42 anos do Movimento de 1964

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Poindexter

42 anos do Movimento de 1964

Mensagem por Poindexter »

Crio este tópico para lembrar que o dia de hoje, 31 de março, é uma data marcante em nossa história por ter sido no dia 31/03/1964 que o Gal. Mourão Filho iniciou a movimentação revoltosa contra o governo de Jango.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Tô cagando.... :emoticon58:
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

spink
Contato:

Re.: 42 anos do Movimento de 1964

Mensagem por spink »

E andando... :emoticon5:
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

carlo

Mensagem por carlo »

Pois eh... E este general movimentou tropas indo pro Rio que fujiram de um teco-teco que passsava
por cima deles. Detalhe o aviaum nem estava sabendo o que estava acontecendo. Se o Jango tivesse culhoes, ele abafaria o golpe mas, o general Assis Brasil, quando deveria estar cuidando de apaziguar os ahnimos dos milicos, ele estava eh metendo com a putaiada lah no Rio! Ae meu amigo, fudeu...
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Eles nem sabiam o que era um bombardeio aéreo.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

31 de março é uma data fictícia. Na verdade os militares nunca quiseram assumir que tomaram o poder em 1º de abril.

spink
Contato:

Re: Re.: 42 anos do Movimento de 1964

Mensagem por spink »

Ateu Tímido escreveu:31 de março é uma data fictícia. Na verdade os militares nunca quiseram assumir que tomaram o poder em 1º de abril.

Para quem viveu foi uma "mentira" terrível.

Poindexter

penna escreveu:Para quem viveu foi uma "mentira" terrível.

Provas?

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Poindexter

Ontem fez 42 anos que ficamos fora de alcance do Comunismo.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Aurelio Moraes
Contato:

Re: 42 anos do Movimento de 1964

Mensagem por Aurelio Moraes »

"Crio este tópico"
Imagem

" para lembrar que o dia de hoje"
Imagem

" é uma data marcante em nossa história "

Imagem

"por ter sido no dia 31/03/1964"

Imagem

"que o Gal. Mourão Filho"
Imagem

"iniciou a movimentação revoltosa "
Imagem

"contra o governo de Jango"

Imagem

Hugo

Mensagem por Hugo »

Não peguei essa época.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Poindexter escreveu:Ontem fez 42 anos que ficamos fora de alcance do Comunismo.

Talvez não esteja falando coisa por coisa, mas me parece que o regime militar pelo qual passamos acabou legitimando ainda mais o comunismo na cabeça de certas pessoas.Meus professores, por exemplo, só faltam usar camisas do Che Guevara.

Poindexter

Kramer escreveu:Não peguei essa época.

Eu me lembro do governo do Gal. Figueiredo, mas eu era bem criança. O primeiro acontecimento político que eu fiquei sabendo na vida foi a eleição para governador em 1982... até hoje me lembro do Brizola, do Moreira Franco, Miro Teixeira, da Sandra Cavalcanti e de um candidato do PT (não lembro quem, talvez fosse o Bittar) concorendo. Eram os cinco partidos: PDS, PMDB, PTB, PDT e PT.

Daí procurei saber se havia mais partidos, e fiquei sabendo que não. Depois fiquei sabendo que aqueles partidos haviam há somente muito pouco tempo, pois até pouco tempo antes só havia 2 (a Arena, que virou PDS) e o MDB (que virou PMDB). Daí fui me interessando, me interessando... e até hoje adoro ler sobre História Política Contemporânea.

Naquela época, não se via as pessoas escrevendo errado da forma que escrevem hoje. Naquela época, o que de pior havia na Música Brasileira era a MPB e o s*mba: era impensável a existência das barbaridades que somos obrigados a ouvir em certos ambientes públicos. Havia a prisão por vadiagem, também.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Poindexter escreveu:Havia a prisão por vadiagem, também.

Nossa, que mundo civilizado o Brasil já foi!

Poindexter

Kramer escreveu:Talvez não esteja falando coisa por coisa, mas me parece que o regime militar pelo qual passamos acabou legitimando ainda mais o comunismo na cabeça de certas pessoas.Meus professores, por exemplo, só faltam usar camisas do Che Guevara.

Taí uma coisa que eu gostaria de saber... antes de 1964, os professores de 1o e 2o graus de Humanas eram mais comunistas que depois de 1985, ou menos?

Que depois de 1985 são MUITO comunistas é fato notório, mas eu gostaria de saber como eram antes de 1964.

Talvez o Samael possa dizer alguma coisa sobre isso... ou não, sei lá, ainda mais que ele estuda numa Faculdade de História "meeeeeio" atípica, para dizer o mínimo! Ele diz que lá os professores dele são de direita... e até hoje eu só acredito por não considerá-lo mentiroso, mas que até hoje tô com a "pulga atrás da orelha", tô sim! Enquanto eu não conversar com pelo menos uns dois do departamento dele, acho que não sossego. :emoticon12:

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Azathoth escreveu:Nossa, que mundo civilizado o Brasil já foi!

Para você ver como abandonamos idéias boas em nossa História. :emoticon8:

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Poindexter escreveu:Para você ver como abandonamos idéias boas em nossa História. :emoticon8:

Tipo escravidão e esquartejamento público?

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Kramer escreveu:

Talvez não esteja falando coisa por coisa, mas me parece que o regime militar pelo qual passamos acabou legitimando ainda mais o comunismo na cabeça de certas pessoas.Meus professores, por exemplo, só faltam usar camisas do Che Guevara.

Faz sentido...
"Noite escura agora é manhã..."

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Lúcio Flávio garante presença em decisão do Carioca
Imagem
Profotto/Divulgação

Lúcio Flávio treinou bem e foi confirmado entre os titulares
Últimas de Rio de Janeiro

O meia Lúcio Flávio treinou normalmente nesta manhã no Botafogo, fez o gol da vitória dos titulares e garantiu sua presença na decisão contra o Madureira, neste domingo, no Maracanã.

O meia já havia participado do coletivo de quinta-feira, também marcando um gol. No final da atividade, realizada em Angra dos Reis, queixou-se de dores na panturrilha, que não preocuparam os médicos do clube.

"Eu estou melhor, acabei treinando bem neste último apronto antes do jogo. Durante toda semana eu vinha falando se tivesse alguma dor e me atrapalhasse eu nao iria jogar, mas tudo ocorreu bem. Nesse tempo fiquei em tratamento e agora é descansar e se preparar para o jogo", disse ele em entrevista à Rádio Brasil.

O jogador reconhece que, pela história, o Botafogo tem alguma vantagem na decisão, porém, acredita que não será uma partida fácil.

"São duas equipes que chegaram na final e são duas equipes diferentes, com histórias diferentes. O Botafogo, dentro do Rio de Janeiro, é considerado um dos quatro grandes e o Madureira, antes da competição, não era cotado para o título", afirmou ele.

"No entanto, o time deles fez uma ótima Taça Rio e chegou com méritos na final", emendou o jogador, pedindo muita luta dos jogadores botafoguenses para a conquista do título.

"O favoritismo não quer dizer que você vai ser superior se você não se dedicar. Nós esperamos que possamos trazer esse título para o clube e também para o torcedor que tanto precisa", completou.

Nesta sexta-feira, o técnico Carlos Roberto escalou o Botafogo com: Lopes; Ruy, Rafael Marques, Scheidt e Bill; Tiago Xavier, Diguinho, Lúcio Flávio e Zé Roberto; Reinaldo e Dodô.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

O Brasil já estava fora desse alcance fazia muito tempo. Até que se prove, não havia nenhuma organização comunista forte ou com número de adeptos relevante no país.

E essa condição se arrastava desde a onda de imigração pós-escravidão. A maioria dos trabalhadores politizados no Brasil se ajuntavam em torno de pequenos sindicatos anarquistas ou trabalhistas.

Houve, entretanto, uma campanha de massa que legitimava o golpe, que alardeava o comunismo aos quatro cantos.

E, se Jango ou Brizola eram comunistas, eu sou o fã número um do Winston Churchill! :emoticon12:

Particularmente, havia uma mobilização militar que visava derrubar o governo de Jango, mas nunca teve um poder hegemônico dentro da ideologia militarista brasileira da época. Na minha opinião, o golpe militar serviu apenas para mostrar como o país era fraco institucionalmente: um baixo número de militares tomaram o poder numa forma ditatorial e nada foi feito à respeito.

No fim das contas, vimos um "mini" estado totalitário que controlou a mídia (da maneira que pôde!), fez propaganda ideológica, realizou ataques terroristas, matou, torturou, estuprou, retirou todo o poder democrático da população, roubou (que o diga o governo Costa e Silva) e, o pior de tudo, não saiu após um levante geral da população, como na Argentina, por exemplo.

E os responsáveis não foram punidos.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Como dizia o saudoso Roberto Campos, melhor anos de chumbo do que rios de sangue.

A ditadura militar cometeu diversos erros graves de estratégia, e não me refiro a execução de guerrilheiros e traidores diversos, nem ao exilar outros tantos. Os grandes erros foram de ordem econômica, com as políticas de substituição de importações e com o aumento excessivo do tamanho do Estado, que nos atrasaram muito em relação a Chile e Coréia do Sul, que por acaso, também passavam por ditaduras militares na época, inclusive mais "sanguinárias" para com traidores do que a nossa.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

penna escreveu:
Ateu Tímido escreveu:31 de março é uma data fictícia. Na verdade os militares nunca quiseram assumir que tomaram o poder em 1º de abril.

Para quem viveu foi uma "mentira" terrível.

Eu tinha 10 anos na época e lembro da vizinha gritando de alegria: "O Jango fugiu! O Jango fugiu!".

A coisa não foi conduzida da melhor forma possível e não deveria ter havido uma ditadura, mas a situação era insustentável.
-Francisco Julião liderava as Ligas Camponesas, equivalentes ao MST de hoje e tão idiotas quanto.
-Brizola pregava a luta de classes dentro das forças armadas (patentes baixas contra patentes altas). Criou os "grupos dos 11", ou seja, quando ele desse a ordem, cada um mataria 10 "inimigos". Só um otário acharia que os militares ficariam olhando sem fazer nada.
-O país estava um caos. No dia da revolução, fui comprar querosene e carvão para fazer o almoço em latas de leite, já que a Companhia de Gás estava em greve.
-Meu pai já estava com o salário atrasado, pois sua empresa (estatal) não pagava.
-Havia comícios e passeatas por todos os lados.
-O partido comunista planejava fazer do Brasil uma grande Cuba (na época, havia muito mais gente iludida com Fidel Castro, achando que Cuba era um paraíso).

Em resumo, escapamos de boa. Pena que os militares se deixaram corromper pelo poder, que nunca deveriam ter tomado, e estragaram tudo.

Entretanto, às vezes imagino que, se não fosse a repressão brutal às guerrilhas, hoje talvez fôssemos como a Colômbia, com o território parcialmente nas mãos de imbecis comunistas sustentados pelo tráfico.

A ditadura nos trouxe tempos difíceis, mas prefiro nem imaginar o que seríamos hoje se a revolução não tivesse ocorrido. Talvez uma republiqueta banana, sem petróleo, sem indústria, sem agricultura moderna.

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Poindexter escreveu:
Kramer escreveu:Não peguei essa época.

Eu me lembro do governo do Gal. Figueiredo, mas eu era bem criança. O primeiro acontecimento político que eu fiquei sabendo na vida foi a eleição para governador em 1982... até hoje me lembro do Brizola, do Moreira Franco, Miro Teixeira, da Sandra Cavalcanti e de um candidato do PT (não lembro quem, talvez fosse o Bittar) concorendo. Eram os cinco partidos: PDS, PMDB, PTB, PDT e PT.

Daí procurei saber se havia mais partidos, e fiquei sabendo que não. Depois fiquei sabendo que aqueles partidos haviam há somente muito pouco tempo, pois até pouco tempo antes só havia 2 (a Arena, que virou PDS) e o MDB (que virou PMDB). Daí fui me interessando, me interessando... e até hoje adoro ler sobre História Política Contemporânea.

Naquela época, não se via as pessoas escrevendo errado da forma que escrevem hoje. Naquela época, o que de pior havia na Música Brasileira era a MPB e o s*mba: era impensável a existência das barbaridades que somos obrigados a ouvir em certos ambientes públicos. Havia a prisão por vadiagem, também.

É! Também havia tortura e outros desrespeitos aos direitos humanos. Sem falar da supressão das liberdades fundamentais.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Poindexter

Aliás, é bom lembrar que, apesar dos erros de política econômica no período, o Brasil passou de 47a Economia do Mundo para 8a.

Hoje, dependendo do critério de medição, estamos entre a 10a e a 14a posição, sendo que a posição melhora quando o dólar cai.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Dante, the Wicked escreveu:... supressão das liberdades fundamentais.

Qual? A de ter todos os teus bens desapropriados? A de ser forçado por um governo comunista a trabalhar na Amazônia enquanto tua esposa é mandada para uma fábrica no Rio Grande do Sul? A de ser morto por alguém dos "grupos dos 11"?

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Trancado