Por que Jesus?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Por que Jesus?

Mensagem por Aurelio Moraes »

Imagem

Por que Jesus?
por Dan Baker

Jesus sempre foi tido em alta consideração tanto por cristãos quanto não-cristãos. Tenha ele realmente existido ou não, tenha ele sido de origem divina ou não, muitos afirmam que o Novo Testamento é o maior exemplo de moralidade. Muitos acreditam que seus ensinamentos, se verdadeiramente compreendidos e seguidos, fariam do mundo um lugar melhor.

Isto é verdade? Jesus merece a adoração generalizada que sempre recebeu? Vamos examinar o que ele disse e fez.
Jesus era pacífico e compassivo?

O nascimento de Jesus foi anunciado com paz na terra, e no entanto Jesus disse: Não penseis que vim trazer paz à Terra: não vim trazer paz, mas uma espada. (Mateus 10:34). Aquele que não tem espada, que venda sua capa e compre uma. (Lucas 22:36). Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença. (Lucas 19:27 - Nota: na verdade, este trecho é o final de uma parábola, mas termina assim, sem maiores explicações).

A queima de hereges durante a Inquisição se baseou nas palavras de Jesus: Se alguém não permanece em mim, é jogado fora como um ramo de árvore, e seca; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. (João 15:6).

Jesus tinha raiva (Marcos 3:5) de seus críticos e atacou mercadores com um chicote (João 2:15). Ele mostrou o respeito que tinha pela vida ao afogar animais inocentes (Mateus 8:32). Ele se recusou a curar uma criança doente até que foi pressionado pela mãe dela (Mateus 15:22-28).

O seu caráter se revela principalmente quando ameaça com o sofrimento eterno: Mandará o Filho do homem (o próprio Jesus) os seus anjos que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade; e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes (Mateus 13:41-42). E se a tua mão te ofende, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível. (Marcos 9:43).

Que bondade é esta? Dá bom exemplo quem impõe sua vontade através de ameaças de violência? Seria o inferno um lugar agradável e pacífico?
Jesus incentivou os “valores familiares”?

Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lucas 14:26).

Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. E assim os piores inimigos de um homem serão os seus próprios parentes. (Mateus 10:35-36).

Quando um de seus discípulos quis ausentar-se para o funeral de seu pai, Jesus o repreendeu: Deixe que os mortos sepultem seus mortos. (Mateus 8:22).

Jesus nunca usou a palavra “família”. Ele nunca se casou ou teve filhos. Para sua própria mãe, ele disse: Mulher, que tenho a ver contigo? (João 2:4).
O que ele pensava sobre igualdade e justiça social?

Jesus afirmou que os escravos deveriam ser chicoteados: Aquele servo (escravo), que sabia a vontade de seu senhor, e não se preparou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites. (Lucas 12:47). Ele nunca condenou a escravidão, mencionando escravos e senhores em muitas de suas parábolas.

Ele nunca fez nada para reduzir a miséria. Em vez de vender um perfume caro para ajudar os pobres, gastou tudo com ele mesmo, dizendo: Pobres, sempre os tereis (Marcos 14:3-7).

Ele não escolheu mulheres como discípulos nem as convidou para a Última Ceia.
Que princípios morais Jesus nos deixou?

Há eunucos que a si mesmos fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Aquele que é capaz de o admitir, admita. (Mateus 19:12). Alguns dos primeiros cristãos, inclusive o Pai da Igreja Orígenes, seguiram isto literalmente e se castraram. Mesmo como metáfora, este conselho é de mau gosto.

Se seu olho ou sua mão forem causa de pecado, arranque-os fora — Mateus 5:29-30, em relação ao sexo

Casar-se com uma mulher divorciada é adultério — Mateus 5:32

Sentir desejo por uma mulher é adultério — Mateus 5:28

Não planeje seu futuro — Mateus 6:34

Não guarde dinheiro — Mateus 6:19-20

Não fique rico — Marcos 10:21-25

Venda tudo o que tem e dê aos pobres — Lucas 12:33

Não trabalhe para conseguir comida — João 6:27

Faça com que as pessoas queiram perseguí-lo — Mateus 5:11

Diga a todos que você é melhor que os outros — Mateus 5:13-16

Tome dinheiro de quem tem pouco e dê para investidores ricos — Lucas 19:23-26

Se alguém lhe roubar alguma coisa, não tente recuperá-la — Lucas 6:30

Se alguém lhe bater, peça para baterem de novo — Mateus 5:39

Se tiver que indenizar alguém, pague mais do que o devido — Mateus 5:40

Se lhe obrigarem a andar um quilômetro, ande dois — Mateus 5:41

Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê sem discutir — Mateus 5:42

Não se preocupe com a higiene e com o que come – Marcos 7:15

Isto é sensato? É isto que você ensinaria a seus filhos?
Jesus era confiável?

Jesus disse aos discípulos que eles ainda estariam vivos quando ele voltasse: Em verdade vos digo que alguns aqui se encontram que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino (Mateus 16:28). Vejam, eu venho rapidamente (Apocalipse 3:11). Já se passaram 2000 anos e os crentes ainda esperam pelo seu retorno “em breve”.

Ele errou ao dizer que a semente da mostarda é a menor de todas as sementes (Mateus 13:32) e que o sal poderia perder seu sabor (Mateus 5:13).

Jesus disse que quem chamasse aos outros de “louco” poderia ir para o inferno (Mateus 5:22), mas ele próprio chamou aos outros de louco várias vezes (por exemplo, Mateus 23:17).

Quanto à sua própria confiabilidade, Jesus deu duas respostas conflitantes: Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro (João 5:31) e Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, meu testemunho é verdadeiro (João 8:14).
Jesus foi um bom exemplo?

Ele amaldiçoou e fez secar uma figueira por não dar frutos fora de época (Mateus 21:18-19 e Marcos 11:13-14). Ele infringiu a lei ao roubar trigo em dia de sábado (Marcos 2:23) e mandou que seus discípulos levassem um cavalo sem pedir permissão ao dono (Mateus 21:1-2).

O “humilde” Jesus se disse maior que o templo (Mateus 12:6), maior que Jonas (Mateus 12:41) e maior que Salomão (Mateus 12:42). Pareceu sofrer da paranóia dos ditadores quando disse que Quem não é por mim é contra mim (Mateus 12:30).
Por que Jesus?

Embora se possam citar passagens que mostrem Jesus de forma mais favorável, elas não apagam esse lado preocupante de seu caráter. E o fato de conflitarem com as outras mostram que o Novo Testamento é contraditório.

A “Regra de Ouro” já tinha sido dita muitas vezes por outros líderes religiosos (Confúcio: Não faça aos outros o que não queres que te façam). Dê a outra face encoraja as vítimas a pedirem mais violência. Ama teu próximo só se aplica aos que seguem a mesma crença (nem Jesus nem os judeus mostraram muita simpatia por outras religiões). Algumas das bem-aventuranças (Bem-aventurados são os que promovem a paz) são aceitáveis, mas não passam de promessas, de condições para se receber uma recompensa futura, e não baseadas no respeito à vida e aos valores morais.

No conjunto, Jesus disse pouca coisa aproveitável. Não trouxe nada de novo para a ética (exceto o inferno). Não criou programas sociais. Sendo “omnisciente”, ele poderia ter contribuído com informações úteis para a ciência e a medicina, mas ele parecia não entender nada destes assuntos (como se ele fosse apenas um personagem inventado por escritores com o conhecimento limitado do primeiro século).

Muitos estudiosos têm dúvidas quanto à existência de um Jesus histórico. Albert Schweitzer disse que O Jesus histórico é, para nossa época, um estranho e um enigma. Nenhum escritor do primeiro século confirma a história de Jesus. O Novo Testamento é contraditório e cheio de erros históricos. Conta uma história cheia de milagres e outras alegações fantásticas. Consiste em sua maior parte de material emprestado às religiões pagãs e o Jesus que ele descreve não é muito diferente dos outros mitos e fábulas.

Por que Jesus é tão especial? Seria mais sensato e produtivo falar de pessoas reais, de carne e osso, que contribuíram para a humanidade — mães que deram à luz, cientistas que aliviaram o sofrimento, reformadores sociais que combateram as injustiças — que adorar um sujeito com um caráter tão duvidoso quanto o de Jesus.
Comentários:

Sei que estou tratando o Novo Testamento como se as palavras e feitos de Jesus fossem a verdade literal. Sei que há controvérsias quanto à autenticidade de muitas das passagens citadas acimas. O Jesus Seminar, por exemplo, concluiu que em torno de 85% das palavras e ações de Jesus contidas no Novo Testamento não são autênticas. Ele nunca disse ou fez a maior parte delas. Este texto é dirigido aos que acreditam em que o Novo Testamento não contém erros e é inspirado por Deus.

Desde que este trabalho se tornou disponível na Internet, recebi muitas queixas de que eu usei esses trechos “fora de contexto". Do modo como eu e os estudiosos da Bíblia vemos a coisa, isto pode ser verdade, ou seja, a maioria dos trechos podem ser eliminados do livro.

Entretanto, do modo como os fundamentalistas e evangélicos entendem o assunto, ou seja, segundo os que pensam que estou criando uma falsa imagem de Jesus, não estou usando nada fora de contexto. Nenhum dos que reclamaram deu um exemplo específico ou explicou a que “contexto” eles se referem, nem tampouco indicou qual o verdadeiro significado, não literal, dos trechos citados.

http://www.ateusdobrasil.com.br/portal/ ... _jesus.php

Malamen
Contato:

Re.: Por que Jesus?

Mensagem por Malamen »

É foda... :emoticon12:
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Às vezes eu imprimo este texto e entrego aos cristãos que eu conheço. Eles ficam sem graça depois de lerem...e ficam sem respostas também.

{por nome aqui}

Mensagem por {por nome aqui} »

toda a gente fala mal... mas o certo é que o espírito moral da cultura ocidental vem do cristianismo. Muitos ateus reconhecem isto.
E Jesus era paradoxal... certo. Para falar ás pessoas é melhor ser paradoxal. Nenhuma filosofia coerente até ao tutano se espalha tanto como uma filosofia paradoxal. Porque o ser humano é paradoxal. Filosofos não apreciam isto. São caçadores de paradoxos... gostam que tudo seja bem esterelizado...

{por nome aqui}

E foda-se :emoticon13:
Dizer que Jesus pediu para odiar a familia é fazer de conta que não há um contexto para dizer isto. Jesus foi pressionado pela família para não dizer o que pensa, porque tinham receio que isso voltasse os sacerdotes do templo contra ele. Por isso Jesus se chateou com a familia. Dizer que é preciso odiar a familia é o mesmo que dizer que cada um deve seguir o seu caminho e se afastar da familia... que por coincidência... é o que todos os adultos normais acabam por fazer.

Esse texto do Dan Baker é muito fraquinho. Qualquer cristão com um pingo de sensatez o refuta facilmente. Jesus fala por parabolas e é paradoxal.

E a história de dar a outra face? Bem Ghandi usou e teve sucesso. De que vale bater no inimigo se o inimigo a seguir te esmaga. Penso que Sun Tzu concordaria com esta estratégia.

E o resto é o bla bla do costume...

Como a história de não ser rico... como se Jesus não tivesse separado o que é de Cesar do que é de Deus.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Por que Jesus?

Mensagem por Fernando Silva »

{por nome aqui} escreveu: Esse texto do Dan Baker é muito fraquinho. Qualquer cristão com um pingo de sensatez o refuta facilmente. Jesus fala por parabolas e é paradoxal.

Quando é por parábolas e quando é literal?
Resposta: quando convém ao crente.

Por que Jesus disse que falava por parábolas para que ninguém entendesse? Se não era para entender, por que falar?

Você já vendeu tudo o que tem e entregou aos pobres?
Você deixaria seu pai insepulto para seguir a Jesus?

E, pela milésima vez, neste fórum e em outros: quem foi o pai de José, Eli ou Jacó?

Lista de atrocidades bíblicas:
http://www.ateusdobrasil.com.br/portal/ ... s_deus.php

Lista de "explicações" fajutas:
http://www.ateusdobrasil.com.br/portal/ ... blicas.php

Fernando Silva
Administrador
Contato:

{por nome aqui} escreveu:toda a gente fala mal... mas o certo é que o espírito moral da cultura ocidental vem do cristianismo. Muitos ateus reconhecem isto.

A ética ocidental vem da cultura grega, basicamente. O cristianismo apenas a incorporou, já que surgiu em sociedades onde ela predominava.
E a cultura grega não dependia dos deuses para ter ética.
Sim, o cristianismo passou para a frente essa ética, junto com um monte de besteiras e absurdos, mas as pessoas seriam éticas mesmo se o cristianismo não existisse (ou então a sociedade ocidental teria se auto-destruído).

Fernando Silva
Administrador
Contato:

{por nome aqui} escreveu:E a história de dar a outra face? Bem Ghandi usou e teve sucesso. De que vale bater no inimigo se o inimigo a seguir te esmaga. Penso que Sun Tzu concordaria com esta estratégia.

Você leu Sun Tzu antes de escrever isto? Sun Tzu escreveu um livro sobre estratégia militar. O que tem isto a ver com Gandhi?

E Gandhi não deu a outra face, apenas evitou o confronto armado, o que é diferente. Enfrentou o inimigo com outras estratégias, o que é diferente de ficar quieto enquanto se apanha e ainda pedir para baterem mais.

Quando batem em você, você dá a outra face? Quando lhe pedem o casaco, você dá também a camisa?
Editado pela última vez por Fernando Silva em 12 Abr 2006, 12:43, em um total de 1 vez.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Mr.Hammond escreveu:Às vezes eu imprimo este texto e entrego aos cristãos que eu conheço. Eles ficam sem graça depois de lerem...e ficam sem respostas também.

Hammond! Você é masoquista. Aqui eu faço a mesma coisa! Daí a gente sai, toma todas e ficamos todos bem. Não tem biblia que reisista a uma boa argumentação eilica.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

{por nome aqui}

A cultura cristâ não separou cesar e Deus...e quando se misturam política e religião só dá meda. Aliás, quando se mistura ciência e política também dá porcaria... como se provou com o Eugenismo.
Não se pode esquecer que a Igreja, durante muito tempo, não foi apenas religião. Era também política. E na Política existem objetivos mundanos. E para os atingir usa-se golpes baixos.

{por nome aqui}

Fernando Silva escreveu:
{por nome aqui} escreveu: Esse texto do Dan Baker é muito fraquinho. Qualquer cristão com um pingo de sensatez o refuta facilmente. Jesus fala por parabolas e é paradoxal.

Quando é por parábolas e quando é literal?
Resposta: quando convém ao crente.

Quando convém a quem tem objetivos políticos...

{por nome aqui}

Fernando Silva escreveu:

E, pela milésima vez, neste fórum e em outros: quem foi o pai de José, Eli ou Jacó?

E isso importa realmente?

Johnny

Mensagem por Johnny »

putaquepariu. não aguentomais tomar tanta caipiroska.; Tranca. Me ajude. S[o voc^we pode me resdgatar...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

{por nome aqui} escreveu:
Fernando Silva escreveu: E, pela milésima vez, neste fórum e em outros: quem foi o pai de José, Eli ou Jacó?

Se esta e outras "trocentas" contradições não forem explicadas, que confiabilidade tem a Bíblia?
Não adianta dizer que "o importante é a doutrina" porque a doutrina também se torna suspeita.

Johnny

Mensagem por Johnny »

vEJAM BEM. Hioje é querta mas dizem quwe é quine. Pelo que sie hije não estpi sobrio e então e que esu com vntade de ir pqra a praia enende?

Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Johnny, você tá bêbado? :emoticon12:

{por nome aqui}

Fernando Silva escreveu:
Fernando Silva escreveu: E, pela milésima vez, neste fórum e em outros: quem foi o pai de José, Eli ou Jacó?

Se esta e outras "trocentas" contradições não forem explicadas, que confiabilidade tem a Bíblia?
Não adianta dizer que "o importante é a doutrina" porque a doutrina também se torna suspeita.

E por acaso a biblia é um livro científico que tem de ser revisto segundo critérios de publicação das revistas ciêntíficas. Se o cristianismo é paradoxal, então tem muitos caminhos. Não é uma teoria científica.

{por nome aqui}

Fernando Silva escreveu:
{por nome aqui} escreveu:E a história de dar a outra face? Bem Ghandi usou e teve sucesso. De que vale bater no inimigo se o inimigo a seguir te esmaga. Penso que Sun Tzu concordaria com esta estratégia.

Você leu Sun Tzu antes de escrever isto? Sun Tzu escreveu um livro sobre estratégia militar. O que tem isto a ver com Gandhi?

E Gandhi não deu a outra face, apenas evitou o confronto armado, o que é diferente. Enfrentou o inimigo com outras estratégias, o que é diferente de ficar quieto enquanto se apanha e ainda pedir para baterem mais.

Quando batem em você, você dá a outra face? Quando lhe pedem o casaco, você dá também a camisa?

Ghandi usou uma estratégia perfeita para se livrar dos seus inimigos. Não obedeceu aos britãnicos... não fez nada daquilo que eles queriam. Resistência passiva (dar a outra face)... resultou... ele venceu. Para Sun Tzu só a vitória importa. S

Se alguém me bater... se não estiver um exército atrás... eu não devolvo. Caso contrário devolvo... ou seja me defendo.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Johnny escreveu:putaquepariu. não aguentomais tomar tanta caipiroska.; Tranca. Me ajude. S[o voc^we pode me resdgatar...

Ô loco, brother! :emoticon16:

Se fosse você eu dava umas voltas para espeirecer.

Disse dar umas voltas, não ficar parado ai enquanto o resto fica girando.
:emoticon12:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Fernando Silva escreveu:

Ghandi usou uma estratégia perfeita para se livrar dos seus inimigos. Não obedeceu aos britãnicos... não fez nada daquilo que eles queriam. Resistência passiva (dar a outra face)... resultou... ele venceu. Para Sun Tzu só a vitória importa. S.

É tão idiota usar Ghandi como exemplo.

Se os Judeus, Ciganos, etc tivessem ficado quietos na Alemanha, o Nazismo teria os deixado em paz?

Ghandi teve é muita sorte. O colonialismo já estava no final. Ou alguém acredita que a Inglaterra estaria até hoje na India?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Cara, sendo honesto, atacar a lógica cristã é bem fácil. Mas que esse texto é fraquinho, isso é...
"Noite escura agora é manhã..."

{por nome aqui}

Ghandi tinha é muita gente atrás dele. Além do mais eu não falei em dar a outra face sem mais nem menos. É preciso avaliar. Foi o que eu disse. E o caso dos Judeus também é muito idiota de usar como contra exemplo... já que não tem nada a ver com o que eu disse...
Editado pela última vez por {por nome aqui} em 12 Abr 2006, 14:42, em um total de 1 vez.

{por nome aqui}

Alter-ego escreveu:Cara, sendo honesto, atacar a lógica cristã é bem fácil. Mas que esse texto é fraquinho, isso é...

Sim, mas o cristianismo não é um texto de lógica. Ou é?

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

É um texto de lógica com premissas próprias, cujo compreensão dependeria da revelação e não do conhecimento a príori.
"Noite escura agora é manhã..."

{por nome aqui}

A lógica deriva de proposições concretas e não de coisas reveladas. Não inventes... :emoticon13:

Quando se mistura religião, filosofia, ciencia e política só sai porcaria. É um cozinhado muito podre...

Trancado