emmmcri escreveu:Huxley escreveu:Antes de se criticar uma teoria deve se ao menos saber o que ela diz , e posso dizer que 99% dos não-biólogos não tem entendimento satisfatório da evolução, porque ela esconde uma complexidade que só muita leitura resolve o problema.Quem ler livros de Futuyma, Gould,Zimmer consegue entender o que estou falando.Não vou prosseguir o debate (já existe o Questionando as origens p/ discutir isso).Vou só dá um exemplo de um mito criacionista que até professores de ensino médio cometem.
"Tem evolucionista que acredita na Lei Biogenética": nenhum biólogo de renome mundial acredita nisso, e há muitas décadas (aliás desde o século 19 o embriologista Von Baer já tinha refutado essa teoria).Há muitas décadas a lei embriológica diz que "as caracterísiticas que mais se afstam da da condição embrionária em umas espécies em relações a outras, representa a característica derivada".Exemplos:cauda embrionária humana , embriões de cobras com pernas,tamanduás com rudimento de dentes.Quem acredita nessa afirmação que pus em aspas é quem não sabe distinguir a lei biogenética da lei embriológica atual utilizada há muitas décadas, incluindo aí o Marcus Valério XR (que deve ter se confundido, por ter pego um livro de Biologia de ensino médio de péssima qualidade na hora de ler sobre o assunto) e o Rafael Augusto (que acreditou nos relinchos do cientista do DI Jonathan Wells no livro Ícones da Evolução).
Tem evolucionista que acredita na Lei Biogenética": nenhum biólogo de renome mundial acredita nisso, e há muitas décadas (aliás desde o século 19 o embriologista Von Baer já tinha refutado essa teoria).Há muitas décadas a lei embriológica diz que "as caracterísiticas que mais se afstam da da condição embrionária em umas espécies em relações a outras, representa a característica derivada"
Aqui está o X da questão refutam uma extrapolação e vocês vem com outra.Aí refutam e vocês vem com outra!!É o que eu falo quando digo o erro que se comete a afirmar que a evolução é um fato.Até quando pessoas que não acreditam nesta extrapolação vão ter que ficar refutando para vocês cairem na real?Repito por razões filosóficas nunca cairão na real !!!
Agora não queiram que eu venha engolir extrapolações o tempo todo sem me manifestar, não só eu como muitos como o pessoal do DI.Engraçado também voces alegarem que é complicado que até professores de ensino médio não sabem,nem vocês sabem ou concordam com seus postulados,vivem mudando!!!E querem fazer da evolução uma lei!!
Emmmcri, você por acaso leu o que escrevi?Eu disse que a Lei Biogenética nunca fez parte do Darwinismo, nem do Neodarwinismo.Von Baer antes mesmo de Haeckel já tinha mostrado diferenças importantes no estágio embrionário das 4 classes de vertebrado.E atualmente é utilizada uma interpretação da lei deste embriologista que data desde 1828!!!!!Então, nao há sentido dizer " extrapolação que foi refutada e qfoi substiuída por outra".Darwin nunca utilizou a lei da recapitulação nem em A Origem das Espécies, nem em A Origem do Homem.E nunca um biólogo de renome deste século já defendeu a Lei da Biogenética, nem Mayr,nem Dobzhansky,nem Haldane, nem Maynard-Smith, nem Dawkins, nem Gould, nem Futuyma...NEM NINGUÉM!Sendo assim, não faz sentido nenhum dizer que foi uma "teoria darwinista que teve seu postulado mudado".Nenhum biólogo com pós-graduação é burro para defender uma lei que entra em contradição até com as leis de Mendell.Haeckel foi um biólogo que fundou a Ecologia, mas que sujou o nome do Darwinismo, foi um entusiasta do evolucionismo que o distorceu suas idéas para muito além do âmbito biológico, e o misturou com suposições místicas e fantasiosas, passando a defender o Pampsiquismo, Monismo e que recorreu até a falsificação de diagrama para defender sua lei.Foi duramente criticado por evolucionista da época por causa de atitudes como essa.Fraudes e desonestidades ocorrem em qualquer ramos da Ciência, não é algo exclusivo da evolução.Mas nesse caso este erro foi descoberto tão precocemente, ela nunca fez parte da Síntese Moderna da Evolução.Infelizmente, muitas pessoas que não conseguem comprender embriologia a fundo,pode confundir o fato de haver grandes similaridade nos estágios embrionários de animais de diferentes táxons com a ocorrência "recapitulação da filogenia na ontogenia".Como o ensino no Brasil é deficiente, não duvido até alguns professores confundam estes conceitos.Como também já vi professor de cursinho dizer que "seleção natural é a sobrevivência dos mais fortes".Outros erros em outras disciplinas por professores são cometidas também.Mas aqueles que se dedicam a leitura de livros de biólogos de renome, jamais cometeriam este equívoco, não cometem esse equívoco.
E quando você fala em "extrapolação" , eu penso que você não lê muito sobre história da ciência.Não existe ciência não-extrapolativa. Desde que a ciência nasceu, a partir da observação eventos singulares freqüentes pode-se postular eventos universais, desde que seja possível encontrar hipóteses falseadoras para tais leis universais.Esses enunciados universais nunca são deriváveis de eventos singulares, mas podem ser contraditos pelos eventos singulares.Sendo assim, desde o século 17 existia "ciência extrapolativa", mas na época a epistemologia era pior porque se acreditava na indução como guia dos experimentos, e hoje em dia se utiliza a essência da falseabilidade e corroboração de Popper.Aqui um exemplo de trinta predições e suas respectivas refutações potenciais:
http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/
Uma teoria só é considerada refutada quando ela está vazia de refutadores potenciais e nesse caso, o Criacionismo está perdido,porque não há nenhuma predição em relação a sequência dos fósseis que funcione.Como explicar que há fósseis jurássicos em rochas jurássicas da América do Sul, da América do Norte e da Europa.Não há como.O barão de Cuvier era criacionista e teve que mudar sua opinião sobre o dilúvio, dizendo que ela foi apenas uma das inúmeras catásfofes, cada uma seguida por uma nova criação.Isso nada mais que ele estava observando as 5 grandes extinções em massa ocorridas.
E por mim, chega dessa discussão,tenho mais coisa importante para fazer... se quiser aprender a criticar direito a evolução leia mais livros bons de Biologia Evolutiva.Não quero perder meu tempo rebatendo críticas a versões espantalhos da evolução.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes