Índios safados!!!!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Índios safados!!!!

Mensagem por videomaker »

Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:Sabe o que é pior do que ela ter "merecido" isto? É o fato do tal cara ter nascido pra ser um assassino! Era cármico! O mau-caratismo dele era essencial para o pagamento desse "karma".

Jesus também é um ser pecaminoso, cheio de dívidas cármicas, senão não teria morrido na cruz daquela maneira.

Você quer mesmo seguir um "endividado" como ele, videomaker?

Quem disse que foi assim ?
E se foi por escolha ?
Essa afirmação categorica , me faz sempre rir ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Índios safados!!!!

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:Avatar, meu amigo! Aproveitando que você foi o único teísta a dar uma resposta decente no tópico, responda se você concorda com essa noção do videomaker.

Você crê mesmo que, se Deus existe e é um ser moral, ele é uma criatura tão sádica e mesquinha?

Se mando meu filho ir para escola aprender sou Sadico ?
Não entendi ! :
emoticon5:

Caso seja você que tenha criado a escola e a criou cheia de punições insanas e crimes insanos, sim!

O cara não estudou , tem que reptir e serie é insano ?
Bagunçou na sala , vai ficar sem o intrvalo é insano ?
Pagar pelo que se é responsavel é insano ?
Acho que não e vc ?

Sim, partindo do princípio que foi o pai quem criou a escola e DETERMINOU quais seriam as formas de crime e as formas de castigo.

Não é insano, é simplesmente doentio.

Não existe nada de doentio , se for para um filho ser melhor !
E quem disse que Deus é espctador disso tudo ?
Isso é mais uma vez a visão limitada do criador !

E por que é que Deus criou uma regra universal onde o sofrimento seja necessário à evolução?

Ai é que esta o sofrimento não é necessario !
O sofrimento é apenas o ajuste do erro .
Vc póde aprender a tocar violão de um jeito mais facil , e eu talvez precise de errar mais para aprender !

Video, isso é irrelevante, Deus poderia ter criado a todos já evoluídos e SEM o MAL. O sofrimento existe porque ELE DESEJA.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:Deixe eu ver se entendi: ela pagaria por seus crimes em vida passada sofrendo de uma forma ou de outra, mas o arbítrio pessoal do cara deixou que ele fizesse o tal crime e expiasse os crimes dela, consequentemente atraindo um karma negativo para si?

Se ele efetuou o crime, contraiu um carma , se não fez não contaiu coisa nenhuma , qual a dificuldade Sama ?
Se ele mataria , matou quem merecia morrer , porem como ninguem pode matar , contraiu um carma !
Facil assim ...
:emoticon13:

Sempre tem de haver alguém para fazer outra pessoa sofrer para que a lei cármica se aplique? Pois, se não houvesse o tal para matar, ela não teria morrido e não teria sofrido a "punição pelos seus crimes".

Porque sempre vai haver alguem querendo matar !
Ate que esse planeta passe dessa fase !

E por que é que Deus criou um sentimento ruim como o "querer matar"?
E por que é que Deus criou um planeta que precisa "passar por fases de sofrimento"para evoluir?

O sentimento não precisa existir , controlar a vontade é que seria o certo , deus não criou tal sentimento , o sentimento é apenas parte de um processo !
Se Deus criasse algo já pronto , não haveria merito .
Vc sabe o valor do merito ?
[/quote]

E por que é que Deus o criou? E por que é que Deus criou o mérito? Se ele quisesse, as coisas poderiam ser boas e válidas mesmo sem o tal mérito.

videomaker

Você fica comparando com "escola"... o que houve de tão "educativo" no caso da Maria Cláudia Del'Isola? Escola tem castigos, repetência, decepções. A vida tem sofrimentos atrozes, não é uma mera "palmadinha no bumbum" como sua comparação sugere.

O que vc sabe sobre o que acontece e quais sentimentos passam na cabeça daquele que sofreu tal situação .
Claro que estou falando no retorno ao mundo espiritual !
Como vc pode dizer que ela não tirou algo de util !
Achar vc pode ... apenas .

Queria ver sua filha passando pelo que ela passou, se você ia dizer "Ela deve ter feito coisas desse nível em vidas passadas, é triste, mas espero que dessa vez ela aprenda a não fazer mais malcriação"![/quote]

Talvez ficasse eu calado é mudo com tanta dor , porem a certeza do reecontro com ela seria importante para me manter vivo , e essa certeza vc não pode desfrutar !
E isso é fato .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Hugo

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:Deixe eu ver se entendi: ela pagaria por seus crimes em vida passada sofrendo de uma forma ou de outra, mas o arbítrio pessoal do cara deixou que ele fizesse o tal crime e expiasse os crimes dela, consequentemente atraindo um karma negativo para si?

Se ele efetuou o crime, contraiu um carma , se não fez não contaiu coisa nenhuma , qual a dificuldade Sama ?
Se ele mataria , matou quem merecia morrer , porem como ninguem pode matar , contraiu um carma !
Facil assim ...

Sempre tem de haver alguém para fazer outra pessoa sofrer para que a lei cármica se aplique? Pois, se não houvesse o tal para matar, ela não teria morrido e não teria sofrido a "punição pelos seus crimes".

E por que é que Deus criou um planeta que precisa "passar por fases de sofrimento"para evoluir?

O sentimento não precisa existir , controlar a vontade é que seria o certo , deus não criou tal sentimento , o sentimento é apenas parte de um processo !

E por que é que Deus o criou? E por que é que Deus criou o mérito? Se ele quisesse, as coisas poderiam ser boas e válidas mesmo sem o tal mérito.

E qual o mérito de deus?

videomaker

Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:

Facil assim ...

E por que é que Deus o criou? E por que é que Deus criou o mérito? Se ele quisesse, as coisas poderiam ser boas e válidas mesmo sem o tal mérito.[/quote]

Faça um esporte , de seu Sangue , conquiste , e veja a diferença !
Não vou entrar nessa das perguntas obvias Sama , se vc é mais um que não aceita que não sabera tudo , não chegaremos a lugar nenhum .

Samael
Contato:

Re.: Índios safados!!!!

Mensagem por Samael »

Mérito é uma abstração humana, Kramer.

Veja bem, meu amigo, se TUDO é criação divina, o MAL também é proveniente dele. Ponto final.

O Vídeo dá voltas e voltas para não admitir tal fato.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

videomaker escreveu:
O sentimento não precisa existir , controlar a vontade é que seria o certo

Se o seu Deus fosse bom, ele não tornaria a vontade tão difícil de controlar.

Todas as mulheres que são estupradas é por escolhas delas, ou por terem sido estupradoras, né? Porque você não experimenta "consolá-las" com essa teoria?

Como disse o Samael, se Deus não tem nenhum mérito, não tem o direito de exigi-lo de nós.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Hugo

Mensagem por Hugo »

Samael escreveu:Mérito é uma abstração humana, Kramer.

Eu sei Sama, o que eu quero dizer é que o Video, colocando como motivo do sofrimento o fato de que a perfeição deve ser algo que se deva conseguir por merecer, se esquece de que deus não fez nada para chegar ao seu estado, existindo desde sempre como um ser perfeito.
Editado pela última vez por Hugo em 28 Mar 2006, 16:24, em um total de 1 vez.

Hugo

Mensagem por Hugo »

videomaker escreveu: Faça um esporte , de seu Sangue , conquiste , e veja a diferença !

Vencer disputas esportivas trapaceando é muito mais divertido! :emoticon12:

videomaker escreveu: Não vou entrar nessa das perguntas obvias Sama , se vc é mais um que não aceita que não sabera tudo , não chegaremos a lugar nenhum .

Mas é você que acha que a DE explica tudo!

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Samael escreveu:Avatar, meu amigo! Aproveitando que você foi o único teísta a dar uma resposta decente no tópico, responda se você concorda com essa noção do videomaker.

Você crê mesmo que, se Deus existe e é um ser moral, ele é uma criatura tão sádica e mesquinha?

Sama, é muito difícil falar sobre isso. Principalmente estando, como sempre estou, em um fogo cruzado entre ateus e religiosos.

Já cheguei a pensar assim. No passado, traduzia karma por mera causa e efeito. “Se está sofrendo, é porque mereceu”. O inevitável faz o seu papel e eu começo a compreender que, tanto quanto possível, devemos nos abster de julgar. E esse é o mais cruel dos julgamentos, pois é feito no escuro, amparado em meras possibilidades.

Não significa que eu discorde que cada pequeno passo que damos neste mundo produza um resultado futuro. É claro que os monstros que mataram essa moça, por exemplo, criaram um baita problema para eles mesmos e nada poderá deter o curso da “reação” que foi posta em movimento. Isso eu compreendo e me atrevo a dizer que tenho certeza que é assim. Mas, Sama, saber isso é tão pouco, diante de uma Lei tão complexa como o karma, que prefiro até não tecer comentários a respeito.

Eu não tenho essa resposta e, como disse no post anterior, isso não invalida o pouco que eu já aprendi. Decidi, simplesmente, abandonar essas noções que envolvam merecimento, e assim o farei enquanto não me reconhecer capaz de compreender o processo em sua totalidade. Essa é a única forma que eu encontro de não ser injusto. Estamos falando de vidas humanas, de sofrimento real e em grande escala; que direito eu tenho de fazer qualquer suposição a respeito dessa vida?

Em relação às escolhas, eu concordo com o Video em um aspecto: ninguém é obrigado a escolher o caminho errado. Mas aí entram duas considerações igualmente importantes:

1 – Eu só posso escolher entre o bem e o mal porque ambos existem. Se o mal não existisse eu não precisaria me preocupar com minhas escolhas. Dizer que Deus não é culpado das escolhas que o homem faz, deixará sempre essa pergunta no ar: quem criou o mal?

2 – Eu escolho o mal porque fui criado imperfeito. Se eu fosse perfeito sempre, do começo ao fim, eu jamais erraria, jamais faria mal a alguém. Dizer que a culpa é somente minha traz à tona outra dúvida: por que Deus me fez imperfeito?

Então, estou admitindo que Deus é um fdp que criou um circo para sua diversão? Não! Estou dizendo que essas coisas existem mas eu ainda não as compreendo. As respostas existem, Sama, e o que me separa delas é apenas o tempo. Até lá, tentarei fazer o melhor que posso com o que tenho, sem fazer especulações sobre algo que absolutamente não controlo. Talvez os espíritas me achem um tolo, mas o que posso dizer é que eu concordaria com eles plenamente há dez anos.

Creio que não devo limitar minha capacidade de discernimento e meu potencial para aprender e, por isso, mantenho-me disponível para possibilidades inquietantes. Até mesmo de que todo o processo seja injusto.

Abraços.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Oi Avatar

Eu só concluo que esse é um planeta onde as leis são duras

Bjs

Flavio Costa
Contato:

Avatar escreveu:Estou dizendo que essas coisas existem mas eu ainda não as compreendo. As respostas existem, Sama, e o que me separa delas é apenas o tempo.

Avatar, que o mundo é repleto de relações de causa e efeito, e que essas relações são fundamentais, isso é facilmente perceptível. O problema está na alegação de que essas relações são na verdade um mecanismo perfeito de retribuição moral. Neste e em outro tópico levantei alguns exemplos que se opõem a tal interpretação dos fatos.

As respostas existem e são amplamente conhecidas. Há várias respostas. Entretanto, às vezes as pessoas se apegam a uma resposta específica porque lhe é mais conveniente, porque é o que ela deseja acreditar, mesmo que ela não tenha evidências suficientes, tanto objetivas quanto pessoais, para sustentar essa visão.

Essa falta de compromisso legítimo com a verdade é compreensível, natural, mas também lamentável.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:
videomaker escreveu:
Samael escreveu:

Facil assim ...

Faça um esporte , de seu Sangue , conquiste , e veja a diferença !
Não vou entrar nessa das perguntas obvias Sama , se vc é mais um que não aceita que não sabera tudo , não chegaremos a lugar nenhum .
[/quote]

Já pratiquei esportes, hoje no máximo uma corrida na praia. Tenho o costume de doar sague de vez em quando. E já conquistei bastante coisa: uma menina pela qual era apaixonado, uma bolsa num grupo de estudos na faculdade, o ensino superior público.

E novamente, coloco a questão: Deus criou o mérito. Por que? Ele poderia ter criado a perfeição, pura e simplesmente. Por que é que criou um mundo onde você deva passar por provações e se arriscar a escolher "o caminho do mal" (que consequentemente lhe fará sofrer, segundo a teoria do carma), se poderia, segundo a onipotência divina, ser tudo diferente?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:
Avatar escreveu:Estou dizendo que essas coisas existem mas eu ainda não as compreendo. As respostas existem, Sama, e o que me separa delas é apenas o tempo.

Avatar, que o mundo é repleto de relações de causa e efeito, e que essas relações são fundamentais, isso é facilmente perceptível. O problema está na alegação de que essas relações são na verdade um mecanismo perfeito de retribuição moral. Neste e em outro tópico levantei alguns exemplos que se opõem a tal interpretação dos fatos.

As respostas existem e são amplamente conhecidas. Há várias respostas. Entretanto, às vezes as pessoas se apegam a uma resposta específica porque lhe é mais conveniente, porque é o que ela deseja acreditar, mesmo que ela não tenha evidências suficientes, tanto objetivas quanto pessoais, para sustentar essa visão.

Essa falta de compromisso legítimo com a verdade é compreensível, natural, mas também lamentável.

Perfeito.

Só me resta acrescentar que não há saída para uma moral transcendente senão considerar que o mundo é justo e quem faz "moralmente" o mal, deverá pagar.

Ou isso, ou Deus é mal.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

salgueiro escreveu:
Oi Avatar

Bjs

Com certeza, Sônia, elas são duras. Mas os por quês ainda continuam. Não consigo mais aceitar essas explicações simples que falam em punição, expiação, mérito e coisas do gênero. Até aceito que existam de alguma forma, mas quando tentamos defini-las com nosso limitadíssimo intelecto, o resultado é confuso e inegavelmente impreciso.

Um beijo.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Flavio Costa escreveu:As respostas existem e são amplamente conhecidas.

Neste ponto, Flavio, sou obrigado a discordar de você. As respostas existem, sim, mas são amplamente ignoradas.

O ateu está repleto de certezas e ri da “estupidez” do religioso. Este também está repleto de certezas e se apieda do destino trágico que terá o ateu. Me perdoe a franqueza, mas eu diria que ambos são tolos, porquanto não conseguem ser maiores que suas convicções.

Não há nenhuma resposta amplamente conhecida. Você apenas não acredita e o religioso acredita demais. São dois caminhos que eu sempre recusarei. Mas eu concordo em grande parte com você, principalmente que as respostas existem. Tudo depende da honestidade com que se procura. Sua frase final já diz tudo: é preciso estar legitimamente compromissado com a verdade.

Um abraço.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

salgueiro escreveu:
Oi Avatar

Bjs

Com certeza, Sônia, elas são duras. Mas os por quês ainda continuam. Não consigo mais aceitar essas explicações simples que falam em punição, expiação, mérito e coisas do gênero. Até aceito que existam de alguma forma, mas quando tentamos defini-las com nosso limitadíssimo intelecto, o resultado é confuso e inegavelmente impreciso.

Um beijo.

Boa parte do que vivemos se enquadra nessa simplicidade, por mais incômoda que seja. Quando chegamos a atos de barbárie fica muito mais doloroso imaginar o retorno de uma ação brutal, mas é fato que ela ainda existe

As respostas que temos ainda são poucas e na minha opinião incompletas. A sensação de quero mais não me abandona :emoticon4:

Bjs

Flavio Costa
Contato:

Avatar escreveu:Neste ponto, Flavio, sou obrigado a discordar de você. As respostas existem, sim, mas são amplamente ignoradas.

As respostas existem e não são ignoradas. Os ateus têm tem uma resposta, os agnósticos também, cada religião tem a sua e livres pensadores têm a sua.

Avatar escreveu:O ateu está repleto de certezas e ri da “estupidez” do religioso. Este também está repleto de certezas e se apieda do destino trágico que terá o ateu. Me perdoe a franqueza, mas eu diria que ambos são tolos, porquanto não conseguem ser maiores que suas convicções.

Como disse o Fernando Silva e foi louvado pelo Makaveli: "Ignorância produz certezas. Conhecimento crescente leva a dúvidas crescentes." Ou não. :emoticon13:

Avatar escreveu:Você apenas não acredita e o religioso acredita demais.

Eu não tenho nada a ver com isso. Pode olhar no meu histórico de mensagens, não encontrará sequer uma afirmação de que Deus não existe. Eu não discuto conceitos não falseáveis, discuto apenas os argumentos usados para defendê-los.
- William Shakespeare
- William James

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Flavio Costa escreveu:
Avatar escreveu:Neste ponto, Flavio, sou obrigado a discordar de você. As respostas existem, sim, mas são amplamente ignoradas.

As respostas existem e não são ignoradas. Os ateus têm uma resposta, os agnósticos também, cada religião tem a sua e livres pensadores têm a sua.

Flávio, esse comentário, vindo de você, para mim é uma surpresa. A não ser que eu tenha entendido errado. Quando eu digo que “respostas existem” refiro-me unicamente à Verdade. A causa verdadeira e única por trás de cada evento. Os achismos pessoais, por melhor embasados que sejam, continuarão sendo achismos. Também não estou dizendo que domino essa Verdade, apenas sei que ela existe e nos é desconhecida. Ficamos então, todos, lutando heroicamente pela supremacia de nossas patéticas opiniões.

O que você chamou de “respostas”, salvo engano, é o que eu chamo de opinião. E opinião jamais poderá ser confundida com a Verdade.

Avatar escreveu:Você apenas não acredita e o religioso acredita demais.

Flavio Costa escreveu:Eu não tenho nada a ver com isso. Pode olhar no meu histórico de mensagens, não encontrará sequer uma afirmação de que Deus não existe. Eu não discuto conceitos não falseáveis, discuto apenas os argumentos usados para defendê-los.

Bem, aceite minhas desculpas. A idéia não é rotular ninguém, mas demonstrar um princípio lógico.

Abraços.

Flavio Costa
Contato:

Avatar escreveu:Flávio, esse comentário, vindo de você, para mim é uma surpresa. A não ser que eu tenha entendido errado. Quando eu digo que “respostas existem” refiro-me unicamente à Verdade. A causa verdadeira e única por trás de cada evento. Os achismos pessoais, por melhor embasados que sejam, continuarão sendo achismos. Também não estou dizendo que domino essa Verdade, apenas sei que ela existe e nos é desconhecida. Ficamos então, todos, lutando heroicamente pela supremacia de nossas patéticas opiniões.

O que você chamou de “respostas”, salvo engano, é o que eu chamo de opinião. E opinião jamais poderá ser confundida com a Verdade.

Avatar, estávamos falando de respostas e respostas podem ser mais ou menos corretas. Se você tivesse dito algo como "a Resposta", aí o discurso poderia ter sido diferente.

Sob essa ótica, minha visão é: ou a Verdade (ou qualquer coisa digna desse nome) já foi encontrada e apenas algumas pessoas a reconhecem, ou ela jamais será encontrada. O que nos resta, como seres humanos, é a perpétua construção do conhecimento, então não há uma verdade "definitiva" a ser alcançada futuramente.

Das duas alternativas, fico mais com a primeira. As coisas definitivas que precisam ser descobertas já o foram, as formas de conhecimento que progridem são meramente contingentes.
- William Shakespeare
- William James

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Flavio Costa escreveu:Avatar, estávamos falando de respostas e respostas podem ser mais ou menos corretas. Se você tivesse dito algo como "a Resposta", aí o discurso poderia ter sido diferente.

Sob essa ótica, minha visão é: ou a Verdade (ou qualquer coisa digna desse nome) já foi encontrada e apenas algumas pessoas a reconhecem, ou ela jamais será encontrada. O que nos resta, como seres humanos, é a perpétua construção do conhecimento, então não há uma verdade "definitiva" a ser alcançada futuramente.

Das duas alternativas, fico mais com a primeira. As coisas definitivas que precisam ser descobertas já o foram, as formas de conhecimento que progridem são meramente contingentes.

Agora eu estou reconhecendo o Flavio Costa de sempre. Tudo esclarecido. Grande resposta.

Sobre a "verdade definitiva"... quem sabe? Talvez ela exista. :emoticon4:

Um abraço.

Trancado