


A empatia com algumas pessoas é tão espontanea que as vezes nos espantamos com isso. Mas tambem temos (inclusive em nosso lar) terriveis antipatias e até ódios inexplicaveis por parte de parentes, inclusive entre pai/filho, irmãos e etc. Ja deve ter acontecido isso contigo e com a teoria da reencarnaçao explica-se essa animosidade gratuita que temos com pessoas e não sabemos explicar. Todas nossas experiências em vidas passadas ficam em um estado latente dentro de nosso espirito... Já conheceu alguem e teve a nítida impressão que já havia visto esta pessoa em algum lugar?

o anátema escreveu:Quando se estuda para uma prova, ao não se ter os livros para consulta, não se tem amnésia. Se tivesse tido amnésia, e acertado na prova, seria ou puro chute, ou genialidade; em qualquer dos casos, o estudo anterior/vida passada, teria sido completamente inútil.


Como disse acima: Nenhuma de nossas experiências se perde por completo em uma nova encarnaçao. Voce já deve ter se deparado em uma situaçao em que seria fácil roubar ou matar. Mas porque voce não fez isso? Seu íntimo lhe disse o contrário. Voce pode dizer que aprendeu com seus pais que era errado e etc... mas várias pessoas aprendem isso com os pais nesta vida e fazem loucuras por um instinto latente que possui, ou seja, não aprendeu ainda que não pode matar ou roubar...

Carmen
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Carmen »

RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?

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Benetton
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Re: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Benetton »

videomaker escreveu:
RCA , acho que foi trasmissão de pensamento amigo , tinha pensado justamente em postar coisas desse tipo , que alguns por aqui tem como a suprema LOGICA do ateismo !
Agora fique sabendo que tudo que foi possivel dizer a respeito do tal texto , já foi explicado e refutado dezenas de vezes !
E eles simplismente dizem que não entedem !
Coragem meu camarada , vai enfrente ...


Videomaker,

Em um outro tópico, que trata de esquecimento de vidas passadas, tentei explicar exatamente essa parte. Não sei se ficou alguma dúvida. Se houver, solicito aos interessados acessarem o link abaixo, rolando a página onde se encontra o meu Post:

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2751&start=20



" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

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"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


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Fernando Silva
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Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Fernando Silva »

1. Deus nos criou do jeito que criou, sabendo de tudo o que faríamos em consequência de termos sido criados do jeito que ele nos criou. Ou seja, ele nos criou com a finalidade de passarmos por isso tudo. Não tem essa de culpa, de pecado a se pagar ou besteiras do tipo. Somos máquinas executando aquilo que fomos contruídos para executar.

2. Interessante o exemplo dos cachorros e das crianças que aprendem, mas, nos dois casos, não se usou a crueldade, apenas o exemplo.
Impediu-se a criança ou o cachorro de fazer uma coisa errada até que eles aprendessem que não deviam fazer aquilo, mesmo sem entender por que.
Entretanto, o que acontece não é isto e sim o sofrimento puro e simples. A pessoa nasce aleijada, deformada, retardada, pobre, sofre horrores na vida. O que ela aprende com isto? Nada!

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Res Cogitans
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Res Cogitans »

Carmen escreveu:
RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?


Se lembra da incompetência espírita no PROBLEMA DO MAL VERSÃO ANIMAL???
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Fernando Silva »

RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."

Afirmação vazia e conformista. Sem provas. Sem valor.
Tenta jogar sobre nós a culpa por um sofrimento que nos é imposto por Deus, já que nunca escolhemos existir, já que não há livre-arbítrio que nos permita fazer diferente.

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Fernando Silva
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Fernando Silva »

RCAdeBH escreveu:Como disse acima: Nenhuma de nossas experiências se perde por completo em uma nova encarnaçao. Voce já deve ter se deparado em uma situaçao em que seria fácil roubar ou matar. Mas porque voce não fez isso? Seu íntimo lhe disse o contrário. Voce pode dizer que aprendeu com seus pais que era errado e etc... mas várias pessoas aprendem isso com os pais nesta vida e fazem loucuras por um instinto latente que possui, ou seja, não aprendeu ainda que não pode matar ou roubar...

Alguma prova?

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Res Cogitans
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Mensagem por Res Cogitans »

salgueiro escreveu:
Raul escreveu:Concordo contigo que é complicado definir Deus. Kardec não conseguiu respostas nas perguntas que fez sobre Ele no livro do espiritos. Ficou tudo obscurecido e sinceramente não quero (pelo menos eu) tentar definir Deus na minha doutrina, pois não posso advinha-Lo. Sua existência ou não é uma icógnita sim! (será que eu estou virando ateu?) Mas estou certo que existe uma força maior regente, a quem eu chamo de Deus. Funciona para mim.


Apesar de nunca ter me dado ao trabalho inútil, em minha opinião, de definir Deus longe estou de poder chegar perto de me definir como atéia, somente está colocado na coluna das perguntas ainda sem resposta

E o grande barato da doutrina é desmistificar a existência espiritual

Bjs



Kardec ajuda vocês, vamos lá:

Kardec em a Gênese escreveu:8. - Não é dado ao homem sondar a natureza íntima de Deus. Para compreendê-Lo, ainda nos falta o sentido próprio, que só se adquire por meio da completa depuração do Espírito. Mas, se não pode penetrar na essência de Deus, o homem, desde que aceite como premissa a sua existência, pode, pelo raciocínio, chegar a conhecer-lhe os atributos necessários, porquanto, vendo o que ele absolutamente não pode ser, sem deixar de ser Deus, deduz daí o que ele deve ser.

Sem o conhecimento dos atributos de Deus, impossível seria compreender-se a obra da criação. Esse o ponto de partida de todas as crenças religiosas e é por não se terem reportado a isso, como ao farol capaz de as orientar, que a maioria das religiões errou em seus dogmas. As que não atribuíram a Deus a onipotência imaginaram muitos deuses; as que não lhe atribuíram soberana bondade fizeram dele um Deus cioso, colérico, parcial e vingativo.

9. - Deus é a suprema e soberana inteligência. É limitada a inteligência do homem, pois que não pode fazer, nem compreender tudo o que existe. A de Deus abrangendo o infinito, tem que ser infinita. Se a supuséssemos limitada num ponto qualquer, poderíamos conceber outro ser mais inteligente, capaz de compreender e fazer o que o primeiro não faria e assim por diante, até ao infinito.

10. - Deus é eterno, isto é, não teve começo e não terá fim. Se tivesse tido princípio, houvera saído do nada. Ora, não sendo o nada coisa alguma, coisa nenhuma pode produzir. Ou, então, teria sido criado por outro ser anterior e, nesse caso, este ser é que seria Deus. Se lhe supuséssemos um começo ou fim, poderíamos conceber uma entidade existente antes dele e capaz de lhe sobreviver, e assim por diante, ao infinito.

11. - Deus é imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, nenhuma estabilidade teriam as leis que regem o Universo.

12. - Deus é imaterial, isto é, a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, não seria imutável, pois estaria sujeito ás transformações da matéria.

Deus carece de forma apreciável pelos nossos sentidos, sem o que seria matéria. Dizemos: a mão de Deus, o olho de Deus, a boca de Deus, porque o homem, nada mais conhecendo além de si mesmo, toma a si próprio por termo de comparação para tudo o que não compreende. São ridículas essas imagens em que Deus é representado pela figura de um ancião de longas barbas e envolto num manto. Têm o inconveniente de rebaixar o Ente supremo até às mesquinhas proporções da Humanidade. Daí a lhe emprestarem as paixões humanas e a fazerem-no um Deus colérico e cioso não vai mais que um passo.

13. - Deus é onipotente. Se não possuísse o poder supremo, sempre se poderia conceber uma entidade mais poderosa e assim por diante, até chegar-se ao ser cuja potencialidade nenhum outro ultrapassasse. Esse então é que seria Deus.

14. - Deus é soberanamente justo e bom. A providencial sabedoria das leis divinas se revela nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, não permitindo essa sabedoria que se duvide da sua justiça, nem da sua bondade.

O fato do ser infinita uma qualidade, exclui a possibilidade de uma qualidade contrária, porque esta a apoucaria ou anularia. Um ser infinitamente bom não poderia conter a mais insignificante parcela de malignidade, nem o ser infinitamente mau conter a mais insignificante parcela de bondade, do mesmo modo que um objeto não pode ser de um negro absoluto, com a mais ligeira nuança de branco, nem de um branco absoluto com a mais pequenina mancha preta.

Deus, pois, não poderia ser simultaneamente bom e mau, porque então, não possuindo qualquer dessas duas qualidades no grau supremo, não seria Deus; todas as coisas estariam sujeitas ao seu capricho e para nenhuma haveria estabilidade. Não poderia ele, por conseguinte, deixar de ser ou infinitamente bom ou infinitamente mau. Ora, como suas obras dão testemunho da sua sabedoria, da sua bondade e da sua solicitude, concluir-se-á que, não podendo ser ao mesmo tempo bom e mau sem deixar de ser Deus, ele necessariamente tem de ser infinitamente bom.

A soberana bondade implica a soberana justiça, porquanto, se ele procedesse injustamente ou com parcialidade numa só circunstância que fosse, ou com relação a uma só de suas criaturas, já não seria soberanamente justo e, em consequência, já não seria soberanamente bom.

15. - Deus é infinitamente perfeito. É impossível conceber-se Deus sem o infinito das perfeições, sem o que não seria Deus, pois sempre se poderia conceber um ser que possuísse o que lhe faltasse. Para que nenhum ser possa ultrapassá-lo, faz-se mister que ele seja infinito em tudo.

Sendo infinitos, os atributos de Deus não são suscetíveis nem de aumento, nem de diminuição, visto que do contrário não seriam infinitos e Deus não seria perfeito. Se lhe tirassem a qualquer dos atributos a mais mínima parcela, já não haveria Deus, pois que poderia existir um ser mais perfeito.

16. - Deus é único. A unicidade de Deus é consequência do fato de serem infinitas as suas perfeições. Não poderia existir outro Deus, salvo sob a condição de ser igualmente infinito em todas as coisas, visto que, se houvesse entre eles a mais ligeira diferença, um seria inferior ao outro, subordinado ao poder desse outro e, então, não seria Deus. Se houvesse entre ambos igualdade absoluta, isso eqüivaleria a existir, de toda eternidade, um mesmo pensamento, uma mesma vontade, um mesmo poder. Confundidos assim, quanto à identidade, não haveria, em realidade, mais que um único Deus. Se cada um tivesse atribuições especiais, um não faria o que o outro fizesse; mas, então, não existiria igualdade perfeita entre eles, pois que nenhum possuiria a autoridade soberana.

17. - A ignorância do princípio de que são infinitas as perfeições de Deus foi que gerou o politeísmo, culto adotado por todos os povos primitivos, que davam o atributo de divindade a todo poder que lhes parecia acima dos poderes inerentes à Humanidade. Mais tarde, a razão os levou a reunir essas diversas potências numa só. Depois, à proporção que os homens foram compreendendo a essência dos atributos divinos, retiraram dos símbolos, que haviam criado, a crença que implicava a negação desses atributos.

18. - Em resumo, Deus não pode ser Deus, senão sob a condição de que nenhum outro o ultrapasse, porquanto o ser que o excedesse no que quer que fosse, ainda que apenas na grossura de um cabelo, é que seria o verdadeiro Deus. Para que tal não se dê, indispensável se torna que ele seja infinito em tudo.

É assim que, comprovada pelas suas obras a existência de Deus, por simples dedução lógica se chega a determinar os atributos que o caracterizam.

19. - Deus é, pois, a inteligência suprema e soberana, é único, eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas as perfeições, e não pode ser diverso disso.

Tal o eixo sobre que repousa o edifício universal. Esse o farol cujos raios se estendem por sobre o Universo inteiro, única luz capaz de guiar o homem na pesquisa da verdade. Orientando-se por essa luz, ele nunca se transviará. Se, portanto, o homem há errado tantas vezes, é unicamente por não ter seguido o roteiro que lhe estava indicado.

Tal também o critério infalível de todas as doutrinas filosóficas e religiosas. Para apreciá-las, dispõe o homem de uma medida rigorosamente exata nos atributos de Deus e pode afirmar a si mesmo que toda teoria, todo princípio, todo dogma, toda crença, toda prática que estiver em contradição com um só que seja desses atributos, que tenda não tanto a anulá-lo, mas simplesmente a diminuí-lo, não pode estar com a verdade.

Em filosofia, em psicologia, em moral, em religião, só há de verdadeiro o que não se afaste, nem um til, das qualidades essenciais da Divindade. A religião perfeita será aquela de cujos artigos de fé nenhum esteja em oposição àquelas qualidades; aquela cujos dogmas todos suportem a prova dessa verificação sem nada sofrerem.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

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RCAdeBH
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Mensagem por RCAdeBH »

Res Cogitans escreveu:
salgueiro escreveu:
Raul escreveu:Concordo contigo que é complicado definir Deus. Kardec não conseguiu respostas nas perguntas que fez sobre Ele no livro do espiritos. Ficou tudo obscurecido e sinceramente não quero (pelo menos eu) tentar definir Deus na minha doutrina, pois não posso advinha-Lo. Sua existência ou não é uma icógnita sim! (será que eu estou virando ateu?) Mas estou certo que existe uma força maior regente, a quem eu chamo de Deus. Funciona para mim.


Apesar de nunca ter me dado ao trabalho inútil, em minha opinião, de definir Deus longe estou de poder chegar perto de me definir como atéia, somente está colocado na coluna das perguntas ainda sem resposta

E o grande barato da doutrina é desmistificar a existência espiritual

Bjs



Kardec ajuda vocês, vamos lá:

Kardec em a Gênese escreveu:8. - Não é dado ao homem sondar a natureza íntima de Deus. Para compreendê-Lo, ainda nos falta o sentido próprio, que só se adquire por meio da completa depuração do Espírito. Mas, se não pode penetrar na essência de Deus, o homem, desde que aceite como premissa a sua existência, pode, pelo raciocínio, chegar a conhecer-lhe os atributos necessários, porquanto, vendo o que ele absolutamente não pode ser, sem deixar de ser Deus, deduz daí o que ele deve ser.

Sem o conhecimento dos atributos de Deus, impossível seria compreender-se a obra da criação. Esse o ponto de partida de todas as crenças religiosas e é por não se terem reportado a isso, como ao farol capaz de as orientar, que a maioria das religiões errou em seus dogmas. As que não atribuíram a Deus a onipotência imaginaram muitos deuses; as que não lhe atribuíram soberana bondade fizeram dele um Deus cioso, colérico, parcial e vingativo.

9. - Deus é a suprema e soberana inteligência. É limitada a inteligência do homem, pois que não pode fazer, nem compreender tudo o que existe. A de Deus abrangendo o infinito, tem que ser infinita. Se a supuséssemos limitada num ponto qualquer, poderíamos conceber outro ser mais inteligente, capaz de compreender e fazer o que o primeiro não faria e assim por diante, até ao infinito.

10. - Deus é eterno, isto é, não teve começo e não terá fim. Se tivesse tido princípio, houvera saído do nada. Ora, não sendo o nada coisa alguma, coisa nenhuma pode produzir. Ou, então, teria sido criado por outro ser anterior e, nesse caso, este ser é que seria Deus. Se lhe supuséssemos um começo ou fim, poderíamos conceber uma entidade existente antes dele e capaz de lhe sobreviver, e assim por diante, ao infinito.

11. - Deus é imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, nenhuma estabilidade teriam as leis que regem o Universo.

12. - Deus é imaterial, isto é, a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, não seria imutável, pois estaria sujeito ás transformações da matéria.

Deus carece de forma apreciável pelos nossos sentidos, sem o que seria matéria. Dizemos: a mão de Deus, o olho de Deus, a boca de Deus, porque o homem, nada mais conhecendo além de si mesmo, toma a si próprio por termo de comparação para tudo o que não compreende. São ridículas essas imagens em que Deus é representado pela figura de um ancião de longas barbas e envolto num manto. Têm o inconveniente de rebaixar o Ente supremo até às mesquinhas proporções da Humanidade. Daí a lhe emprestarem as paixões humanas e a fazerem-no um Deus colérico e cioso não vai mais que um passo.

13. - Deus é onipotente. Se não possuísse o poder supremo, sempre se poderia conceber uma entidade mais poderosa e assim por diante, até chegar-se ao ser cuja potencialidade nenhum outro ultrapassasse. Esse então é que seria Deus.

14. - Deus é soberanamente justo e bom. A providencial sabedoria das leis divinas se revela nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, não permitindo essa sabedoria que se duvide da sua justiça, nem da sua bondade.

O fato do ser infinita uma qualidade, exclui a possibilidade de uma qualidade contrária, porque esta a apoucaria ou anularia. Um ser infinitamente bom não poderia conter a mais insignificante parcela de malignidade, nem o ser infinitamente mau conter a mais insignificante parcela de bondade, do mesmo modo que um objeto não pode ser de um negro absoluto, com a mais ligeira nuança de branco, nem de um branco absoluto com a mais pequenina mancha preta.

Deus, pois, não poderia ser simultaneamente bom e mau, porque então, não possuindo qualquer dessas duas qualidades no grau supremo, não seria Deus; todas as coisas estariam sujeitas ao seu capricho e para nenhuma haveria estabilidade. Não poderia ele, por conseguinte, deixar de ser ou infinitamente bom ou infinitamente mau. Ora, como suas obras dão testemunho da sua sabedoria, da sua bondade e da sua solicitude, concluir-se-á que, não podendo ser ao mesmo tempo bom e mau sem deixar de ser Deus, ele necessariamente tem de ser infinitamente bom.

A soberana bondade implica a soberana justiça, porquanto, se ele procedesse injustamente ou com parcialidade numa só circunstância que fosse, ou com relação a uma só de suas criaturas, já não seria soberanamente justo e, em consequência, já não seria soberanamente bom.

15. - Deus é infinitamente perfeito. É impossível conceber-se Deus sem o infinito das perfeições, sem o que não seria Deus, pois sempre se poderia conceber um ser que possuísse o que lhe faltasse. Para que nenhum ser possa ultrapassá-lo, faz-se mister que ele seja infinito em tudo.

Sendo infinitos, os atributos de Deus não são suscetíveis nem de aumento, nem de diminuição, visto que do contrário não seriam infinitos e Deus não seria perfeito. Se lhe tirassem a qualquer dos atributos a mais mínima parcela, já não haveria Deus, pois que poderia existir um ser mais perfeito.

16. - Deus é único. A unicidade de Deus é consequência do fato de serem infinitas as suas perfeições. Não poderia existir outro Deus, salvo sob a condição de ser igualmente infinito em todas as coisas, visto que, se houvesse entre eles a mais ligeira diferença, um seria inferior ao outro, subordinado ao poder desse outro e, então, não seria Deus. Se houvesse entre ambos igualdade absoluta, isso eqüivaleria a existir, de toda eternidade, um mesmo pensamento, uma mesma vontade, um mesmo poder. Confundidos assim, quanto à identidade, não haveria, em realidade, mais que um único Deus. Se cada um tivesse atribuições especiais, um não faria o que o outro fizesse; mas, então, não existiria igualdade perfeita entre eles, pois que nenhum possuiria a autoridade soberana.

17. - A ignorância do princípio de que são infinitas as perfeições de Deus foi que gerou o politeísmo, culto adotado por todos os povos primitivos, que davam o atributo de divindade a todo poder que lhes parecia acima dos poderes inerentes à Humanidade. Mais tarde, a razão os levou a reunir essas diversas potências numa só. Depois, à proporção que os homens foram compreendendo a essência dos atributos divinos, retiraram dos símbolos, que haviam criado, a crença que implicava a negação desses atributos.

18. - Em resumo, Deus não pode ser Deus, senão sob a condição de que nenhum outro o ultrapasse, porquanto o ser que o excedesse no que quer que fosse, ainda que apenas na grossura de um cabelo, é que seria o verdadeiro Deus. Para que tal não se dê, indispensável se torna que ele seja infinito em tudo.

É assim que, comprovada pelas suas obras a existência de Deus, por simples dedução lógica se chega a determinar os atributos que o caracterizam.

19. - Deus é, pois, a inteligência suprema e soberana, é único, eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas as perfeições, e não pode ser diverso disso.

Tal o eixo sobre que repousa o edifício universal. Esse o farol cujos raios se estendem por sobre o Universo inteiro, única luz capaz de guiar o homem na pesquisa da verdade. Orientando-se por essa luz, ele nunca se transviará. Se, portanto, o homem há errado tantas vezes, é unicamente por não ter seguido o roteiro que lhe estava indicado.

Tal também o critério infalível de todas as doutrinas filosóficas e religiosas. Para apreciá-las, dispõe o homem de uma medida rigorosamente exata nos atributos de Deus e pode afirmar a si mesmo que toda teoria, todo princípio, todo dogma, toda crença, toda prática que estiver em contradição com um só que seja desses atributos, que tenda não tanto a anulá-lo, mas simplesmente a diminuí-lo, não pode estar com a verdade.

Em filosofia, em psicologia, em moral, em religião, só há de verdadeiro o que não se afaste, nem um til, das qualidades essenciais da Divindade. A religião perfeita será aquela de cujos artigos de fé nenhum esteja em oposição àquelas qualidades; aquela cujos dogmas todos suportem a prova dessa verificação sem nada sofrerem.


Esse Kardec é demais! Meu mestre. Pena que quando começou a sondar a vida de Cristo, faleceu.

Carmen
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Carmen »

Res Cogitans escreveu:
Carmen escreveu:
RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?


Se lembra da incompetência espírita no PROBLEMA DO MAL VERSÃO ANIMAL???


Lembro, Res...mas sou teimosa. Quem sabe o RCA não elimina minhas dúvidas ? :emoticon4:

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RCAdeBH
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por RCAdeBH »

Fernando Silva escreveu:1. Deus nos criou do jeito que criou, sabendo de tudo o que faríamos em consequência de termos sido criados do jeito que ele nos criou. Ou seja, ele nos criou com a finalidade de passarmos por isso tudo. Não tem essa de culpa, de pecado a se pagar ou besteiras do tipo. Somos máquinas executando aquilo que fomos contruídos para executar.
2. Interessante o exemplo dos cachorros e das crianças que aprendem, mas, nos dois casos, não se usou a crueldade, apenas o exemplo.
Impediu-se a criança ou o cachorro de fazer uma coisa errada até que eles aprendessem que não deviam fazer aquilo, mesmo sem entender por que.
Entretanto, o que acontece não é isto e sim o sofrimento puro e simples. A pessoa nasce aleijada, deformada, retardada, pobre, sofre horrores na vida. O que ela aprende com isto? Nada!


Não é necessario sentir dor quando não nos recusamos a aprender. A dor é a consequencia de nosso próprio livre arbitrio.

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RCAdeBH
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por RCAdeBH »

Carmen escreveu:
Res Cogitans escreveu:
Carmen escreveu:
RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?


Se lembra da incompetência espírita no PROBLEMA DO MAL VERSÃO ANIMAL???


Lembro, Res...mas sou teimosa. Quem sabe o RCA não elimina minhas dúvidas ? :emoticon4:


Manda o tópico denovo.


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Fernando Silva
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Fernando Silva »

RCAdeBH escreveu:
Fernando Silva escreveu:A pessoa nasce aleijada, deformada, retardada, pobre, sofre horrores na vida. O que ela aprende com isto? Nada!

Não é necessario sentir dor quando não nos recusamos a aprender. A dor é a consequencia de nosso próprio livre arbitrio.

Não respondeu. Por que ela tem que sofrer?
Por que o espírito escolhe uma vida de sofrimentos para evoluir mais depressa?
Seria como se um aluno ganhasse pontos em uma matéria se se submetesse a uma sessão de tortura, além das aulas regulares.

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videomaker
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por videomaker »

Carmen escreveu:
RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?



Carmem minha linda não fique chocada , mais tenho que te dizer , Animais não são gente !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

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Tranca
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Tranca »

videomaker escreveu:
Carmen escreveu:
RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?



Carmem minha linda não fique chocada , mais tenho que te dizer , Animais não são gente !


Sinto muito dizer a você: gente é tudo animal. :emoticon16:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

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videomaker
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:1. Deus nos criou do jeito que criou, sabendo de tudo o que faríamos em consequência de termos sido criados do jeito que ele nos criou. Ou seja, ele nos criou com a finalidade de passarmos por isso tudo. Não tem essa de culpa, de pecado a se pagar ou besteiras do tipo. Somos máquinas executando aquilo que fomos contruídos para executar.

Quando nascemos temos que comer , dormir e aprender , ora então somos maquinas feitas apenas para isso ?
Que teimosia é essa seu Fernamdo ! , as coisas são assim por que temos que ser assim , temos que aprender , temos que evoluir , e esse é o jeito , qual seu problema com isso ?
Se no final seremos mais felizes , o que é que vc não entende !


2. Interessante o exemplo dos cachorros e das crianças que aprendem, mas, nos dois casos, não se usou a crueldade, apenas o exemplo.
Impediu-se a criança ou o cachorro de fazer uma coisa errada até que eles aprendessem que não deviam fazer aquilo, mesmo sem entender por que.
Entretanto, o que acontece não é isto e sim o sofrimento puro e simples. A pessoa nasce aleijada, deformada, retardada, pobre, sofre horrores na vida. O que ela aprende com isto? Nada!


Como vc pode dizer isso ! , e se em cada noite que se dorme , o sujeito reflete e dai tira o melhor de sua situação !
E se quando volta a patria espirual , tudo fica mais claro , e ai sim vc entende na plenitude o por que do sofrimento !
Vc já ouviu falar em MEDO que não se compreende , quando vc teme algo é não sabe o por que ! , sabe que muito desses medos estão no passado , lá na infacia , e o cara nem lembra , mais parece que servio de lição , mais ele não lembra , e agora ?
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

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videomaker
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por videomaker »

Tranca-Ruas escreveu:
videomaker escreveu:
Carmen escreveu:
RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?



Carmem minha linda não fique chocada , mais tenho que te dizer , Animais não são gente !


Sinto muito dizer a você: gente é tudo animal. :emoticon16:



Pena
que pensamos ! e isso faz uma diferença ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Samael »

Fernando Silva escreveu:
RCAdeBH escreveu:
Fernando Silva escreveu:A pessoa nasce aleijada, deformada, retardada, pobre, sofre horrores na vida. O que ela aprende com isto? Nada!

Não é necessario sentir dor quando não nos recusamos a aprender. A dor é a consequencia de nosso próprio livre arbitrio.

Não respondeu. Por que ela tem que sofrer?
Por que o espírito escolhe uma vida de sofrimentos para evoluir mais depressa?
Seria como se um aluno ganhasse pontos em uma matéria se se submetesse a uma sessão de tortura, além das aulas regulares.


Tocou no ponto, Fernando. Foi justo por essa questão que eu afirmei que o espiritismo herdou certo caráter asceta do cristianismo...

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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por Carmen »

videomaker escreveu:
Carmen escreveu:
RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?



Carmem minha linda não fique chocada , mais tenho que te dizer , Animais não são gente !


Video, vá lá no tópico: Destruição dos seres vivos uns pelos outros...onde Kardec está dizendo que todos têm espírito, humanos ou não. Vá contestar seu mentor.

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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por videomaker »

Carmen escreveu:
videomaker escreveu:
Carmen escreveu:
RCA escreveu:"Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas.."


RCA, e os animais como ficam ? Ou a "infinita justiça de Deus" é exclusividade humana ?



Carmem minha linda não fique chocada , mais tenho que te dizer , Animais não são gente !


Video, vá lá no tópico: Destruição dos seres vivos uns pelos outros...onde Kardec está dizendo que todos têm espírito, humanos ou não. Vá contestar seu mentor.




Animais tem alma?
19/02/2002 - O que o Espiritismo fala sobre os animais; eles tem alma? Progridem? ou serão sempre animais? Porque eles sofrem? Eles tem Carma? Porque existem animais mais inteligentes?

Esta é uma pergunta difícil de ser detalhada, mas sem dúvida o espiritismo tem uma resposta. Os animais não tem alma como nós os humanos, mas tem um princípio espiritual que sobrevive à morte do corpo. Segundo os espíritos disseram a Kardec, quando o animal morre, espíritos especializados recolhem esse princípio espiritual, que entra em letargia e é encaminhado para uma nova encarnação quase imediatamente.

Este princípio inteligente, que ainda não é um espíritos, passará milênios incontáveis nesta condição, até chegar ao reino hominal, mas em mundos primitivos, onde o homem pouco se diferencia de um animal. Continua progredindo lentamente até adquirir consciência de si mesmo e desenvolver o livre arbítrio. Os homens progridem por sua vontade, mas os animais pela força das coisas ou do ambiente. Se eles permanecessem sempre animais seria uma injustiça, pois eles sofrem, são abatidos para a alimentação do homem, usados como cobaias e desenvolvem doenças como o câncer, por exemplo.

Mas eles não tem Carma, pois não tem livre arbítrio. Mas compreenda, caro amigo, que Carma é uma palavra das doutrinas indianas e não existe no espiritismo (preferimos ação e Reação ou causa e efeito). Os animais não são responsáveis pelos seus atos. Alguns são mais inteligentes pelos cuidados recebidos, ou talvez, porque progrediram um pouco mais do que os seus irmãos da mesma espécie. Respeitar e proteger os animais é um dever cristão.

Desculpe Carmem , mais animais não é gente !
:emoticon1:
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Re: Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu: Segundo os espíritos disseram a Kardec



Os espiritos disseram também que negros são inferiores às raças europeias.
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http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

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Re.: Texto interessante no site do Encosto

Mensagem por O ENCOSTO »

RCAdeBH escreveu:É um texto que comenta a reencarnaçao. Não sei pelo nome do autor se é alguem aqui do RV que escreveu. Como a questão é do meu conhecimento, resolvi comenta-lo.



O texto é do usuário "Joe".


Texto do site do Encosto escreveu:Por José Moreira da Silva
Religião é Veneno

Eu tenho um cão e um gato. Eles aprenderam a fazer coco e pipi no local certo. Sabe porque? Porque eu os pego no ato e levo para o local adequado e ao mesmo tempo fico gritando, “Não pode!” Esse método funciona porque o cão ou gato percebe o que está fazendo e associa a desaprovação com o ato que esta praticando. E com o tempo eles aprendem a não fazer suas necessidades em nenhum outro local a não ser o indicado. Se você vir o cachorro fazendo suas necessidades em um local proibido, esperar uma hora e depois xingá-lo, não funciona. Ele não vai aprender nada porque não sabe o motivo de estar sendo punido. Sendo assim, é pura perda de tempo e até crueldade, puni-lo. O mesmo acontece com uma criança. Se uma criança não sabe porque está sendo punida porque não lembra do que fez, a punição é cruel e injusta, sendo assim até com as crianças convém punir em tempo hábil. Vamos a reencarnação. Nela, eu estaria na mesma condição do cão. Estaria sendo punido por um crime que não sei que cometi. Se eu não lembro de nada, a punição sempre será injusta para mim.


Do ponto de vista de quem não aceita a sucessão de vidas para uma suposta evoluçao, isso seria correto. Aí então deveriamos começar a pensar "sofro porque sou AZARADO".




Não só azarado, mas por centenas de outros motivos.

Vou dar alguns exemplos: Se uma criança nasce com sérios problemas de saúde, provavelmente não foi realizado aquela bateria de exames chamados de "pré-natal". Ou foi realizado, os pais sabem previamente que seu filho jamais será saudável e mesmo assim resolvem não abortar.

Nesse caso, este ser humano será doente a vida toda por culpa dos seus pais.

Outro: Se você não realiza a manutenção do seu automóvel com frequência, poderá sofrer um acidente ou prejudicar outras pessoas por sua culpa. Não há nada de azar nisso e sim imprudencia.

Mais um exemplo: Um terremoto acontece no Japão e mata milhares de pessoas. Não há azar nesta situação já que todo mundo sabe (principalmente os japoneses) que naquela região há grande risco de ocorrer terremotos. As pessoas continuam morando lá por inúmeros motivos, menos AZAR.

Passando para o campo religioso, um cristão pode acreditar que está sofrendo por culpa do pecado original, pela influencia do demonio ou outros fatores. Ele sabe que a sua vida é apenas um estágio e que, se ele tiver fé, seu sofrimento irá acabar e ele terá uma vida eterna junto de DEus.


Texto do site do Encosto escreveu:Vou dar-lhe um outro exemplo prático. Suponhamos que você esteja aprendendo a dirigir. Eu te ensino tudo que tem que fazer. Passamos uma tarde inteira treinando e no dia seguinte, você esquece tudo que lhe ensinei. Tenho que começar tudo de novo. E assim por diante. É óbvio que você nunca vai evoluir dessa forma. Nunca vai aprender nada assim pois o processo de aprendizagem é cumulativo. É como a adição. Todo dia vai se acrescentando algo até chegar a um total. Esse total seria o que você aprendeu. Sem memória não há aprendizagem.
Outro detalhe, a memória é mais importante do que se imagina. A memória é aquilo que somos. Quando somos criança absorvemos aquilo que dizem a nosso respeito. Para uma pessoa dizem, “Você é brasileiro, teu nome é José, e sua mãe é fulana e assim por diante.” Você é o resultado de tudo que dizem que você é e mais as experiências que você teve acrescido as suas tendências genéticas. Dependendo da sociedade que nascer, você será totalmente diferente. Se você tivesse nascido nos EUA, hoje seria outra pessoa. Se tivesse nascido na Etiópia, também. Tendências naturais fora e além de seu controle equivalem a pelo menos 90% do que você é. E isso é um fato cientifico”.


O esquecimento das vidas passadas é precioso e muito mal entendido. Imagine se voce descobrir dentro de sua casa um inimigo ferrenho de outras vidas que tenha que chamar de pai ou mãe... Outro exemplo: quando voce vai fazer uma prova na escola, voce tem que SABER a matéria sem o recurso dos livros. Explicando melhor: Para o professor ter certeza que voce sabe, isto tem que estar dentro de seu íntimo, ou seja , voce tem que ter retido a liçao e NATURALMENTE expressa-la de acordo com o que se pede.



Imagine se você encontrar estes mesmos espiritos no campo espiritual? Dá na mesma.. Ou rivais nunca se
encontram no campo espiritual?

Sobre seu outro exemplo, as provas são marcadas, os conteúdos são explicados pelos professores, você tem tempo para decorar e ainda pode colar. E você sabe, sem sombra de dúvidas, que está passando por uma avaliação.

Sua comparação com a reencarnação é patética, já que ninguém pode lembrar de nada devido àqueles motivos bobinhos que todo espiritóide gosta de citar.


Texto do site do Encosto escreveu:Mas a sua personalidade não poderia se desenvolver dentro de nenhum sistema cultural sem memória. Imagine se você ensina a seu filho quem ele é, sobre sua família, suas raízes, sua cultura e assim por diante e ele esquece tudo no dia seguinte? Não haveria evolução alguma. Como somos aquilo que lembramos que somos, a teoria da reencarnação cai por terra ai.


A questão principal dentro de uma percepçao que somos seres eternos é de que a existencia terrena onde somos "Joao" ou "maria" é um mero detalhe passageiro dentro da eternidade... Imagina o que é a ETERNIDADE comparado com um piscar de olhos de uma encarnaçao?



E o quê diabos tem isso em relação ao parágrafo do autor?



Texto do site do Encosto escreveu:O karma também é um conceito difícil de engolir. O karma é como se fosse o próprio Deus. Ele fica anotando tudo que você faz, momento a momento, e depois manipula as circunstâncias para você sofrer
pelo que fez ou conseguir benções. Esse tipo de sistema não é compatível com o livre arbítrio. Ou seja, para o karma fazer você pagar ou ser recompensando, ele teria que manipular pessoas e circunstâncias para esse fim. Sendo assim, as pessoas não seriam livres. Ou pelo menos a grande maioria de suas ações não seriam geradas por si próprias, pois elas teriam que cumprir a vontade do Karma. E assim o Karma estaria usando uma pessoa para punir outra. Digamos que usa alguém para lhe dar uma surra porque você deu uma surra em outra pessoa em outra vida. Essa pessoa que está te dando uma surra hoje para puni-la vai ser punida também? Se você está sendo estuprada, você está pagando pelo que fez antes, então o estuprador está apenas cumprindo a vontade de Deus fazendo você pagar ou estaria ele iniciando a ação e gerando karma? E se é o caso, então você não pode explicar todos os seus sofrimentos baseando-se em vidas passadas. Muito do seu sofrimento seria sem causa mesmo. Está vendo? O tipo de controle que o karma teria que ter sobre todas as pessoas seria algo incompreensível. É muito mais fácil imaginar que as pessoas fazem o que querem e sofrem ou não conseqüências de seus atos dependendo das circunstancias e não de uma força invisível controlando às mesmas. É mais simples e prático e lógico. O livre arbítrio exige o acaso. Somente num sistema imprevisível como é o nosso a liberdade poderia existir. Liberdade de decidir o que é certo e errado. Se existir uma força controlando tudo, ninguém é livre e punições e recompensas se tornam injustiças.


Nada acontece por acaso e sem a permissão e vontade de uma força maior que é a da infinita justiça de Deus. Estamos em um mundo de provas e TODOS os sofrimentos que passamos são oriundos de nossas próprias açoes nesta ou em outras vidas. É incrivel como as pessoas associam o "acaso" o a "sorte" em todos os seus infortúnios. Simples assim: Em vários acidentes de
trânsito, de cinco ocupantes do carro 4 morreram, e o que se salvou foi cuspido para fora do carro por razões inexplicáveis... Claro que como fazemos parte de um "todo", algumas pessoas contribuem para os
nossos resgates nos infringindo dor... mas certamente houve justiça para conosco e haverá para com o agressor.



E quanto ao livre arbitrio? Se tudo acontece de acordo com a vontade de uma força maior, não temos livre arbitrio.

Tudo que acontece (acidentes de transito, terremotos, assaltos, etc) pode ser previsto com cálculos de propabilidade. Já é de conhecimento que no proximo feriado, um número X (com certa margem para mais ou
para menos) de acidentes de transito irá ocorrer. Se você resolve pegar a estrada nesse dia, terá chances % de morrer num acidente. Se não for você, será outro. Ninguém sabe. Por isso, dizemos que o fulano de tal morreu num acidente de transito por acaso.

O mesmo ocorre com sorteios da loteria. Quando você compra um bilhete, tem automaticamente uma pequena chance de ganhar. Como são milhões de bilhetes, dizemos que por acaso o bilhete tal foi sorteado.

O nascimento de uma criança com problemas mentais ou outras doenças também pode ser visto dessa forma. De cada 1000 nascimentos, um certo número terá algum problema.

Mas, para o religioso, parece que precisa existir um deus determinando tudo. Inclusive quem irá ganhar uma partida de futebol. Ou, no caso do espirita, ele mesmo determina tudo previamente para tirar a culpa de deus.

Já que o acaso não existe, os espiritas acreditam que eles mesmos determinam oque farão de ruim na próxima reencarnação. Hitler determinou ainda no plano astral que iria matar um monte de gente. O estuprador determina no plano espiritual quantas mulheres ele irá estuprar. O batedor de carteira determina quantas pessoas ele roubará, etc.

Tolice pura. E se não é assim, como explicar tais coisas? Pelo acaso.



Texto do site do Encosto escreveu:O arrependimento só é possível com a memória. Se eu não lembro que fiz algo ruim, então como vou me arrepender? No campo individual a teoria da reencarnação é totalmente inútil. Se você aceitar a teoria da reencarnação, tudo de ruim que acontece com você, você pensa que é punição por faltas passadas e ai agüenta calado. Aceita numa boa. Consola-se pensando que é um criminoso e que tudo que lhe acontece é merecido. É por isso que sociedades que aceitam essa teoria não trouxeram evolução social. Quem nasce pobre se conforma com a pobreza pensando que na próxima vida vai nascer melhor já que foi bom nessa. E o que é ser bom? Agüentar tudo calado e aceitar sua condição social é bondade? A história mostra que não. A Europa só evoluiu e arrastou o resto do mundo quando pessoas em condições sociais inferiores se revoltaram. Se acreditassem na reencarnação nunca fariam isso.


Arrependimento não é igual a comodismo. Não existe ninguem que tem um cravo no pé e não queira tira-lo se puder. O mundo existe para evoluirmos dentro dele e isso abrange várias esferas: são elas a esfera social e espiritual. Não acredito que algum miserável não possa trabalhar para ter uma vida melhor somente porque já se acha condenado a perecer daquela maneira.



Você apenas não entendeu oque o autor disse. Se você reencarna doente mental por ter cometido suicidio na vida anterior, você apenas estará sofrendo e nnunca se arrependendo.
O ENCOSTO


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Trancado