Vale a pena viver?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Poindexter

Re: Re.: Vale a pena viver?

Mensagem por Poindexter »

Tranca-Ruas escreveu:Gerente do CVV Samaritanos para o voluntário Poindexter: - Sr. Poidexter, nunca, em tantos anos de existência desta instituição os índices de perdas foram tão altos quanto nesses dois dias em que o senhor esteve atuando como voluntário!!!

Poindexter: - Estes são os seus argumentos ante a minha atuação como voluntário nesta instituição?!
Háháhá, faz-me rir. Isso só reforça a minha minha convicção de que onde o libertarianismo grassa não há a manutenção de uma moral rígida e nem os meios de se manter a prosperidade necessária para coibir a prática de suicídios. Passar bem.

:emoticon266:
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Cris
Contato:

Re: Vale a pena viver?

Mensagem por Cris »

###Usuário deletado### escreveu:Trabalhamos, estudamos, sofremos, lutamos para absolutamente nada!

Discordo. A vida pode não ser fácil, e deixamos muitas coisas boas. Faz parte do contexto da humanidade. sofrer, trabalhar, estudar. Se você está querendo dizer que a vida não é fácil, estou de pleno acordo. Agora, daí a dizer que lutamos por nada, acho que não tem absolutamente nada a ver.

###Usuário deletado### escreveu:Quando morrermos não levaremos nada que construímos aqui.

Discordo em parte. Que não levamos nada desta vida , é verdade. Agora, que o que construímos seja família, trabalho, um estudo, um legado de várias coisas, fica aqui , isso fica. Deixamos várias marcas e nossa essência se perpetua, muitas vezes por muitas gerações.

###Usuário deletado### escreveu:A crença na existência de um Deus atribui um objetivo à nossa vida, mas como aqui somos ateus (maioria) não cremos nisso.

Então lhes pergunto: Vale apena viver? Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?

Não. Isso apenas só seria o fim da sua vida. Mas os problemas continuariam, a vida continuará, os aborrecimentos e frustações. Isso tudo faz parte do contexto humano. E parafraseando um filme, meu pensamento é: "A vida é bela". :emoticon16:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Res Cogitans escreveu:O Dexter tá trabalhando no Centro de Valorização da Vida como voluntário.

-Suicida depressivo ao telefone: -A vida é uma merda, não vale nada.
-Dexter ao telefone: -Prove.
-Suicida depressivo ao telefone: -Só acontece coisa ruim comigo...
-Dexter ao telefone: Evidência anedótica.
Então há um barulho de tiro do outro lado e a linha cai.
-Dexter: Perdi mais um...

Excelente! :emoticon16:
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Storydor
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Storydor »

Res Cogitans escreveu:O Dexter tá trabalhando no Centro de Valorização da Vida como voluntário.

-Suicida depressivo ao telefone: -A vida é uma merda, não vale nada.
-Dexter ao telefone: -Prove.
-Suicida depressivo ao telefone: -Só acontece coisa ruim comigo...
-Dexter ao telefone: Evidência anedótica.
Então há um barulho de tiro do outro lado e a linha cai.
-Dexter: Perdi mais um...
:emoticon266: :emoticon266:
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Poindexter escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Gerente do CVV Samaritanos para o voluntário Poindexter: - Sr. Poidexter, nunca, em tantos anos de existência desta instituição os índices de perdas foram tão altos quanto nesses dois dias em que o senhor esteve atuando como voluntário!!!

Poindexter: - Estes são os seus argumentos ante a minha atuação como voluntário nesta instituição?!
Háháhá, faz-me rir. Isso só reforça a minha minha convicção de que onde o libertarianismo grassa não há a manutenção de uma moral rígida e nem os meios de se manter a prosperidade necessária para coibir a prática de suicídios. Passar bem.

:emoticon266:

Seis tão com inveja do poindexter, magina se ele ia ser assim ahn... malvado. :emoticon16:
P.S: Tem que morrer amigas "docês" tudinho viu. fala sério...
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Res Cogitans

Re.: Vale a pena viver?

Mensagem por Res Cogitans »

Depois das brincadeiras...

O sentido da vida é um tópico antigo da filosofia e, como já disseram neste tópico, alguns filósofos o consideram como fundamental.

Vou usar copiar algumas partes do texto do filósofo Desidério Murcho.

Sentido da vida:
"O problema do sentido da vida é saber se a vida tem finalidade e valor."
"Uma actividade não tem sentido se não tiver finalidade. Se alguém caminha sem qualquer razão, essa actividade não tem sentido."
"O valor é uma condição necessária para o sentido — mas não é suficiente.

Não é suficiente porque executar mecanicamente e sem entrega actividades que têm finalidade e valor não dá sentido a uma vida. Por exemplo, vacinar dezenas de crianças por dia contra doenças mortais é uma actividade com uma finalidade que tem valor. Contudo, desempenhar tal actividade mecanicamente e sem entrega anula a possibilidade de sentido porque quebra a conexão apropriada entre o agente e a finalidade e valor da actividade. O sentido emerge quando há uma entrega activa a finalidades exequíveis com valor."

Muitos crentes argumentam que se a vida não for eterna ela não tem sentido.

Mas o Mito de Sísifo, que os filósofos adoram, mostra que a eternidade não é suficiente para uma vida com sentido.

Sísifo é um herói da mitologia grega condenado a rolar uma pedra enorme até o cume de uma montanha, depois a pedra rola até embaixo e ele tem que fazer a mesma coisa de novo, de novo, de novo....infinitamente.
Seu trabalho não tem sentido, sua vida eterna não tem sentido.

Continua...ou não.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

M!g

Mensagem por M!g »

Claudio Loredo escreveu:

O assunto é sério e vocês ficam levando na brincadeira. :emoticon2:

Vale a pena viver quando se tem liberdade. Quando não se tem, o melhor é se matar.

Não... é melhor lutar para se libertar. Se morrer nessa luta morreu... mas ao menos levamos alguns algozes connosco...

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Conheço um sujeito que fala que só não se mata por ter medo de "depois da morte" encontrar algo ainda pior. Ele inclusive atribui essa mesma razão para todas as pessoas não se matarem.

Essa talvez seja uma forma de ver as coisas, que quando analisada rigorosamente, chega a ser até tautológica. Se tivéssemos segurança de que após a morte, encontraríamos uma situação melhor, ou pelo menos não-pior que a atual, não teríamos nenhum motivo para continuar vivendo.

A única coisa que pode variar é a nossa noção do que é "melhor". Enquanto a concepção de paraíso para um crente me aterroriza mais do que o nada ou do que o próprio inferno deles, certamente não se trata de um truísmo válido.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Se viver vale à pena? A rigor, não. Viver é viver, ponto. Não precisa valer à pena.
Mas nem por isso vamos todos sair jogando o carro no primeiro poste na esquina... :emoticon1:
"Noite escura agora é manhã..."

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Tranca-Ruas escreveu:
Quando há o barulho de tiro, minha resposta na piada: "Assassinato! Libertarianismo!"

Gerente do CVV Samaritanos para o voluntário Poindexter: - Sr. Poidexter, nunca, em tantos anos de existência desta instituição os índices de perdas foram tão altos quanto nesses dois dias em que o senhor esteve atuando como voluntário!!!

:emoticon16:

Muito bom!
"Noite escura agora é manhã..."

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Creio ser possível compreender um sentido para viver quando assumimos a existência de alguma coisa preciosa o suficiente para qual valha a pena morrer.

Morrer pela liberdade, morrer pelos ideiais ou morrer pela sobrevivência dos seus. Quando compreendemos que nossa vida pode ser usada para preservar coisas mais valiosas do que ela própria, entendemos que talvez ela tenha um significado maior do que a uma mesquinha busca por auto-satisfação ou mera perpetração genética.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Conheço um sujeito que fala que só não se mata por ter medo de "depois da morte" encontrar algo ainda pior. Ele inclusive atribui essa mesma razão para todas as pessoas não se matarem.

Essa talvez seja uma forma de ver as coisas, que quando analisada rigorosamente, chega a ser até tautológica. Se tivéssemos segurança de que após a morte, encontraríamos uma situação melhor, ou pelo menos não-pior que a atual, não teríamos nenhum motivo para continuar vivendo.

A única coisa que pode variar é a nossa noção do que é "melhor".

Isso me lembra...

Ser ou não ser – eis a questão.
Será mais nobre sofrer na alma
Pedradas e flechadas do destino feroz
Ou pegar em armas contra o mar de angústias –
E, combatendo-o, dar-lhe fim? Morrer; dormir;
Só isso. E com o sono – dizem – extinguir
Dores do coração e as mil mazelas naturais
A que a carne é sujeita; eis uma consumação
Ardentemente desejável. Morrer; dormir;
Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!
Os sonhos que hão de vir no sono da morte
Quando tivermos escapado ao tumulto vital
Nos obrigam a hesitar: e é essa reflexão
Que dá à desventura uma vida tão longa.”

(William Shakespeare, “Hamlet”, ato lll, cena 1.)

Enquanto a concepção de paraíso para um crente me aterroriza mais do que o nada ou do que o próprio inferno deles, certamente não se trata de um truísmo válido.

hahahaha
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Creio ser possível compreender um sentido para viver quando assumimos a existência de alguma coisa preciosa o suficiente para qual valha a pena morrer.

Morrer pela liberdade, morrer pelos ideiais ou morrer pela sobrevivência dos seus. Quando compreendemos que nossa vida pode ser usada para preservar coisas mais valiosas do que ela própria, entendemos que talvez ela tenha um significado maior do que a uma mesquinha busca por auto-satisfação ou mera perpetração genética.

Lindo isso... e profundo também.

Viver e morrer por um ideal faz a vida valer a pena. Sem isso, somos só números.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

E para arrematar:

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver
Toda pedra do caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

niate
Contato:

Re: Vale a pena viver?

Mensagem por niate »

###Usuário deletado### escreveu:Trabalhamos, estudamos, sofremos, lutamos para absolutamente nada!

Quando morrermos não levaremos nada que construímos aqui.

A crença na existência de um Deus atribui um objetivo à nossa vida, mas como aqui somos ateus (maioria) não cremos nisso.

Então lhes pergunto: Vale apena viver? Não seria mais fácil dar um tiro na cabeça nesse instante, para evitar os futuros aborrecimentos, sofrimentos e frustrações?

Sim, a vida sem Deus não tem o menor sentido.
Deus dá sentido e valor a vida.
Bjos

Tranca

Mensagem por Tranca »

Deus seria um perfeito idiota megalômano se condicionasse o valor e sentido da vida humana à adoração e culto de Si pelos homens.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Esses crentes são muito idiotas.

a vida sem Deus não tem o menor sentido.

QUAL DEUS??

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Prove que o seu deus existe e não todos esses e tantos outros.

4 bilhões de pessoas vivem sem acreditar no seu deus cristão de merda mitológico.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Hammond, não precisava confrontar a moça com munição termo-nuclear...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Tranca-Ruas escreveu:Hammond, não precisava confrontar a moça com munição termo-nuclear...

Contra proselitismo, só arsenal nuclear resolve.
Imagem

Imagem

Imagem

M!g

Mensagem por M!g »

Viver vale a pena quando a alma não é pequena...

Tranca

Mensagem por Tranca »

Se um dia fosse acreditar em um deus, escolheria Crom. Ele não está nem aí para quem nele crê, não cobra preces e não atende pedidos.

Mas recebe com pompas em sua fortaleza eterna os guerreiros corajosos que tombaram bravamente.

M!g

Mensagem por M!g »

Prefiro Odin e Valhala...

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Sempre vale a pena viver

Bjs

M!g

Mensagem por M!g »

salgueiro escreveu:
Sempre vale a pena viver

Bjs

Com dor de dentes não...

niate
Contato:

Mensagem por niate »

Só existe um Deus e este é o Deus verdadeiro.Eu já falei com ele hoje.
Bjos

Trancado