Pessoal,
isso é urgente, preciso enviar isso bonitinho segunda à tarde, foi-me pedido para traduzir alguns resumos para o III Encontro Psi mas encontrei alguma dificuldade, alguém poderia me ajudar? Vou colocar os resumos e as traduções que fiz, marcando em colorido as partes que tenho mais dúvida, mas peço ler o texto todo para ver se não tem nenhum erro que tenha passado despercebido, aí vai:
[center]Seven Advanced Meditators in Ramtha’s School of Enlightenment
Joan H. Hageman, PhD
Stanley Krippner, PhD
Ian Wickramasekera II, PsyD [/center]
[center]ABSTRACT.[/center]
A single-case study assessed 11 psychological/psychophysiological measures with 7 advanced meditators at Ramtha’s School of Enlightenment (RSE). The analytic strategy revealed meditators were characterized by thin boundaries, high absorption, high dissociation, minimal self-perceived stress, and increased sympathetic activation during meditation with decreased electrodermal reactivity and bilateral hand temperatures, increased tension, and increased heart rate. These outcomes are consistent with previous research demonstrating positive correlation between high hypnotizability and electrodermal reactivity, sympathetic increase with accelerated breathing meditation, and are inconsistent with decreased sympathetic activation in most passive meditation studies. Findings suggest that the school’s meditation style influenced sympathetic activation and self-perceived stress.
[center]Sete Avançados Meditadores na Escola Ramtha de Iluminação
Joan H. Hageman, PhD
Stanley Krippner, PhD
Ian Wickramasekera II, PsyD[/center]
Um único estudo de caso avaliou 11 medidas psicológicas/psicofisiológicas com 7 avançados meditadores na Escola Ramtha de Iluminação (RSE). A estratégia analítica revelou que os meditadores foram caracterizados por finas delimitações,alta absorção, alta dissociação, auto-percepção mínima de stress, e aumento da ativação simpática durante a meditação com diminuição da reatividade eletrodérmica e temperaturas bilaterais na mão, aumento da tensão, e aumento das batidas do coração. Estes resultados são coerentes com uma pesquisa anterior demonstrando uma correlação positiva entre hipnotizabilidade alta e reatividade eletrodérmica, aumento simpático com acelerada respiração de meditação, e são inconsistentes com a diminuição da ativação simpática na maioria dos estudos de meditação passiva. Os resultados sugerem que o estilo de meditação da escola influenciou a ativação simpática e a auto-percepção de stress.
Abstract: There are several useful methods to examine brain functions from outside of the body. One of them is fNIRS (functional near-infrared spectroscopy) which can be used to measure only the cerebral cortex near the scalp (depth: 2-3 cm). fNIRS is non-stressful the same as EEG measurements, so it is a suitable method for sensitive subjects. The present paper deals with 3 topics using fNIRS. First, brain blood flow was measured while guessing a hidden figure in a forced-choice test. Spontaneous blood flow change often occurred at the temporal lobe, and awareness was slightly more activated at that time. Second, the cognitive process for human facial expressions was researched. It is said that Japanese are expressionless or vague compared with people of other cultures. Subjects tried to distinguish emotions of vague faces made by a Japanese actress. The task was relatively easy for Japanese while it was difficult for Chinese. Third, brain blood flow of various experts was measured while they were guessing for the invalid parts of the inside of human body or for a small thing hidden in a dark box. Brain activities of star psychics during clairvoyance were not similar to activities of other subjects. The characteristic activated area of star psychics was the prefrontal area although the guessing task required formulating visual images and many subjects showed activation of the right temporal lobe.
Keywords: brain, functional near-infrared spectroscopy (fNIRS), spontaneous blood flow change, instantaneous highly activated state of awareness, temporal lobe, prefrontal, guess, clairvoyance, facial recognition, _expression, Japanese face
Resumo : Há vários métodos úteis para examinar as funções cerebrais de fora do corpo. Um deles é o fNIRS (espectroscopia próxima do infravermelho funcional) que pode ser usado para medir só o córtex cerebral perto do escalpe (profundidade: 2-3 cm). fNIRS é não-estressante tanto quanto as medidas de EEG, então é um método conveniente para sujeitos sensíveis. Os presente artigo lida com 3 temas usando fNIRS. Primeiro, fluxo de sangue cerebral foi medido enquanto se adivinhava uma figura escondida em testes de escolha-forçada. Freqüentemente ocorreram mudanças espontâneas de fluxo de sangue no lóbulo temporal, e a consciência ficou levemente mais ativa nessa ocasião. Segundo, o processo cognitivo para expressões faciais humanas foi pesquisado. É dito que os japoneses são sem expressão ou indefinidos comparados com as pessoas de outras culturas. Os sujeitos tentaram distinguir as emoções dos rostos indefinidos feitas por uma atriz japonesa. A tarefa era relativamente fácil para os japoneses enquanto era difícil para os chineses. Terceiro, o fluxo de sangue cerebral de vários peritos foi medido enquanto adivinhavam para as partes inválidas do interior do corpo humano ou para alguma coisa pequena escondida numa caixa escura. As atividades cerebrais de psíquicos da mídia durante a clarividência não eram semelhantes às atividades de outros indivíduos. A área característica ativada de psíquicos da mídia foi a área pré-frontal embora o que tarefa de adivinhação requerisse fosse a formulação de imagens visuais e muitos sujeitos mostraram ativação do lóbulo temporal direito.
Palavras-chave : cérebro, espectroscopia próxima do infravermelho funcional (fNIRS), mudança espontânea de fluxo de sangue, instantâneo estado altamente ativado de consciência, lóbulo temporal, pré-frontal, adivinhação, clarividência, reconhecimento facial, expressão, rosto japonês.
[center]THE DYNAMICS OF INTUITION VIEWED THROUGH
A COGNITIVE SYSTEMS THEORY
Christine Hardy, Ph.D.
Terra Futura, Sao Paulo, SP
hardy.christine@free.fr
ABSTRACT [/center]
The capacity of jumping to a more global perspective or world-vision and thus to put a problem in a larger perspective, is a truly amazing feat of a human mind. Usual cognitive processes based on past experiences may thus be put on hold as the mind shifts to an intuitive understanding, launching an array of "a-rational" cognitive modes.
Semantic Fields Theory (Hardy, 1998) – as a cognitive theory based on systems theory – allows us to formalize some of the dynamics of intuition, since it posits that all mental processes are based on a connective dynamics acting at a low level. Mind is an ensemble of dynamical systems called Semantic Constellations (or SeCos), each SeCo linking together different levels of the Mind-Body-Psyche system and dedicated to managing a task as well as the knowledge referring to it. A unique connective dynamics is creating the SeCos, organizing their evolution, and making connections between them.
SFT allows us to map sophisticated intuitive dynamics, such as: Sensitivity to the state of distant systems – what has been called remote viewing or clairvoyance; Communication at a distance between people (telepathy, synchronicity, collective consciousness); Sensitivity to future probabilities of events – what has been called precognition as well as the capacity to use visualization to change these probabilities; and finally, Foreknowledge of one’s own transformation processes, that is, the premonition and precognition of future life companions and essential events.
[center]A Dinâmica da Intuição Vista Através de Uma Teoria de Sistema Cognitivo
Christine Hardy, Ph.D.
Terra Futura, Sao Paulo, SP
hardy.christine@free.fr
RESUMO[/center]
A capacidade de pular para uma perspectiva mais global ou para uma visão macro e assim pôr um problema numa perspectiva maior, é uma façanha verdadeiramente surpreendente de uma mente humana. Processos cognitivos normais baseados em experiências passadas podem assim ser postos em preensão enquanto a mente muda para um entendimento intuitivo, lançando uma disposição de modalidades cognitivas "a-racionais".
A Teoria dos Campos Semânticos (Hardy, 1998) – como uma teoria cognitiva baseada em sistemas de teorias – permite-nos formalizar algumas das dinâmicas da intuição já que propõe que todos os processos mentais são baseados em dinâmicas conectivas agindo em um nível baixo. A mente é um conjunto de sistemas dinâmicos chamado Constelações Semânticas (ou SeCos), cada SeCo ligando conjuntamente níveis diferentes do sistema Mente-Corpo-Psique e dedicados a administrar uma tarefa assim como o conhecimento referente a ela. Dinâmicas conectivas únicas criam os SeCos, organizando sua evolução, e fazendo conexões entre eles.
SFT permite-nos mapear dinâmicas intuitivas sofisticadas, como: Sensitividade ao estado de sistemas distantes – o que é mais conhecido como visão remota ou clarividência; Comunicação a distância entre as pessoas (telepatia, sincronicidade, consciência coletiva); Sensibilidade a prováveis acontecimentos futuros – o que foi chamado precognição assim como a capacidade de usar a visualização para mudar estas probabilidades; e finalmente, Previsão dos próprios processos de transformação, isso é, a premonição e a precognição dos companheiros futuros da vida e acontecimentos essenciais.
[center]Field REG Experiments of Religious Rituals and Other Group Events in Paraná, Brazil.[/center]Tatsu Hirukawa1, Reginaldo Hiraoka2,3, Fábio Eduardo da Silva3, Sibele Pilato3, and Hideyuki Kokubo4,1
(1) School of Information and Communication, Meiji University, Tokyo, Japan.
(2) Instituto Nacional de Pesquisas Psicobiofísicas, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(3) Centro Integrado de Parapsicologia Experimental, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(4) International Research Institute, Chiba, Japan.
[center]Abstract[/center]
We measured the fluctuations of data from REGs, or “field consciousness” in the religious rituals and other events in Paraná, Brazil. The rituals and events we investigated are the ceremonies of Guarani people, Umbanda, Santo Daime, table turning, samaritano and other group healing, Candomblé, yoga class, and a concert of Djavan. To using the method of accumulation of (Z2-1), we found 4 significant deviations (in 5% level) in 18 experiments and 2 significant deviations in 8 controls for distance. To using simple Z score, we found 1 significant deviation in 18 experiments and 1 significant deviation in 8 controls. The average of normalized accumulations of (Z2-1) from experimental data was larger than the average of controls for distance, although it was not significant. The normalized accumulations of (Z2-1) of experimental data were not correlated with the numbers of participants of the events. Whether the total deviations were significant or not, mountain shaped graph (“up, up, and down” pattern) like “decline effect” in PK experiments were commonly observed in the analyses of accumulation of (Z2-1).
[center]Experiências REG de Campo de Rituais Religiosos e Outros Eventos Grupais no Paraná, Brasil.[/center]
Tatsu Hirukawa1, Reginaldo Hiraoka2,3, Fábio Eduardo da Silva3, Sibele Pilato3, and Hideyuki Kokubo4,1
(1) School of Information and Communication, Meiji University, Tokyo, Japan.
(2) Instituto Nacional de Pesquisas Psicobiofísicas, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(3) Centro Integrado de Parapsicologia Experimental, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(4) International Research Institute, Chiba, Japan.
[center]Resumo[/center]
Medimos as flutuações de dados de REGs, ou “consciência de campo” nos rituais religiosos e outros eventos no Paraná, Brasil. Os rituais e acontecimentos que nós investigamos são as cerimônias das pessoas de Guarani, Umbanda, de Santo Daime, mesas girantes, samaritano e outros grupos de cura, Candomblé, classes de iogas, e um concerto de Djavan. Ao usar o método de acumulação de (Z2-1), achamos 4 divagações significativas (ao nível 5%) em 18 experiências e 2 divagações significativas em 8 controles a distância. A usar uma contagem simples de Z, nós achamos 1 divagação significativa em 18 experiências e 1 divagação significativa em 8 controles. A média de acumulações normalizadas de (Z2-1) de dados experimentais foi maior que a média de controles a distância, embora não fosse significativa. As acumulações normalizadas de (Z2-1) de dados experimentais não foram correlacionadas aos números de participantes dos eventos. Se as divagações totais foram significativas ou não, o gráfico formato montanha (padrão “para cima, para cima, e para baixo”) como “efeito de declínio” nas experiências de PK comumente foi observado na análise da acumulação de (Z2-1).
Ajuda em tradução URGENTE!
- Vitor Moura
- Mensagens: 2130
- Registrado em: 24 Out 2005, 20:13
- Vitor Moura
- Mensagens: 2130
- Registrado em: 24 Out 2005, 20:13
Re: Ajuda em tradução URGENTE!
Vitor Moura escreveu:[center]Sete Praticantes de Meditação Avançada na Escola Ramtha de Iluminação
Joan H. Hageman, PhD
Stanley Krippner, PhD
Ian Wickramasekera II, PsyD[/center]
Um único estudo de caso avaliou 11 medições psicológicas/psicofisiológicas com 7 praticantes de meditação avançada na Escola Ramtha de Iluminação (RSE). A estratégia analítica revelou que os praticantes foram caracterizados por tênue noções de limites,alta absorção, alta dissociação, auto-percepção mínima de stress, e aumento da ativação simpática durante a meditação com diminuição da reatividade eletrodérmica e temperatura bilateral nas mãos, aumento da tensão, e aumento das batidas do coração. Estes resultados são coerentes com uma pesquisa anterior demonstrando uma correlação positiva entre uma alta sucetibilidade ao hipnotismo e reatividade eletrodérmica, aumento simpático com a respiração acelerada durante a meditação, e são inconsistentes com a diminuição da ativação simpática na maioria dos estudos de meditação passiva. Os resultados sugerem que o estilo de meditação da escola influenciou a ativação simpática e a auto-percepção de stress.
Resumo : Há vários métodos úteis para examinar as funções cerebrais de fora do corpo. Um deles é o fNIRS (espectroscopia funcional próxima ao infravermelho) que pode ser usado para medir só o córtex cerebral perto do escalpe (profundidade: 2-3 cm). fNIRS é não-estressante tanto quanto as medidas de EEG, então é um método conveniente para pessoas sensíveis. Os presente artigo lida com 3 temas usando fNIRS. Primeiro, o fluxo de sangue cerebral foi medido enquanto se adivinhava uma figura escondida em testes de escolha-forçada. Freqüentemente ocorreram mudanças espontâneas de fluxo de sangue no lóbulo temporal, e a consciência ficou levemente mais ativa nessa ocasião. Segundo, o processo cognitivo para expressões faciais humanas foi pesquisado. É dito que os japoneses não têm expressão facial ou a têm de forma vaga se comparados com as pessoas de outras culturas. Os sujeitos tentaram distinguir as emoções deexpressões faciais feitas por uma atriz japonesa. A tarefa era relativamente fácil para os japoneses enquanto era difícil para os chineses. Terceiro, o fluxo de sangue cerebral de vários peritos foi medido enquanto adivinhavam partes inválidas do interior do corpo humano ou alguma coisa pequena escondida numa caixa escura. As atividades cerebrais de psíquicos reconhecidos na mídia durante a clarividência não eram semelhantes às atividades de outros indivíduos. A área característica ativada de psíquicos da mídia foi a área pré-frontal embora o que a tarefa de adivinhação requerisse fosse a formulação de imagens visuais e muitos sujeitos mostraram ativação do lóbulo temporal direito.
Palavras-chave : cérebro, espectroscopia funcional próxima do infravermelho (fNIRS), mudança espontânea de fluxo de sangue, instantâneo estado altamente ativado de consciência, lóbulo temporal, pré-frontal, adivinhação, clarividência, reconhecimento facial, expressão, rosto japonês.
[center]A Dinâmica da Intuição Vista Através de Uma Teoria de Sistema Cognitivo
Christine Hardy, Ph.D.
Terra Futura, Sao Paulo, SP
hardy.christine@free.fr
RESUMO[/center]
A capacidade de pular para uma perspectiva mais global ou para uma visão macro e assim pôr um problema numa perspectiva maior, é uma façanha verdadeiramente surpreendente da mente humana. Processos cognitivos normais baseados em experiências passadas podem assim ser postos em preensão enquanto a mente muda para um entendimento intuitivo, lançando uma disposição de modalidades cognitivas "a-racionais".
A Teoria dos Campos Semânticos (Hardy, 1998) – como uma teoria cognitiva baseada em teoria de sistemas – permite-nos formalizar algumas das dinâmicas da intuição já que propõe que todos os processos mentais são baseados em dinâmicas conectivas agindo em um nível baixo. A mente é um conjunto de sistemas dinâmicos chamado Constelações Semânticas (ou SeCos), cada SeCo ligando conjuntamente níveis diferentes do sistema Mente-Corpo-Psique e dedicados a administrar uma tarefa assim como o conhecimento referente a ela. Dinâmicas conectivas únicas criam os SeCos, organizando sua evolução, e fazendo conexões entre eles.
SFT permite-nos mapear dinâmicas intuitivas sofisticadas, como: Sensitividade ao estado de sistemas distantes – o que é mais conhecido como visão remota ou clarividência; Comunicação a distância entre as pessoas (telepatia, sincronicidade, consciência coletiva); Sensibilidade a prováveis acontecimentos futuros – o que foi chamado precognição assim como a capacidade de usar a visualização para mudar estas probabilidades; e finalmente, Previsão dos próprios processos de transformação, isso é, a premonição e a precognição relativa aos futuros companheiros em vida e acontecimentos essenciais.
[center]Experiências REG de Campo de Rituais Religiosos e Outros Eventos Grupais no Paraná, Brasil.[/center]
Tatsu Hirukawa1, Reginaldo Hiraoka2,3, Fábio Eduardo da Silva3, Sibele Pilato3, and Hideyuki Kokubo4,1
(1) School of Information and Communication, Meiji University, Tokyo, Japan.
(2) Instituto Nacional de Pesquisas Psicobiofísicas, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(3) Centro Integrado de Parapsicologia Experimental, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(4) International Research Institute, Chiba, Japan.
[center]Resumo[/center]
Medimos as flutuações de dados de REGs, ou “consciência de campo” nos rituais religiosos e outros eventos no Paraná, Brasil. Os rituais e acontecimentos que nós investigamos são as cerimônias dos praticantes de Guarani, Umbanda, de Santo Daime, mesas girantes, samaritano e outros grupos de cura, Candomblé, classes de iogas, e um concerto de Djavan. Ao usar o método de acumulação de (Z2-1), achamos 4 divagações significativas (ao nível 5%) em 18 experiências e 2 divagações significativas em 8 controles a distância. A usar uma contagem simples de Z, nós achamos 1 divagação significativa em 18 experiências e 1 divagação significativa em 8 controles. A média de acumulações normalizadas de (Z2-1) de dados experimentais foi maior que a média de controles a distância, embora não fosse significativa. As acumulações normalizadas de (Z2-1) de dados experimentais não foram correlacionadas aos números de participantes dos eventos. Se as divagações totais foram significativas ou não, o gráfico formato montanha (padrão “para cima, para cima, e para baixo”) como “efeito de declínio” nas experiências de PK comumente foi observado na análise da acumulação de (Z2-1).
- Vitor Moura
- Mensagens: 2130
- Registrado em: 24 Out 2005, 20:13
Re: Ajuda em tradução URGENTE!
Valeu, Lígia! Muito obrigado mesmo!!!
Beijão,
Vitor-agora-tranquilo...
PS: FELIZ ANIVERSÁRIO, LÍGIA!!!
Beijão,
Vitor-agora-tranquilo...

PS: FELIZ ANIVERSÁRIO, LÍGIA!!!
- O ENCOSTO
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Re: Ajuda em tradução URGENTE!
Vitor Moura escreveu:Pessoal,
isso é urgente, preciso enviar isso bonitinho segunda à tarde, foi-me pedido para traduzir alguns resumos para o III Encontro Psi mas encontrei alguma dificuldade, alguém poderia me ajudar? Vou colocar os resumos e as traduções que fiz, marcando em colorido as partes que tenho mais dúvida, mas peço ler o texto todo para ver se não tem nenhum erro que tenha passado despercebido, aí vai:
[center]Seven Advanced Meditators in Ramtha’s School of Enlightenment
Joan H. Hageman, PhD
Stanley Krippner, PhD
Ian Wickramasekera II, PsyD [/center]
[center]ABSTRACT.[/center]
A single-case study assessed 11 psychological/psychophysiological measures with 7 advanced meditators at Ramtha’s School of Enlightenment (RSE). The analytic strategy revealed meditators were characterized by thin boundaries, high absorption, high dissociation, minimal self-perceived stress, and increased sympathetic activation during meditation with decreased electrodermal reactivity and bilateral hand temperatures, increased tension, and increased heart rate. These outcomes are consistent with previous research demonstrating positive correlation between high hypnotizability and electrodermal reactivity, sympathetic increase with accelerated breathing meditation, and are inconsistent with decreased sympathetic activation in most passive meditation studies. Findings suggest that the school’s meditation style influenced sympathetic activation and self-perceived stress.
[center]Sete Avançados Meditadores na Escola Ramtha de Iluminação
Joan H. Hageman, PhD
Stanley Krippner, PhD
Ian Wickramasekera II, PsyD[/center]
Um único estudo de caso avaliou 11 medidas psicológicas/psicofisiológicas com 7 avançados meditadores na Escola Ramtha de Iluminação (RSE). A estratégia analítica revelou que os meditadores foram caracterizados por finas delimitações,alta absorção, alta dissociação, auto-percepção mínima de stress, e aumento da ativação simpática durante a meditação com diminuição da reatividade eletrodérmica e temperaturas bilaterais na mão, aumento da tensão, e aumento das batidas do coração. Estes resultados são coerentes com uma pesquisa anterior demonstrando uma correlação positiva entre hipnotizabilidade alta e reatividade eletrodérmica, aumento simpático com acelerada respiração de meditação, e são inconsistentes com a diminuição da ativação simpática na maioria dos estudos de meditação passiva. Os resultados sugerem que o estilo de meditação da escola influenciou a ativação simpática e a auto-percepção de stress.
Abstract: There are several useful methods to examine brain functions from outside of the body. One of them is fNIRS (functional near-infrared spectroscopy) which can be used to measure only the cerebral cortex near the scalp (depth: 2-3 cm). fNIRS is non-stressful the same as EEG measurements, so it is a suitable method for sensitive subjects. The present paper deals with 3 topics using fNIRS. First, brain blood flow was measured while guessing a hidden figure in a forced-choice test. Spontaneous blood flow change often occurred at the temporal lobe, and awareness was slightly more activated at that time. Second, the cognitive process for human facial expressions was researched. It is said that Japanese are expressionless or vague compared with people of other cultures. Subjects tried to distinguish emotions of vague faces made by a Japanese actress. The task was relatively easy for Japanese while it was difficult for Chinese. Third, brain blood flow of various experts was measured while they were guessing for the invalid parts of the inside of human body or for a small thing hidden in a dark box. Brain activities of star psychics during clairvoyance were not similar to activities of other subjects. The characteristic activated area of star psychics was the prefrontal area although the guessing task required formulating visual images and many subjects showed activation of the right temporal lobe.
Keywords: brain, functional near-infrared spectroscopy (fNIRS), spontaneous blood flow change, instantaneous highly activated state of awareness, temporal lobe, prefrontal, guess, clairvoyance, facial recognition, _expression, Japanese face
Resumo : Há vários métodos úteis para examinar as funções cerebrais de fora do corpo. Um deles é o fNIRS (espectroscopia próxima do infravermelho funcional) que pode ser usado para medir só o córtex cerebral perto do escalpe (profundidade: 2-3 cm). fNIRS é não-estressante tanto quanto as medidas de EEG, então é um método conveniente para sujeitos sensíveis. Os presente artigo lida com 3 temas usando fNIRS. Primeiro, fluxo de sangue cerebral foi medido enquanto se adivinhava uma figura escondida em testes de escolha-forçada. Freqüentemente ocorreram mudanças espontâneas de fluxo de sangue no lóbulo temporal, e a consciência ficou levemente mais ativa nessa ocasião. Segundo, o processo cognitivo para expressões faciais humanas foi pesquisado. É dito que os japoneses são sem expressão ou indefinidos comparados com as pessoas de outras culturas. Os sujeitos tentaram distinguir as emoções dos rostos indefinidos feitas por uma atriz japonesa. A tarefa era relativamente fácil para os japoneses enquanto era difícil para os chineses. Terceiro, o fluxo de sangue cerebral de vários peritos foi medido enquanto adivinhavam para as partes inválidas do interior do corpo humano ou para alguma coisa pequena escondida numa caixa escura. As atividades cerebrais de psíquicos da mídia durante a clarividência não eram semelhantes às atividades de outros indivíduos. A área característica ativada de psíquicos da mídia foi a área pré-frontal embora o que tarefa de adivinhação requerisse fosse a formulação de imagens visuais e muitos sujeitos mostraram ativação do lóbulo temporal direito.
Palavras-chave : cérebro, espectroscopia próxima do infravermelho funcional (fNIRS), mudança espontânea de fluxo de sangue, instantâneo estado altamente ativado de consciência, lóbulo temporal, pré-frontal, adivinhação, clarividência, reconhecimento facial, expressão, rosto japonês.
[center]THE DYNAMICS OF INTUITION VIEWED THROUGH
A COGNITIVE SYSTEMS THEORY
Christine Hardy, Ph.D.
Terra Futura, Sao Paulo, SP
hardy.christine@free.fr
ABSTRACT [/center]
The capacity of jumping to a more global perspective or world-vision and thus to put a problem in a larger perspective, is a truly amazing feat of a human mind. Usual cognitive processes based on past experiences may thus be put on hold as the mind shifts to an intuitive understanding, launching an array of "a-rational" cognitive modes.
Semantic Fields Theory (Hardy, 1998) – as a cognitive theory based on systems theory – allows us to formalize some of the dynamics of intuition, since it posits that all mental processes are based on a connective dynamics acting at a low level. Mind is an ensemble of dynamical systems called Semantic Constellations (or SeCos), each SeCo linking together different levels of the Mind-Body-Psyche system and dedicated to managing a task as well as the knowledge referring to it. A unique connective dynamics is creating the SeCos, organizing their evolution, and making connections between them.
SFT allows us to map sophisticated intuitive dynamics, such as: Sensitivity to the state of distant systems – what has been called remote viewing or clairvoyance; Communication at a distance between people (telepathy, synchronicity, collective consciousness); Sensitivity to future probabilities of events – what has been called precognition as well as the capacity to use visualization to change these probabilities; and finally, Foreknowledge of one’s own transformation processes, that is, the premonition and precognition of future life companions and essential events.
[center]A Dinâmica da Intuição Vista Através de Uma Teoria de Sistema Cognitivo
Christine Hardy, Ph.D.
Terra Futura, Sao Paulo, SP
hardy.christine@free.fr
RESUMO[/center]
A capacidade de pular para uma perspectiva mais global ou para uma visão macro e assim pôr um problema numa perspectiva maior, é uma façanha verdadeiramente surpreendente de uma mente humana. Processos cognitivos normais baseados em experiências passadas podem assim ser postos em preensão enquanto a mente muda para um entendimento intuitivo, lançando uma disposição de modalidades cognitivas "a-racionais".
A Teoria dos Campos Semânticos (Hardy, 1998) – como uma teoria cognitiva baseada em sistemas de teorias – permite-nos formalizar algumas das dinâmicas da intuição já que propõe que todos os processos mentais são baseados em dinâmicas conectivas agindo em um nível baixo. A mente é um conjunto de sistemas dinâmicos chamado Constelações Semânticas (ou SeCos), cada SeCo ligando conjuntamente níveis diferentes do sistema Mente-Corpo-Psique e dedicados a administrar uma tarefa assim como o conhecimento referente a ela. Dinâmicas conectivas únicas criam os SeCos, organizando sua evolução, e fazendo conexões entre eles.
SFT permite-nos mapear dinâmicas intuitivas sofisticadas, como: Sensitividade ao estado de sistemas distantes – o que é mais conhecido como visão remota ou clarividência; Comunicação a distância entre as pessoas (telepatia, sincronicidade, consciência coletiva); Sensibilidade a prováveis acontecimentos futuros – o que foi chamado precognição assim como a capacidade de usar a visualização para mudar estas probabilidades; e finalmente, Previsão dos próprios processos de transformação, isso é, a premonição e a precognição dos companheiros futuros da vida e acontecimentos essenciais.
[center]Field REG Experiments of Religious Rituals and Other Group Events in Paraná, Brazil.[/center]Tatsu Hirukawa1, Reginaldo Hiraoka2,3, Fábio Eduardo da Silva3, Sibele Pilato3, and Hideyuki Kokubo4,1
(1) School of Information and Communication, Meiji University, Tokyo, Japan.
(2) Instituto Nacional de Pesquisas Psicobiofísicas, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(3) Centro Integrado de Parapsicologia Experimental, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(4) International Research Institute, Chiba, Japan.
[center]Abstract[/center]
We measured the fluctuations of data from REGs, or “field consciousness” in the religious rituals and other events in Paraná, Brazil. The rituals and events we investigated are the ceremonies of Guarani people, Umbanda, Santo Daime, table turning, samaritano and other group healing, Candomblé, yoga class, and a concert of Djavan. To using the method of accumulation of (Z2-1), we found 4 significant deviations (in 5% level) in 18 experiments and 2 significant deviations in 8 controls for distance. To using simple Z score, we found 1 significant deviation in 18 experiments and 1 significant deviation in 8 controls. The average of normalized accumulations of (Z2-1) from experimental data was larger than the average of controls for distance, although it was not significant. The normalized accumulations of (Z2-1) of experimental data were not correlated with the numbers of participants of the events. Whether the total deviations were significant or not, mountain shaped graph (“up, up, and down” pattern) like “decline effect” in PK experiments were commonly observed in the analyses of accumulation of (Z2-1).
[center]Experiências REG de Campo de Rituais Religiosos e Outros Eventos Grupais no Paraná, Brasil.[/center]
Tatsu Hirukawa1, Reginaldo Hiraoka2,3, Fábio Eduardo da Silva3, Sibele Pilato3, and Hideyuki Kokubo4,1
(1) School of Information and Communication, Meiji University, Tokyo, Japan.
(2) Instituto Nacional de Pesquisas Psicobiofísicas, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(3) Centro Integrado de Parapsicologia Experimental, Faculdades Integradas “Espírita”, Campus Universitário Dr. Bezerra de Menezes, Curitiba, Brazil.
(4) International Research Institute, Chiba, Japan.
[center]Resumo[/center]
Medimos as flutuações de dados de REGs, ou “consciência de campo” nos rituais religiosos e outros eventos no Paraná, Brasil. Os rituais e acontecimentos que nós investigamos são as cerimônias das pessoas de Guarani, Umbanda, de Santo Daime, mesas girantes, samaritano e outros grupos de cura, Candomblé, classes de iogas, e um concerto de Djavan. Ao usar o método de acumulação de (Z2-1), achamos 4 divagações significativas (ao nível 5%) em 18 experiências e 2 divagações significativas em 8 controles a distância. A usar uma contagem simples de Z, nós achamos 1 divagação significativa em 18 experiências e 1 divagação significativa em 8 controles. A média de acumulações normalizadas de (Z2-1) de dados experimentais foi maior que a média de controles a distância, embora não fosse significativa. As acumulações normalizadas de (Z2-1) de dados experimentais não foram correlacionadas aos números de participantes dos eventos. Se as divagações totais foram significativas ou não, o gráfico formato montanha (padrão “para cima, para cima, e para baixo”) como “efeito de declínio” nas experiências de PK comumente foi observado na análise da acumulação de (Z2-1).
Anecdotal evidence.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”