clara campos escreveu:Ausente escreveu:clara campos escreveu:Pug escreveu:Casamento pode ser monogâmico mulher quizer.
em teoria....
além disso é como o encosto diz, se o homem pode escolher a poligamia, porque não a mulher?, já sei, porque o homem assim não saberia qual seria o seu filho e o islâmico está proibido de criar filhos alheios, correcto?
mas agora, com os testes de paternidade, já nem isso serve de desculpa
pug, não vale a pena pintar o alcorão de cor-de-rosa, não são raras as mensagens machistas (bsta ler o sistema de heranças, ou estou errada???)
escapava-me esta mensagem.
Não é machista.
O dinheiro do homem é dele e da mulher, o dinheiro da mulher é só dela. Desta forma vc entenderá melhor o que pode parecer discriminação aos seus olhos...
Fin...
Não sejas ingénuo!
Os homens podem ser poligâmicos (isso da autorizaçãolegal da mulher é fcilmente contornável, como todos sabemos) e as mulheres não.
Nas heranças o irmão tem direito a herdar o dobro da irmã...
(4:11)
No divórcio considera-se que homens e mulheres têm os mesmo direitos, embora os dos homens sejam prioritários (2:228)
Uma mulher acusada de lascívia, confirmada por quatro testemunhas (que podem ser homens) deverá ser trancada até à morte (ou até que allah lhe d~e outro desígnio)(4:15)
pug... machismo é considerar que os homens são de alguma forma superiores às mulheres. Ninguém disse que o islão não dá direitos às mulheres, somente que dá mais direitos aos homens, inclusivamente o direito de dominarem sobre as mulheres, ora isto na minha terra chama-se, sem eufemismo, machismo.
Se tu o segues ou não à letra, isso não é domeu respeito, mas não era de ti que falávamos, mas sim dos islão, e este é no´toriamente machista (como aliás todas as religiões monoteístas).
Ingenuo
Homem e mulher são iguais e é nisso que nós muçulmanos acreditamos, porêm dizemos que ambos têm responsabilidades diferentes é nisso que se dá a tal diferença que leva os educados numa sociedade ocidental a confundir com superioridade de um sobre o outro...
Citas a herança, já te disse o motivo, os homens têm uma responsabilidade maior ( obrigação), nos dias de hoje por necessidade podemos partilhar essa responsabilidade, contudo a mulher não é obrigada.
O islão é flexibilidade, onde até o desaconselhado pode tornar-se licito para beneficio geral, não queiras ser mais fundamentalista que os fundamentalistas.
As pessoas têm dificuldade em aceitar que o islão não é aquilo que vêem na Tv ou que imaginam ser.
2:228 a explicação já foi dada, directamente propocional com as responsabilidades atribuidas a cada um.
prioridade, não me gozes, o divórcio é para os dois ponto.
A mulher tem o direito de pedir divórcio, pode tomar mais tempo, mesmo hoje com jurisdição laica existem divórcios litigiosos porque seria diferente?
e essa parte do alcorão refere várias soluções para o possível lítigio...
comparando com uma outra religião monosteista, no judaismo a mulher precisa da autorização do marido para divorciar, e já não nem irei falar do direito da herança...
http://www.jewishbrazil.com/agunot.htm
surata 4:15/19 ( as mulheres)
vejamos pode ser interessante.
15."Quanto àquelas, dentre vossas mulheres, que tenham incorrido em adultério, apelai para quatro testemunhas, dentre os vossos e, se estas o confirmarem, confinai-as em suas casas, até que lhes chegue a morte ou que Deus lhes trace um novo destino."
16."E àqueles, dentre vós, que o cometerem (homens e mulheres), puni-os; porém, caso se arrependam e se corrijam, deixai-os tranqüilos, porque Deus é Remissório, Misericordiosíssimo. "
17."A absolvição de Deus recai tão-somente sobre aqueles que cometem um mal, por ignorância, e logo se arrependem. A esses, Deus absolve, porque é Sapiente, Prudentíssimo."
18."A absolvição não alcançará aqueles que cometerem obscenidades até à hora da morte, mesmo que nessa hora alguém, dentre eles, diga: Agora me arrependo. E tampouco alcançará os que morrerem na incredulidade, pois para eles destinamos um doloroso castigo. "
19."Ó fiéis, não vos é permitido herdar as mulheres, contra a vontade delas, nem as atormentar, com os fim de vos apoderardes de uma parte daquilo que as tenhais dotado, a menos que elas tenham cometido comprovada obscenidade. E harmonizai-vos entre elas, pois se as menosprezardes, podereis estar depreciando seres que Deus dotou de muitas virtudes."
logo a seguir o 4:16 fala em perdão, isso a maioria esquece de citar
O tal outro designio Clara está escrito no alcorão também, trata-se de uma possível pena que não é a morte...
Existem enumeras possibilidades, não se trata de rigor, trata-se de bom senso ou falta dele em alguns países...
Sabei que o adultério é cometido por duas pessoas, homens e mulheres são igualmente julgados.
Postei do 4:15 até ao 19 para mostrar a mentira dos sem caracter que pretenderam passar a ideia neste forunm que a mulher era uma mercadoria que se pode herdar ou vender.
Sexo é muito bom e não constitui um pecado como em outras religiões desde que dentro do matrimónio claro está
Nota: Mensagem a alguns foristas antigos, não pretendo alongar-me mais em assunto religioso para não ter que aturar deturpações e mentiras de alguns foristas frustados pela incapacidade de atacarem o islão, até um meio Pug chega...