Vitor Moura escreveu:Deise Garcia escreveu:Stevenson é cientista, ateu, e faz pesquisas relacionadas a reencarnação! O fato de ter comprovado centenas de casos nunca o fez cristão, tão pouco espírita, o que o faz desconhecer a DE e a impossibilidade do espírito ligar-se ao feto apenas alguns meses antes do nascimento. Aproveitemos o útil e descartemos o inútil todo aquele que quiser discutir com conhecimento de causa a DE codificada por A.K.
Stevenson é ateu? legal!Não sabia. Mas se vc acha que ele está errado, como vc explicaria tais casos?
Repito, a DE tem muitos erros. Vc que e stá sendo dogmática agora!
Um abraço,
Vitor
Sempre vão existir os radicais e os dogmáticos, tanto do lado cético quanto do lado religioso. Eu acho que o caminho da isenção e da imparcialidade (dentro da medida do possível) é o melhor a ser trilhado. Acho que neste aspecto, você tem sido o melhor por aqui. Tem batido de frente com os espíritas (Arduin e agora a Deise) em vários pontos e tem batido de frente com os céticos também.
A parte relativa aos religiosos que defendem com unhas e dentes suas crenças, não é do meu interesse comentar. Já a parte que concerne aos comentários céticos que têm sido feitos por aqui, eu gostaria de abordar brevemente. Basicamente a tática utilizada é a de colocar todos os estudos de caso como anedotas e, com isso, não delegar qualquer importância aos mesmos. Até há bem pouco tempo atrás, eu também estava a adotar esta postura (como o Arduin bem sabe, já que tivemos pelo menos três longos debates desde que ele entrou para o RV). Pouco antes da migração para o atual servidor do RV (e pouco antes de seu cadastro neste fórum), eu modifiquei esta postura, reportando formalmente esta mudança ao Arduin no debate que estávamos conduzindo (e que desembocou no tópico "CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO SOBRE ESPIRITISMO...", onde acabamos seguindo por outros rumos). A minha posição atual é a de assumir a minha ignorância a respeito do assunto. Não conheço praticamente nada sobre a literatura da área (tanto pró-Psi quanto pró-Sobrevivência) e, por conseguinte, não me julgo apto a tomar uma posição definida com relação à controvérsia envolvendo a temática "Ortodoxia (hipóteses variadas geralmente consideradas aceitáveis no meio cético) X Heterodoxia (Sobrevivência X Psi)". O que posso dizer que discordo frontalmente de você é no que tange à cientificidade da hipótese espírita, que você considera genuinamente científica e eu não (ao menos no presente momento), o que já discutimos em outro tópico. Mas, à parte deste ponto, considero o volume de comunicações de estudos de casos ao longo do tempo, envolvendo vários pesquisadores independentes, algo que me leva, no mínimo, a conceder o beneplácito da dúvida. Uma posição definida eu só poderia tomar com um estudo sério da literatura relacionada, algo que ainda não fiz por falta de tempo e mesmo preguiça.
Mas acho louvável o seu esforço em criar um acervo considerável de evidências acerca de Psi e Sobrevivência. Também gosto do tom razoavelmente equilibrado com o qual você tem conduzido seu trabalho. Espero que você prossiga com seus esforços...
A propósito, você pretende lançar livros sobre o assunto?! Você me parece dominar muito bem a área...
E quanto a pesquisas próprias (você mesmo investigando casos ou, melhor ainda, conduzindo experimentos controlados)...tem algo em mente?!
Se ainda estiver interessado na tradução do artigo do Braude, avise, pois eu estava pensando em retomá-la em breve (mas o negócio ainda vai demorar um pouco, pois eu parei na metade)...
Falou!