RCAdeBH escreveu:Caro Res,
Vejo que está pesquisando bem e tenho para mim que é interessante para voce e outro amigos achar algum traço racista na doutrina, o que sinceramente não entendo o "porque".
Pq é divertido ver toda punheta mental que vocês fazem para defender estes textos e/ou deixá-los de saia justa.
Bem, no texto voce sublinhou uma frase de impacto: "A raça branca caucásica, sem contradita, é a que ocupa o primeiro lugar na Terra", mas esqueceu de dar destaque ao resto, que vou colocar aqui: " mas atingiu ela o apogeu da perfeição? Todas as faculdades da alma nela estão representadas? Quem ousaria dize-lo?"
E??????? Onde isso impede o racismo?
Vamos ver...
Alguém que afirma:
Brancos não são perfeitos.
Brancos são superiores a negros.
Não seria racista?
Não somente moralmente, mas fisicamente também.
hummm é nessa parte que entra que negros são "materialmente" inferiores a brancos.
Nunca uma racista poderia se imaginar negro em qualquer período de sua existência.
péééémmm resposta errada. Isso não faz parte da definição de racismo.
Kadec se referia ao termo "negro" para simbolizar uma raça menos evoluida fisica, moral e intelectualmente.
putz o cara continua o racismo e nem percebe... tem certeza que continuar isso?
Você está afirmando que membros de tribos são intelectualmente inferiores a brancos e que tem constituição física inferior (seja lá o que isso queira dizer).
Ele poderia ter usado de exemplo outras raças de SELVAGENS que não fossem negras, como os esquimós ou tribos Chinesas e etc...
O que faz cair por terra seu argumento é que Kardec denotou aos negros SELVAGENS que foram objeto de estudo uma menor aptidão para a inteligência por vários motivos ESPIRITUAIS e FISICOS, coisa que nos negros de hoje não ocorre, aliás, muito pelo contrário.
Pressupondo este texto de Kardec, que voce interpretou da maneira que quis, voce quer jogar no mesmo "saco" (isso já deu confusão...) os negros de hoje que sofrem preconceitos raciais de uma maneira completamente diferente e inédita inclusive para ele naquela época ( lembre-se, era 1860) com os negros SELVAGENS de 300 anos atrás, que realmente eram o objeto de estudo a que Kardec se referia.
O que posso dizer?
Simplesmente foi uma infeliz analogia.
Acho que ele tá precisando de um pouco da TEORIA DO BELO... oq vcs acham?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.