O sentido do mundo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
aknatom
Gênero: Masculino

Re: Re.: O sentido do mundo

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:
aknatom escreveu:Por curiosidade, como ficaria isso? O cara é ateu, não acredita em sobrevida.. daí morre e toma aquele choque porque sua alma está lá... daí falam que ele vai voltar, ele volta, renasce como ateu novamente e repete o ciclo... e mesmo assim pode ser mais evoluído que aqueles que acreditam na sobrevida?
Achei estranho...

Bem ... se o ateísmo for uma negação do tipo peremptória, ele não vai "acordar" e reencarnar sem perceber que passou pelo mundo espiritual

E quem disse que é necessário ter uma crença para se desenvolver como ser humano ?

Bjs

Isso leva a conclusão que qualquer ateu é uma "alma nova".

Sobre a pergunta, uma das características de evoluir, o que para mim é a concepção mais exata, é ter uma visão do mundo realistica. Quando vc encherga o mundo como ele realmente é, sem as deturpações que nossa visão mesquinha gera, temos condições de dar o melhor de nós mesmos e viver com realização plena.
Quando se tem uma visão deturpada da vida, se perde muito. Veja: se existe sobrevida e eu ão acredito, meus atos se basearão neste ponto, vou perder muito do que poderia planejar para o futuro. Se não existe sobrevida e eu acredito que existe, vou viver menos intensamente o presente, visto que tenho a eternidade.
E para o VM, ser BOM é consequência de compreender que vc e os outros não são entidades totalmente distintas e não relacionadas e que fazer o bem é bom para você mesmo e para a coletividade. Com uma interpretação errônea da vida neste ponto, não tem como ser bom. Mas num ponto concordo, isso não tem nada a ver co acreditar ou não em sobrevida.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Aknaton escreveu:Isso leva a conclusão que qualquer ateu é uma "alma nova".

Sobre a pergunta, uma das características de evoluir, o que para mim é a concepção mais exata, é ter uma visão do mundo realistica. Quando vc encherga o mundo como ele realmente é, sem as deturpações que nossa visão mesquinha gera, temos condições de dar o melhor de nós mesmos e viver com realização plena.
Quando se tem uma visão deturpada da vida, se perde muito. Veja: se existe sobrevida e eu ão acredito, meus atos se basearão neste ponto, vou perder muito do que poderia planejar para o futuro. Se não existe sobrevida e eu acredito que existe, vou viver menos intensamente o presente, visto que tenho a eternidade.
E para o VM, ser BOM é consequência de compreender que vc e os outros não são entidades totalmente distintas e não relacionadas e que fazer o bem é bom para você mesmo e para a coletividade. Com uma interpretação errônea da vida neste ponto, não tem como ser bom. Mas num ponto concordo, isso não tem nada a ver co acreditar ou não em sobrevida.

Muito pelo contrário, um ateu pode ser um espírito "velho" traumatizado em algum momento por uma das ações bárbaras prodigalizadas por determinada religião

Bem, falando como uma pessoa que passou a maior parte da vida sem seguir nenhuma religião e já em idade "adulta" começou, muito pouco de forma prática mudou. Não deixei de fazer nada que fazia antes, até porque não vejo religião como ato "milagroso", capaz de transformar alguém da noite para o dia. Prá mim, a mudança maior foi em termos de desenvolver uma compreensão do ser humano que não tinha antes, mas era um processo há muito iniciado

Interpretação errônea da vida .... esse é um julgamento pessoal ... talvez a minha concepção seja mais acertada .... mais "real"..... vai saber :emoticon4:

Bjs

Res Cogitans

Re.: O sentido do mundo

Mensagem por Res Cogitans »

buá... a Salgueiro desaprendeu quotar... buá...
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Res Cogitans escreveu:buá... a Salgueiro desaprendeu quotar... buá...

Desaprendi não, só fiquei com preguiça de consertar quando vi o erro

Bjs

videomaker

Mensagem por videomaker »

Se não existe sobrevida e eu acredito que existe, vou viver menos intensamente o presente, visto que tenho a eternidade.
[/quote]

Ai é onde esta o erro , se tenho toda a eternidade vou viver da maneira melhor possivel , para que ela, a eternidade seja agradavel !
Como viver intesamente pode ter varias opções , o meu intesamente pode ser um , e o do matador outro , porem os dois é viver intensamente !
Ser Ateu é apenas não crer , apenas isso !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

aknatom

Mensagem por aknatom »

Salgueiro... não coloquei a sua ou a minha visão como correta ou errônea... só coloquei que uma necessidade real para poder viver de forma plena é termos nossas escolhas embasadas numa visão realistica da vida, já que do contrário faremos julgamentos errados e tomaremos decisões incorretas.
A minha interpretação de evolução espiritual não bondade nem moralidade, é uma visão correta da vida. Bondade e moralidade são consequências disso.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:Salgueiro... não coloquei a sua ou a minha visão como correta ou errônea... só coloquei que uma necessidade real para poder viver de forma plena é termos nossas escolhas embasadas numa visão realistica da vida, já que do contrário faremos julgamentos errados e tomaremos decisões incorretas.
A minha interpretação de evolução espiritual não bondade nem moralidade, é uma visão correta da vida. Bondade e moralidade são consequências disso.

Agora que entendi, concordo com vc

Bjs

Johnny

Mensagem por Johnny »

Depois idsso aqui, acredito em qualquer coisa...

http://kateithne.tripod.com/carpics/dscn0603.jpg
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Depois idsso aqui, acredito em qualquer coisa...

http://kateithne.tripod.com/carpics/dscn0603.jpg

Nada ?????

Bjs

Hugo

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:
videomaker escreveu:Se não existe sobrevida e eu acredito que existe, vou viver menos intensamente o presente, visto que tenho a eternidade.

Ai é onde esta o erro , se tenho toda a eternidade vou viver da maneira melhor possivel , para que ela, a eternidade seja agradavel !
Como viver intesamente pode ter varias opções , o meu intesamente pode ser um , e o do matador outro , porem os dois é viver intensamente !
Ser Ateu é apenas não crer , apenas isso !

Video, isso é lógico.Se minha vida acaba aqui, se não tem outra chance, é óbvio que eu vou valorizá-la mais!
Pense num jogo sem continues.
Morreu, Game Over!

Trancado