Meninos do Tráfico: Na Rede Globo dói?
Meninos do Tráfico: Na Rede Globo dói?
Por Silas Correa Leite 29/03/2006 às 01:11
O Brasil ficou estarrecido com o documentário Falcão, Meninso do Tráfico por que? leia o texto.
Documentário Falcão: A Realidade na Rede Globo Dói Diferente
MV Bill e Celso Athayde são corajosos e determinados. Teimosia com conhecimento de causa rende muito. O documentário “Falcão – Meninos do Tráfico” - que, finalmente a Rede Globo popularizou fantasticamente no horário dominical nobre, estranhamente parece que chocou meio mundo. Ora, em que país pensam que estão? Planeta Xuxa? Sai de baixo. A realidade cotidiana da Rede Globo é uma. A realidade substituta elegeu Collor, FHC et caterva. Sim, meus irmãos e camaradas, a dura realidade brasileiríssima dói. Imagine então, a “dura realidade” sob o vezo popular midiático de ocasião. Já pensou? Há um Brasil em preto e branco (em preto e pranto), de pardos, mestiços, afrodescendentes, favelados, e, claro, paradoxalmente o Brasil (Cassino Real S/A) que sobrevive às custas dos que morrem a mingua, numa periferia abandonada qualquer entregue ao deus-dará de tantas causas perdidas, de abandono social e de tantos tristes contrastes sociais. Mas, como diria o profeta-zen Paulinho da Viola “A dor da gente não sai no jornal”. Pois não é que agora saiu no Fantástico, o Show da Vida e da Morte? Com que propósito? Há um propósito premeditadamente agora, em ano eleitoral sob o terrorismo de máfias e quadrilhas de uma ignóbil oposição rastaquara? Ora direis ouvir Estrelas. Aliás, que choque é esse, cara pálida? Periga ver. A historicidade inumana e amoral de uma escravatura antiga, a falta de uma reforma agrária que preste, o golpe militar incompetente e corrupto de 64, o ex-sociólogo e ex-marxista que virou canhestro neoliberal de dendê. Tudo isso numa soma fundaram muito bem o que o documentário Falcão denunciou explicitamente como duras seqüelas. A realidade não é Belíssima. Tá mais pra Big Bang sem cerotos de vernizes atípicos. Que qué isso, companheiro? Saravá, Betinho, o outro Brasil acordou do pesadelo do berço esplêndido e da caixa preta do Plano Real. Pois o Brasil que não merece o Brazil, acordou o Brasil neoliberal dando com os burros nágua. Queriam o quê? A realidade sob o spot-light do padrão global dói diferente. Santa ingenuidade. Sim, porque o contrabando informal prospera, o narcotráfico aumenta a assistência social imediatista e já colhe frutos e flores, a terceirização fomentando o neoescravismo viça em suspeitos governos tucanos capengas, o neoevangelismo messiânico do Garotinho babaquara não funciona de fato no âmago do problema como um todo, meias ações popularescas ou de ocasião eleitoreiras não resolvem muito, não resolvem nada, é um pega pra capar e a nossa infância se perde na rua da amargura, congrega desvalores em núcleos de abandono, quando o nosso jovem morre sem perspectivas na violência generalizada pra eliminar quem não tem cartão de crédito ou é mão-de-obra absoleta, e ainda não há perspectivas críveis no entorno da miséria. Na verdade os palhaços são todos aqueles (nosotros) que alegam que não sabiam o que o excelente Falcão – Meninos do Tráfico detona, revela (desnuda), feito aquela história antiga do rei que estava nu, quando a coisa ainda é pior e o bicho vai pegar. Ai de ti Cidade de Deus, Carandiru (o Brasil a céu aberto é um), Central do Brasil, todos os filhos do Brasil. Os sem-vergonha não faliram propositalmente os CIEPS? As instituições públicas não foram propositalmente sucateadas pelos desgovernos tucano-liberais com suas impunes propagandas enganosas? A contravenção com fulcros palaciais (e presunções de imunidade) não é ostensiva no Rio de Janeiro? O Celso Maia não é um blefe chulo e ralo? Pois é. O Brasil não pertence mais aos brasileiros, somos reféns em nosso próprio país. Crianças perdidas, Jovens perdidos. Velhos abandonados. Educação pública entregue aos que pensam que pensam, acham que são o que não são. Antros privados. Não nos pertence mais? O sonho acabou, isto é, o sonho virou pesadelo, um pé no sacro. O sonho só é bonito no padrão global. Belíssima é a mãe! Falcão, Meninos do Tráfico coloca o dedo na ferida. A ferida virou pop-cabeça-quase-cult no horário magno, e, o Brasil S/A finge descaradamente que não sabia dos brasileirinhos em lenço e sem documento, órfãos da Canalha de 64, órfãos do leviano Plano Real e suas insanidades, mais uma justiça burra, uma impunidade generalizada, e, ainda: uma dívida social impaga desde um 13 de maio aí, que “libertou” mas não indenizou. Quem ficou chocado com o documentário fora de série, é um e.t. em terra brasilis, é um mané ou um hipócrita mesmo. O pior ignorante é o ignorante político, disse Bertold Brecht. Por resultantes e seqüelas, por improbidades administrativas, curto e grosso, o Falcão botou a Rede Globo no olho do furacão que ela mesmo plantou. E a Rede Globo é culpada número um por todo esse estado de coisas que o documentário atira no ventilador das aparências. A vida não é uma novela chinfrim. A carência não dá ibope no Jornal Nacional. O documentário é um apanhado doloroso nu e cru dos sem pátria, sem terra, sem casa, sem emprego, sem infância, sem amor.
Salve limpo pendão da esperança.
Poeta Silas Corrêa Leite
Estância Boêmia de Itararé-SP, pós-graduado em Democracia e Direitos Humanos
Autor de Porta-Lapsos, Poemas, 2005
Texto da Série “Somos da Espécie Humana”
E-mail: poesilas@terra.com.br
Site pessoal: http://www.itarare.com.br/silas.htm
Autor do romance social ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS no site
www.hotbook.com.br/rom01scl.htm
O Brasil ficou estarrecido com o documentário Falcão, Meninso do Tráfico por que? leia o texto.
Documentário Falcão: A Realidade na Rede Globo Dói Diferente
MV Bill e Celso Athayde são corajosos e determinados. Teimosia com conhecimento de causa rende muito. O documentário “Falcão – Meninos do Tráfico” - que, finalmente a Rede Globo popularizou fantasticamente no horário dominical nobre, estranhamente parece que chocou meio mundo. Ora, em que país pensam que estão? Planeta Xuxa? Sai de baixo. A realidade cotidiana da Rede Globo é uma. A realidade substituta elegeu Collor, FHC et caterva. Sim, meus irmãos e camaradas, a dura realidade brasileiríssima dói. Imagine então, a “dura realidade” sob o vezo popular midiático de ocasião. Já pensou? Há um Brasil em preto e branco (em preto e pranto), de pardos, mestiços, afrodescendentes, favelados, e, claro, paradoxalmente o Brasil (Cassino Real S/A) que sobrevive às custas dos que morrem a mingua, numa periferia abandonada qualquer entregue ao deus-dará de tantas causas perdidas, de abandono social e de tantos tristes contrastes sociais. Mas, como diria o profeta-zen Paulinho da Viola “A dor da gente não sai no jornal”. Pois não é que agora saiu no Fantástico, o Show da Vida e da Morte? Com que propósito? Há um propósito premeditadamente agora, em ano eleitoral sob o terrorismo de máfias e quadrilhas de uma ignóbil oposição rastaquara? Ora direis ouvir Estrelas. Aliás, que choque é esse, cara pálida? Periga ver. A historicidade inumana e amoral de uma escravatura antiga, a falta de uma reforma agrária que preste, o golpe militar incompetente e corrupto de 64, o ex-sociólogo e ex-marxista que virou canhestro neoliberal de dendê. Tudo isso numa soma fundaram muito bem o que o documentário Falcão denunciou explicitamente como duras seqüelas. A realidade não é Belíssima. Tá mais pra Big Bang sem cerotos de vernizes atípicos. Que qué isso, companheiro? Saravá, Betinho, o outro Brasil acordou do pesadelo do berço esplêndido e da caixa preta do Plano Real. Pois o Brasil que não merece o Brazil, acordou o Brasil neoliberal dando com os burros nágua. Queriam o quê? A realidade sob o spot-light do padrão global dói diferente. Santa ingenuidade. Sim, porque o contrabando informal prospera, o narcotráfico aumenta a assistência social imediatista e já colhe frutos e flores, a terceirização fomentando o neoescravismo viça em suspeitos governos tucanos capengas, o neoevangelismo messiânico do Garotinho babaquara não funciona de fato no âmago do problema como um todo, meias ações popularescas ou de ocasião eleitoreiras não resolvem muito, não resolvem nada, é um pega pra capar e a nossa infância se perde na rua da amargura, congrega desvalores em núcleos de abandono, quando o nosso jovem morre sem perspectivas na violência generalizada pra eliminar quem não tem cartão de crédito ou é mão-de-obra absoleta, e ainda não há perspectivas críveis no entorno da miséria. Na verdade os palhaços são todos aqueles (nosotros) que alegam que não sabiam o que o excelente Falcão – Meninos do Tráfico detona, revela (desnuda), feito aquela história antiga do rei que estava nu, quando a coisa ainda é pior e o bicho vai pegar. Ai de ti Cidade de Deus, Carandiru (o Brasil a céu aberto é um), Central do Brasil, todos os filhos do Brasil. Os sem-vergonha não faliram propositalmente os CIEPS? As instituições públicas não foram propositalmente sucateadas pelos desgovernos tucano-liberais com suas impunes propagandas enganosas? A contravenção com fulcros palaciais (e presunções de imunidade) não é ostensiva no Rio de Janeiro? O Celso Maia não é um blefe chulo e ralo? Pois é. O Brasil não pertence mais aos brasileiros, somos reféns em nosso próprio país. Crianças perdidas, Jovens perdidos. Velhos abandonados. Educação pública entregue aos que pensam que pensam, acham que são o que não são. Antros privados. Não nos pertence mais? O sonho acabou, isto é, o sonho virou pesadelo, um pé no sacro. O sonho só é bonito no padrão global. Belíssima é a mãe! Falcão, Meninos do Tráfico coloca o dedo na ferida. A ferida virou pop-cabeça-quase-cult no horário magno, e, o Brasil S/A finge descaradamente que não sabia dos brasileirinhos em lenço e sem documento, órfãos da Canalha de 64, órfãos do leviano Plano Real e suas insanidades, mais uma justiça burra, uma impunidade generalizada, e, ainda: uma dívida social impaga desde um 13 de maio aí, que “libertou” mas não indenizou. Quem ficou chocado com o documentário fora de série, é um e.t. em terra brasilis, é um mané ou um hipócrita mesmo. O pior ignorante é o ignorante político, disse Bertold Brecht. Por resultantes e seqüelas, por improbidades administrativas, curto e grosso, o Falcão botou a Rede Globo no olho do furacão que ela mesmo plantou. E a Rede Globo é culpada número um por todo esse estado de coisas que o documentário atira no ventilador das aparências. A vida não é uma novela chinfrim. A carência não dá ibope no Jornal Nacional. O documentário é um apanhado doloroso nu e cru dos sem pátria, sem terra, sem casa, sem emprego, sem infância, sem amor.
Salve limpo pendão da esperança.
Poeta Silas Corrêa Leite
Estância Boêmia de Itararé-SP, pós-graduado em Democracia e Direitos Humanos
Autor de Porta-Lapsos, Poemas, 2005
Texto da Série “Somos da Espécie Humana”
E-mail: poesilas@terra.com.br
Site pessoal: http://www.itarare.com.br/silas.htm
Autor do romance social ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS no site
www.hotbook.com.br/rom01scl.htm
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Re.: Meninos do Tráfico: Na Rede Globo dói?
"Meninos do tráfico" não me emocionam...
"Noite escura agora é manhã..."
Não me emocionei nem um pouco, aliás, nada do que foi retratado naquele documentário me impressionou. No dia seguinte várias pessoas no meu trabalho se disseram "chocadas".
Acho incrível as pessoas hoje em dia se dizerem chocadas com esse quadro que já faz parte da estrutura social brasileira. Aos que se diziam "chocados", eu apenas perguntava: Em que mundo você vive?
Sem contar que o documentário tem um forte apelo emocional. Aquelas "crianças" não passam de crimoinosos e devem ser eliminadas!
Acho incrível as pessoas hoje em dia se dizerem chocadas com esse quadro que já faz parte da estrutura social brasileira. Aos que se diziam "chocados", eu apenas perguntava: Em que mundo você vive?
Sem contar que o documentário tem um forte apelo emocional. Aquelas "crianças" não passam de crimoinosos e devem ser eliminadas!

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- Poindexter
O texto postado pelo Johnny é analfabeto funcional. Somente reforça ainda mais as minhas idéias.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
Re: Re.: Meninos do Tráfico: Na Rede Globo dói?
Vampira escreveu:Sem contar que o documentário tem um forte apelo emocional. Aquelas "crianças" não passam de crimoinosos e devem ser eliminadas!
Genial. A lógica de se acabar com a miséria e o crime oriundo das suas instituições e ideologias é a eliminação dos miseráveis e dos criminosos.
- Poindexter
Samael escreveu:Vampira escreveu:Sem contar que o documentário tem um forte apelo emocional. Aquelas "crianças" não passam de crimoinosos e devem ser eliminadas!
Genial. A lógica de se acabar com a miséria e o crime oriundo das suas instituições e ideologias é a eliminação dos miseráveis e dos criminosos.
Ela não falou em miseráveis, Samael, mas sim em criminosos. Você que está puxando a questão para o lado da renda, sendo que ela não que acha que ricos devem receber punições menores que pobres.
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
Poindexter escreveu:Samael escreveu:Vampira escreveu:Sem contar que o documentário tem um forte apelo emocional. Aquelas "crianças" não passam de crimoinosos e devem ser eliminadas!
Ela não falou em miseráveis, Samael, mas sim em criminosos. Você que está puxando a questão para o lado da renda, sendo que ela não que acha que ricos devem receber punições menores que pobres.
Oi Guilherme.
A minha questão não é essa. Veja bem o que ela escreveu: "criminosos devem ser eliminados".
Segundo o meu entendimento, ela defendeu a eliminação a qualquer tipo de crime, sendo que o papel da justiça (ao menos na acepção moderna) é fazer com que cada indivíduo seja punido pelas suas ações (ele não pode ser condenado de forma desigual) e que seja reestruturado mentalmente, de forma a poder viver em sociedade novamente.
Cá entre nós, surge o problema da pena de morte. Em casos extremos, onde você defende a eliminação, eu defendo a prisão perpétua com trabalho compulsório. Mas isto não cabe exatamente neste debate.
A minha crítica, no fundo, é a lógica que alguns mantém: não se acaba com a criminalidade simplesmente eliminando-se criminosos. Também não se acaba com a miséria simplesmente eliminando-se os miseráveis.
(e eu também achei o texto ruinzinho à beça...)
Abraços!
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Vampira:
o que eu acho incrível é as pessoas aceitarem coisas por serem "normais", apesar de serem efectivamente "chocantes".
Enquanto seres humanos única coisa que podemos realmente fazer é tentar melhorar a nossa sociedade. Para o fazer precisamos de, primeiro conhecer os problemas que ela tem (não ignorar) e depois tentar arranjar maneiras para os resolver.
Várias vezes essas mudanças são cansativas, trabalhosas, problemáticas, mas têm que ser feitas.
As desculpas para baixar os braços variam desde: "não posso fazer nada",´"é normal", "é tradição", é o velhinho deixa andar...
As duas últimas desculpas são contudo quase obscenas: é a aceitação, a legitimação quase "moral" desses problemas.
o que significa aqui "eliminados"????
o que eu acho incrível é as pessoas aceitarem coisas por serem "normais", apesar de serem efectivamente "chocantes".
Enquanto seres humanos única coisa que podemos realmente fazer é tentar melhorar a nossa sociedade. Para o fazer precisamos de, primeiro conhecer os problemas que ela tem (não ignorar) e depois tentar arranjar maneiras para os resolver.
Várias vezes essas mudanças são cansativas, trabalhosas, problemáticas, mas têm que ser feitas.
As desculpas para baixar os braços variam desde: "não posso fazer nada",´"é normal", "é tradição", é o velhinho deixa andar...
As duas últimas desculpas são contudo quase obscenas: é a aceitação, a legitimação quase "moral" desses problemas.
Aquelas "crianças" não passam de criminosos e devem ser eliminadas
o que significa aqui "eliminados"????
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Essas crianças são vítimas.
São vítimas da impunidade.
O papel principal do governo é combater o crime, e por combater, entenda-se previnir, desmantelar e punir exemplarmente.
Podemos ficar tentando fórmulas e fórmulas, e continuar se enganando e alimentando ideólogos e demagogos diversos, ou podemos tentar o que funciona e sempre funcionou: tornar a vida do criminoso tão horrível que não haja nenhum incentivo para se tornar um.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
- Poindexter
Samael escreveu:Oi Guilherme.
A minha questão não é essa. Veja bem o que ela escreveu: "criminosos devem ser eliminados".
Ela não disse isso, Samael. Ela disse que aquelas são crianças são criminosas E que devem ser eliminadas. Ela não disse que toda pessoa criminosa deve ser eliminada. A afirmação dela se restringiu àquelas crianças.
Samael escreveu:Segundo o meu entendimento, ela defendeu a eliminação a qualquer tipo de crime
Ver comentário acima.
Samael escreveu:, sendo que o papel da justiça (ao menos na acepção moderna) é fazer com que cada indivíduo seja punido pelas suas ações (ele não pode ser condenado de forma desigual) e que seja reestruturado mentalmente, de forma a poder viver em sociedade novamente.
Onde estaria essa desigualdade na Pena de Morte? Não sei onde estaria. Com relação à reestruturação mental, penso que nem sempre é o caso, visto que sou defensor da existência da Pena de Morte.
Samael escreveu:Cá entre nós, surge o problema da pena de morte. Em casos extremos, onde você defende a eliminação, eu defendo a prisão perpétua com trabalho compulsório. Mas isto não cabe exatamente neste debate.
Certo.
Samael escreveu:A minha crítica, no fundo, é a lógica que alguns mantém: não se acaba com a criminalidade simplesmente eliminando-se criminosos.
Também não se acaba com a criminalidade com prisão perpétua com trabalhos forçados, nem com reeducação dos presos, nem com progressões para regimes semi-abertos e nem com redução de penas.
Eu ainda não soube de nada que acabasse 100% com a criminalidade, Samael. Não se pode pôr as coisas nestes termos.
Samael escreveu: Também não se acaba com a miséria simplesmente eliminando-se os miseráveis.
Quem disse isso neste tópico? A Vampira não foi por este caminho, Samael! Só você e o autor do texto estão falando em miséria!
Samael escreveu:(e eu também achei o texto ruinzinho à beça...)

Samael escreveu:Abraços!
Abraços, Samael!
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
user f.k.a. Cabeção:
Como afirmou combater é previnir, desmantelar e punir. Punir obviamente não basta, e sai muito caro.
Falta a aposta no previnir e isto só se conseguie com a melhoria dos níveis de vida, apenas isto faz efectivamente baixar o crime a longo prazo.
Duma prespectiva micro-ambiental, o criminoso é efectivamente um agressor, e como tal deve ser punido. Contudo, dum ponto de vista macro, ele é uma vítima da sociedade (sei que é um cliché, mas é literalmente isto que quero dizer). Como sociedade, esperamos que ele se contente com o seu papel de vítima e, como o não faz, torna-se nosso (sociedade) agressor.
Há também que actuar no macro-ambiente - a longo prazo - e nesta prespectitva, miutos (não todos) os agressores são vítimas.
Não conheço bem a realidade brasileira, mas sei que é bem pior que cá em Portugal. Mas cá existem também alguns problemas de criminalidade, muitas vezes associados a moradores de bairros sociais. Se estes indivíduos são agressivos, por vezes cruéis e criminosos, se se olhar as gerações mais pequenas, vemos que as oportunidades que lhes são oferecidas são quase nulas.
Criámos alguns monstros, é verdade, há que castigá-los.
Mas também fazer os possíveis para que não surjam mais.
O papel principal do governo é combater o crime, e por combater, entenda-se previnir, desmantelar e punir exemplarmente.
Podemos ficar tentando fórmulas e fórmulas, e continuar se enganando e alimentando ideólogos e demagogos diversos, ou podemos tentar o que funciona e sempre funcionou: tornar a vida do criminoso tão horrível que não haja nenhum incentivo para se tornar um.
Como afirmou combater é previnir, desmantelar e punir. Punir obviamente não basta, e sai muito caro.
Falta a aposta no previnir e isto só se conseguie com a melhoria dos níveis de vida, apenas isto faz efectivamente baixar o crime a longo prazo.
Duma prespectiva micro-ambiental, o criminoso é efectivamente um agressor, e como tal deve ser punido. Contudo, dum ponto de vista macro, ele é uma vítima da sociedade (sei que é um cliché, mas é literalmente isto que quero dizer). Como sociedade, esperamos que ele se contente com o seu papel de vítima e, como o não faz, torna-se nosso (sociedade) agressor.
Há também que actuar no macro-ambiente - a longo prazo - e nesta prespectitva, miutos (não todos) os agressores são vítimas.
Não conheço bem a realidade brasileira, mas sei que é bem pior que cá em Portugal. Mas cá existem também alguns problemas de criminalidade, muitas vezes associados a moradores de bairros sociais. Se estes indivíduos são agressivos, por vezes cruéis e criminosos, se se olhar as gerações mais pequenas, vemos que as oportunidades que lhes são oferecidas são quase nulas.
Criámos alguns monstros, é verdade, há que castigá-los.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Poindexter
clara campos escreveu:Falta a aposta no previnir e isto só se conseguie com a melhoria dos níveis de vida, apenas isto faz efectivamente baixar o crime a longo prazo.
Por quê? Acho isso BEM questionável. Não apenas pobres são criminosos.
clara campos escreveu:Duma prespectiva micro-ambiental, o criminoso é efectivamente um agressor, e como tal deve ser punido.
Exato!
clara campos escreveu: Contudo, dum ponto de vista macro, ele é uma vítima da sociedade (sei que é um cliché, mas é literalmente isto que quero dizer).
Não apenas é um clichê como é uma afirmação completamente sem sentido, uma vez que eu não vejo porque uma sociedade deve ser responsável por indivíduos que possuem livre arbítrio.
clara campos escreveu: Como sociedade, esperamos que ele se contente com o seu papel de vítima e, como o não faz, torna-se nosso (sociedade) agressor.
Eu, não. Eu penso justamente o contrário. Eu espero que ele não se considere vítima, ou, se se considera, que deixe de se considerar, passe a se perguntar não "o que o país pode fazer por ele, mas o que ele pode fazer por seu país e para si próprio" e vá à luta HONESTA com a cabeça erguida.
Tornar-se um criminoso não é a única, e nem a melhor, maneira de abandonar o papel de vítima. Curioso é que estes que "deixam de fazer o papel de vítima para se tornarem criminosos", assim que são presos, são representados por advogados que costumam alegar que eles são "vítimas da sociedade"... esquizofrenia liberalista.

clara campos escreveu:Há também que actuar no macro-ambiente - a longo prazo - e nesta prespectitva, miutos (não todos) os agressores são vítimas.
Vítimas do quê? Do pai estuprador? Manda o pai para a Pena de Morte e pondera isso no julgamento do filho!
clara campos escreveu:Não conheço bem a realidade brasileira, mas sei que é bem pior que cá em Portugal. Mas cá existem também alguns problemas de criminalidade, muitas vezes associados a moradores de bairros sociais. Se estes indivíduos são agressivos, por vezes cruéis e criminosos, se se olhar as gerações mais pequenas, vemos que as oportunidades que lhes são oferecidas são quase nulas.
Eles só pegam o que cai do céu, por acaso?
Eles não têm duas mãos? Duas pernas?*
* Sentido figurado, por favor. Eu não tenho preconceitos com relação à deficientes físicos.
clara campos escreveu:Criámos alguns monstros, é verdade, há que castigá-los.
DE JEITO NENHUM! "Criamos" coisíssima nenhuma! Se você quer vestir a carapuça e se considerar criadora disso, sinta-se a vontade, MAS EU NÃO!
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
[\quote] Por quê? Acho isso BEM questionável. Não apenas pobres são criminosos.[\quote]
No nosso país são praticamente os únicos
a serem punidos.
No nosso país são praticamente os únicos

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- Poindexter
penna escreveu:[\quote] Por quê? Acho isso BEM questionável. Não apenas pobres são criminosos.[\quote]
No nosso país são praticamente os únicosa serem punidos.
Se são, isso é outro problema. Não por isso deve deixar de ser tratado com rigor, mas certamente é OUTRO problema.
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
A Realidade na Rede Globo Dói Diferente?
A questão talvez nem seja esta e sim pelo simples fato dela atingir classes sociais mais diversificada e crítica. A verdade simples e pura é que tudo o que ela mostrou faz parte do cotidiano e isto está virando uma bola de neve. Os que já estão na criminalidade não sairão mais a não ser que haja algo que este entenda que realmente valha a pena. E não havendo isto, este permanecerá nesta situação até sua morte. Mas neste ínterim ele estará fomentando novos adeptos e estes, compartilhando com suas ideologias, irão entrando no mesmo ciclo. Acusar uma criança que está sendo educada por criminosos de ser também uma é leviano assim como dizer que a sociedade é culpada, generalizando. É preciso sim muito empenho por parte de todos (sociedade, governo e as "vítimas") pois caso contrário, é e posso afirmar, ser impossível resolver isto em qualquer tempo cabível. Prisão perpétua não só não cura ninguém como traz um custo alto aos que pagam impostos em dia. A pena de morte neste caso seria efetiva mas daí, num país onde a sociedade de um modo geral é corrupta, ficaria claro que muitos seriam soltos ou pior, muitos inocentes seriam eliminados no lugar de culpados. Existem mentes criminosas sim, aquelas que "maquiavelizam" ininterruptamente e sem emoção, mas existem os criminosos da vez, aqueles que cometem delitos mas que se arrependem e merecem que se invista em outra chance, noutra educação. COlocar tudo num calderão e dizer "pode cozer" é um pensamento vetusto. Realmente não existe uma receita de bolo para resolver a criminalidade mas uma coisa é certa. No Brasil, qualquer uma que seja estará refém da pior criminalidade que existe: A corrupção.
A questão talvez nem seja esta e sim pelo simples fato dela atingir classes sociais mais diversificada e crítica. A verdade simples e pura é que tudo o que ela mostrou faz parte do cotidiano e isto está virando uma bola de neve. Os que já estão na criminalidade não sairão mais a não ser que haja algo que este entenda que realmente valha a pena. E não havendo isto, este permanecerá nesta situação até sua morte. Mas neste ínterim ele estará fomentando novos adeptos e estes, compartilhando com suas ideologias, irão entrando no mesmo ciclo. Acusar uma criança que está sendo educada por criminosos de ser também uma é leviano assim como dizer que a sociedade é culpada, generalizando. É preciso sim muito empenho por parte de todos (sociedade, governo e as "vítimas") pois caso contrário, é e posso afirmar, ser impossível resolver isto em qualquer tempo cabível. Prisão perpétua não só não cura ninguém como traz um custo alto aos que pagam impostos em dia. A pena de morte neste caso seria efetiva mas daí, num país onde a sociedade de um modo geral é corrupta, ficaria claro que muitos seriam soltos ou pior, muitos inocentes seriam eliminados no lugar de culpados. Existem mentes criminosas sim, aquelas que "maquiavelizam" ininterruptamente e sem emoção, mas existem os criminosos da vez, aqueles que cometem delitos mas que se arrependem e merecem que se invista em outra chance, noutra educação. COlocar tudo num calderão e dizer "pode cozer" é um pensamento vetusto. Realmente não existe uma receita de bolo para resolver a criminalidade mas uma coisa é certa. No Brasil, qualquer uma que seja estará refém da pior criminalidade que existe: A corrupção.
Existem dois tipos de humanos: Os manipuladores e os manipulados. Qual deles você é?
Exato!
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Poindexter:
O livre arbítrio é uma ilusão, miutas das nossas escolhas estão condicionadas à partida.
a falha na educação-socialização duma pessoa pode impedí-la de pensar dessa maneira.
Além disso isso é uma ilusão, há pessoas que não conseguem sobreviver tendo uma vida honesta.
A sua visão da sociedade parece-me muito limitada.
concordo em absoluto
??????
quem aqui defendeu isso?
???????????????????????????????????
considero que os "membros" de que fala são a educação. Quando ela falha, pode-se considerar certas pessoas "desmembradas"
infelizmente a igualdade de oportunidades ainda é uma ilusão.
Talvez não tenha percebido que não estou a individualizar, nem a generalizar.
Não disse que todos os criminosos são vítimas da sociedade, nem que os culpados são os cidadãos, mas a Sociedade, o sistema, e por vezes sim, alguns cidadãos.
O teu discurso dá-me a entender que achas que eu defendo que os criminosos deveriam ter atenuantes.
Não acho.
Vou tentar dar um exemplo para ver se percebes o meu ponto de vista.
Eu trabalho num centro de solidariedade social que possui um espaço para dar explicações de borla a garotos de um bairro social (entre os 10-18 anos).
Nesste bairro social há enormíssimos problemas. Os meus garotos vêm todos de famílias disfuncionais, com problemas de alcoolismo, prostituição, crime, drogas, enfim, tudo o que possa imaginar.
O objectivo do centro de explicações é dar alguma ajuda escolar aos miúdos, mas também tentar passar-lhes alguns valores sociais, auto-estima e também regras, visto que eles não têm regras.
Eu pessoalmente sou extremamente rígida com as regras, e este ano já foram excluídas duas miúdas, uma ads quais eu gostava muito.
O que estou a tentar dizer é que uma pessoa quando cumpre as regras DEVE ser castigada.
Mas também é verdade que para muitas pessoas, devido à sua (falta de) educação, as regras sociais não fazem sentido.
Se eu conseguir contribuir para que dois ou três daqueles miudos não desistam de estudar e arranjem um emprego honesto, eu sentir-me-ei mais feliz e realizada.
e quem disse isso???Por quê? Acho isso BEM questionável. Não apenas pobres são criminosos.
Não apenas é um clichê como é uma afirmação completamente sem sentido, uma vez que eu não vejo porque uma sociedade deve ser responsável por indivíduos que possuem livre arbítrio.
O livre arbítrio é uma ilusão, miutas das nossas escolhas estão condicionadas à partida.
Eu, não. Eu penso justamente o contrário. Eu espero que ele não se considere vítima, ou, se se considera, que deixe de se considerar, passe a se perguntar não "o que o país pode fazer por ele, mas o que ele pode fazer por seu país e para si próprio" e vá à luta HONESTA com a cabeça erguida.
a falha na educação-socialização duma pessoa pode impedí-la de pensar dessa maneira.
Além disso isso é uma ilusão, há pessoas que não conseguem sobreviver tendo uma vida honesta.
Tornar-se um criminoso não é a única, e nem a melhor, maneira de abandonar o papel de vítima.
concordo em absoluto
Curioso é que estes que "deixam de fazer o papel de vítima para se tornarem criminosos", assim que são presos, são representados por advogados que costumam alegar que eles são "vítimas da sociedade"... esquizofrenia liberalista.![]()
??????
quem aqui defendeu isso?
Vítimas do quê? Do pai estuprador? Manda o pai para a Pena de Morte e pondera isso no julgamento do filho!
???????????????????????????????????
Eles só pegam o que cai do céu, por acaso?
Eles não têm duas mãos? Duas pernas?*
* Sentido figurado, por favor. Eu não tenho preconceitos com relação à deficientes físicos.
considero que os "membros" de que fala são a educação. Quando ela falha, pode-se considerar certas pessoas "desmembradas"
DE JEITO NENHUM! "Criamos" coisíssima nenhuma! Se você quer vestir a carapuça e se considerar criadora disso, sinta-se a vontade, MAS EU NÃO!
Talvez não tenha percebido que não estou a individualizar, nem a generalizar.
Não disse que todos os criminosos são vítimas da sociedade, nem que os culpados são os cidadãos, mas a Sociedade, o sistema, e por vezes sim, alguns cidadãos.
O teu discurso dá-me a entender que achas que eu defendo que os criminosos deveriam ter atenuantes.
Não acho.
Vou tentar dar um exemplo para ver se percebes o meu ponto de vista.
Eu trabalho num centro de solidariedade social que possui um espaço para dar explicações de borla a garotos de um bairro social (entre os 10-18 anos).
Nesste bairro social há enormíssimos problemas. Os meus garotos vêm todos de famílias disfuncionais, com problemas de alcoolismo, prostituição, crime, drogas, enfim, tudo o que possa imaginar.
O objectivo do centro de explicações é dar alguma ajuda escolar aos miúdos, mas também tentar passar-lhes alguns valores sociais, auto-estima e também regras, visto que eles não têm regras.
Eu pessoalmente sou extremamente rígida com as regras, e este ano já foram excluídas duas miúdas, uma ads quais eu gostava muito.
O que estou a tentar dizer é que uma pessoa quando cumpre as regras DEVE ser castigada.
Mas também é verdade que para muitas pessoas, devido à sua (falta de) educação, as regras sociais não fazem sentido.
Se eu conseguir contribuir para que dois ou três daqueles miudos não desistam de estudar e arranjem um emprego honesto, eu sentir-me-ei mais feliz e realizada.
Vampira escreveu:Sem contar que o documentário tem um forte apelo emocional. Aquelas "crianças" não passam de crimoinosos e devem ser eliminadas!

Puxa vida, como esse outro eu é tão... é tão... humanista!
Só pode estar de saca...
Poindexter escreveu:Não apenas é um clichê como é uma afirmação completamente sem sentido, uma vez que eu não vejo porque uma sociedade deve ser responsável por indivíduos que possuem livre arbítrio.
Então essa tal sociedade é um tipo de entidade esquizofrênica que não estabelece nenhuma espécie de contato com os seus atores?
- Poindexter
clara campos escreveu:e quem disse isso???
Não está explícito, mas muitos textos adoram alegar que a criminalidade é uma mera conseqüência da pobreza. Uns dizem isso de forma menos ou mais velada. Só que isso não é verdade.
clara campos escreveu:O livre arbítrio é uma ilusão, miutas das nossas escolhas estão condicionadas à partida.
Por mim? Não? Então tiram o meu $$$ fora desta!

clara campos escreveu:a falha na educação-socialização duma pessoa pode impedí-la de pensar dessa maneira.
Eu não tenho culpa dessas falhas.
clara campos escreveu:Além disso isso é uma ilusão, há pessoas que não conseguem sobreviver tendo uma vida honesta.
Casos de furto/roubo para comer são pequenina minoria no montante de casos observados, o que mostra que estes casos dos quais você fala sõ bem específicos.
clara campos escreveu:Por quê?
Meu bolso é limitado. É aí que tá a questão.
clara campos escreveu:quem aqui defendeu isso?
Foi mais uma divagação minha. Às vezes, gosto de dar umas divagadas e incentivar meus interlocutores liberalistas a lembrarem de algumas coisas...

clara campos escreveu:???????????????????????????????????
Divagação e figuras de linguagem, clara. Os liberalistas adoram utilizar a palavra "vítima" para qualquer coisinha! Procuram encontrar "vítimas" em tudo!
clara campos escreveu:considero que os "membros" de que fala são a educação. Quando ela falha, pode-se considerar certas pessoas "desmembradas"
E qual a solução? Ficar chorando as mágoas e exigir pensão para o resto da vida ou erguer a cabeça e enfrentar os desafios pela frente?
clara campos escreveu:Talvez não tenha percebido que não estou a individualizar, nem a generalizar.
Eu não acho que "o sistema" seja culpado. Tirando casos extremos de roubar para comer, a responsabilidade, a meu ver, é unicamente do infrator.
clara campos escreveu:O teu discurso dá-me a entender que achas que eu defendo que os criminosos deveriam ter atenuantes.
Não acho.
OK.
clara campos escreveu:Vou tentar dar um exemplo para ver se percebes o meu ponto de vista.
Entendo, clara, e acho muito bonito isso o que você faz. Te desejo sucesso na empreitada! Só que o que digo é o seguinte: os pais desses muúdos são os maiores culpados por esses problemas todos pelos quais eles passam, e não "o capitalismo", "o sistema", etc...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
- Poindexter
Leo Vieira escreveu:Vampira escreveu:Sem contar que o documentário tem um forte apelo emocional. Aquelas "crianças" não passam de crimoinosos e devem ser eliminadas!
![]()
Só pode estar de saca...
Como assim "outro eu"? É bogus teu?
O conflito já está instalado em você... eu sabia que não irias resistir ao conservadorismo por muito tempo...

¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Poindexter:
Os pais são os culpados mais óbvios, mas eles também foram "vítimas" dos seus pais...
Além disso estes garotos são também vítimas de outros agressores:
-do Estado que em vez dos integrar os colocou todos juntos num bairro social (desde quando se integra segregando?)
-da Escola que os discrimina e, caso possa, lhes tolda o acesso
-das pessoas que quando sabem que são do Bairro segredam e comentam
-do Estado novamente, que não garante que estes miúdos sejam obrigados a frequentar a escola obrigatória, ou que não abre cursos profissionais que se ajustem mais aos seus interesses
-dos professores que os discriminam na sala de aula
-das universidades que não sabem formar professores aptos a lidar com estas circunstâncias
-dos pais dos seus colegas de escola que não souberam educar os seus filhos para não terem atitudes discriminatórias
-do padre que os trata como vítimas-ovelhas-negras, em vez de os tratar como pessoas
....
deu para entender porquê eu digo "sociedade"??
não falo de ti ou de mim, falo de todos juntos como um organismo gigante
Só que o que digo é o seguinte: os pais desses muúdos são os maiores culpados por esses problemas todos pelos quais eles passam, e não "o capitalismo", "o sistema", etc...
Os pais são os culpados mais óbvios, mas eles também foram "vítimas" dos seus pais...
Além disso estes garotos são também vítimas de outros agressores:
-do Estado que em vez dos integrar os colocou todos juntos num bairro social (desde quando se integra segregando?)
-da Escola que os discrimina e, caso possa, lhes tolda o acesso
-das pessoas que quando sabem que são do Bairro segredam e comentam
-do Estado novamente, que não garante que estes miúdos sejam obrigados a frequentar a escola obrigatória, ou que não abre cursos profissionais que se ajustem mais aos seus interesses
-dos professores que os discriminam na sala de aula
-das universidades que não sabem formar professores aptos a lidar com estas circunstâncias
-dos pais dos seus colegas de escola que não souberam educar os seus filhos para não terem atitudes discriminatórias
-do padre que os trata como vítimas-ovelhas-negras, em vez de os tratar como pessoas
....
deu para entender porquê eu digo "sociedade"??
não falo de ti ou de mim, falo de todos juntos como um organismo gigante
Poindexter escreveu:Leo Vieira escreveu:Vampira escreveu:Sem contar que o documentário tem um forte apelo emocional. Aquelas "crianças" não passam de crimoinosos e devem ser eliminadas!
![]()
Só pode estar de saca...
Como assim "outro eu"? É bogus teu?
O conflito já está instalado em você... eu sabia que não irias resistir ao conservadorismo por muito tempo...
Bem... se o Rapha falou, então eu devo ser mesmo

Clara, não só concordo com você como vejo isso no dia a dia por aqui. Mesmo a maioria aqui sendo negra, há discriminação evidente em escolas. Tem inclusive uma que pede uma carta de apresentação com FOTO para ver se tal pessoa está "apta" a frequentar a escola. E nesta, entre 250 alunos, UM é negro (mulato, filho de um general daqui).
Acho que não preciso dizer mais nada...
Acho que não preciso dizer mais nada...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."