Algumas curiosidades sobre o espiritismo kardecista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

1. Em "O Livro Dos Espíritos" (LE), no item 222, afirma-se que a antiguidade da idéia da reencarnação seria uma prova de sua veracidade. Isto é um tipo de falácia (raciocínio equivocado) conhecido como "argumentum ad antiquitatem", que consiste em afirmar que algo é verdadeiro por ser antigo ou "porque sempre foi assim".

2. Em "Catecismo Espírita", Léon Denis, num capítulo dedicado à astronomia, afirma que o planeta Urano tem quatro luas, Saturno oito e Júpiter quatro. Afirma ainda que este último é "favorecido com uma primavera constante". Hoje, sabe-se que Urano tem quinze luas, Saturno possui dezoito e Júpiter, com seu inverno de –130ºC, tem dezesseis. A propósito, Saturno e Júpiter são predominantemente gasosos.

3. Em "Anais do Instituto de Difusão de Cultura Espírita do Brasil", vol. IV, 1979, pg. 177, está a conclusão de um capítulo acerca do tema transplante de órgãos. Eis dois itens da conclusão:

"— Não encontramos no Espiritismo nada que justifique e aprove a fria técnica do transplante, mesmo considerando que examinada por um lado, poderia ser tida como socorro à vítima de certa deficiência orgânica. Enquanto não se levar em conta a existência do componente espiritual no ser humano, o transplante acarretará maiores desequilíbrios do que aqueles que pretende corrigir. Além do mais, a tentativa indiscriminada de prolongamento da vida a qualquer preço, é inatural. É preciso que tudo se destrua, ensinam os espíritos, para renascer e se regenerar";

"— A palavra final é, pois, que não encontramos no Espiritismo a aprovação à técnica dos transplantes, não porque não a entendamos, mas justamente porque, ainda que rudimentarmente, podemos já alcançar todas as complexidades e objeções éticas envolvidas".

4. Trecho do livro "Obras Póstumas", de Allan Kardec, 1ª parte, capítulo da "Teoria do Belo": "O negro pode ser belo para o negro, como um gato para os gatos; mas não o é no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, os lábios grossos, acusam a materialidade dos seus instintos; podem perfeitamente exprimir paixões violentas, mas nunca variedades do sentimento e as modulações de um espírito elevado".

5. No Congresso Espírita Internacional de Liege (onde os presentes eram contra a teoria da reencarnação), realizado de 26 à 29 de agosto de 1923, um dos espíritas mais respeitados naquela ocasião, M. Drouville, expôs a todos os espíritas presentes os motivos pelos quais ele não cria na reencarnação: "Em geral se diz que a reencarnação é uma lei graças à qual o espírito evolui, eleva-se, expiando as faltas cometidas em existências anteriores. Agora, o que eu queria saber é o seguinte: por que o espírito teria necessidade da matéria para evoluir e elevar-se (falo do espiritismo consciente)? E sobretudo, como pode ser admitido por alguns que, não havendo recordação do passado, seja possível uma expiação? Esta última dificuldade sempre chamou a minha atenção. Se não há recordação do passado, isto é, se o EU CONSCIENTE PASSADO não existe, então o EU ATUAL, de fato, não tem relação nenhuma com o passado e, por conseguinte, não pode pagar pecados".

# posted by Delerue
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

DarkWings
Gênero: Masculino

Re.: Algumas curiosidades sobre o espiritismo kardecista

Mensagem por DarkWings »

Essas bobagens pseudo-científicas sobre júpter, saturno e vida em vênus são uma pedra no sapato dos kardecistas. Entretanto eles teiamam em vir com desculpas esfarrapadas, de que não são parte dos livros principais da doutrina, de que os espíritos não podiam ditar descobertas que a ciência humana ainda não conhecia por questões de mérito... que bla bla bla bla.... Enfim... logo logo este tópico será lugar de chorumelas e ranger de dentes :)
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

RCAdeBH

Re: Algumas curiosidades sobre o espiritismo kardecista

Mensagem por RCAdeBH »

O ENCOSTO escreveu:Algumas curiosidades sobre o espiritismo kardecista

1. Em "O Livro Dos Espíritos" (LE), no item 222, afirma-se que a antiguidade da idéia da reencarnação seria uma prova de sua veracidade. Isto é um tipo de falácia (raciocínio equivocado) conhecido como "argumentum ad antiquitatem", que consiste em afirmar que algo é verdadeiro por ser antigo ou "porque sempre foi assim".

2. Em "Catecismo Espírita", Léon Denis, num capítulo dedicado à astronomia, afirma que o planeta Urano tem quatro luas, Saturno oito e Júpiter quatro. Afirma ainda que este último é "favorecido com uma primavera constante". Hoje, sabe-se que Urano tem quinze luas, Saturno possui dezoito e Júpiter, com seu inverno de –130ºC, tem dezesseis. A propósito, Saturno e Júpiter são predominantemente gasosos.

3. Em "Anais do Instituto de Difusão de Cultura Espírita do Brasil", vol. IV, 1979, pg. 177, está a conclusão de um capítulo acerca do tema transplante de órgãos. Eis dois itens da conclusão:

"— Não encontramos no Espiritismo nada que justifique e aprove a fria técnica do transplante, mesmo considerando que examinada por um lado, poderia ser tida como socorro à vítima de certa deficiência orgânica. Enquanto não se levar em conta a existência do componente espiritual no ser humano, o transplante acarretará maiores desequilíbrios do que aqueles que pretende corrigir. Além do mais, a tentativa indiscriminada de prolongamento da vida a qualquer preço, é inatural. É preciso que tudo se destrua, ensinam os espíritos, para renascer e se regenerar";

"— A palavra final é, pois, que não encontramos no Espiritismo a aprovação à técnica dos transplantes, não porque não a entendamos, mas justamente porque, ainda que rudimentarmente, podemos já alcançar todas as complexidades e objeções éticas envolvidas".

4. Trecho do livro "Obras Póstumas", de Allan Kardec, 1ª parte, capítulo da "Teoria do Belo": "O negro pode ser belo para o negro, como um gato para os gatos; mas não o é no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, os lábios grossos, acusam a materialidade dos seus instintos; podem perfeitamente exprimir paixões violentas, mas nunca variedades do sentimento e as modulações de um espírito elevado".

5. No Congresso Espírita Internacional de Liege (onde os presentes eram contra a teoria da reencarnação), realizado de 26 à 29 de agosto de 1923, um dos espíritas mais respeitados naquela ocasião, M. Drouville, expôs a todos os espíritas presentes os motivos pelos quais ele não cria na reencarnação: "Em geral se diz que a reencarnação é uma lei graças à qual o espírito evolui, eleva-se, expiando as faltas cometidas em existências anteriores. Agora, o que eu queria saber é o seguinte: por que o espírito teria necessidade da matéria para evoluir e elevar-se (falo do espiritismo consciente)? E sobretudo, como pode ser admitido por alguns que, não havendo recordação do passado, seja possível uma expiação? Esta última dificuldade sempre chamou a minha atenção. Se não há recordação do passado, isto é, se o EU CONSCIENTE PASSADO não existe, então o EU ATUAL, de fato, não tem relação nenhuma com o passado e, por conseguinte, não pode pagar pecados".

# posted by Delerue

PQP... Esta obsessão por parte de alguns foristas em tentar achar arqumentos para explicar seu ceticismo detonando a DE já está se tornado uma piada!
Como já falei anteriormente, ninguem, a não ser Kardec pode tecer comentários a respeito da doutrina que se tornariam "regras" ou que refletissem a verdade de toda uma comunidade espirita. Isso se aplica a vários escritores e "pensadores" pseudo-espiritas que tem dito e escrito muita bobagem hoje em dia e no passado. Quanto ao trecho do "belo" que voce colocou de Kardec, ele já foi debatido e devidamente deturpado pelo clubinho de uma maneira nojenta, o que me faz silenciar-me sobre ele. Quem quiser ve-lo e constatar isso que abra o tópico e reflita.

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Chorumela e ranger de dentes...
Ok RCA. Digamos que a teoria do belo esteja certa e nós errados. Mas e os transplantes? E a primavera de Júpiter? O que nos diz vossa sabedoria sobre isso?
Editado pela última vez por DarkWings em 24 Mar 2006, 14:18, em um total de 1 vez.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Sempre que fala-se mal ou se critica a religião, eles ficam nervosos e dão chilique.

RCAdeBH

Re: Re.: Algumas curiosidades sobre o espiritismo kardecista

Mensagem por RCAdeBH »

DarkWings escreveu:Chorumela e ranger de dentes...
Ok RCA. Digamos que a teoria do belo esteja certa e nós errados. Mas e os transplantes? E a primavera de Júpiter? O que nos diz vossa sabedoria sobre isso?

Minha limitada sabedoria ainda é guiada pelo meu bom-senso. Leio , reflito , tiro minha conclusões e filtro o que é bom e ruim de acordo com minha conciência. Isso é o que a DE manda. Sempre.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Mr.Hammond escreveu:Sempre que fala-se mal ou se critica a religião, eles ficam nervosos e dão chilique.

humm.... quem foi banido por 1 semana não fui eu, portanto não venha me falar em chilique.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Mr.Hammond escreveu:Sempre que fala-se mal ou se critica a religião, eles ficam nervosos e dão chilique.

Esse pessoal parece que esquece o nome e a proposta do fórum.

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

RCAdeBH escreveu:

Minha limitada sabedoria ainda é guiada pelo meu bom-senso. Leio , reflito , tiro minha conclusões e filtro o que é bom e ruim de acordo com minha conciência. Isso é o que a DE manda. Sempre.

E o que o seu filtro e sua limitada sabedoria dizem sobre os temas que citei? Não fuja da resposta por favor.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Kramer escreveu:Esse pessoal parece que esquece o nome e a proposta do fórum.

"Chegou agora e já quer sentar na janela?" - Romário

Aurelio Moraes
Contato:

RCAdeBH escreveu:

humm.... quem foi banido por 1 semana não fui eu, portanto não venha me falar em chilique.

Vai fazer proselitismo da sua religião espírita vagabunda em outro lugar, vai.

Aurelio Moraes
Contato:

Imagem

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

DarkWings escreveu:E o que o seu filtro e sua limitada sabedoria dizem sobre os temas que citei? Não fuja da resposta por favor.

Meu filtro joga fora o que não presta. Para ser mais claro, escritores como estes acima falados escrevem muitas bobagens. (tirando Kardec)
Tá bom?

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

DarkWings escreveu:
RCAdeBH escreveu:

E o que o seu filtro e sua limitada sabedoria dizem sobre os temas que citei? Não fuja da resposta por favor.

Bom, em 1º lugar, para os satélites pode ser que eles não pertencessem ao planeta na época e tivessem sido capturados depois. Mas mais provavelmente a explicação é essa:

296. Perguntas sobre os outros mundos
32ª Que confiança se pode depositar nas descrições que os Espíritos fazem dos
diferentes mundos?
"Depende do grau de adiantamento real dos Espíritos que dão essas descrições, pois bem deveis compreender que Espíritos vulgares são tão incapazes de vos informarem a esse respeito, quanto o é, entre vós, um ignorante, de descrever todos os países da Terra. Formulais muitas vezes, sobre esses mundos, questões científicas que tais Espíritos não podem resolver. Se eles estiverem de boa-fé falarão disso de acordo com suas idéias pessoais; se forem Espíritos levianos divertir-se-ão em dar-vos descrições estranhas e fantásticas, tanto mais facilmente quanto esses Espíritos, que na erraticidade não são menos providos de imaginação do que na Terra, tiram dessa
faculdade a narração de muitas coisas que nada tem de real
."

Sobre transplantes, a imagem espírita já mudou bastante, a maioria é favorável.

Um abraço,
Vitor

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Mr.Hammond escreveu:Vai fazer proselitismo da sua religião espírita vagabunda em outro lugar, vai.

Deu chilique denovo! Cuidado, heim... nem os seus colegas do clubinho estão te suportando mais...

Aurelio Moraes
Contato:

Neste fórum não existe regra que proíba chamar a sua religião de merda vagabunda, mentirosa e estúpida.
Vá fazer proselitismo em outro lugar, vai.

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Não obtive respostas satisfatórias dos Espíritas neste tópico.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Neste fórum não existe regra que proíba chamar a sua religião de merda vagabunda, mentirosa e estúpida.
Vá fazer proselitismo em outro lugar, vai.

Pode não existir regra, mas que é chilique é.

Um abraço,
Vitor

aknatom

Mensagem por aknatom »

RCAdeBH escreveu:
DarkWings escreveu:E o que o seu filtro e sua limitada sabedoria dizem sobre os temas que citei? Não fuja da resposta por favor.

Meu filtro joga fora o que não presta. Para ser mais claro, escritores como estes acima falados escrevem muitas bobagens. (tirando Kardec)
Tá bom?

O Vitor Moura pelo menos sabe dar a resposta padrão, não fica escapando de se comprometer.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Vitor Moura

DarkWings escreveu:Não obtive respostas satisfatórias dos Espíritas neste tópico.

Não? E porque não refutou meus argumentos?

Um abraço,
Vitor

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Vitor Moura escreveu:
DarkWings escreveu:Não obtive respostas satisfatórias dos Espíritas neste tópico.

Um abraço,
Vitor

Fiquei na dúdiva. O seu texto parece sugerir que os espíritos dão respostas erradas 100% das vezes, pois ou são ignorantes e apenas externam suas opiniões pessoais, ou são mal intencionados e falam bobagens de propósito....
Em suma: as respostas dos espíritos não servem para nada.

Vitor Moura

DarkWings escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Um abraço,
Vitor

Fiquei na dúdiva. O seu texto parece sugerir que os espíritos dão respostas erradas 100% das vezes, pois ou são ignorantes e apenas externam suas opiniões pessoais, ou são mal intencionados e falam bobagens de propósito....

Os espíritos dão respostas para dar provas de sua sobrevivência pessoal para seus entes queridos. Mas em nenhum momento é dito que dão respostas erradas 100% das vezes. O fato é que eles não revelam nada de novo porque ninguém se torna sábio depois de morto, permancendo com os mesmos conhecimentos que tinha quando em vida.

Um abraço,
Vitor

Hugo

Mensagem por Hugo »

RCAdeBH escreveu:
Kramer escreveu:Esse pessoal parece que esquece o nome e a proposta do fórum.

"Chegou agora e já quer sentar na janela?" - Romário

Muita pelo contrário, RCA.É justamente pelo fato de eu ter preferido passar algum tempo lendo as discussões daqui antes de iniciar minha participação que minhas postagens são poucas.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Vitor Moura escreveu:
DarkWings escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Um abraço,
Vitor

Os espíritos dão respostas para dar provas de sua sobrevivência pessoal para seus entes queridos. Mas em nenhum momento é dito que dão respostas erradas 100% das vezes. O fato é que eles não revelam nada de novo porque ninguém se torna sábio depois de morto, permancendo com os mesmos conhecimentos que tinha quando em vida.

Um abraço,
Vitor

Esse é o tipo de resposta que coloca a pessoa em problemas.
Se ele permanece com o mesmo conhecimento que tinha em vida e afirma coisas novas sobre um planeta, então é "mal intencionado" mesmo.
Se não é este o caso, como são feitas as pesquisas científicas depois de morto. O espuirito vai até lá pra ver ou observa com equipamentos ectoplasmáticos?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Vitor Moura

aknatom escreveu:
Vitor Moura escreveu:
DarkWings escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Um abraço,
Vitor

Um abraço,
Vitor

Esse é o tipo de resposta que coloca a pessoa em problemas.
Se ele permanece com o mesmo conhecimento que tinha em vida e afirma coisas novas sobre um planeta, então é "mal intencionado" mesmo.
Se não é este o caso, como são feitas as pesquisas científicas depois de morto. O espuirito vai até lá pra ver ou observa com equipamentos ectoplasmáticos?

Quais pesquisas científicas depois de morto que vc fala?

Um abraço,
Vitor

Trancado