Para os Cristãos ( ou que se dizem...)
Para os Cristãos ( ou que se dizem...)
Fazer o bem sem ostentação
1. Tende cuidado em não praticar as boas obras diante dos homens, para serem vistas, pois, do contrário, não recebereis recompensa de vosso Pai que está nos céus. -Assim, quando derdes esmola, não trombeteeis, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. - Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita; - a fim de que a esmola fique em segredo, e vosso Pai, que vê o que se passa em segredo, vos recompensará. - (S. MATEUS, cap. VI, vv. 1 a 4.)
2. Tendo Jesus descido do monte, grande multidão o seguiu. - Ao mesmo tempo, um leproso veio ao seu encontro e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, poderás curar-me. - Jesus, estendendo a mão, o tocou e disse: Quero-o, fica curado; no mesmo instante desapareceu a lepra. - Disse-lhe então Jesus: abstém-te de falar disto a quem quer que seja; mas, vai mostrar-te aos sacerdotes e oferece o dom prescrito por Moisés, a fim de que lhes sirva de prova. (S. MATEUS, cap. VIII, vv. 1 a 4.)
Resumindo: Faça o que mando e não faça o que eu faço!
Mas essa daqui é o máximo:
Odiar os pais
1. Como nas suas pegadas caminhasse grande massa de povo, Jesus, voltando-se, disse-lhes: - Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, a sua mulher e a seus filhos, a seus irmãos e irmãs, mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. -E quem quer que não carregue a sua cruz e me siga, não pode ser meu discípulo. - Assim, aquele dentre vós que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo. (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 25 a 27 e 33.)
2. Aquele que ama a seu pai ou a sua mãe, mais do que a mim, de mim não é digno; aquele que ama a seu filho ou a sua filha, mais do que a mim, de mim não é digno. (S. MATEUS, cap. X, v. 37.)
Agora aquela perguntinha bem simples e que todo bom estudioso poderá responder: Interpretando com sua própria leitura e deixando de lado o que lhe foi imposto a interpretar, diga o que você entende nesta parábola.
1. Tende cuidado em não praticar as boas obras diante dos homens, para serem vistas, pois, do contrário, não recebereis recompensa de vosso Pai que está nos céus. -Assim, quando derdes esmola, não trombeteeis, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. - Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita; - a fim de que a esmola fique em segredo, e vosso Pai, que vê o que se passa em segredo, vos recompensará. - (S. MATEUS, cap. VI, vv. 1 a 4.)
2. Tendo Jesus descido do monte, grande multidão o seguiu. - Ao mesmo tempo, um leproso veio ao seu encontro e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, poderás curar-me. - Jesus, estendendo a mão, o tocou e disse: Quero-o, fica curado; no mesmo instante desapareceu a lepra. - Disse-lhe então Jesus: abstém-te de falar disto a quem quer que seja; mas, vai mostrar-te aos sacerdotes e oferece o dom prescrito por Moisés, a fim de que lhes sirva de prova. (S. MATEUS, cap. VIII, vv. 1 a 4.)
Mas essa daqui é o máximo:
Odiar os pais
1. Como nas suas pegadas caminhasse grande massa de povo, Jesus, voltando-se, disse-lhes: - Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, a sua mulher e a seus filhos, a seus irmãos e irmãs, mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. -E quem quer que não carregue a sua cruz e me siga, não pode ser meu discípulo. - Assim, aquele dentre vós que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo. (S. LUCAS, cap. XIV, vv. 25 a 27 e 33.)
2. Aquele que ama a seu pai ou a sua mãe, mais do que a mim, de mim não é digno; aquele que ama a seu filho ou a sua filha, mais do que a mim, de mim não é digno. (S. MATEUS, cap. X, v. 37.)
Agora aquela perguntinha bem simples e que todo bom estudioso poderá responder: Interpretando com sua própria leitura e deixando de lado o que lhe foi imposto a interpretar, diga o que você entende nesta parábola.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Re.: Para os Cristãos ( ou que se dizem...)
IO tempo passa, o tempo voa...mas vamos acreditar que o pessoal não postou nada por estarem trabalhando, afinal, hoje é segunda feira braba, certo?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Re: Para os Cristãos ( ou que se dizem...)
Johnny escreveu:Fazer o bem sem ostentação
São muitas as pessoas que praticam a "caridade" aqui caracterizada como a detestável esmola tendo em vista a apreciaçao pública de seu ato para se ter alguma notariedade quanto a seu "bom" coraçao. Não o fazem por amor, e sim por uma estúpida necessidade de se afirmar como "quase santo" perante a sociedade. O que realmente sai do coraçao é silencioso e não necessita aparecer para se tornar fato para a pessoa.
Johnny escreveu:2. Tendo Jesus descido do monte, grande multidão o seguiu. - Ao mesmo tempo, um leproso veio ao seu encontro e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, poderás curar-me. - Jesus, estendendo a mão, o tocou e disse: Quero-o, fica curado; no mesmo instante desapareceu a lepra. - Disse-lhe então Jesus: abstém-te de falar disto a quem quer que seja; mas, vai mostrar-te aos sacerdotes e oferece o dom prescrito por Moisés, a fim de que lhes sirva de prova. (S. MATEUS, cap. VIII, vv. 1 a 4.)
Na cultura daquele povo, ainda encravada nos preceitos de Moisés, era necessário que quando alguma graça acontecesse eles se mostrassem aos sacerdotes. Bem simples.
Johnny escreveu:Mas essa daqui é o máximo:
Odiar os pais
Nosso pai eterno é Deus. Pessoas que em uma existência estão conosco como pai, mãe, irmãos e etc nunca mereceriam o mesmo amor que teríamos que ter por Deus, que relamente é o senhor de nossa existência. Como uma encarnaçao é bastante passageira, estes "pais", "mães" e etc seriam apenas companheiros de uma jornada terrena bastante curta, lógico, o amor que temos por eles é indiscutível, porem nunca deveria ser comparado ao amor para Deus.
- RoaCh Of DisCord
Essa de odiar os Pais é fácil. A família de Jesus não queria que ele fosse tão radical na sua critica ao Templo. Mas Jesus é a verdade (é a sua verdade, tal como eu sou a minha verdade... mesmo que esteja errado em última análise). E sendo a verdade tem se ser fiel a si mesmo. Á vezes para fazer isso é preciso rejeitar a família. Além de que os filhos são criados para voarem por conta própria quando chegar a altura.
Jesus fala sempre por Alegorias. Não é de ódio que ele fala...
Ah... essa minha leitura é fácil... porque Jesus não esconde que fala por parábolas...
É para interpretar. Todo o cristianismo é para interpretar.
Jesus fala sempre por Alegorias. Não é de ódio que ele fala...
Ah... essa minha leitura é fácil... porque Jesus não esconde que fala por parábolas...
É para interpretar. Todo o cristianismo é para interpretar.
VocÊs usaram o que passaram a vocês. Abram suas mentes, esqueçam o que aprenderam e me respondam. Lendo apenas como alguém que encontra um livro como este pela primeira vêz e, não tendo vínculos com religião alguma, o que você entenderia de tudo isso. Ou será que os meninos por acaso receberam uma "intuição"? HEIN? Vou ser mais claro e bater na mesma tecla. Digamos que eu tenha nascido e amandonado em uma isntituição qualquer que depois de um tempo me permitiu ser adotado por uma familia agnostica,a téia ou sei lá o que. E nas "ruas" eu ouço isso e aqui lo de ler a bíblia e bla bla bla. Qual a interpretação de um leigo? E se a mesma foi feita para ser um instrumento de Deus, porque esta porra não tem sentido, salvo poucas passagens???

- RoaCh Of DisCord
Eu não sou Cristão. Estou a dizer o que penso. Ninguém me disse isso. Repito ninguém. Eu mesmo interpretei assim. Sou um génio..
A propósito... alguém me diga como se pensa sem um backgroud cultural que sustente esse pensamento...
Mas é assim, se Jesus só fala por parábolas... e se alguém for literal então está a ser ligeiramente burro.
Mas se formos literais então temos contradição. É isso que queres? Claro que sim. Quando tu dizes "Abram suas mentes" o que está a dizer realmente é: "Porra, tomem á letra para eu esfregar na vossa cara que vcs acreditam em contradições"

A propósito... alguém me diga como se pensa sem um backgroud cultural que sustente esse pensamento...
Mas é assim, se Jesus só fala por parábolas... e se alguém for literal então está a ser ligeiramente burro.
Mas se formos literais então temos contradição. É isso que queres? Claro que sim. Quando tu dizes "Abram suas mentes" o que está a dizer realmente é: "Porra, tomem á letra para eu esfregar na vossa cara que vcs acreditam em contradições"

Re: Re.: Para os Cristãos ( ou que se dizem...)
RoaCh Of DisCord escreveu:Eu não sou Cristão. Estou a dizer o que penso. Ninguém me disse isso. Repito ninguém. Eu mesmo interpretei assim. Sou um génio..![]()
Mais ou menos isso.

- salgueiro
- Gênero: Feminino
Johnny escreveu:RoaCh Of DisCord escreveu:Eu não sou Cristão. Estou a dizer o que penso. Ninguém me disse isso. Repito ninguém. Eu mesmo interpretei assim. Sou um génio..![]()
Mais ou menos isso.![]()

Bjs
- Márcio
- Gênero: Masculino
- Contato:
É tão óbvio a necessidade de um prévio conhecimento geral para se analisar qualquer coisa que seja, formando uma visão própria daquilo que se está lendo.
A bíblia, ou trechos dela, assim como qualquer livro, pode ser, e é, interpretada de acordo com as tendências culturais/religiosas de quem o faz.
A questão é que deveria ser interpretada sobre todas as óticas, e não só apenas sobre o jugo da visão religiosa, de cada religião derivada justamente dela mesma. Senão seria apenas uma interpretação forçada que teria o intúito de apenas preservar essas mesmas interpretações.
Como qualquer obra humana, ela se torna dentro de nós aquilo que somos capazes de ''ver'', de acordo com nossas capacidades intelectuais.
Abraços.
A bíblia, ou trechos dela, assim como qualquer livro, pode ser, e é, interpretada de acordo com as tendências culturais/religiosas de quem o faz.
A questão é que deveria ser interpretada sobre todas as óticas, e não só apenas sobre o jugo da visão religiosa, de cada religião derivada justamente dela mesma. Senão seria apenas uma interpretação forçada que teria o intúito de apenas preservar essas mesmas interpretações.
Como qualquer obra humana, ela se torna dentro de nós aquilo que somos capazes de ''ver'', de acordo com nossas capacidades intelectuais.
Abraços.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
Márcio, você chegou onde eu queria e é exatamente aí que entra a fabilidade plena da mesma. Se fosse escrita para que houvesse entendimento entre os homens e se também fôsse para que a existência deste deus bíblico fôsse sustentada, deveria se à prova de interpretação ou pelo menos, deveria ser levada sempre às mesmas conclusões. E ainda, qualquer um que Lesse entenderia. E ainda, não se deixaria levar por revisões consecutivas. E ainda, haveriam cópias exatas em, várias partes de mundo. E ainda, a maioria dos povos a conheceriam em épocas parecidas. E ainda, não seria tão contraditória...ufff. Precisa mais ou será que algum ESPIRITO EVOLUIDO vai chegar aqui e dizer que não era para ser assim (onisciência divina então...) ou que os povos da época só entendiam parábolas (daí viramos idiotas e esquecemos como interpretar ensinamentos tão simples quantos estes). Ainda espero respostas. Quero entender a bíblia! 

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Se era importante, deveria ter sido dito da forma a mais clara possível, não como enigmas.
Além disto, Jesus mesmo disse que falava por parábolas para que só os discípulos entendessem.
Por que os outros não mereciam entender? A salvação era só para uns poucos?
Se tudo na Bíblia pode ser interpretado e não há uma regra clara para se interpretar, o que leva às milhares de seitas, então eu posso escolher o que me interessa desde que justifique o que eu quero fazer e ignorar o resto. Ou decidir que a minha interpretação é a correta.
E como fica a passagem em que Jesus diz a um homem que o siga e não se preocupe em enterrar seu pai?
Além disto, Jesus mesmo disse que falava por parábolas para que só os discípulos entendessem.
Se tudo na Bíblia pode ser interpretado e não há uma regra clara para se interpretar, o que leva às milhares de seitas, então eu posso escolher o que me interessa desde que justifique o que eu quero fazer e ignorar o resto. Ou decidir que a minha interpretação é a correta.
E como fica a passagem em que Jesus diz a um homem que o siga e não se preocupe em enterrar seu pai?
Fernando Silva escreveu:E como fica a passagem em que Jesus diz a um homem que o siga e não se preocupe em enterrar seu pai?
Isso deve ser parábola também.

Editado pela última vez por Hugo em 27 Mar 2006, 15:54, em um total de 1 vez.
Fernando Silva escreveu:Se era importante, deveria ter sido dito da forma a mais clara possível, não como enigmas.
Sim, já ouvi inclusive teorias de que foi feito assim para que não fôsse adulterado seu conteúdo com o tempo (até faz algum sentido) MAS, aí é que entra o que você disse Fernando. Quem eram os discípulos. Porque eram somente 12 e não 7 ou 33. Se Jesus sabia já tudo o que iria acontecer (filho de peixe...) e prevendo isso, porque então ele não formou mais discípulos? E pior ainda, porque num país onde a comunicação seria tão atrasada ou pelo menos seria?

Fernando Silva escreveu:E como fica a passagem em que Jesus diz a um homem que o siga e não se preocupe em enterrar seu pai?
Insepulto e fedendo.

Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
"Há um tempo para matar e um tempo para curar".
Quando é o tempo para matar?
Fernando Silva escreveu:"Há um tempo para matar e um tempo para curar".
Essa é fácil. Quando não dá mais para curar!

"A estas coisas vos será dado saber no devido tempo".

Roberto Campos
Roberto Campos
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
RCAdeBH escreveu:Nosso pai eterno é Deus. Pessoas que em uma existência estão conosco como pai, mãe, irmãos e etc nunca mereceriam o mesmo amor que teríamos que ter por Deus, que relamente é o senhor de nossa existência. Como uma encarnaçao é bastante passageira, estes "pais", "mães" e etc seriam apenas companheiros de uma jornada terrena bastante curta, lógico, o amor que temos por eles é indiscutível, porem nunca deveria ser comparado ao amor para Deus.
O problema com seus argumentos é que você parte do princípio de que a Bíblia, de alguma maneira, está certa, cabendo a nós encontrar a interpretação correta.
Que tal olhar a Bíblia como se fosse um livro qualquer, sem favoritismo, e analisá-la friamente, à luz da lógica, e não apelar para coisas do tipo "Sabemos que Jesus não poderia errar, portanto, temos que concluir que..." (vi esta na Revista Espírita, numa tentativa tosca de explicar o fato de que Jesus não voltou enquanto ainda haviam alguns discípulos vivos, apesar de ter prometido).
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Tranca-Ruas escreveu:Fernando Silva escreveu:"Há um tempo para matar e um tempo para curar".
Até que isto aconteça, não podemos ser punidos por nossos atos.
RCAdeBH escreveu:Nosso pai eterno é Deus. Pessoas que em uma existência estão conosco como pai, mãe, irmãos e etc nunca mereceriam o mesmo amor que teríamos que ter por Deus, que relamente é o senhor de nossa existência. Como uma encarnaçao é bastante passageira, estes "pais", "mães" e etc seriam apenas companheiros de uma jornada terrena bastante curta, lógico, o amor que temos por eles é indiscutível, porem nunca deveria ser comparado ao amor para Deus.
Fico com Nietzsche.
"Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários."
Fernando Silva escreveu:Tranca-Ruas escreveu:Fernando Silva escreveu:"Há um tempo para matar e um tempo para curar".
Até que isto aconteça, não podemos ser punidos por nossos atos.
Sim. Mas a frase é a saída pea tangente de 90% dos crentes, quando indagados sobre tais assuntos.
Roberto Campos
Roberto Campos
- Márcio
- Contato:
E sobretudo, eu suponho que um provável deus todo-poderoso, supremo, teria trilhões de modos eficazes e incontestáveis de manifestar suas vontades às pobres criaturas.
Delegar inspiração divina à alguns apenas e mandá-los escrever as estórinhas de sua grandeza, é um tanto quanto meio,... estranho?!
Ou talvez deus tenha um senso de humor que nós não conseguimos alcançar.
A bíblia é um livro humano, só isso. E como tal deve ser entendido, pelo menos por quem tem capacidade intelectual prá isso.
O homem quis ser deus, como não conseguiu, criou um que não pode ser sentido, à não ser pela fé. Ah! Essa tal fé, é uma prostituta que aceita qualquer barganha, qualquer negócio, qualquer deus.
Abraços.
Delegar inspiração divina à alguns apenas e mandá-los escrever as estórinhas de sua grandeza, é um tanto quanto meio,... estranho?!
A bíblia é um livro humano, só isso. E como tal deve ser entendido, pelo menos por quem tem capacidade intelectual prá isso.
O homem quis ser deus, como não conseguiu, criou um que não pode ser sentido, à não ser pela fé. Ah! Essa tal fé, é uma prostituta que aceita qualquer barganha, qualquer negócio, qualquer deus.
Abraços.
Márcio escreveu:E sobretudo, eu suponho que um provável deus todo-poderoso, supremo, teria trilhões de modos eficazes e incontestáveis de manifestar suas vontades às pobres criaturas.
Abraços.

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- Márcio
- Contato:
Foi quando tiveram que converter e dominar povos ''pagãos'', durante as cruzadas, por exemplo.
Hoje é tempo de matar, quando radicais terroristas-religiosos (seja lá de que religião forem) tentam fazer o mesmo.
Há também um tempo de ''matar'' muito sutil, quando mentes são subjugadas em templos ''imbecilizantes'', criadores de zumbis. É a morte do pensamento puro, livre, sem medos.
Enfim, ainda há ''tempo de matar'' em nome de deus.
Abraços.
Márcio escreveu:
Lucas 10
21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

Ou seja, Quem for inteligente não tem capacidade de entender as coisas de deus

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?