Machismo na Bíblia...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

O ENCOSTO escreveu:
Ausente escreveu:Já que vc não lê eu apresento-lhe:

O Islã proíbe particularmente a riba. Essa palavra, geralmente traduzida por usura, significa literalmente “aumento”. Sua interpretação, porém sempre se prestou a controvérsias: para alguns, a riba refere-se a todas as formas de “juros fixos”; para outros, a palavra designa apenas o lucro excessivo. Ainda que algumas autoridades religiosas, entre as quais o atual xeque de Al Azhar, no Egito, tenham declarado lícitas algumas formas de juros, inúmeros ulemás continuam a adotar uma interpretação restritiva.

Flexibilidade é a palavra :emoticon12:

Sem unanimidade...

As mulheres podem casar com quantos homens quizerem desde que se divorcie antes de voltar a mudar de camisa :emoticon12:

Fin

:emoticon12: :emoticon12:

Então, tome um banho de Alcorão:

"Ó fieis, temeis a Allah Ta'ala e deixai o que ainda vos resta do ribá (Juros), se sois crentes! Se não fizerdes, esperai então a guerra, de Allah e do seu mensageiro. Se vós arrependerdes tereis o vosso capital. Não defraudeis e não sereis defraudados". (Surah Al-Baqarah 2:278).

http://myciw.org/modules.php?name=Forum ... =riba#4019

Se tiver errado, vá até lá e diga ao seu colega que ele está errado. :emoticon16:

E a pergunta que não quer calar:

As mulheres podem casar com quantos homens quizerem desde que se divorcie antes de voltar a mudar de camisa :emoticon12:

Isso vale para os homens também? Um muçulmano só pode estar casado com uma única mulher? :emoticon16:

Só continuando, as sociedades de maioria islâmica hoje são notavelmente intolerantes e nota-se que as mais intolerantes são justamente as mais ISOLADAS, ATRASADAS E CONSERVADORAS. Justamente aquelas que teoricamente estiveram menos sujeitas a contaminação por outras culturas, que são o "islã mais puro".

A propósito:

Quantos maridos uma mulher muçulmana pode ter simultaneamente?

Qual verso do Alcorão permite algum tipo de prática de juros?

E para fechar:

" Quanto àquelas, de quem suspeitais deslealdade, admoestai-as (na primeira vez), abandonai os seus leitos (na segunda vez) e castigai-as (na terceira vez); porém, se vos obedecerem, não procureis meios contra elas." (Alcorão 4:34)

:emoticon16:

O islã é uma piada.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Pug

Mensagem por Pug »

detectei um erro e não tendo paciência para o corrigir reescrevendo edito a mensagem na integralidade retirando-a.
Editado pela última vez por Pug em 18 Abr 2006, 07:33, em um total de 2 vezes.

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Machismo na Bíblia...

Mensagem por clara campos »

Pug, ninguém estava a duvidar da tua dignidade ou do teu respeito pelas mulheres, parece-me que encaraste esta discussão a um nível muito pessoal. Conheço muitos muçulmanos que defendem os direitos das mulheres e dos humanos em geral, contudo reafirmo que o Alcorão é tendencialmente machista, ou seja, defende que as mulheres em geral se devem submeter aos homens em geral, não percebo qual é a tua dificuldade em admitir esta realidade.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Clara, será que não estamos nos referenciando num passado que está aos poucos se modificando segundo a cultura e tendencias? Não conheço o corão mas todas as religiões que conheço, principalmente as bíblicas tiveram seumomento machista. Mas a própria sociedade foi evoluindo, os homens deixando fluir seus sentimentos e hoje a situação começa a mudar. Ainda temos machistas mas são poucos (machista do tipo que exige submissão e que tinha plenos poderes sobre a conjuge).
A não ser que o corão seja naturalmente imutável segundo as leis humanas, não vejo motivo para considerá-lo tão machista assim se comparado às leis de moisés.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Pug

Re: Re.: Machismo na Bíblia...

Mensagem por Pug »

clara campos escreveu:Pug, ninguém estava a duvidar da tua dignidade ou do teu respeito pelas mulheres, parece-me que encaraste esta discussão a um nível muito pessoal. Conheço muitos muçulmanos que defendem os direitos das mulheres e dos humanos em geral, contudo reafirmo que o Alcorão é tendencialmente machista, ou seja, defende que as mulheres em geral se devem submeter aos homens em geral, não percebo qual é a tua dificuldade em admitir esta realidade.

Não é questão de ser pessoal.

No islão as mulheres podem fazer a sua vida de forma independente, no entanto, quando casadas existe uma forma de estar, direitos e deveres que aos teus olhos é machista.
Lá diz o ditado cada cabeça sua sentença...

fora do casamento,

Uma sociedade que permite a liberdade á mulher de agir e gerir-se de forma independente do homem não pode ser machista.
E uma sociedade que não garanta o que acabei de afirmar não é islamica.

A realidade de que falas deve ser aquela que observamos nos países muçulmanos, nesses casos especificos a sociedade é na minha opinião retrogada e machista porque não garante os direitos islamicos das mulheres. Não é porque naqueles países viverem muçulmanos que os mesmos possam ser tomados como exemplo.

A sociedade ocidental secular laica é na minha opinião a melhor aplicação "islamica" que alguma vez se atingiu...por isso que sou defensor da laicidade...

Nota: De forma mais curta penso ter sido claro, permitindo-me conseguir encerrar e poder recomeçar o meu protesto contra a exclusão do Videomaker :emoticon13:

clara campos
Moderadora
Contato:

Johnny escreveu:Clara, será que não estamos nos referenciando num passado que está aos poucos se modificando segundo a cultura e tendencias? Não conheço o corão mas todas as religiões que conheço, principalmente as bíblicas tiveram seumomento machista. Mas a própria sociedade foi evoluindo, os homens deixando fluir seus sentimentos e hoje a situação começa a mudar. Ainda temos machistas mas são poucos (machista do tipo que exige submissão e que tinha plenos poderes sobre a conjuge).
A não ser que o corão seja naturalmente imutável segundo as leis humanas, não vejo motivo para considerá-lo tão machista assim se comparado às leis de moisés.

o que eu tenhovindo a dizer é que o corão, livro sagrado dos muçulmanos é tendenciosamente machista, bem como a bíblia e torah.
Naturalmente, se foi possível construir sociedades democráticas com alicerces judaico-cristãs, será também possível sobre raízes islâmicas.
Na verdade, o islão nem sequer é mais machista do que o cristianismo ou judaísmo, as três religiões são, na sua base, bem machistas, naturalmente que a interpretação ods livros sagrados vai-se alterando e amenizando, tendo principalmente em conta as épocas em que foram escritos.
Hoje em dia verificamos que a meioria dos países islâmicos são democraticamente pobres, mas creio que se deve mais a questões demogeográficas e políticas, do que propriamente religiosas. Fanáticos existem em todas as religiões em todas as épocas.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

pug, creio que a base da nossa discórdia se encontra na nossa definição de machismo, como tal acho que podemos dar o assunto por encerrado, assumido que o corão dá direitos e deveres aos homens que não dá às mulheres, um deles, que não te dignaste ainda a comentar, é o facto de o homem poder ter quatro mulheres e a mulher estar obrigada à monogamia.
(não vou voltar à questão do "herdar", mas o que diz o Corao é que o homem não pode herdar mulheres contra a sua vontade, e não que não pode herdar mulheres...)

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Pug escreveu:E uma sociedade que não garanta o que acabei de afirmar não é islamica.

O conceito do que é ou não é "islâmico" é algo meio vago. Depende de como cada um interpreta as coisas.
E não se pode agir de uma determinada maneira se o resto da sociedade pensa diferente (e impõe seu modo de pensar).
Pode fazer mal à saúde...

Na prática, as coisas acontecem de acordo com o pensamento predominante, não de acordo com esse "islamismo ideal" (e que provavelmente varia de pessoa para pessoa).

Não creio que o "islamismo ideal do Pug" seja predominante. Ou, se for, que as pessoas tenham a permissão de viver segundo ele.

Trancado