Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas

Mensagem por Flavio Costa »

O que vocês conhecem sobre a Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas (http://www.ceticos.org/)?

Que papel a Ateus do Brasil pretende desempenhar?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

RoaCh Of DisCord

Re.: Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas

Mensagem por RoaCh Of DisCord »

O papel só fica definido depois da luta dos galos pelo poleiro se concluir...

RoaCh Of DisCord

Mensagem por RoaCh Of DisCord »

Eu questiono todos o que querem seguir uma linha racionalista e científica. Por exemplo, aplicar esse tipo de pensamento á organização Social, ou á escolha moral (o Steven Pinker fala mal da ética que sai do laboratório) só tem dado cagada ao longo da história. Mas se o objetivo é só confrontar a chamada pseudociência... tudo bem. Mas é preciso cuidado com os hooligans cientificistas dessas organizações.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Flávio,

O endereço que você passou http://www.ceticos.org está desativado já há vários anos.

A Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalista (SBCR) é apenas uma lista de discussão do yahoogroups. Lista essa onde se discute basicamente assuntos ligados as Ciências Naturais. No inicio eles até queriam criar um ONG, mas a idéia não foi para frente.

Quanto a Ateus do Brasil, a Diretoria decidiu não registrá-la como ONG agora, pois não temos recursos materiais e humanos para isto. Por enquanto atuaremos como uma rede de pessoas conforme comunicado da Diretoria que segue abaixo.

COMUNICADO DA DIRETORIA ATEUS DO BRASIL

A pouco menos de um ano tivemos a idéia de montar uma ONG para cobrir a ausência de ações da STR – que por motivos internos está praticamente sem ação – e durante esse tempo fizemos uma avaliação dos resultados que atingimos e de quais mudanças deveríamos realizar. Nossa conclusão é a de que a forma atual de organização é obsoleta e inviável, principalmente se levarmos em conta as limitações pessoais de todos os envolvidos.

Em países desenvolvidos, as pessoas possuem um alto padrão de vida que lhes proporcionam tempo e dinheiro para serem investidos em projetos do terceiro setor. Já o Brasil é um país pobre onde as pessoas que não precisam lutar para sobreviver, precisam lutar para fugir da pobreza. Isso faz com que seja muito difícil para o brasileiro criar ONGs como as que pretendíamos. Ao se dedicar a uma ONG sem fins lucrativos, o brasileiro geralmente perde oportunidades de emprego.

Alguns de nossos diretores estão envolvidos com o movimento cético-ateísta na Internet desde o seu começo em 1999, quando algumas pessoas se reuníram em uma lista de discussão. De lá para cá, atingimos milhares de pessoas que hoje freqüentam sites como o Ateus.net, Religião é Veneno e Clube Cético, entre outros. Mas de todas essas milhares de pessoas, somente uma ínfima parte pode se dispor a participar efetivamente do movimento cético-ateísta. A grande maioria se limita, seja por vontade ou qualquer impedimento, a posts nos fóruns e listas ou simplismente à leitura de material publicado. Não obstante, as pessoas que se engajam no movimento cético-ateísta estão sempre sujeitas a “abandonar o barco” devido a problemas pessoais ou de discórdia.

Por todos estes motivos, concordamos que o modelo atual de organização não está funcionando como o esperado. Nunca teremos pessoas fixas em nossos cargos e outras só podem colaborar com algo em curtos períodos de tempo. Acreditamos que o melhor meio para preservarmos o ritmo do movimento cético-ateísta é adeqüarmos a organização ao estilo de vida nacional, no formato de uma Rede de Pessoas ao invés de uma Instituição do Terceiro Setor.

A organização em rede funciona da seguinte maneira: um grupo pequeno de pessoas continuaria a dirigir a Ateus do Brasil, mantendo e ampliando o site para que seja um ponto de contato e união à pessoas que estejam dispostas a criarem ou a participarem de projetos individuais. Assim, por exemplo, se alguém tiver o interesse de entrar com uma ação na justiça contra a doação de lotes públicos à Igrejas, feita pelo governo, essa pessoa poderia reunir interessados em ajudá-la: seja advogados ou pessoas dispostas a arcar com gastos.
Todos os trabalhos da rede seriam organizados em projetos encabeçados por uma pessoa qualquer que poderia dispor de investimento ou a reunir membros interessados. Tal projeto cessaria assim que fosse concluído, podendo os membros interessados participarem de outros projetos.

Outra vantagem da organização em rede sobre a organização em ONG é a baixa necessidade de capital necessária para mantê-la. Cada projeto poderia ter seus investimentos descentralizados e cada interessado em ajudar pode colaborar com o que achar melhor. Também eliminará a necessidade de gastos com documentação, empregados e sede.

Por fim, uma organização em rede oferece muito mais segurança contra ataques de terceiros do que uma fundação com diretoria centralizada. Esta última fica comprometida quando seus membros diretores são alvos diretos de ataques, enquanto numa rede um ataque à diretoria não afetaria os projetos e um ataque a um projeto não afetaria outro.

Enfim, não iremos mais cumprir o estatuto que aprovamos no encontro nacional de 10/09/2005. Passaremos a ter uma diretoria fixa e nos organizaremos de outra forma. Atuaremos de um jeito menos formal, porém mais adaptado a nossa realidade. Estamos organizados como um sindicato, mas não somos um sindicato. Somos um grupo muito grande de pessoas dispersas pelo território nacional. Por isso, temos que nos adaptar as nossas limitações atuais e potencialidades futuras.

Flavio Costa
Contato:

Hum... isso parece confirmar a visão que eu tinha de que a maioria das pessoas não acha que a causa cética seja importante o suficiente para se comprometerem a lhe dedicar tempo e dinheiro. Ou seja, pelo menos aqui no Brasil, não é um movimento que encoraja o ativismo. Pelo visto a "pentelhação crente" não é incômoda o suficiente e temos sorte de estar em um país relativamente livre.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Em suma: não conseguiram atingir os objetivos, jogaram a culpa na galera e arrumaram um jeito de aplicar uma manobra para eternizarem-se na diretoria*. Sinceramente, como o Luís Dantas bem sabe, eu não esperava mais do que isso, mesmo.

E continua a brincadeira de casinha...

De qualquer forma, ao não se registrar, a Ateus do Brasil não representa oficialmente ninguém e nenhum interesse.

* Com relação à esta manobra, Castello Branco manda lembranças!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Claudio Loredo
Contato:

Poindexter,

Ao invés de você ficar reclamando e nos acusando, faça alguma coisa.

Não iremos registrar a ONG agora porque não há pessoas dispostas a trabalharem como voluntárias no movimento cético. Caso você conheça essas pessoas, por favor, as identifique e demostre que elas estão realmente a fim de fazer algo de concreto. Caso você arrume pelo menos umas dez pessoas assim e mais outras dez dispostas a nos auxiliar financeiramente, por favor, nos avise.

Assim que tivermos recursos humanos e materiais cumpriremos o estatuto, mas por enquanto não temos isso. Não posso mais e nem quero continuar bancando a ONG sozinho e nem dá para o Alenônimo se dedicar tanto voluntariamente, tendo ele que trabalhar e estudar.

Você leu o comunicado? Iremos continuar atuando, mas de outra forma. Dai eu pergunto: por que você não faz algo? o que é que você pode fazer além de ficar nos atirando pedras?

Entenda que as coisas são mais difíceis do que parecem. Ateus e agnósticos para ficarem nos atirando pedras já temos de montão, o que nos falta são amigos dispostos a ajudar.

Caro Colega

Mensagem por Caro Colega »

Favor responder a estas perguntas:

1 - qual o propósito de clubes e sociedades céticas e atéias?
2 - qual o papel na sociedade?
3 - o que de bom trará ao mundo para que este venha a ser um pouco melhor para se viver?
4 - Se responderem que existem propósitos concretos :emoticon12: , e que as pessoas podem melhorar de vida :emoticon5: , e que o mundo pode ser um pouco melhor aderindo ao cepticismo e ao ateísmo :emoticon19: , pq então esses grupos, ora obsoletos, que dizem por aí que passam dos milhares, se limitam a uma minoria de pessoas que participam de listas de discussão na internet e nada mais além disso?

Caro C :emoticon5: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

O ENCOSTO
Contato:

Re: Re.: Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas

Mensagem por O ENCOSTO »

Flavio Costa escreveu:Hum... isso parece confirmar a visão que eu tinha de que a maioria das pessoas não acha que a causa cética seja importante o suficiente para se comprometerem a lhe dedicar tempo e dinheiro. Ou seja, pelo menos aqui no Brasil, não é um movimento que encoraja o ativismo. Pelo visto a "pentelhação crente" não é incômoda o suficiente e temos sorte de estar em um país relativamente livre.

A verdade é que falta ao movimento cético um maluco que tenha milhares de reais para gastar todos os meses com essa "brincadeira".

Vamos aguardar a chegada do Messias que irá colocar dinheiro nessa ONG. :emoticon16:

Sem dinheiro, a coisa não anda. Todo mundo ai fala que vai contribuir, etc e tal, mas até agora a contabilidade da ONG resgistra apenas a doação de uma grana que não paga nem o trago do fim de semana.

Quem pretende se aventurar nessa estoria de movimento cético precisa ter muita grana. E não pode contar com a boa vontade das pessoas.

A propósito, espero que a ONG ao menos tenha servido como um "laboratório" para o Claudio perceber que o comunismo é uma baita besteira e que ele não pode contar que um dia todas as pessoas se unirão. Não somos unidos porcaria nenhuma.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Claudio Loredo
Contato:

Caro Colega escreveu:Favor responder a estas perguntas:

1 - qual o propósito de clubes e sociedades céticas e atéias?

São vários, tais como Levar a dúvida onde existe a fé, não permitir que as pessoas continuem sendo enganadas por certos pastores que só pensam em roubar. Ajudar adultos a deixarem de serem crianças que acreditam que o homem veio do barro e a mulher da costela. Ajudar adultos a deixarem de acreditar no papai do ceu. Há ainda outros propósitos que estão descritos no site http://www.ateusdobrasil.com.br

Caro Colega escreveu:2 - qual o papel na sociedade?

Ajudar na divulgação da ciência e na defesa do Estado Laico.

Caro Colega escreveu:3 - o que de bom trará ao mundo para que este venha a ser um pouco melhor para se viver?

Mostrar as pessoas que a única vida que elas tem é esta daqui e que elas precisam viver sua vida da melhor forma possível, pois ela é única. Assim também a sociedade deve procurar progredir, proteger a natureza e os animais, pois o ser humano é a parte do universo que pensa.

Caro Colega escreveu:4 - Se responderem que existem propósitos concretos :emoticon12: , e que as pessoas podem melhorar de vida :emoticon5: , e que o mundo pode ser um pouco melhor aderindo ao cepticismo e ao ateísmo :emoticon19: , pq então esses grupos, ora obsoletos, que dizem por aí que passam dos milhares, se limitam a uma minoria de pessoas que participam de listas de discussão na internet e nada mais além disso?

Caro C :emoticon5: lega

Por que não vendemos ilusões, não enganamos as pessoas, não hipnotizamos elas, não oferecemos nenhum tipo de extase, não oferecemos salvação e não lhe damos nem prometemos nenhum tipo de retorno material.

Claudio Loredo
Contato:

O ENCOSTO escreveu:A verdade é que falta ao movimento cético um maluco que tenha milhares de reais para gastar todos os meses com essa "brincadeira".

Vamos aguardar a chegada do Messias que irá colocar dinheiro nessa ONG. :emoticon16:

Sem dinheiro, a coisa não anda. Todo mundo ai fala que vai contribuir, etc e tal, mas até agora a contabilidade da ONG resgistra apenas a doação de uma grana que não paga nem o trago do fim de semana.

Quem pretende se aventurar nessa estoria de movimento cético precisa ter muita grana. E não pode contar com a boa vontade das pessoas.

A propósito, espero que a ONG ao menos tenha servido como um "laboratório" para o Claudio perceber que o comunismo é uma baita besteira e que ele não pode contar que um dia todas as pessoas se unirão. Não somos unidos porcaria nenhuma.

Muito obrigado Encosto, você disse tudo e me poupou palavras. É exatamente o que você escreveu.

Eu não tenho essa grana toda para bancar o movimento cético. Com o dinheiro que tenho só dá para pagar hospedagens de sites.

Só discordo de você em uma coisa: eu não sou comunista. De esquerda sou, mas comunista não.

Poindexter

Claudio Loredo escreveu:

Muito obrigado Encosto, você disse tudo e me poupou palavras. É exatamente o que você escreveu.

Eu não tenho essa grana toda para bancar o movimento cético. Com o dinheiro que tenho só dá para pagar hospedagens de sites.

Só discordo de você em uma coisa: eu não sou comunista. De esquerda sou, mas comunista não.

Então fiquem no aguardo do Messias que vai caminhar sobre as águas...

Eu SÓ concordo com o Encosto em um ponto: que entre a beleza do ideal do colaboracionismo à la John Lennon e a prática vai uma looooooooooooooooooooooooonga distância.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Alenônimo
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Poindexter escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Então fiquem no aguardo do Messias que vai caminhar sobre as águas...

Eu SÓ concordo com o Encosto em um ponto: que entre a beleza do ideal do colaboracionismo à la John Lennon e a prática vai uma looooooooooooooooooooooooonga distância.

E de “prática” você mostrou que não entende nada. A AB pode estar indo de mal a pior, mas não fechou ainda pois ainda tem gente que se dispõe a trabalhar.

Se bem que até eu ultimamente ando sem ânimo pra qualquer coisa. Na AB, parece que a única coisa que ainda tem gente trabalhando é o site (e dele quem cuida sou só eu). Traduções estão paradas, textos novos estão parados, tá tudo estagnado.

Penso seriamente em abandonar o projeto se nada for feito. Grana eu não tenho (não recebo mais da AB). Emprego eu não tenho (preciso procurar um que eu possa trabalhar). Tempo eu não tenho (preciso procurar emprego). Se eu abandonar a AB, eu nunca mais vou me meter com militância cético-ateísta, pois se ninguém se interessa mesmo pelo serviço, é porque falta não vai fazer.

Então é isso. A AB está parada. Não consegue ser ONG e não tem gente trabalhando em nada nela. Vou lavar minha boca com água e sabão antes de falar da STR de novo. Mas não vou desistir ainda.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Também acho que a Ateus do Brasil não vai bem e que parte da culpa deve ser atribuída ao espírito quase "cristão" de tentar conciliar o inconciliável, juntar pessoas moralmente incompatíveis, pelo simples fato de não acreditarem em deuses.
Mas nem por isso vou me juntar aos abutres de plantão. Mesmo me mantendo à distância da maioria da direção, continuo me dispondo a colaborar como puder.

Flavio Costa
Contato:

Alenônimo escreveu:Se bem que até eu ultimamente ando sem ânimo pra qualquer coisa. Na AB, parece que a única coisa que ainda tem gente trabalhando é o site (e dele quem cuida sou só eu). Traduções estão paradas, textos novos estão parados, tá tudo estagnado.

Pois é, quase ninguém tem saco para "salvar o Brasil através da descrença". Aproveitem o tempo e o dinheiro para tomar um chope com os amigos, Deus é um cara muito poderoso para ser vencido assim tão fácil. :emoticon13:
- William Shakespeare
- William James

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Flavio Costa escreveu:
Alenônimo escreveu:Se bem que até eu ultimamente ando sem ânimo pra qualquer coisa. Na AB, parece que a única coisa que ainda tem gente trabalhando é o site (e dele quem cuida sou só eu). Traduções estão paradas, textos novos estão parados, tá tudo estagnado.

Pois é, quase ninguém tem saco para "salvar o Brasil através da descrença". Aproveitem o tempo e o dinheiro para tomar um chope com os amigos, Deus é um cara muito poderoso para ser vencido assim tão fácil. :emoticon13:

Acho que é uma questão cultural mesmo. Por isso não boto mais fé numa ONG. Este tipo de coisa não nos pertence. :emoticon12:

Poindexter

Alenônimo escreveu:

E de “prática” você mostrou que não entende nada. A AB pode estar indo de mal a pior, mas não fechou ainda pois ainda tem gente que se dispõe a trabalhar.

O assunto não sou eu. O assunto é a AB. As pessoas aqui não estão interessadas se de prática eu entendo ou não de alguma coisa. Elas estão preocupadas se de prática A DIRETORIA DA AB entende ou não alguma coisa, pois é para ela que as pessoas podem estar pensando se e como vão colaborar financeiramente ou emprestando seu tempo.

Neste trecho teu que cito acima, você está dando MAIS UM INDICATIVO para as pessoas não darem nenhum centavo e nem um segundo de seus tempos para a AB, pois esse teu papo é o preâmbulo do típico papo da derrota... acusações... acusações a pessoas que nem parte da ONG fazem, enquanto a ONG agoniza! É este o grau de desorganização a que chegaram? É assim que vocês pretendem CONVENCER pessoas a escolherem, dentre as milhares de opções de produtos e serviços de que dispõem no Mercado, a entregar o seu dinheiro justamente para vocês? Exemplo meio inventado aqui mas que pode ser bem real: é assim que vocês pretendem convencer a Agnes/Carmen, por exemplo, que, por frequentar o RV, deve ter uma probabilidade superior à média da população de contribuir com vocês, a pensar em contribuir para vocês PRIORITARIAMENTE a contribuir para alguma entidade de defesa dos direitos dos animais, dos quais ela tanto já demonstrou se preocupar?

Desse jeito, tenho certeza... NÃO VÃO À LUGAR NENHUM!

Alenônimo escreveu:

Se bem que até eu ultimamente ando sem ânimo pra qualquer coisa. Na AB, parece que a única coisa que ainda tem gente trabalhando é o site (e dele quem cuida sou só eu). Traduções estão paradas, textos novos estão parados, tá tudo estagnado.

Penso seriamente em abandonar o projeto se nada for feito. Grana eu não tenho (não recebo mais da AB). Emprego eu não tenho (preciso procurar um que eu possa trabalhar). Tempo eu não tenho (preciso procurar emprego). Se eu abandonar a AB, eu nunca mais vou me meter com militância cético-ateísta, pois se ninguém se interessa mesmo pelo serviço, é porque falta não vai fazer.

Então é isso. A AB está parada. Não consegue ser ONG e não tem gente trabalhando em nada nela. Vou lavar minha boca com água e sabão antes de falar da STR de novo. Mas não vou desistir ainda..

Aqui você confirma o que já ficava claro no primeiro trecho. Parece que está IMPLORANDO para que vocês não recebam UM CENTAVO SEQUER. Mostrou-se frustrado, lavou roupa suja em público e em um ambiente que NÃO É A AB..., tirou o seu da reta...

O que que é isso? Um Centro Acadêmico? Uma banda pop? Hein? É uma banda pop que está na diretoria da AB e está pedindo o dinheiro e o tempo das pessoas?

Quanto amadorismo (no mau sentido)!!!!
Editado pela última vez por Poindexter em 23 Mar 2006, 00:31, em um total de 2 vezes.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Alenônimo escreveu:Acho que é uma questão cultural mesmo. Por isso não boto mais fé numa ONG. Este tipo de coisa não nos pertence. :emoticon12:

Então larga a diretoria da AB. Dado o que você acabou de dizer, é o mínimo que você pode fazer por ela. O que você disse é mais um pedido para não receber a adesão das pessoas. Para quê se fornecer tempo e dinheiro quando vem um diretor e diz isso que você está dizendo?

É dinheiro perdido, concorda comigo? Reconhece o desestímulo que você está causando? Hein?

Isso é patético!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Poindexter, você parece que não quer entender.

A Ateus do Brasil realmente está passando por problemas. Para ser ONG precisa de dinheiro e pessoas. E ultimamente não temos o suficiente dos dois. Isso faz com que eu me sinta realmente desmotivado. Mas não estou jogando a culpa em ninguém pois é difícil mesmo no Brasil termos estas condições.

Eu estou no projeto porque eu realmente me importo com ele. Eu quero uma instituição ateísta no Brasil. Por isso ainda não saí. Mas se isso é realmente inviável, porque eu deveria insistir?

Ou você não entendeu isso ainda, ou está caçando briga.

Quando eu disse que de prática você não entende, é porque quando teve a oportunidade de fazer algo pela AB, acabou jogando fora por intrigas pessoais. Não é só na AB que você se comportou com a sutileza de um rinoceronte em uma loja de artigos de cerâmica. Você arranja brigas com todo mundo em todo lugar só porque não concordam com o que você pensa. Daí abandona os locais para tentar voltar depois ou apenas ficar “magoadinho”.

Me diz: porquê você não está na AB? Falar que devemos ajudar é fácil, mas se envolver parece ser bem complicado. Eu estou apenas admitindo que as pessoas em geral não tem mesmo o interesse em ajudar. Quando tem, acabam envolvendo visões políticas e moralistas em algo que deveria ser isento dessas coisas.

Quanto às doações, tem muita gente que aparece para ajudar. As pessoas realmente querem ajudar. Mas o que vemos na contabilidade? Depósitos de 10 reais, ou de 15 reais. Geralmente a pessoa só deposita uma vez. Acha que é porque essas pessoas não levam o trabalho a sério? Não. É porque falta grana para os brasileiros em geral. Nâo adianta querermos extorquir uma grana da população que ela não tem. Isso é trabalho de Igrejas Evangélicas, das Casas Bahia e do atual Governo Federal.

A ONG não é um ambiente profissional, assíduo e contabilístico, seja lá o que isso signifique. Ela é constituída de pessoas. Qualquer um que quiser ajudar a tocar o projeto pode aparecer lá. Você tá exigindo que a ONG seja algo que ela não é. O Cláudio mesmo disse que ela não é algo organizado como um sindicato, uma empresa ou algo assim.

Quanto as outras críticas, nem respondo pois são carregadas apenas de problemas particulares. Acho que fui razoavelmente claro com o que eu quis dizer.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Acho que se deveria manter o site da AB, mesmo que se fizessem apenas alterações mínimas nele, quando houvesse tempo.

Pode não parecer, mas aquele acervo de textos faz muita diferença. Muita gente é crente simplesmente porque nunca lhe ocorreu que as coisas poderiam ser diferentes do que ela pensa.
Se não fizermos mais nada, pelo menos vamos tentar manter o site, para consulta e para citação em debates.

Sem falar que muitos crentes chegam até lá ao fazerem buscas na Internet e se surpreendem ao encontrarem aquilo. Eu sei disto pelo tipo de email que recebo deles. Eles ficam realmente surpresos com as idéias que encontram.
Alguns começam a pensar com a própria cabeça, outros ficam com a dúvida a lhes corroer as certezas, aos poucos.
No mínimo, podem entender melhor quem são os ateus e abandonar o preconceito cego.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Fernando Silva escreveu:Acho que se deveria manter o site da AB, mesmo que se fizessem apenas alterações mínimas nele, quando houvesse tempo.

Pode não parecer, mas aquele acervo de textos faz muita diferença. Muita gente é crente simplesmente porque nunca lhe ocorreu que as coisas poderiam ser diferentes do que ela pensa.
Se não fizermos mais nada, pelo menos vamos tentar manter o site, para consulta e para citação em debates.

Sem falar que muitos crentes chegam até lá ao fazerem buscas na Internet e se surpreendem ao encontrarem aquilo. Eu sei disto pelo tipo de email que recebo deles. Eles ficam realmente surpresos com as idéias que encontram.
Alguns começam a pensar com a própria cabeça, outros ficam com a dúvida a lhes corroer as certezas, aos poucos.
No mínimo, podem entender melhor quem são os ateus e abandonar o preconceito cego.

Creio que há espaço para uma "ONG" de ateus no Brasil.

Mas a coisa deve começar de cima para baixo: Quem está disposto a iniciar um projeto como esse deve começar com, no máximo uma ou duas pessoas auxiliando. Ou NENHUMA.

Divulgando inicialmente o projeto na internet (site próprio) e atuando também escrevendo artigos para jornais e revistas (há espaço para textos independentes na maioria dos jornais), estas pessoas deverão ter, principalmente, paciência e aguardar que a longo prazo (anos) outras pessoas passem a se identificar com suas idéias para assim colaborar para algo maior.

Não adianta tentar incluir o pessoal do RV para levantar o projeto. Isso não funciona. Não temos os mesmos interesses em comuns. Por isso, defendo que um grupo muito pequeno de pessoas (duas ou três) iniciem o projeto. As outras pessoas poderão entrar desde que se identifiquem com o projeto.

Quem for dar o "start" não pode colocar o carro na frente dos bois. Não pode contar com o dinheiro que não existe. Na verdade, não pode contar que alguém irá colaborar financeiramente e assim sair gastando o dinheiro que não tem.

Sobre o site:

O papel do site oficial da ONG é fundamental. É o cartão postal do projeto.

O site atual da ONG ateus do Brasil tem cara de "O Encosto HP", está cheio de piadas contra religiosos. Mas tem um péssimo visual. Todo colorido e sem graça, sem imagens.

Site profissional é http://www.terra.com.br

Quem não segue esta linha acaba fazendo algo amador e sem qualidade. E o projeto não pode passar uma imagem hostil contra religiosos. Por isso, é precisa pensar 1000 vezes antes de publicar algum artigo na página.

E não pode ser dar ao luxo de não colocar anuncios do mercado livre ou de outros e-comerce. Só a renda desses anuncios já bancam os custos do servidor e do dominio quando o site passar a receber um número significativo de visitantes.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Flavio Costa
Contato:

Fernando Silva escreveu:Se não fizermos mais nada, pelo menos vamos tentar manter o site, para consulta e para citação em debates.

Nesse caso, a atuação da AB seria similar à do site O ENCOSTO HP, mas com uma abordagem menos debochada, sem chifres e coisas do gênero.
- William Shakespeare
- William James

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Isso. Abaixo os chifres. Sem chifres, o laicismo do Estado estaria já consolidado. Não tenho dúvida.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Flavio Costa
Contato:

Como o O ENCOSTO postou alguns segundos antes:

O ENCOSTO escreveu:O site atual da ONG ateus do Brasil tem cara de "O Encosto HP", está cheio de piadas contra religiosos. Mas tem um péssimo visual. Todo colorido e sem graça, sem imagens.

Mas eu não sabia que lá tem piadas contra religiosos. Realmente, é importante pensar antes de postar algo (uma coisa é o que as pessoas pensam, outra é o que se anuncia como posição oficial - só deve aparecer no site o que for endossado por todos ou pela maioria dos céticos).

O ENCOSTO escreveu:E não pode ser dar ao luxo de não colocar anuncios do mercado livre ou de outros e-comerce. Só a renda desses anuncios já bancam os custos do servidor e do dominio quando o site passar a receber um número significativo de visitantes.

Poder pode. O custo atual é apenas o de hospedagem, não é muito dinheiro, mas tem que haver alguém disposto a desembolsá-lo.
- William Shakespeare
- William James

Flavio Costa
Contato:

Luis Dantas escreveu:Isso. Abaixo os chifres. Sem chifres, o laicismo do Estado estaria já consolidado. Não tenho dúvida.

Esse site é inócuo para defender o laicismo do Estado. Pode no máximo auxiliar algumas pessoas no processo de desconversão.
- William Shakespeare
- William James

Trancado