Mas eu conheci um sujeito que, aos 16 anos cria sinceramente em vampiros, e inclusive afirmava ter "dado cabo" de alguns. E tenho certeza de que ele não brincava ao dizer isso. Ele era viciado nesses jogos RPG.
Possivelmente um fã do LARP ( Live Action Role Play ) do Storyteller, que é mais chamado de Live Action. É uma variante do RPG, só que com regras simplificadas e ênfase no RP ( e que não me agrada ). Bem, eu já conheci alguns fãs do estilo, e inclusive já participei disso, mas em 12 anos de RPG, nunca vi um rpgista acreditar naquilo que joga.
Tem certeza que ele não estava te sacaneando?
RPGs originalmente eram jogos de tabuleiro onde os jogadores interpretam personagens num teatrinho onde o enredo vai sendo definido por um "mestre".
Na verdade, os RPGs se
originaram de jogos de tabuleiro, Wargames como Chainmail e Alatierre, por exemplo. Com o tempo, o tabuleiro ( que pode ser quadriculado ou hexagonal ), as miniaturas e até os cartões passaram a ser apenas opcionais desejáveis, mas não obrigatórios. Alguns sistemas como o D&D incentivam o uso de grids e minis, outros como Storyteller e Gurps ( citando apenas os mais conhecidos ) os acham desnecessários ou usados apenas no Combate Tático.
E, quanto ao enredo, depende do tipo de jogo. Alguns jogos o DM conduz o jogo, em outros, ele apenas diz as consequências da trama feita por jogadores.
Engraçado como o D&D influenciou a abordagem de vários outros RPGs na questão dos personagens. Hobbits tiveram seu nome trocado para Halflings em quase todos os jogos de RPG que eu conheço.
É que D&D foi o primeiro rpg lançado, não é estranho que o primogênito influencie seus irmãos.
Tem inclusive um filme sobre esse jogo, mas não está muito bem cotado no IMDb (aqui. Eu nunca assisti.
Se for o que penso, ele já foi destruído pela RPGA e pela Assossiação de Psicólogos de algum país escandinavo.
aquele conceito de asceta foi feito para tornar monk ainda mais poderoso
Palavra de um Advogado de Regras e Combista: Monge
nunca, jamais, em hipótese alguma foi ou é apelão. É um dos mitos da 3ª edição destruídas por N simulações na SpellBrasil e RedeRpg