O evangelho proibido de Judas
O evangelho proibido de Judas
Passou no NatGeo um documentário sobre fragmentos de um suposto evangelho que judas escreveu e que continha supostas novas revelaçoes sobre Jesus e tal... Confesso que não vi nada de extraordinário e nenhuma boa-nova. Acho que este achado somente vem a acrecentar um pouco das provas de que a igreja Romana tirou muitos fatos da biblia de acordo com suas conveniências. Mas...
Finalmente algum documento autêntico da época de Jesus. Finalmente alguma prova concreta de Sua existência.
Finalmente algum documento autêntico da época de Jesus. Finalmente alguma prova concreta de Sua existência.
Re.: O evangelho proibido de Judas
Alguns trechos que encontrei:
"Afasta-te dos outros, e eu te direi os mistérios do reino. É-te possível alcançá-lo, mas sofrerás muito."
"Tu vais exceder todos os outros. Tu sacrificarás o homem que me abriga."
"Tu serás amaldiçoado pelas outras gerações e tu virás para reinar sobre elas."
"Na visão, eu me vi enquanto os 12 discípulos me apedrejavam e me perseguiam."
"Veja, foi-te contado tudo. Levanta os olhos e veja a nuvem e a luz que vem de dentro dela e as estrelas em volta. A estrela que lidera o caminho é a tua estrela. Judas ergueu os olhos e viu a nuvem luminosa e entrou nela."
"Afasta-te dos outros, e eu te direi os mistérios do reino. É-te possível alcançá-lo, mas sofrerás muito."
"Veja, foi-te contado tudo. Levanta os olhos e veja a nuvem e a luz que vem de dentro dela e as estrelas em volta. A estrela que lidera o caminho é a tua estrela. Judas ergueu os olhos e viu a nuvem luminosa e entrou nela."
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Re: Re.: O evangelho proibido de Judas
penna escreveu:Alguns trechos que encontrei:
Sim...
Mas gostaria de saber as partes tão alardeadas pela emissora que seriam "bombásticas" ou todo o texto do evangelho.
Estranho como os céticos não deram bola para este assunto.
" ...I'm running to stand still... "
RCAdeBH escreveu:Estranho como os céticos não deram bola para este assunto.

Satisfeito?
rapha... escreveu:RCAdeBH escreveu:Estranho como os céticos não deram bola para este assunto.
Satisfeito?
Não. Não vai refutar o texto que dá provas concretas da existência de Jesus? Seria fraude? Vamos lá!
Ao que tudo indica, o documento foi escrito por uma seita cristã gnóstica, anos após o suposto incidente.
- Ateu Tímido
- Contato:
Re: O evangelho proibido de Judas
RCAdeBH escreveu:Passou no NatGeo um documentário sobre fragmentos de um suposto evangelho que judas escreveu e que continha supostas novas revelaçoes sobre Jesus e tal... Confesso que não vi nada de extraordinário e nenhuma boa-nova. Acho que este achado somente vem a acrecentar um pouco das provas de que a igreja Romana tirou muitos fatos da biblia de acordo com suas conveniências. Mas...
Que prova ? Um pedaço de papiro semi-destruído escrito 300 anos depois da suposta morte do suposto messias? É brabo dizer que prova alguma coisa.....
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
- Lúcifer
- Gênero: Masculino
- Contato:
Mas em compensação, refuta a posição da ICAR sobre o suposto ato de traição de Judas. Se for comprovado, uma injustiça contra um dos apóstolos vai terminar.
E não se esqueçam que, todos o evangelho do novo testamento foi escrito após a morte dos apostólos. eles tinham o costume de passar as mensagens de forma oral.
E não se esqueçam que, todos o evangelho do novo testamento foi escrito após a morte dos apostólos. eles tinham o costume de passar as mensagens de forma oral.

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Lúcifer escreveu:Mas em compensação, refuta a posição da ICAR sobre o suposto ato de traição de Judas. Se for comprovado, uma injustiça contra um dos apóstolos vai terminar.
Foi a ICAR que determinou, entre centenas ou milhares de textos, quais eram os verdadeiros, os que contavam a verdade, os que eram inspirados por Deus.
E destruiu (ou tentou destruir, como se vê), os textos que não batiam com a doutrina dela.
O "Evangelho de Judas" não refuta nada, apenas não faz parte dos textos que a ICAR considera válidos.
Resta saber com que autoridade a ICAR decidiu o que era verdade e o que não era.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
RCAdeBH escreveu:Finalmente algum documento autêntico da época de Jesus. Finalmente alguma prova concreta de Sua existência.
Se um texto escrito quase 300 anos depois da época em que Jesus teria existido prova alguma coisa para você, então como eu vou levar a sério seus argumentos sobre o espiritismo?
Esse documento prova apenas que havia muitas seitas cristãs diferentes 300 anos depois de Jesus supostamente ter vivido.
Não foi à toa que Constantino teve que convocar o concílio de Nicéia para acabar com a bagunça.
E o que é "autêntico" para você?
É sempre bom ter um pouco de espírito crítico e analisar melhor as coisas em vez de se agarrar imediatamente a qualquer coisa que pareça provar o seu ponto de vista e rejeitar de cara o que pareça contradizer.
- Ateu Tímido
- Contato:
Fernando Silva escreveu:Lúcifer escreveu:Mas em compensação, refuta a posição da ICAR sobre o suposto ato de traição de Judas. Se for comprovado, uma injustiça contra um dos apóstolos vai terminar.
Foi a ICAR que determinou, entre centenas ou milhares de textos, quais eram os verdadeiros, os que contavam a verdade, os que eram inspirados por Deus.
E destruiu (ou tentou destruir, como se vê), os textos que não batiam com a doutrina dela.
O "Evangelho de Judas" não refuta nada, apenas não faz parte dos textos que a ICAR considera válidos.
Resta saber com que autoridade a ICAR decidiu o que era verdade e o que não era.
E, salvo por um ou outro livro menor, todas as "denominações" cristãs continuam seguindo à risca o que foi ditado pela santa madre.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
De um artigo publicado hoje, em "O Globo", mostrando que esse evangelho era muito mais doido do que os trechos já divulgados indicam:
Neste sentido, o “Evangelho de Judas” é dos mais drásticos. Começa na Páscoa que precedeu a Paixão. Os discípulos rezam, oferecendo o alimento, e Jesus ri-se deles. “Por que você está rindo?” - eles perguntam. E Jesus responde que não está rindo deles, e sim daquela estranha idéia de agradar a Deus. Os discípulos se zangam; menos Judas, que parece saber de alguma coisa. “Eu sei quem você é, de onde você veio”, ele diz, postando-se na frente de Jesus. “Você é do reino imortal de Barbelo”. Aparentemente surpreso com a afirmação, Jesus diz a Judas: “Afasta-te dos outros, e eu te contarei os mistérios do Reino”.
O mistério que Jesus relata é que, para além das estrelas, existe um território divino, livre da materialidade. Jesus não é filho do Deus do Antigo Testamento, mas um descendente do terceiro filho de Adão, Set. Sua missão é indicar aos que ainda possuem uma centelha divina o caminho de volta ao Reino. Ele explica a Judas que estava rindo dos discípulos porque eles ainda rezavam ao Deus do Antigo Testamento, que de fato não é amigo da Humanidade, e é antes causa dos seus sofrimentos.
Voltando ao tempo dos evangelhos apócrifos
Entra aqui a “missão” de Judas: Jesus quer voltar a Barbelo, e neste sentido precisa sacrificar “o homem que me envolve”, isto é, a sua aparência terrena. A única maneira de fazer isso é aceitar a morte, e ele pede a Judas que seja o agente desse desfecho.
Judas argumenta que poderá adquirir, assim, má reputação eterna, e descreve um sonho: numa visão que ele teve, os outros discípulos o apedrejavam. Jesus o tranqüiliza: “Levanta os teus olhos para a nuvem, para a luz e as estrelas que a rodeiam. A estrela que indica o caminho é a tua estrela”. Judas aceita o desafio, e concorda em entregar Jesus aos sumos sacerdotes.
- King In Crimson
Quer dizer que Jesus era Ashtar Sheratan?
Parece a história do Pequeno Príncipe.
É Gnosticismo. O Evangelho de S. Tomé é a mesma coisa. Javé nao é o verdadeiro Deus mas apenas um demiurgo. Jesus é um enviado do Espírito inefável que existe num reino sem fim que nunca foi nomeado...e cada ser humano é um revestimento em cima uma centelha divina (o nosso verdadeiro eu) que anseia por se libertar de Javé (ou Yaldabaoth). Jesus veio para libertar essa centelha.
Problema do Gnosticismo:
O corpo é um saco de fezes e urina (algo desprezível). Esta visao conduz ao ascetismo.
A visao nao gnóstica dos evangelhos oficiais diz que o corpo é o templo do espírito. Algo que merece respeito.
Temos portanto duas visoes opostas. Qual a visao que traduz melhor aquilo que o Jesus histórico disse?
Nao sei... e nao me preocupa...
Problema do Gnosticismo:
O corpo é um saco de fezes e urina (algo desprezível). Esta visao conduz ao ascetismo.
A visao nao gnóstica dos evangelhos oficiais diz que o corpo é o templo do espírito. Algo que merece respeito.
Temos portanto duas visoes opostas. Qual a visao que traduz melhor aquilo que o Jesus histórico disse?
Nao sei... e nao me preocupa...
Fernando Silva escreveu:RCAdeBH escreveu:Finalmente algum documento autêntico da época de Jesus. Finalmente alguma prova concreta de Sua existência.
Se um texto escrito quase 300 anos depois da época em que Jesus teria existido prova alguma coisa para você, então como eu vou levar a sério seus argumentos sobre o espiritismo?
Esse documento prova apenas que havia muitas seitas cristãs diferentes 300 anos depois de Jesus supostamente ter vivido.
Não foi à toa que Constantino teve que convocar o concílio de Nicéia para acabar com a bagunça.
E o que é "autêntico" para você?
É sempre bom ter um pouco de espírito crítico e analisar melhor as coisas em vez de se agarrar imediatamente a qualquer coisa que pareça provar o seu ponto de vista e rejeitar de cara o que pareça contradizer.
O papiro encontrado tem 300 anos, mas o texto original pode ser muito mais antigo. Nao há forma de saber...
-
O fragmento Jonh Ryland's contém trechos de alguns versículos do evangelho de Joâo,cita Jesus diretamente,e data de no máximo 136 d.c(data estimada;entre 117 e 136 d.c).
Isto é um período de aproximadamente 100 anos após a crucificaçâo de Cristo.Mas é possível que os Manuscritos do Mar Morto contenham trechos do evangelho de Marcos que datam de no máximo 50 d.c..
Isto é um período de aproximadamente 100 anos após a crucificaçâo de Cristo.Mas é possível que os Manuscritos do Mar Morto contenham trechos do evangelho de Marcos que datam de no máximo 50 d.c..
Correçao... eu disse que o papiro tem 300 anos, mas é de 300 depois de cristo...
Kramer escreveu:Parece a história do Pequeno Príncipe.
Alto lá, Kramer!!!
Só se for o pequeno príncipe das trevas!!! hehehe!!!
-
Kramer escreveu:Parece a história do Pequeno Príncipe.

"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
o pensador escreveu:Isto é um período de aproximadamente 100 anos após a crucificaçâo de Cristo.Mas é possível que os Manuscritos do Mar Morto contenham trechos do evangelho de Marcos que datam de no máximo 50 d.c..
O que seria estranho, já que o evangelho reconhecidamente mais antigo menciona a destruição do templo, que só ocorreu depois do ano 70.
E "é possível" é um pouco vago diante de tantos outros "é possível" divergentes. Os manuscritos já foram inteiramente divulgados. Não há mais lugar para dúvidas sobre o que eles contêm.
-
Fernando Silva escreveu:o pensador escreveu:Isto é um período de aproximadamente 100 anos após a crucificaçâo de Cristo.Mas é possível que os Manuscritos do Mar Morto contenham trechos do evangelho de Marcos que datam de no máximo 50 d.c..
O que seria estranho, já que o evangelho reconhecidamente mais antigo menciona a destruição do templo, que só ocorreu depois do ano 70.
E "é possível" é um pouco vago diante de tantos outros "é possível" divergentes. Os manuscritos já foram inteiramente divulgados. Não há mais lugar para dúvidas sobre o que eles contêm.
De modo algum.Há pelo menos nove fragmentos nos MMM que nâo foram devidamente identificados.O evangelho que segundo vc é mais antigo menciona a destruiçâo do Templo,o que por si só é extremamente vago e impreciso para se correlacionar com a queda de Jerusalém em 70.
Qualquer um previamente à 70 poderia afirmar profeticamente a queda do Templo,mesmo "profetas" sem nenhuma credencial.No entanto só um profeta legítimo poderia prenunciar a destruiçâo de Jerusalém pelos romanos com riqueza de detalhes,o que nâo é o caso.
Quanto ao grau de probabilidade,a possibilidade aventada por mim está pautada na experiência de um paleógrafo jesuíta que comparou as sequências de letras destes fragmentos com as dos documentos já decodificados e baseado num paralelismo de significados estabeleceu a relaçâo entre o conteúdo destes trechos com o conteúdo de alguns versículos do evangelho de Marcos capítulo 4.