Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vitor Moura

Re: Re.: Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Mensagem por Vitor Moura »

Deise Garcia escreveu:Stevenson é cientista, ateu, e faz pesquisas relacionadas a reencarnação! O fato de ter comprovado centenas de casos nunca o fez cristão, tão pouco espírita, o que o faz desconhecer a DE e a impossibilidade do espírito ligar-se ao feto apenas alguns meses antes do nascimento. Aproveitemos o útil e descartemos o inútil todo aquele que quiser discutir com conhecimento de causa a DE codificada por A.K.

Stevenson é ateu? legal!Não sabia. Mas se vc acha que ele está errado, como vc explicaria tais casos?

Repito, a DE tem muitos erros. Vc que e stá sendo dogmática agora!

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

ForBiddeN escreveu:Vou opinar sim. Sempre que quiser. Normalmente colocando perguntas e nao escrevendo artigos eruditos sobre o assunto.

Mas gostei da forma como fugiste á pergunta. Muito elegante... :emoticon1:

Que pergunta que eu fugi? Sobre perder tempo estudando o assunto? Nem me dou ao trabalho de responder essa imbecilidade. Seria o mesmo que dizer "para que quero saber sobre plutão, se nunca irei lá?".

Triste.

Abraço,
Vitor

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Mensagem por Deise Garcia »

Vitor Moura escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vitor Moura escreveu:As pesquisas de Stevenson mostram que se o espírito existe, ele não entra no momento da concepção. Há casos em que o espírito só entra 1 dia antes do nascimento e mesmo depois! Essa Marlene Nobre não sabe de nada!

Um abraço,
Vitor

Como é que é?

É isso mesmo. O caso Ravi Shankar, por exemplo.

http://www.omensageiro.com.br/entrevist ... sta-75.htm

Tais casos revelam a possibilidade de ocorrer uma reencarnação após achar-se o corpo já formado (Jasbir) ou em adiantada fase de gestação (Ravi-Shankar) . Em ambos os casos a personalidade reencarnante já estava desencarnada. Teria V . Sa. encontrado algum caso em que a personalidade reencarnante se achasse ainda viva?
R: - No caso de Ravi-Shankar, a entidade que se encarnou em seu corpo havia sido assassinada em janeiro. O menino nasceu em julho/agosto isto é, seis meses após o desencarne (do corpo anterior). A concepção ocorreu antes do desencarne. Alias, existem no Líbano muitos casos semelhantes. Os Drusos, por exemplo, acreditam que a reencarnação ocorre imediatamente após a morte.

Impossível! Você não sabe nada sobre espiritismo e os libaneses também não!

Deise, é impressionante como vc se volta contra as pessoas quando elas desafiam suas crenças...e com dados empíricos! Logo eu que te defendi contra a insensatez do Aurélio...

Entenda, o livro dos Espíritos não traz a verdade absoluta não, tem muitos erros ali.

Kardec disse para entre a Ciência e os espíritos, ficarmos com a ciência.

Um abraço,
Vitor

Vitor, não estou me voltando contra você! Não estou discutindo fé, e apenas poucas pessoas conseguiram compreender isso! As religiões pregam suas verdades e cada um interpreta a sua forma! O que tenho discutido desde que adentrei esse fórum é a pureza doutrinária porque tenho visto que ela é deturpada.
Ser espírita é acima de tudo ter uma filosofia de vida! Sei que estou sendo repetitiva, mas nunca poderei ser compreendida se não repetir.
Se insisto no assunto é porque estudei muito, assisti e dei muitas palestras, conversei com quem entende do assunto, convivo no meio ... mas em qualquer momento que eu entender que devo fazer outra opção de vida, eu conheço a DE e posso usar todos os argumentos para me opor a ela.
Não sei se você consegue me entender!

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Vitor Moura escreveu:
Deise Garcia escreveu:Stevenson é cientista, ateu, e faz pesquisas relacionadas a reencarnação! O fato de ter comprovado centenas de casos nunca o fez cristão, tão pouco espírita, o que o faz desconhecer a DE e a impossibilidade do espírito ligar-se ao feto apenas alguns meses antes do nascimento. Aproveitemos o útil e descartemos o inútil todo aquele que quiser discutir com conhecimento de causa a DE codificada por A.K.

Stevenson é ateu? legal!Não sabia. Mas se vc acha que ele está errado, como vc explicaria tais casos?

Um abraço,
Vitor

Parabéns por sua postura, Vitor.
Aliás, a Deise cometeu UMA FALÁCIA AD HOMINEM estúpida e preconceituosa, além de conspiratória. Mesmo se Stevenson for ateu ,isso não vai desmerecer o trabalho dele.

E a Deise acaba de fazer algo que todo religioso faz. O que supostamente corroba a sua fé, ela aceita. O que põe em cheque, finge que não vê.

Tenho nojo de posturas como a da Deise. Ela apenas quer fazer proselitismo torpe e tolo aqui. Com muito dogmatismo, é claro.

Fico satisfeito ao ver que existem espíritas diferentes da Deise, como você Vitor.
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 15 Abr 2006, 20:34, em um total de 2 vezes.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Vitor Moura escreveu:Repito, a DE tem muitos erros. Vc que e stá sendo dogmática agora!

Eu avisei... :emoticon1:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Vitor Moura

Deise Garcia escreveu:Vitor, não estou me voltando contra você! Não estou discutindo fé, e apenas poucas pessoas conseguiram compreender isso! As religiões pregam suas verdades e cada um interpreta a sua forma! O que tenho discutido desde que adentrei esse fórum é a pureza doutrinária porque tenho visto que ela é deturpada.
Ser espírita é acima de tudo ter uma filosofia de vida! Sei que estou sendo repetitiva, mas nunca poderei ser compreendida se não repetir.
Se insisto no assunto é porque estudei muito, assisti e dei muitas palestras, conversei com quem entende do assunto, convivo no meio ... mas em qualquer momento que eu entender que devo fazer outra opção de vida, eu conheço a DE e posso usar todos os argumentos para me opor a ela.

Mas vc aceita que a doutrina pode estar errada nesse ponto? sim ou não?

Um abraço,
Vitor

M!g

Mensagem por M!g »

Vitor Moura escreveu:
ForBiddeN escreveu:Vou opinar sim. Sempre que quiser. Normalmente colocando perguntas e nao escrevendo artigos eruditos sobre o assunto.

Mas gostei da forma como fugiste á pergunta. Muito elegante... :emoticon1:

Que pergunta que eu fugi? Sobre perder tempo estudando o assunto? Nem me dou ao trabalho de responder essa imbecilidade. Seria o mesmo que dizer "para que quero saber sobre plutão, se nunca irei lá?".

Triste.

Abraço,
Vitor

Desculpa. Está a ser idiota. Em primeiro lugar eu disse que nao sabia... depois fiz uma simples pergunta. Quem nao sabe faz perguntas... ou procura informar-se de outra forma. Eu escolhi informar-me fazendo uma pergunta. Mas como já vi que és um idiota... escusas de responder... nao quero conversa contigo. A menos que peças desculpa. Eu perdoo sempre. :emoticon1:

Deise Garcia

Vitor Moura escreveu:
Deise Garcia escreveu:Vitor, não estou me voltando contra você! Não estou discutindo fé, e apenas poucas pessoas conseguiram compreender isso! As religiões pregam suas verdades e cada um interpreta a sua forma! O que tenho discutido desde que adentrei esse fórum é a pureza doutrinária porque tenho visto que ela é deturpada.

Mas vc aceita que a doutrina pode estar errada nesse ponto? sim ou não?

Um abraço,
Vitor

Você está tentando arrancar uma resposta para saber se sou maleável as situações! Mas eu te digo que se algum dia se comprovar que DE é uma grande farsa, ou se um médium desonesto integrar meu grupo, ou ainda se houver a aceitação de situações que eu reporto como absurda, serei a primeira a denunciar! Não tenho nenhuma fé inabalável nem cegueira espiritual.

Viper

Mensagem por Viper »

Vitor Moura escreveu:

Um abraço,
Vitor

Sempre vão existir os radicais e os dogmáticos, tanto do lado cético quanto do lado religioso. Eu acho que o caminho da isenção e da imparcialidade (dentro da medida do possível) é o melhor a ser trilhado. Acho que neste aspecto, você tem sido o melhor por aqui. Tem batido de frente com os espíritas (Arduin e agora a Deise) em vários pontos e tem batido de frente com os céticos também.

A parte relativa aos religiosos que defendem com unhas e dentes suas crenças, não é do meu interesse comentar. Já a parte que concerne aos comentários céticos que têm sido feitos por aqui, eu gostaria de abordar brevemente. Basicamente a tática utilizada é a de colocar todos os estudos de caso como anedotas e, com isso, não delegar qualquer importância aos mesmos. Até há bem pouco tempo atrás, eu também estava a adotar esta postura (como o Arduin bem sabe, já que tivemos pelo menos três longos debates desde que ele entrou para o RV). Pouco antes da migração para o atual servidor do RV (e pouco antes de seu cadastro neste fórum), eu modifiquei esta postura, reportando formalmente esta mudança ao Arduin no debate que estávamos conduzindo (e que desembocou no tópico "CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO SOBRE ESPIRITISMO...", onde acabamos seguindo por outros rumos). A minha posição atual é a de assumir a minha ignorância a respeito do assunto. Não conheço praticamente nada sobre a literatura da área (tanto pró-Psi quanto pró-Sobrevivência) e, por conseguinte, não me julgo apto a tomar uma posição definida com relação à controvérsia envolvendo a temática "Ortodoxia (hipóteses variadas geralmente consideradas aceitáveis no meio cético) X Heterodoxia (Sobrevivência X Psi)". O que posso dizer que discordo frontalmente de você é no que tange à cientificidade da hipótese espírita, que você considera genuinamente científica e eu não (ao menos no presente momento), o que já discutimos em outro tópico. Mas, à parte deste ponto, considero o volume de comunicações de estudos de casos ao longo do tempo, envolvendo vários pesquisadores independentes, algo que me leva, no mínimo, a conceder o beneplácito da dúvida. Uma posição definida eu só poderia tomar com um estudo sério da literatura relacionada, algo que ainda não fiz por falta de tempo e mesmo preguiça.

Mas acho louvável o seu esforço em criar um acervo considerável de evidências acerca de Psi e Sobrevivência. Também gosto do tom razoavelmente equilibrado com o qual você tem conduzido seu trabalho. Espero que você prossiga com seus esforços...

A propósito, você pretende lançar livros sobre o assunto?! Você me parece dominar muito bem a área...

E quanto a pesquisas próprias (você mesmo investigando casos ou, melhor ainda, conduzindo experimentos controlados)...tem algo em mente?!

Se ainda estiver interessado na tradução do artigo do Braude, avise, pois eu estava pensando em retomá-la em breve (mas o negócio ainda vai demorar um pouco, pois eu parei na metade)...

Falou!

Ateu Tímido
Contato:

Re.: Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Mensagem por Ateu Tímido »

Samael escreveu:E mais um critério arbitrário para se dizer onde se começa a vida...

Eles, os espíritas, podem acreditar nisso, porque crêem que uma coisa externa, chamada espírito, "entra" no feto num determinado estágio. Portanto, podem discutir em que estágio.
Na faculdade, eu tive um professor de medicina legal, católico ultraconsevador, que ficava desenhando vaginas e úteros no quadro, para mostrar que a alma "entra" no feto na hora da concepção...
Variações sobre o mesmo tema.
Mas para quem considera que não há nada externo que entra no corpo, qualquer momento escolhido será arbitrário, porque todas as partes que entram na história já vem vivas.

Vitor Moura

Coveiro escreveu:Mas acho louvável o seu esforço em criar um acervo considerável de evidências acerca de Psi e Sobrevivência. Também gosto do tom razoavelmente equilibrado com o qual você tem conduzido seu trabalho. Espero que você prossiga com seus esforços...

Muito grato pelas palavras, Coveiro.

Coveiro escreveu:A propósito, você pretende lançar livros sobre o assunto?! Você me parece dominar muito bem a área...

Pretendo sim, mas isso ainda vai levar tempo (imagino uns 5 anos).

Coveiro escreveu:E quanto a pesquisas próprias (você mesmo investigando casos ou, melhor ainda, conduzindo experimentos controlados)...tem algo em mente?!

Eu tenho um caso investigado de reencarnação que enviei para o III Encontro Psi, e foi aceito. Tenho outro parcialmente investigado de xenoglossia, já publicado sob a forma de tese.

Coveiro escreveu:Se ainda estiver interessado na tradução do artigo do Braude, avise, pois eu estava pensando em retomá-la em breve (mas o negócio ainda vai demorar um pouco, pois eu parei na metade)...

Falou!

Estou sim, paguei para um tradutor fazer isso, ele cobrou 140 reais. No momento ele está traduzindo um outro texto que cobrou 170, depois ele vai pegar esse. Bom, se vc traduzir vai me poupar tempo e dinheiro, ou...podemos dividir a despesa! Vc que sabe!

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

Deise Garcia escreveu:Você está tentando arrancar uma resposta para saber se sou maleável as situações! Mas eu te digo que se algum dia se comprovar que DE é uma grande farsa, ou se um médium desonesto integrar meu grupo, ou ainda se houver a aceitação de situações que eu reporto como absurda, serei a primeira a denunciar! Não tenho nenhuma fé inabalável nem cegueira espiritual.

Mas Deise, o fato da doutrina estar errada em alguns pontos não quer dizer que seja uma farsa. Em Ciência também se erra, também se cometem fraudes, mas ela tem capacidade de se corrigir!

Um abraço,
Vitor

Deise Garcia

Ateu Tímido escreveu:
Samael escreveu:E mais um critério arbitrário para se dizer onde se começa a vida...

Eles, os espíritas, podem acreditar nisso, porque crêem que uma coisa externa, chamada espírito, "entra" no feto num determinado estágio. Portanto, podem discutir em que estágio.
Na faculdade, eu tive um professor de medicina legal, católico ultraconsevador, que ficava desenhando vaginas e úteros no quadro, para mostrar que a alma "entra" no feto na hora da concepção...

Eu posso até abrir mão do horário, mas se o seu professor afirmar que o espírito encarna no feto adentrando pela vagina, eu faço um escândalo universal! :emoticon12:

Vitor Moura

ForBiddeN escreveu:Desculpa. Está a ser idiota.

Evidências, por favor.

ForBiddeN escreveu:Em primeiro lugar eu disse que nao sabia... depois fiz uma simples pergunta.

ERRADO! Vc afirmou que reencarnação era apenas uma crença! Há inúmeros estudos científicos publicados sobre o assunto. É muito mais que isso.

ForBiddeN escreveu: Quem nao sabe faz perguntas... ou procura informar-se de outra forma. Eu escolhi informar-me fazendo uma pergunta.

Sim, ao invés de ler o material disponível, quer tudo resumido e mastigado. É o caminho dos preguiçosos.

ForBiddeN escreveu: Mas como já vi que és um idiota...

Olhe-se no espelho!
ForBiddeN escreveu: escusas de responder

Do que?

ForBiddeN escreveu: ... nao quero conversa contigo.

Então por que respondeu? Aliás, aposto que vai responder de novo :emoticon19:

ForBiddeN escreveu:A menos que peças desculpa. Eu perdoo sempre. :emoticon1:

Me dá as desculpas que eu mereço. Pronto, pedi as desculpas. :emoticon19:

Abraço,
Vitor

M!g

Re.: Fecundação: Início da formação de um novo ser!

Mensagem por M!g »

bla bla bla...

o pensador

Mensagem por o pensador »

A partir do momento da formaçâo do zigoto humano existe um ser geneticamente ímpar e singular;distinto de seu pai e distinto de sua mâe.Logo sempre que os 23 cromossomos do pai se fundem com os 23 cromossomos legados pela mâe temos um novo ser vivo,sob uma base genética.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Ateu Tímido escreveu:

Variações sobre o mesmo tema.
Mas para quem considera que não há nada externo que entra no corpo, qualquer momento escolhido será arbitrário, porque todas as partes que entram na história já vem vivas.

Acho que a questão é ainda mais complicada. Como se estabelecer o que vem ou não a ser "a vida"? Bem ou mal, pode-se considerar que todas as partes envolvidas são "vivas" antes de se encontrarem.

Todo critério, nesse caso, será arbitrário. Sendo assim, escolhamos o mais útil à existência dos seres humanos.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Samael escreveu:Todo critério, nesse caso, será arbitrário. Sendo assim, escolhamos o mais útil à existência dos seres humanos.

Acho que o mais útil é a liberdade de escolha, ainda que seja assassinato. E acho que esse problema não tem solução ideal.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

o pensador escreveu:A partir do momento da formaçâo do zigoto humano existe um ser geneticamente ímpar e singular;distinto de seu pai e distinto de sua mâe.Logo sempre que os 23 cromossomos do pai se fundem com os 23 cromossomos legados pela mâe temos um novo ser vivo,sob uma base genética.

Assim, como, dada a realidade material individual de cada ser, pode-se dizer que cada espermatozóide e cada óvulo, idem à cada célula "viva", são seres "ímpares" e "singulares".

Para mim, é apenas um fator cultural demarcar o início da "vida humana" a partir da fecundação.

Vitor Moura

o pensador escreveu:A partir do momento da formaçâo do zigoto humano existe um ser geneticamente ímpar e singular;distinto de seu pai e distinto de sua mâe.Logo sempre que os 23 cromossomos do pai se fundem com os 23 cromossomos legados pela mâe temos um novo ser vivo,sob uma base genética.

Mas discordo que seja uma vida humana. O ser humano só existe quando tem um cérebro capaz de raciocinar. Antes, é só um aglomerado de células que não pensam.

Abraço,
Vitor

o pensador

Samael escreveu:

Assim, como, dada a realidade material individual de cada ser, pode-se dizer que cada espermatozóide e cada óvulo, idem à cada célula "viva", são seres "ímpares" e "singulares".

Para mim, é apenas um fator cultural demarcar o início da "vida humana" a partir da fecundação.

Sob uma base genética tua analogia nâo procede Sama..

o pensador

Vitor Moura escreveu:

Mas discordo que seja uma vida humana. O ser humano só existe quando tem um cérebro capaz de raciocinar. Antes, é só um aglomerado de células que não pensam.

Abraço,
Vitor

Sim,mas que potencialmente chegarâo à este estágio,desde que o processo nâo seja interrompido bruscamente.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

o pensador escreveu:
Samael escreveu:

Por que, Carlus?

E os seres com ausência de alguns cromossomos? Podem não ser considerados humanos?

Dizer que existe um "novo ser vivo" a partir de algumas características comuns a outros seres é um critério também bastante arbitrário.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:Todo critério, nesse caso, será arbitrário. Sendo assim, escolhamos o mais útil à existência dos seres humanos.

Acho que o mais útil é a liberdade de escolha, ainda que seja assassinato. E acho que esse problema não tem solução ideal.

Aí entra um problema conceitual. Eu não consigo chamar de assassinato a destruição de um ser que ainda não desenvolvel a capacidade de sentir, inclusive de sentir dor, por não ter sistema nervoso. Por isso, só defendo o aborto no período inicial da gravidez, em que essa afirmação é verdadeira. É o que acontece na maioria dos países desenvolvidos.

o pensador

Samael escreveu:
o pensador escreveu:
Samael escreveu:

Por que, Carlus?

E os seres com ausência de alguns cromossomos? Podem não ser considerados humanos?

Dizer que existe um "novo ser vivo" a partir de algumas características comuns a outros seres é um critério também bastante arbitrário.

Eu quiz dizer que um zigoto tem identidade genética singular,enquanto que qualquer tecido biológico de um indivíduo humano tem basicamente a mesma identidade genética.

Agora,outros parâmetros podem ser adotados para se mensurar a gênese da psiquê,etc.

Trancado