Flavio Costa escreveu:Não, nada além de algumas piadas que provavelmente foram inventadas no período colonial. Se conheces como é a visão dos franceses com relação aos belgas deves ter alguma idéia de como isso se passa.
Por outro lado, alguns amigos brasileiros que foram a Portugal disseram que não foram bem recebidos por toda gente, alguns deviam agir com aquele ar de "vieram roubar nossos empregos".
Generalizando, existe uma dualidade de sentimentos em relação aos brasileiros.
O sentimento dominante é sem dúvida o de simpatia, os brasileiros são um pouco encarados como o "irmão exótico", predomina o estereótipo dos doidões, divertidos, simpáticos, faladores, a brasileira boazona, o brasileiro corista.
Por outro lado, como em Portugal, recentemente, o desemprego tem aumentado imenso, todos os imigrantes começara a ser vistos com potenciais "ladrões de emprego" principalmente pelas classes mais incultas ou afectadas por desemprego. Também existe cá muita prostituta brasileira, e o estigma está a ficar difícil de se superar.
Há ainda que ter em conta que grande parte dos imigrantes são de classes sócio-culturais bastante baixas, e alguns têm hábitos que desagradam aos portugueses (como ouvir música a altos berros, falar muito alto na rua e cafés...) e o povinho não perdoa estas coisas...
Mas enfim, apesar de tudo o sentimento pelo brasil ainda é muito positivo. eu pessoalmente já conheci uma mão cheia de brasileiros e uns achei intragáveis (golpistas mesmo!) mas outros achei deliciosos, tal e qual como com os portugueses
Apenas perguntei porque recebi à tempos um comentário do rapha, que não foi explicado, mas que denotava alguma estereotipização, qual não deu para perceber.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)