Abobrinhas de Chico Xavier

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por O ENCOSTO »

Alguns espiritas reconhecem, sem maiores problemas, algumas besteiras ditas por Chico Xavier.

É o caso do webmaster do site "criticando kardec":



Chico Xavier
Emmanuel
Emmanuel - Dissertações Mediúnicas sobre Importantes Questões que Preocupam a Humanidade. - 1937-38
FEB - Federação Espírita Brasileira



- Emmanuel afirma, segundo Chico Xavier, ter sido Publio Lentulus - na parte anterior ao texto do livro propriamente dito. Comentário: Algumas fontes afirmam que Publio Lentulus seria uma figura fictíssia, uma fraude. Existem algumas cartas datando de depois do ano 1000 D.C. assinadas por um certo Publio Lentulus que teria sido um representante do governo de Roma em visita à Judéia no tempo de Cristo, e que teria sido testemunha ocular de Jesus e de alguns de seus atos. Emmanuel afirma ter sido este Publio Lentulus, segundo ele um senador romano, e conta sua encarnação como tal no livro "Há Dois Mil Anos". Na internet, os sites "Answers in Action" (http://answers.org/bible/description.html) e "Catholic Encyclopedia" (http://www.newadvent.org/cathen/09154a.htm) apresentam dados que me parecem bastante convincentes no sentido de Publio Lentulus ser realmente uma fraude.

- Marte e Saturno mais evoluídos que a Terra (contraditório com Kardec) - na parte anterior ao livro. Comentário: No Livro dos Espíritos, é afirmado justamente o contrário com relação a Marte, ou seja, que Marte seria muito inferior à Terra!

- Emmanuel afirma que: "em contraposição aos assertos dos negadores, podeis notar que, cientificamente, a Terra é o local no Universo onde a vida encontra mais dificuldades para se estabelecer." - p.89/90. Comentário: Se, cientificamente, a Terra é o único lugar onde até hoje pudemos encontrar "vida", fica difícil entender como uma afirmação desta de Emmanuel pode sequer ser feita.

- Emmanuel afirma ser estudioso da evolução das espécies. - p.95. Comentário: esta afirmação aumenta consideravelmente suas responsabilidades com relação a quaisquer erros seus em comentários sobre tais matérias.

- Emmanuel chama a atenção para o fato de que doenças infecciosas como a lepra, a tuberculose, e outras permanecerem tão intratáveis quanto há 200 anos antes; de que os investigadores puderam vislumbrar o mundo microbiano sem saber eliminá-lo por sondarem os fenômenos sem lhes auscultarem as causas divinas; e de que a saúde humana nunca será o produto de comprimidos... - p.125. Comentário: Esta curiosa afirmação foi feita justamente às vésperas da implantação do uso dos antibióticos no tratamento de diversas doenças infecciosas, tuberculose inclusive, o que sem dúvida revolucionou a saúde humana no século XX.



- Emmanuel parece afirmar que na reprodução das espécies a célula embrionária primeira (fruto da fusão do espermatozóide com o óvulo) seria igual em todos os vertebrados (completamente igual!). Afirma de fato que a diferenciação de tal célula embrionária primária em um organismo desenvolvido se daria não por nenhuma determinação físico-química, mas únicamente devido ao corpo espiritual preexistente, molde do desenvolvimento do embrião. - p.129/130. Comentário: Tal afirmação é contrária ao conhecimento científico atual. "Erros" similares podem ser vistos nas páginas 138/139.





Chico Xavier
Emmanuel
A Caminho da Luz - 1938
FEB



- Emmanuel afirma que no passado realmente existiram os lendários continentes de Atlântida e de Lemúria (respectivamente no oceano Atlântico e no oceano Pacífico). Independente de terem de fato existido ou não, Emmanuel afirma que a China e a América do Sul, nesta época, quase eram unidas entre si pelo continente da Lemúria. Creio que hoje em dia já há mapeamentos submarinos que parecem refutar a possibilidade de existência e destruição no passado de tal continente, pelo menos um continente com as características descritas por Emmanuel. No link ao lado (clique aqui - tamanho: 250 kbytes) incluí um tal mapeamento, que pode ser encontrado nas contracapas da Enciclopédia Conhecer, editada no Brasil em fins da década de 70. p.50/84.


Emmanuel apresenta uma visão altamente idílica da colonização das Américas. Igualmente, fala de forma muito idealizada dos Estados Unidos, aos quais se refere freqüentemente como "América". Apresenta a colonização das Américas como um plano divino (de Jesus) com vistas a melhorar espiritual e materialmente a humanidade, e fala dos Estados Unidos quase que exclusivamente como uma terra de virtudes. p.172/173/174/184/185/208/209. Comentário: A colonização das Américas foi um verdadeiro genocídio. Guerras, dominações e doenças exterminaram incontáveis povos e suas ricas culturas. A história dos Estados Unidos, em especial, apesar de conter vários elementos interessantes e progressistas, está repleta de atrocidades e de mentiras, não fugindo muito ao normal das criações humanas da época.



Emmanuel afirma que o ataque de Filipe II à Inglaterra com a "Invencível Armada" se deu na ausência de qualquer motivo, apenas pela intolerância religiosa e por motivos pessoais do Rei. p.181/182. Comentário: havia motivos fortíssimos para a investida de Filipe II contra a Inglaterra, religiosos e pessoais com certeza também, mas principalmente político-econômicos, como o apoio dado pela Inglaterra aos revolucionários dos países baixos nas lutas de libertação contra a Espanha, e também o apoio da Inglaterra aos corsários que saqueavam os navios espanhóis vindos das Américas carregados de ouro e prata e os repassavam à Inglaterra, o mais famoso deles Francis Drake. Sem dúvida, fazem parte dos motivos torpes que, sempre, estão por trás das guerras e conflitos entre nações. Mas suficientes para não justificar uma defesa da Inglaterra e uma condenação da Espanha, como faz Emmanuel.





http://paginas.terra.com.br/educacao/cr ... erros1.htm
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Aurelio Moraes »

Prevejo que os espíritas do RV vão passar por aqui e escrever muito lixo, enrolar, encherão o saco e pentelharão.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Ei ! Ezinho, senão me engano é no site do Julio que tem uma citação do Emmanuel dizendo que os ateus são os que dão menos trabalho ao chegarem do lado de lá :emoticon16:

Bjs


Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Mensagem por Aranha »

salgueiro escreveu:Ei ! Ezinho, senão me engano é no site do Julio que tem uma citação do Emmanuel dizendo que os ateus são os que dão menos trabalho ao chegarem do lado de lá :emoticon16:

Bjs



- Depois do meu desencarne, eu poderia baixar em algum centro de sua preferência para confirmar a tese..., se topar podemos combinar uma senha que enviarei apenas para vc e o Aurélio via MP para confirmação.... :emoticon16:
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Flavio Costa »

O Júlio não é ateu ex-espírita?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por salgueiro »

Flavio Costa escreveu:O Júlio não é ateu ex-espírita?


Só perguntando prá ele, mas tenho a impressão que acredita em "algo mais "

Bjs

Editado pela última vez por salgueiro em 27 Mar 2006, 17:40, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Abmael escreveu:
salgueiro escreveu:Ei ! Ezinho, senão me engano é no site do Julio que tem uma citação do Emmanuel dizendo que os ateus são os que dão menos trabalho ao chegarem do lado de lá :emoticon16:

Bjs



- Depois do meu desencarne, eu poderia baixar em algum centro de sua preferência para confirmar a tese..., se topar podemos combinar uma senha que enviarei apenas para vc e o Aurélio via MP para confirmação.... :emoticon16:


:emoticon16: Não frequento centro, mas sem problema, se bobear a gente se apresenta por lá

Bjs


Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por videomaker »

Então espiritos não se comunicam !... chegou a essa conclusão , pois chico falou uma besteira !
Esse Sr. MELHOR IDADE ... tenha paciência !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu: Então espiritos não se comunicam !... chegou a essa conclusão , pois chico falou uma besteira !
Esse Sr. MELHOR IDADE ... tenha paciência !


Não, Videomaker, chega-se a conclusão de que não se pode confiar nas alegações do Chico Xavier.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por videomaker »

Kramer escreveu:
videomaker escreveu: Então espiritos não se comunicam !... chegou a essa conclusão , pois chico falou uma besteira !
Esse Sr. MELHOR IDADE ... tenha paciência !


Não, Videomaker, chega-se a conclusão de que não se pode confiar nas alegações do Chico Xavier.



Algumas sim , outras não , ai eu concordo !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
videomaker escreveu: Então espiritos não se comunicam !... chegou a essa conclusão , pois chico falou uma besteira !
Esse Sr. MELHOR IDADE ... tenha paciência !


Não, Videomaker, chega-se a conclusão de que não se pode confiar nas alegações do Chico Xavier.



Algumas sim , outras não , ai eu concordo !


Tendo ele errado em algumas coisas que disse, como podemos ter confiança nas outras?

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por videomaker »

Kramer escreveu:
videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
videomaker escreveu: Então espiritos não se comunicam !... chegou a essa conclusão , pois chico falou uma besteira !
Esse Sr. MELHOR IDADE ... tenha paciência !


Não, Videomaker, chega-se a conclusão de que não se pode confiar nas alegações do Chico Xavier.



Algumas sim , outras não , ai eu concordo !


Tendo ele errado em algumas coisas que disse, como podemos ter confiança nas outras?


Se adotarmos isso em nossa vida , como ficamos ?
É preciso se aprofundar e assim tentar entender e separar .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
videomaker escreveu: Então espiritos não se comunicam !... chegou a essa conclusão , pois chico falou uma besteira !
Esse Sr. MELHOR IDADE ... tenha paciência !


Não, Videomaker, chega-se a conclusão de que não se pode confiar nas alegações do Chico Xavier.



Algumas sim , outras não , ai eu concordo !


Tendo ele errado em algumas coisas que disse, como podemos ter confiança nas outras?


Se adotarmos isso em nossa vida , como ficamos ?
É preciso se aprofundar e assim tentar entender e separar .


Videomaker, o Chico Xavier fez alegações que podiam ser verificadas (relacionadas à história, ciência, etc) e outras (relacionadas à metafísica) que não. Tendo algumas do primeiro grupo sido provadas falsas, por que deveríamos confiar nas do segundo?

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re: Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Aurelio Moraes »

Mr.Hammond escreveu:Prevejo que os espíritas do RV vão passar por aqui e escrever muito lixo, enrolar, encherão o saco e pentelharão.


Minha profecia se cumpriu.

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
videomaker escreveu:
Kramer escreveu:
videomaker escreveu: Então espiritos não se comunicam !... chegou a essa conclusão , pois chico falou uma besteira !
Esse Sr. MELHOR IDADE ... tenha paciência !


Não, Videomaker, chega-se a conclusão de que não se pode confiar nas alegações do Chico Xavier.



Algumas sim , outras não , ai eu concordo !


Tendo ele errado em algumas coisas que disse, como podemos ter confiança nas outras?


Se adotarmos isso em nossa vida , como ficamos ?
É preciso se aprofundar e assim tentar entender e separar .



Hitler fez coisas muito boas. Ele gostava de animais. A única coisa que ele fazia e que não aprovo era aquela mania de matar judeu e de invandir militarmente paises.

Quanto ao resto, era um exemplo de vida.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por DarkWings »

Eu não me preocupo com o fato do Prof. X ter dito abobrinhas. Afinal de contas ele não falou nada útil mesmo. Não ensinou nada novo, nem proclamou nenhuma idéia revolucionária.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por videomaker »

Hitler fez coisas muito boas. Ele gostava de animais. A única coisa que ele fazia e que não aprovo era aquela mania de matar judeu e de invandir militarmente paises.

Quanto ao resto, era um exemplo de vida.[/quote]

Ora , se tu es assim tão apaixonado pelo cara , vamos fazer o que ??????????
Não é verdade VELINHO !!!!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Alter-ego »

O ENCOSTO escreveu:Hitler fez coisas muito boas. Ele gostava de animais. A única coisa que ele fazia e que não aprovo era aquela mania de matar judeu e de invandir militarmente paises.

Quanto ao resto, era um exemplo de vida.

:emoticon12:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por videomaker »

DarkWings escreveu:Eu não me preocupo com o fato do Prof. X ter dito abobrinhas. Afinal de contas ele não falou nada útil mesmo. Não ensinou nada novo, nem proclamou nenhuma idéia revolucionária.


É mesmo ele não fez nada disso , apenas deu a dezenas de pessoas a esperança , e assim amenizou o sofrimento de muitos que choravam a perda de um ente querido ... só isso.
Não fez nada essse tal de chico !
:emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por videomaker »

Yod-aleph-hed escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Hitler fez coisas muito boas. Ele gostava de animais. A única coisa que ele fazia e que não aprovo era aquela mania de matar judeu e de invandir militarmente paises.

Quanto ao resto, era um exemplo de vida.

:emoticon12:


Gandhi então ! ha desculpe bons exemplos não servem !!!! :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Tchobi
Mensagens: 178
Registrado em: 09 Dez 2005, 13:13
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Tchobi »

Emmanuel disse a Chico que se ele contrariasse a Kardec ou a Jesus que fosse então ignorado. Isto mostra que por maior elevação espiritual que este espírito tenha, ele é passível de erros.

Chico Xavier escreveu 400 livros. Se seus erros são apenas estes, então este tópico é inútil. Errar é normal, desde que não vire regra.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

Avatar do usuário
Alenônimo
Mensagens: 961
Registrado em: 19 Out 2005, 02:00
Gênero: Masculino
Localização: Birigüi - SP
Contato:

Re: Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Alenônimo »

Tchobi escreveu:Emmanuel disse a Chico que se ele contrariasse a Kardec ou a Jesus que fosse então ignorado. Isto mostra que por maior elevação espiritual que este espírito tenha, ele é passível de erros.

Chico Xavier escreveu 400 livros. Se seus erros são apenas estes, então este tópico é inútil. Errar é normal, desde que não vire regra.


Ótimo. Como garante que não há um erro fundamental no espiritismo que possa invalidar tudo?

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por videomaker »

Alenônimo escreveu:
Tchobi escreveu:Emmanuel disse a Chico que se ele contrariasse a Kardec ou a Jesus que fosse então ignorado. Isto mostra que por maior elevação espiritual que este espírito tenha, ele é passível de erros.

Chico Xavier escreveu 400 livros. Se seus erros são apenas estes, então este tópico é inútil. Errar é normal, desde que não vire regra.


Ótimo. Como garante que não há um erro fundamental no espiritismo que possa invalidar tudo?



Aponte ! , ou pare de encher o saco ! :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re: Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu: Aponte ! , ou pare de encher o saco ! :emoticon1:


Posso começar com o sofisma da 'causa primeira'.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Abobrinhas de Chico Xavier

Mensagem por videomaker »

Azathoth escreveu:
videomaker escreveu: Aponte ! , ou pare de encher o saco ! :emoticon1:


Posso começar com o sofisma da 'causa primeira'.


Se vc acha que isso tem haver com CHICO , pode !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado