Profecias - CONVULSÃO SOCIAL

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Caro Colega

Profecias - CONVULSÃO SOCIAL

Mensagem por Caro Colega »

Entenda a polêmica sobre a nova lei trabalhista na França.

da BBC Brasil

Estudantes franceses estão organizando protestos quase diários contra uma nova lei trabalhista voltada para todos que tenham menos de 26 anos. Muitos dos protestos acabaram em violência.

A nova lei visa facilitar, para empregadores, a contratação e a demissão de funcionários jovens.

O que a polêmica lei determina?

A lei que cria o Contrato do Primeiro Emprego (Contrat Premiere Embauche, em francês ou CPE) foi aprovada pelo Parlamento como parte de uma legislação mais ampla para dar oportunidades iguais que entra em vigor a partir de abril.

O CPE é um novo contrato voltado para menores de 26 anos que oferece um período de experiência de dois anos. Neste período empregadores podem cancelar o contrato sem oferecer explicações ou aviso. Para outros empregados, o período de experiência geralmente varia entre um e três meses.

Depois do período de dois anos, o CPE é transformado em um contrato normal de emprego.

Qual a razão para a introdução deste contrato?

O presidente francês, Jacques Chirac, e o governo do primeiro-ministro Dominique de Villepin alegam que o contrato é uma forma de empregar mais pessoas.

O governo francês está tentando diminuir o alto desemprego no país. A França é um dos países com a taxa de desemprego entre jovens mais alta em toda a Europa. Mais de 20% dos jovens na faixa etária entre 18 e 25 anos estão desempregados, o dobro da média nacional de desemprego que é de 9,6%.

Quais são os argumentos a favor e contra a nova lei?

O governo argumenta que a medida vai aumentar oportunidades para jovens trabalhadores já que muitos deles conseguem apenas contratos mais curtos de emprego.

Alguns empregadores afirmam que temem contratar novos funcionários devido a dificuldades para demitir estes funcionários caso eles não se adaptem ao cargo ou não sejam mais necessários.

Em uma entrevista a uma revista para jovens, o primeiro-ministro Dominique de Vileppin disse que é preciso dar uma chance para que a lei funcione, mas afirmou que a norma pode ser melhorada.

Os críticos da nova lei afirmam que este contrato poderá tornar ainda mais difícil para que jovens consigam um emprego permanente e poderá ser usada de forma imprópria por empresas maiores.

Sindicalistas e estudantes temem que a nova lei gere exploração dos empregados e pediram medidas para criação de empregos.

Uma pesquisa de opinião publicada no jornal Le Parisien na quinta-feira sugeriu que 68% dos franceses querem que o governo retire a lei.

Os protestos de estudantes estão relacionados aos distúrbios de rua de 2005?

O desemprego entre jovens e a falta de oportunidades foram apontados como causas dos protestos violentos nos bairros mais pobres da França em 2005.

O governo afirma que a nova lei vai ajudar jovens desempregados nestas áreas, onde as taxas de desempregos nesta faixa etária podem chegar a 40%.

O que o primeiro-ministro Dominique de Villepin está arriscando?

Depois dos distúrbios em bairros pobres em 2005 esta é a segunda crise grave que Villepin precisa enfrentar em seu primeiro ano no cargo.

O premiê afirma que está preparado para negociar alguns aspectos, mas já afirmou que não vai retirar a lei.

Villepin ainda conta com o apoio do presidente Jacques Chirac, que pediu o diálogo, mas insiste que o CPE é "um elemento importante" na luta contra o desemprego entre jovens.

A questão deve testar ainda mais a liderança de Villepin. Pesquisas de opinião sugerem que a maioria dos franceses acredita que o primeiro-ministro, que tem ambições presidenciais, tratou da reforma de forma desajeitada.

"Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado" (Lucas 8:18).

Caro C :emoticon5: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Washington

Mensagem por Washington »

Nem li a matéria toda.

Thatcher quando iniciou reformas liberais no Reino Unido enfrentou resistências maiores, mas os resultados foram e são excelentes.

A economia britânica era um pouco menor ou no mesmo nível da italiana e 25% menor que a francesa. Hoje ela é maior que a economia francesa e a que mais cresce entre as grandes da europa.

Se o governo francês perseverar nas mudanças, a lógica indica que os resultados serão semelhantes.

Nada de fim dos tempos.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Tranca
Gênero: Masculino

Re.: Profecias - CONVULSÃO SOCIAL

Mensagem por Tranca »

A flexibilização das normas trabalhistas, para o bem ou para o mal, é uma tendência mundial.

A tutela estatal antes exacerbada na regulamentação pormenorizada dos contratos de trabalho tende a ser substituída por outras formas de contrato, implicando em uma maior liberdade contratual entre as partes e novas forma de labor.

O ponto ruim é que, em países como o Brasil, a flexibilização tende a ser entendida como uma supressão de direitos, vez que aqui não ha tradição de valorização do trabalho, mas a submissão ao empregador ante a grande concorrência por vagas e ainda deve-se tomar em consideração o fato de que para que algo seja feito da forma correta necessita-se da fiscalização excessiva do Estado, que onera em demasia o erário.

A legislação trabalhista e sindical no Brasil precisaria passar por mudanças para se adequar ao modelo liberal americano ou mesmo o modelo europeu, onde apesar do Estado intervir, nem se compara ao modelo brasileiro, imposto pelo Estado paternalista da Era Vargas.

Enfim, o modelo dito (neo)liberal, só é o fim do mundo para aqueles que estavam acostumados a ficar encostados em cargos onde antes consideravam estáveis, onerando inutilmente setores empresariais e líderes sindicais que se acostumaram a receber as contribuições sindicais sem lutar pelos direitos daqueles que representam.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Depois quando esse pessoal ficar quase todo sem emprego vão ficar com essa carinha aqui, ó... :emoticon11:

Já tiveram seu PIB superado pelo da Inglaterra, que fez as reformas de Thatcher.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Caro Colega

Mensagem por Caro Colega »

Nossa! Quanto discurso bacana! .. falem desse jeitinho meigo para o meu pai, que na época "governo Collor" lhe tiraram 2 salários mínimos de seu salário de aposentado, e agora recebe 3. No mímino, de duas coisas uma, ou ele lhes dá um soco no olho ou um chute no saco.. escolham!

Caro C :emoticon2: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Clauss

Re: Re.: Profecias - CONVULSÃO SOCIAL

Mensagem por Clauss »

Caro Colega escreveu:Nossa! Quanto discurso bacana! .. falem desse jeitinho meigo para o meu pai, que na época "governo Collor" lhe tiraram 2 salários mínimos de seu salário de aposentado, e agora recebe 3. No mímino, de duas coisas uma, ou ele lhes dá um soco no olho ou um chute no saco.. escolham!

Caro C :emoticon2: lega

Caro Colega. Sou contra aposentadorias e pensões pois acho que a União não tem que bancar salários e sim prover saúde e educação e condições das pessoas se desenvolverem. Ou os filhos cuidam de seus pais ou os abandona. Não é justo ter-se tantos "idosos" ociosos por aí sem fazer nada e ganhando para isso. E não foi só seu pai que perdeu, eu perdi muito e muitos de meus funcionários também, e continuam a perder. Isso é uma tendência (pelo menos aqui no Brasil). Agora, cá entre nós: Cada pai tem o fliho que merece, certo?
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: Profecias - CONVULSÃO SOCIAL

Mensagem por clara campos »

E quem não tem filhos...??
Uma pessoa que trabalhou anos em prol da sociedade, tem direito a ser protegida por ela na velhice. Além disso, não sei como se faz no Brasil, mas aqui as reformas dos trabalhadores são por eles pagos, ao longo da vida, através dos seus impostos.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Trancado