Erro encontrado na Teoria da Relatividade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Leonardo

Erro encontrado na Teoria da Relatividade?

Mensagem por Leonardo »

Analisem com critério

Alguém pode opnar sobre a idoniedade do site, ou seja, é um site de lastro científico?
E o artigo, o que lhes aprece?

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115060404

http://www.esa.int/esaCP/SEM0L6OVGJE_index_0.html

Abç
Leo

Azathoth

Re.: Erro encontrado na Teoria da Relatividade?

Mensagem por Azathoth »

100 milhões de trilhões??
Imagem

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Erro encontrado na Teoria da Relatividade?

Mensagem por Jack Torrance »

Azathoth escreveu:100 milhões de trilhões??

Tipo, mil milhões não dá no mesmo que um bilhão?

Acho que o 100 milhões de trilhões é igual a 100.000.000*1.000.000.000.000. Certo?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Brian Greene usa muito esta forma de expressão em seus textos. Concordo com a interpretação acima.
Abç
Leo

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Leonardo escreveu:Brian Greene usa muito esta forma de expressão em seus textos. Concordo com a interpretação acima.
Abç
Leo

Seria uma forma de "abreviar". Tipo, além de ele escrever na forma numérica, teria que escrever por extenso, já que ficaria difícil entender qual é o número.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

A minha surpresa é como que algo com essa ordem de magnitude assombrosa passou desapercebida durante mais de 80 anos de experimentação da relatividade geral.

Aguardo o Nelson!
Imagem

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

“Embora apenas 100 milionésimos da aceleração se deva ao campo gravitacional da Terra, o campo medido é supreendentemente cem milhões de trilhões de vezes maior do que o previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein.”

Não sei se vc está fazendo confusão, mas note que o efeito tem uma amplitude borsalmente maior que o previsto pela teoria da relatividade, que era de um escala desprezível. Parece-me que estás considerando a gravidade da Terra multiplicada pelo valor que o autor declara. Se fosse assim, provavelmente teríamos “gerado” o campo gravitacional de uma estrela ou até de um buraco negro.
Abç
Leo

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Algumas respostas que recebi de um conhecido via e-mail:

E' o seguinte: você pode decompor o campo gravitacional fraco em duas ``componentes'' (não são componentes vetoriais): um campo análogo ao campo eletrostático, e outro análogo ao campo magnético. Esse último é que eles estão medindo.

(...)

Mas, algumas vezes, gente de fora tem idéias muito boas. Tem um meu primo, quase dez anos mais velho que eu, engenheiro, que era fascinado por física, e vivia me dizendo, se a lei de Newton é formalmente igual à lei de Coulomb, por que não tem um campo tipo magnético na gravitação? Ouvia isso desde meus quatorze, quinze anos. Um dia ele resolveu divulgar sua teoria, escreveu meia-dúzia de páginas em inglês e, sem saber o que fazer, mandou para a Nasa - e recebeu uma carta cordial, delicada, noncommital, de resposta, o que fez-lhe a felicidade.

Meu primo estava certo: você pega as equações gravitacionais de Einstein, lineariza, e vê que pode escrevê-las no formato (na forma covariante, quadridimensional) de equações de Maxwell. A parte ``eletrostática'' leva à lei de Newton, e a outra parte, à equação chutada por meu primo.

Tudo isso pelo seguinte: estão medindo, agora, esta componente do campo gravitacional, e ela, aparentemente, está se revelando muito mais forte do que seria de esperar - a notícia é de ontem, assinalo.
Imagem

Fayman

Re: Re.: Erro encontrado na Teoria da Relatividade?

Mensagem por Fayman »

Azathoth escreveu:A minha surpresa é como que algo com essa ordem de magnitude assombrosa passou desapercebida durante mais de 80 anos de experimentação da relatividade geral.

Aguardo o Nelson!

O que é a falta de tempo; este tópico me passou despercebido!

Mas vamos lá. Primeiramente, esta é a primeira vez que vejo referência a este efeito, de fato, algo bastante recente. O que o artigo expõe é um efeito desprezível pela RG, mas que foi medido na prática, sob certas numa ordem de grandeza absurdamente maior, mas que não significa que era possível de se detectar durante todos estes anos com a instrumentação disponível até então. Algo que pela RG era praticamente zero, cem milhões de trilhões, para nossas escalas cotidianas, pode ser ainda bem pequeno, como muito provavelmente o é.

Agora, não me espanto com este achado e creio que outros poderão ainda vir a serem descobertos. A RG é uma teoria, ou se preferirem, um modelo clássico e como tal, tem seus limites, alguns conhecidos, como as famosas Singularidades. Quando Hawking aplicou a MQ aos Buracos Negros, encontrou um efeito não previsto pela RG, a emissão de partículas pelos BN, algo totalmente impossível pelo modelo de Einstein.

Notem que no artigo, Tajmar e Matos procuraram um modelo teórico mais refinado do batizado Momento Londres Gravitomagnético, buscando referências na Supercondutividade, que é um fenômeno estritamente quântico.

Interessante este paralelo, onde a Supercondutividade é descrita, em linhas gerais, como um ganho de massa pelos Fótons. Aplicando este mecanismo na hipotética partícula Gráviton, a partícula portadora da Força Gravitacional em um modelo Quântico, eles perceberam que o modelo previa uma força gravitomagnética inesperadamente grande.

Muito embora os próprios autores afirmem aguardar confirmações por grupos independentes, para mim são boas notícias. Vejo apenas como mais um passo a caminho do Modelo Quântico da Gravitação e uma série de novos fenômenos.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Trancado