Avatar escreveu:Flávio, esse comentário, vindo de você, para mim é uma surpresa. A não ser que eu tenha entendido errado. Quando eu digo que “respostas existem” refiro-me unicamente à Verdade. A causa verdadeira e única por trás de cada evento. Os achismos pessoais, por melhor embasados que sejam, continuarão sendo achismos. Também não estou dizendo que domino essa Verdade, apenas sei que ela existe e nos é desconhecida. Ficamos então, todos, lutando heroicamente pela supremacia de nossas patéticas opiniões.
O que você chamou de “respostas”, salvo engano, é o que eu chamo de opinião. E opinião jamais poderá ser confundida com a Verdade.
Avatar, estávamos falando de respostas e respostas podem ser mais ou menos corretas. Se você tivesse dito algo como "a Resposta", aí o discurso poderia ter sido diferente.
Sob essa ótica, minha visão é: ou a Verdade (ou qualquer coisa digna desse nome) já foi encontrada e apenas algumas pessoas a reconhecem, ou ela jamais será encontrada. O que nos resta, como seres humanos, é a perpétua construção do conhecimento, então não há uma verdade "definitiva" a ser alcançada futuramente.
Das duas alternativas, fico mais com a primeira. As coisas definitivas que precisam ser descobertas já o foram, as formas de conhecimento que progridem são meramente contingentes.