Marcos Pontes desembarca na Estação Espacial

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Marcos Pontes desembarca na Estação Espacial

Mensagem por Aurelio Moraes »

Imagem

O tenente-coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, entrou hoje na Estação Espacial Internacional (ISS) empunhando uma bandeira do país. O desembarque ocorreu por volta das 2h40 (horário de Brasília) deste sábado. A nave Soyuz, que levou o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, se acoplou sem problemas à ISS a 1h19.

Pontes foi o primeiro dos tripulantes a desembarcar. Carregando uma bandeira do Brasil, estava eufórico. Logo após a chegada, a Nasa enviou uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, felicitando os cosmonautas pela empreitada e desejando sorte. "Bola pra frente", disse Lula para Pontes. Normalmente, o chefe da missão, neste caso o russo Pavel Vinogradov, teria a prioridade na entrada na ISS, mas ele cedeu a vez ao primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.

"Eu estou feliz e agradecido por tudo esta noite ter se desenrolado perfeitamente", declarou Raimundo Mussi, representante da agência espacial brasileira e gerente da missão, logo após a chegada da Soyuz. "Esta será a primeira de uma longa série", acrescentou.

Pontes, o russo Pavel Vinogradov, comandante da nave, e o americano Jeffrey Williams precisaram esperar cerca de uma hora e meia, após a atracação, para entrar na ISS. O período é necessário para que se possa checar se a atracação foi realmente bem-sucedida e para equalizar a pressão atmosférica dos dois lados da escotilha -um na estação, outro na Soyuz.

Técnicos da Agência Espacial Russa deram uma entrevista coletiva logo após a acoplagem. "A Soyuz se uniu à ISS à 1h19 de forma automática", declarou o porta-voz do centro de controle, Valery Lindin. Vinogradov estava de prontidão para assumir os controles se necessário.

Ele informou que tudo ocorreu dentro do previsto, e todos os sistemas estão operando normalmente. Apenas um atraso de 15 minutos no envio de dados de telemetria foi registrado, "mas esse nao é um problema sério", disseram.

Dois dias após o lançamento na base de Baikonur, no Cazaquistão, a cápsula TMA-8 chegou à estação. O procedimento de engate foi todo comandado por computadores. O centro de controle da missão, na cidade de Korolyov, irrompeu em aplausos assim que a cápsula fez contato.

O tempo de vôo da Soyuz até seu destino foi de 49 horas e 30 minutos, desde seu lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, às 8h29 de quinta-feira (23h29 de quarta-feira em Brasília). A Soyuz iniciou sua aproximação final conforme o planejado, reduzindo a velocidade para 10 centímetros por segundo ao iniciar o contato com o módulo russo-americano Zarya.

Na ISS, o dia foi agitado. Os dois tripulantes atuais do complexo, o russo Valery Tokarev e o comandante americano William MacArthur, passaram as últimas horas abrindo espaço para os novos ocupantes da estação e preparando o hardware no módulo de serviço russo, onde o tenente-coronel Pontes deve iniciar seus experimentos ainda hoje.

Pontes deve passar oito dias no espaço. Williams e Vinogradov foram preparados para ficarem seis meses na ISS.

Segundo o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi, do espaço, Pontes deve fazer três contatos com a Terra. "O primeiro deles será com o presidente Lula e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O segundo deve ser com os jornalistas brasileiros. O terceiro contato será perto da volta, com os técnicos da missão".

A missão do tenente-coronel brasileiro foi batizada de "Centenário" em homenagem aos 100 anos do primeiro vôo do 14-Bis - o avião de Alberto Santos Dumont. O brasileiro leva oito experimentos à ISS, para testes em ambiente com gravidade próxima de zero. Esse tempo de exposição é uma das principais vantagens de se realizar esses experimentos a bordo da estação. O vôo de Marcos Pontes custou US$ 10 milhões, conforme divulgado AEB.

Imagem

Terra

Storydor
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Marcos Pontes desembarca na Estação Espacial

Mensagem por Storydor »

Dá um joinha pra ele
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

A REAÇÃO DOS PROVINCIANOS

HERÓI? QUE HERÓI?

Não é correto desmerecer a missão espacial do astronauta brasileiro, Marcos Pontes, pela possível experiência obtida na sua viagem espacial. O que precisa ser entendido, porém, por todos os brasileiros é que o nosso país pagou para que ele pegasse uma carona na nave Soyus. Gente, com toda a transparência que o assunto merece: foi esta providencia que proporcionou a sua ida ao espaço.

O que consagra a nossa imagem de país subdesenvolvido é considerar Marcos Pontes um herói, como fez o provinciano jornal gaúcho ZH, em reportagem publicada no sábado, 08. Como se já não bastassem as ridículas matérias que a Globo apresentou ao longo da semana. Apesar deste excesso de provincianismo, os brasileiros não precisavam mais essa, de elevar um astronauta que participou de uma missão experimental, a ser considerado um herói. Herói é povo que paga por tudo isto. Sai dessa.

http://www.pontocritico.com/
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Tem certo sentido este texto postado pelo Encosto. Esta conquista não tem nem de longe o mesmo peso das primeiras viagens feitas por americanos e soviéticos. Hoje, basta pagar para ir. Qualquer país, se quiser, em pouco tempo vai. Dois empresários até já foram como turistas. De qualquer forma, mesmo assim não deixa de ser uma conquista, apesar de menor.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Tranca

Mensagem por Tranca »

Inclusive, já era para um argentino ter ido para o espaço há muito tempo.

Não deu certo.

Selecionaram a Laika.
:emoticon16:

Imagem

PS - Poindexter, não podia perder a piada. :emoticon12:

Poindexter

Re: Re.: Marcos Pontes desembarca na Estação Espacial

Tranca-Ruas escreveu:Inclusive, já era para um argentino ter ido para o espaço há muito tempo.

Não deu certo.

Selecionaram a Laika.

Imagem

Uma piada análoga à esta seria a de que o Brasil tentou anteriormente ir ao espaço, mas não conseguiu porque à época selecionaram um chimpanzé.
Editado pela última vez por Poindexter em 10 Abr 2006, 16:53, em um total de 1 vez.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Poindexter escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Inclusive, já era para um argentino ter ido para o espaço há muito tempo.

Não deu certo.

Selecionaram a Laika.

Imagem

Uma piada análoga à esta seria a de que o Brasil tentou anteriormente ir ao espaço, mas não conseguiu porque selecionaram um chimpanzé. :emoticon12:

Partindo do princípio de que somos chamados macaquitos pelos hermanos... :emoticon12:

o pensador

Mensagem por o pensador »

Poindexter escreveu:

Não deu certo.

Selecionaram a Laika.

Imagem

Uma piada análoga à esta seria a de que o Brasil tentou anteriormente ir ao espaço, mas não conseguiu porque selecionaram um chimpanzé.

macacos estâo acima dos cachorros na escala evolutiva :emoticon16:

Poindexter

Tranca-Ruas escreveu:Partindo do princípio de que somos chamados macaquitos pelos hermanos... :emoticon12:

Agora eu me lembrei de uma parte do filme Pelé Eterno, em que o Santos foi enfrentar o Boca em Buenos Aires na final da Libertadores (o Santos venceu aquele jogo e aquela Libertadores também) lá na década de 60 e se ouvia claramente:

"Pelé hijo de p*ta ma*aquitos de Brasil".

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Poindexter escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Partindo do princípio de que somos chamados macaquitos pelos hermanos... :emoticon12:

Agora eu me lembrei de uma parte do filme Pelé Eterno, em que o Santos foi enfrentar o Boca em Buenos Aires na final da Libertadores (o Santos venceu aquele jogo e aquela Libertadores também) lá na década de 60 e se ouvia claramente:

"Pelé hijo de p*ta ma*aquitos de Brasil".

Argentinos fachistas!

Tranca

Mensagem por Tranca »

Eu já os acho frescos mesmo.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Poindexter

rapha... escreveu:Argentinos fachistas!

Eu nunca ouvi estes tipos de coisas nos jogos da Libertadores que assisti ao vivo em minha vida. Aquilo deve ter diminuído ao longo das décadas. Em minhas estadias na "Paris das Américas", fui no geral muito bem recebido e não percebi nenhum preconceito.

Para quem não sabe e quer se situar melhor nisto que estamos conversando, o povo argentino em média tem pele bem mais branca que o povo brasileiro.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Tranca

Mensagem por Tranca »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:Argentinos fachistas!

Eu nunca ouvi estes tipos de coisas nos jogos da Libertadores que assisti ao vivo em minha vida. Aquilo deve ter diminuído ao longo das décadas. Em minhas estadias na "Paris das Américas", fui no geral muito bem recebido e não percebi nenhum preconceito.

Para quem não sabe e quer se situar melhor nisto que estamos conversando, o povo argentino em média tem pele bem mais branca que o povo brasileiro.

Lá eles não tomam banho também?

Se afirmativo, mais um motivo para tirar onda com eles.

Poindexter

Tranca-Ruas escreveu:Lá eles não tomam banho também?

Se afirmativo, mais um motivo para tirar onda com eles.

:emoticon12:

Cês são fogo...

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Trancado