Senhor dos Anéis

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: Re.: Senhor dos Anéis

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Flavio Costa escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:Mas creio que possam existir outras versões, com cartas, videogames, que talvez você possa estar mais familiarizado. Acredito que a versão para tabuleiro seja a original.

Eu entendo que o original seja o RPG propriamente dito: Dungeon Master, dados, fichas de personagens e representação. Masnão sei se os RPGs vieram como desenvolvimentos de jogos de tabuleiro, não conheço a história.

RPGs originalmente eram jogos de tabuleiro onde os jogadores interpretam personagens num teatrinho onde o enredo vai sendo definido por um "mestre". (Muitos críticos dizem que esse jogo pode causar transtornos psicológicos que fazem com que certos jogadores tenham dificuldade em diferenciar a realidade do jogo, o que teria causado até alguns crimes violentos relacionados aos enredos dos jogos).

O tabuleiro existia como forma de dar uma orientação espacial, mas não era estritamente necessário, e da necessidade de se vender brinquedos.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Dungeons & Dragons (eu tinha trocado os nomes) é o nome de um jogo de tabuleiro sim, veja:

Imagem

Mas creio que possam existir outras versões, com cartas, videogames, que talvez você possa estar mais familiarizado. Acredito que a versão para tabuleiro seja a original.

Dungeons & Dragons nunca foi uma franquia de jogos de tabuleiros, apesar de ter tido jogos para PC, jogos de miniaturas, HQs, a série de animação citada e até mesmo o jogo de tabuleiro que eu desconhecia mas você citou como spin-off.

O D&D em seu protótipo foi bolado por aficcionados de wargames e skirmishers de fantasia medieval inicialmente com o objetivo de simular diplomatas e representantes de exércitos, se não me falha a memória.

Evoluiu para um misto de teatro com jogo de estratégia; o jogador ao invés de controlar uma peça inanimada assume ativamente o papel de um personagem imaginário. A experiência em jogos com roleplay possibilitam catarse.

Não é utilizado um tabuleiro propriamente dito, mas desde a primeira edição do jogo o Dungeon Master é 'preparado' para desenhar mapas em grids quadriculados de lugares fechados a serem explorados; o uso de miniaturas e grids quadriculados é para facilitar posicionamento estratégico, não é uma exigência.

user f.k.a. Cabeção escreveu:Tem inclusive um filme sobre esse jogo, mas não está muito bem cotado no IMDb (aqui. Eu nunca assisti. Mas também não se pode confiar demais nesse rankeamento, haja vista as notas dos filmes da série O Senhor dos Anéis, bastante superestimados.

Eu pediria por gentileza que você não perdesse seu tempo assistindo a um filme nefasto deles, é uma abominação da Natureza em múltiplos sentidos.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

user f.k.a. Cabeção escreveu:(Muitos críticos dizem que esse jogo pode causar transtornos psicológicos que fazem com que certos jogadores tenham dificuldade em diferenciar a realidade do jogo, o que teria causado até alguns crimes violentos relacionados aos enredos dos jogos).

Isso é um mito divulgado por ministérios fundamentalistas desde os anos 80; quando pessoas com transtornos psicológicos reais cometem crimes hediondos existe uma indústria com muito interesse em inferir a causa ao neopaganismo, videogames violentos, heavy metal, filmes violentos, desenhos animados, etc.

Como alguns dos que cometem crimes hediondos vão acabar estatisticamente tendo um perfil com um ou mais desses hobbies, eles julgam que houve uma correlação causal.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re.: Senhor dos Anéis

Isso é verdade, correlação não implica causa, mas como disse, essa é a idéia divulgada pelos críticos. Pessoalmente, creio que o jogo seja inofensivo, e talvez até sirva para despertar um interesse pela leitura, ainda que comece com material de qualidade duvidosa.

Mas eu conheci um sujeito que, aos 16 anos cria sinceramente em vampiros, e inclusive afirmava ter "dado cabo" de alguns. E tenho certeza de que ele não brincava ao dizer isso. Ele era viciado nesses jogos RPG.

Não estou afirmando que vocês aficcionados sejam como ele, é claro, mas talvez conheçam outros com perfil parecido.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Isso é verdade, correlação não implica causa, mas como disse, essa é a idéia divulgada pelos críticos. Pessoalmente, creio que o jogo seja inofensivo, e talvez até sirva para despertar um interesse pela leitura, ainda que comece com material de qualidade duvidosa.

Mas eu conheci um sujeito que, aos 16 anos cria sinceramente em vampiros, e inclusive afirmava ter "dado cabo" de alguns. E tenho certeza de que ele não brincava ao dizer isso. Ele era viciado nesses jogos RPG.

Não estou afirmando que vocês aficcionados sejam como ele, é claro, mas talvez conheçam outros com perfil parecido.

Onde é que você arranja suas amizades, Vitor? :emoticon5:

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Não era bem uma amizade nem uma inimizade.

No colégio onde eu estudava havia um grupo de alunos que jogava RPG e Magic (um jogo de baralho baseado em RPGs, eu inclusive já joguei, é até interessante).

Eu tinha um amigo que era desse grupo, e foi ele até que me deu um deck para jogar Magic. Esse cara me disse que outro cara do grupo acreditava em vampiros de verdade, eu duvidei, até o cara falar que era verdade, e que já tinha "matado alguns".

Eu achei que era sarcasmo, até outras pessoas confirmarem isso (de que ele realmente acreditava nisso).

O mal que uma virgindade prolongada não pode fazer com a cabeça de um sujeito...

Karsus

Mensagem por Karsus »

Possivelmente um fã do LARP ( Live Action Role Play ) do Storyteller, que é mais chamado de Live Action. É uma variante do RPG, só que com regras simplificadas e ênfase no RP ( e que não me agrada ). Bem, eu já conheci alguns fãs do estilo, e inclusive já participei disso, mas em 12 anos de RPG, nunca vi um rpgista acreditar naquilo que joga.

Tem certeza que ele não estava te sacaneando?

RPGs originalmente eram jogos de tabuleiro onde os jogadores interpretam personagens num teatrinho onde o enredo vai sendo definido por um "mestre".

Na verdade, os RPGs se originaram de jogos de tabuleiro, Wargames como Chainmail e Alatierre, por exemplo. Com o tempo, o tabuleiro ( que pode ser quadriculado ou hexagonal ), as miniaturas e até os cartões passaram a ser apenas opcionais desejáveis, mas não obrigatórios. Alguns sistemas como o D&D incentivam o uso de grids e minis, outros como Storyteller e Gurps ( citando apenas os mais conhecidos ) os acham desnecessários ou usados apenas no Combate Tático.

E, quanto ao enredo, depende do tipo de jogo. Alguns jogos o DM conduz o jogo, em outros, ele apenas diz as consequências da trama feita por jogadores.

Engraçado como o D&D influenciou a abordagem de vários outros RPGs na questão dos personagens. Hobbits tiveram seu nome trocado para Halflings em quase todos os jogos de RPG que eu conheço.

É que D&D foi o primeiro rpg lançado, não é estranho que o primogênito influencie seus irmãos.

Tem inclusive um filme sobre esse jogo, mas não está muito bem cotado no IMDb (aqui. Eu nunca assisti.

Se for o que penso, ele já foi destruído pela RPGA e pela Assossiação de Psicólogos de algum país escandinavo.

aquele conceito de asceta foi feito para tornar monk ainda mais poderoso

Palavra de um Advogado de Regras e Combista: Monge nunca, jamais, em hipótese alguma foi ou é apelão. É um dos mitos da 3ª edição destruídas por N simulações na SpellBrasil e RedeRpg :emoticon16:
Editado pela última vez por Karsus em 30 Nov 2008, 23:35, em um total de 1 vez.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Azathoth escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:(Muitos críticos dizem que esse jogo pode causar transtornos psicológicos que fazem com que certos jogadores tenham dificuldade em diferenciar a realidade do jogo, o que teria causado até alguns crimes violentos relacionados aos enredos dos jogos).

Isso é um mito divulgado por ministérios fundamentalistas desde os anos 80; quando pessoas com transtornos psicológicos reais cometem crimes hediondos existe uma indústria com muito interesse em inferir a causa ao neopaganismo, videogames violentos, heavy metal, filmes violentos, desenhos animados, etc..

Quando eu era criança, li a coleção completa dos "Contos de Grimm", de onde foram tirados "A bela adormecida" e similares.
É um festival de crueldades, mortes, canibalismo, incesto, paganismo e perversão, mas ninguém fala nada.
Em "Branca de Neve", a madrasta manda matar a enteada, por ela ser mais bonita, e manda o assassino jogar o corpo na floresta e lhe trazer o coração, que ela serve ao pai da menina, que não desconfia de nada.
Em "Pele de asno", adolescente foge de casa para não ser "traçada" pelo pai.
Em "Chapeuzinho Vermelho", um lobo devora uma avó e sua neta (em algumas das versões originais, a história terminava aí, sem um caçador para matar o lobo e tirar as 2 vivas da barriga dele; em outras, o lobo transa com a menina).
Em "João e Maria", uma bruxa engorda duas crianças para devorá-las.
Em algumas versões originais de "Bela adormecida", o príncipe transava com a princesa ainda adormecida.

Mesmo nas versões açucaradas do Walt Disney, ainda se percebe a violência.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

No colégio onde eu estudava havia um grupo de alunos que jogava RPG e Magic (um jogo de baralho baseado em RPGs, eu inclusive já joguei, é até interessante).

Eu tinha um amigo que era desse grupo, e foi ele até que me deu um deck para jogar Magic. Esse cara me disse que outro cara do grupo acreditava em vampiros de verdade, eu duvidei, até o cara falar que era verdade, e que já tinha "matado alguns".

Eu achei que era sarcasmo, até outras pessoas confirmarem isso (de que ele realmente acreditava nisso).

O mal que uma virgindade prolongada não pode fazer com a cabeça de um sujeito...

Verdade.

Eu joguei Magic dos 12 aos 15 anos. Fui jogador oficial, participei de dois Estaduais e uns torneios menores. Mas éum hobby muito dipendioso. Financeiramente principalmente...

Hugo

Mensagem por Hugo »

Samael escreveu:

Verdade.

Eu joguei Magic dos 12 aos 15 anos. Fui jogador oficial, participei de dois Estaduais e uns torneios menores. Mas éum hobby muito dipendioso. Financeiramente principalmente...

Magic e Card Games em geral são feitos de modo a papar todo o teu dinheiro.Na maioria dos torneios só valem as expansões mais novas, ou seja, as cartas que você comprou alguns meses atrás não servem mais pra nada...

Quanto ao conhecido do Cabeção, realmente existem várias pessoas, que, não só acreditam em vampiros, mas acham que elas próprias o são!No Orkut tem comunidades inteiras de alienados desse tipo e, quando alguém esfrega a verdade na cara deles, eles dizem " você está mexendo com forças além da sua compreensão!"

unborn

Re.: Senhor dos Anéis

Mensagem por unborn »

:emoticon5:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Methos escreveu:
Samael escreveu:

Verdade.

Magic e Card Games em geral são feitos de modo a papar todo o teu dinheiro.Na maioria dos torneios só valem as expansões mais novas, ou seja, as cartas que você comprou alguns meses atrás não servem mais pra nada...

Quanto ao conhecido do Cabeção, realmente existem várias pessoas, que, não só acreditam em vampiros, mas acham que elas próprias o são!No Orkut tem comunidades inteiras de alienados desse tipo e, quando alguém esfrega a verdade na cara deles, eles dizem " você está mexendo com forças além da sua compreensão!"

Verdade. Por mais que eu tenha sido viciado no jogo, me arrependo da grana gasta. O pior foi nas vésperas de um Estadual que eu joguei, onde eu tinha preparado especialmente para o torneio um deck vermelho de dano rápido excelente, quase todo baseado na Saga de Urza. Alguns dias antes do início, eles jogaram Saga de Urza para o extended (versões mais antigas) e literalmente destruíram meu deck. Às pressas ,construí um deck preto de criaturas bem mediano, com cartas que meu irmão me passou apenas pro torneio. Me fudi totalmente.

Karsus

Mensagem por Karsus »

Apesar de jamais negar a 1ª afirmação, afinal, Magic é um Moneybuster de prima categoria, que eu saiba ( nota: Não participo de torneios de Magic e só jogo entre colegas ) existem diversos torneios em formatos em que são aceitas cartas de todas edições, apenas de edições antigas ou em formatos muito estranhos ( como alguns, em que você comprar um Deck de Torneio ( 75 cartas ) e dois Boosters ( 15 cada ) e tem que montar um deck para jogo no mesmo dia em que joga ). A questão é que a maioria desses formatos é usada apenas em torneios organizados em outros países com mais tradição ou com mais jogadores ( embora o Brasil tenha uma boa tradição com Magic ).

Retiro o que disse anteriormente... Realmente devem existir alguns babacas que realmente acreditam demais nas obras do Mark Rein Hagen e da White Wolf em geral, apesar de eu ter tido a sorte de não conhecer gente dessa estirpe. No máximo, conheci um que achava que o D20 que eu usava era feito apenas para ferrar jogadores... :emoticon16:

Trancado