Começando a responder as 60 perguntas
Re.: Começando a responder as 60 perguntas
Os chineses nômades e brutos inventaram o papel, a prensa, o compasso, a pólvora e já discutiam temas filosóficos complexos como moral enquanto os gregos ainda estavam no "não existe movimento".
Editado pela última vez por Hugo em 18 Abr 2006, 16:10, em um total de 2 vezes.
Re: Re.: Começando a responder as 60 perguntas
Kramer escreveu:Os chineses nômades e brutos inventaram o papel, a prensa, o compasso, a pólvora e já discutiam temas filosóficos complexos como moral enquanto os gregos ainda estavam no "não existe movimento".
Fica bastante claro que voce não sabe diferenciar os grupos de estudo de Kardec. Seria impossivel um bruto ter inteligência tal a discutir temas filosóficos. Deixa eu tentar te explicar melhor:
Bruto: Viviam em aldeias, eram nômades, viviam da caça, nâo utitlizavam escrita (somente aqueles desenhos em rochas), tinham comportamento quase selvagem.
Homem civilizado Europeu: Se voce estudou o ensino médio, releia seus livros de história, tipo oitava série, revoluçao industrial, Francesa e etc.
Eu não li isso. Eu não li isso.
- Flavio Costa
- Contato:
Kramer escreveu:Os chineses nômades e brutos inventaram o papel, a prensa, o compasso, a pólvora e já discutiam temas filosóficos complexos como moral enquanto os gregos ainda estavam no "não existe movimento".
Compasso não, a bússola.
Mas sim, esses "brutos" inventaram o papel (não, não escreviam em rochas), fizeram o primeiro texto impresso (um texto budista, por sinal

E os espíritas, o que já produziram?
Porque tanta resistência em admitir que Kardec, como ser humano que era, pisou na bola influenciado pelo eurocentrismo da época?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
Flavio Costa escreveu:Compasso não, a bússola.
Eu sempre confundo esse dois em inglês, hehe.
Flavio Costa escreveu:
Chico Xavier. Ahh.. e tambem o VideoMaker.
Flavio Costa escreveu:
Porque tanta resistência em admitir que Kardec, como ser humano que era, pisou na bola influenciado pelo eurocentrismo da época?
Acho que o RCA é meio conservador nesse ponto. A Sal e a Deise não. Estarei esganado?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

RCAdeBH escreveu:Flavio Costa escreveu:
Putz...RCA, vai cagar vai... (Atenção: Isso teve conotação de brincadeira. Queiram por gentileza não levarem isso como um insulto. Admito portanto que me devolvam na mesma moeda uma única vÊz).
...pelo menos voltou de bom humor.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Johnny escreveu:Admito portanto que me devolvam na mesma moeda uma única vÊz).
Vá defecar! (ele pediu)
- Flavio Costa
- Contato:
RCAdeBH escreveu:Flavio Costa escreveu:E os espíritas, o que já produziram?
Chico Xavier, o que escrevia no papel inventado pelos chineses?
Os textos de CX em conjunto não tiveram sobre o mundo nem mesmo a influência do ábaco, quanto mais se comparados às outras invenções que citei. Não é estranho que um povo "bárbaro e primitivo" possa ter contribuído mais para a civilização que o Espiritismo?
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
Queria saber qual foi o "grupo de estudo" chinês usado por Kardec.
Só pra constar, Kardec nasceu depois de Marco Polo, certo?
E sobre o texto budista, Sutra Diamante, estou correto Flavio?
Só pra constar, Kardec nasceu depois de Marco Polo, certo?
E sobre o texto budista, Sutra Diamante, estou correto Flavio?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

- Flavio Costa
- Contato:
aknatom escreveu:Só pra constar, Kardec nasceu depois de Marco Polo, certo?
Uns cinco séculos depois.
aknatom escreveu:E sobre o texto budista, Sutra Diamante, estou correto Flavio?
Esse mesmo.
E pegando o gancho do outro tópico, as linhas budistas onde o vegetarianismo é mais difundido são justamente as chinesas, que gente bárbara!

- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
RCAdeBH escreveu:Pessoal...
Kardec se referiu a civilizaçoes antigas, que nem existem mais... portanto evoluiram... quando ele se refere a Chineses, ele não fala de Chineses de hoje, e sim aos Chineses nômades e brutos DO PASSADO que logicamente não tinham a mesma estrutura e inteligência que tinham os povos europeus da época. Mas não.... voces querem comparar isso ao racismo atual...assim fica complicado.
Kardec não fez estas restrições. Leia seus escritos com atenção e me aponte onde é que está "raças antigas". Ele fala de raças contemporâneas a ele.
E mesmo que fossem antigas, não houve uma evolução da espécie humana detectável nos últimos milhares de anos que justificasse essa inferioridade mental e física.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
RCAdeBH escreveu:Bruto: Viviam em aldeias, eram nômades, viviam da caça, nâo utitlizavam escrita (somente aqueles desenhos em rochas), tinham comportamento quase selvagem.
Então você acaba de afirmar que os índios brasileiros são bárbaros primitivos, incapazes de aprender conceitos complexos e evoluir intelectualmente.
Diga isto ao Acauan.
Fernando Silva escreveu:RCAdeBH escreveu:Bruto: Viviam em aldeias, eram nômades, viviam da caça, nâo utitlizavam escrita (somente aqueles desenhos em rochas), tinham comportamento quase selvagem.
Então você acaba de afirmar que os índios brasileiros são bárbaros primitivos, incapazes de aprender conceitos complexos e evoluir intelectualmente.
Diga isto ao Acauan.
Quer arrumar mais confusão entre eu e o Acauan? Não precisa. Ela vai acontecer naturalmente.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
RCAdeBH escreveu:Bruto: Viviam em aldeias, eram nômades, viviam da caça, nâo utitlizavam escrita (somente aqueles desenhos em rochas), tinham comportamento quase selvagem.
Um artigo da "Scientific American" brasileira sobre a mitologia dos tupis-guaranis e seu conhecimento de astronomia:
http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/m ... ia_89.html
Um trecho:
Mitos e Estações no céu Tupi-Guarani
.
Por Germano Afonso
Com astronomia própria, índios brasileiros definiam o tempo de colheita, a contagem de dias, meses e anos, a duração das marés, a chegada das chuvas. Desenhavam no céu histórias de mitos, lendas e seus códigos morais, fazendo do firmamento esteio de seu cotidiano.
A Via Láctea abriga as principais constelações da astronomia tupi-guarani, que incluem manchas claras e escuras no desenho de suas formas.
A observação do céu sempre esteve na base do conhecimento de todas as sociedades do passado, submetidas em conjunto ao desdobramento cíclico de fenômenos como o dia e a noite, as fases da Lua e as estações do ano. Os indígenas há muito perceberam que as atividades de caça, pesca, coleta e lavoura estão sujeitas a flutuações sazonais e procuraram desvendar os fascinantes mecanismos que regem esses processos cósmicos, para utilizá-los em favor da sobrevivência da comunidade.
Diferentes entre si, os grupos indígenas tiveram em comum a necessidade de sistematizar o acesso a um rico e variado ecossistema de que sempre se consideraram parte. Mas não bastava saber onde e como obter alimentos. Era preciso definir também a época apropriada para cada uma das atividades de subsistência. Esse calendário era obtido pela leitura do céu. Há registros escritos sobre sua ligação com os astros desde a chegada dos europeus ao Brasil, mas é possível que se utilizassem desse conhecimento desde que deixaram de ser nômades.
Em resumo, eles não faziam "Uga buga! Uga uga!" (isso é coisa de funkeiro...).