O Valor da Vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

O Valor da Vida

Mensagem por Acauan »

O Valor da Vida
Postado originalmente em 12/3/2005 13:41:11

Por Acauan

Valor é um conceito arbitrário que mede a importância que damos a algo.

Assim, as coisas não vivas tem valor relativo e convencional, que varia conforme as circunstâncias culturais, históricas e ambientais.
Um diamante pode ter um valor inestimável para um homem civilizado e ser apenas uma pedrinha bonita para um primitivo.
Um copo de água pode ter um valor desprezível ou ser o bem mais valioso do mundo para quem está morrendo de sede.

A questão é se a vida tem valor absoluto, ou seja, valor em si. Um valor que não deixa de existir quando não é reconhecido por aqueles que o avaliam.

Uma abordagem lógica da questão é considerar que somente a vida dá sentido ao conceito de valor.
Nada é valioso para uma pedra, por exemplo.
Se nada fosse vivo, nada no universo teria valor algum. Uma estrela e um grão de poeira valeriam igualmente coisa nenhuma.

Se é a vida a razão de todo o valor, negar o valor da vida implica em negar todos os demais valores, pois estes existem em função daquela.

Como é a vida que define o valor de tudo o mais, e portanto possui valor em si só, resta a questão de se a vida singular de cada espécime tem um valor absoluto, já que a vida continua se manifestando em outras unidades quando algumas morrem.

A primeira justificativa de valor para um espécime vivo é que só espécimes vivos podem ser reconhecidos como indivíduos, seres que, apesar de estruturalmente serem semelhantes a todos de seu gênero específico, são, em sua última instância, únicos.

Nossa cultura dá valor ao que é raro, o que implica que tudo que é individual, e portanto único, representa o ápice da raridade.

Dentre todos os seres vivos conhecidos, a capacidade humana de abstração faz do Homem o ápice da definição de individualidade.
Em todo o universo não existem duas vidas humanas iguais, logo, cada vida humana representa o que há de mais raro entre tudo que existe.

Extinta esta vida individual, nunca haverá outra como aquela, em nenhum outro tempo ou lugar, representando a extinção de todo um microcosmo impossível de ser reconstituído.

Para mim, isto já é justificativa suficiente.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Vitor Moura

Re: O Valor da Vida

Mensagem por Vitor Moura »

Acauan escreveu:Extinta esta vida individual, nunca haverá outra como aquela, em nenhum outro tempo ou lugar, representando a extinção de todo um microcosmo impossível de ser reconstituído.

Para mim, isto já é justificativa suficiente.

Vc dá valor à vida de uma barata? Ou de uma formiga? Todas essas vidas podem ser reconstituídas (clonagem).

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: O Valor da Vida

Mensagem por clara campos »

:emoticon5:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Hugo

Mensagem por Hugo »

Que diabos o Vitor quis dizer?

clara campos
Moderadora
Contato:

axho que ele não percebeu nada...
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Vitor Moura

Re: Re.: O Valor da Vida

Kramer escreveu:Que diabos o Vitor quis dizer?

Que ninguém é insubstituível, oras...

Hugo

Mensagem por Hugo »

Clonagem não cria um indivíduo igual.
Não somos definidos apenas por nossos genes.

Vitor Moura

Kramer escreveu:Clonagem não cria um indivíduo igual.
Não somos definidos apenas por nossos genes.

Mas eu falei uma barata ou uma formiga...não venha me dizer qiue existem diferenças 'psicológicas' entre duas baratas da mesma espécie clonadas...

clara campos
Moderadora
Contato:

Não mas podem ocorrer diferenças substanciais, mesmo entre clones, relaccionadas com o ambiente, ou at´re mesmo com mutações.

Além disso a frase que tu postaste do Acuan referia-se especificamrente a seres humanos.

Hugo

Mensagem por Hugo »

clara campos escreveu:Não mas podem ocorrer diferenças substanciais, mesmo entre clones, relaccionadas com o ambiente, ou at´re mesmo com mutações.

Além disso a frase que tu postaste do Acuan referia-se especificamrente a seres humanos.

Obrigado, Clara. :emoticon4:

Vitor Moura

clara campos escreveu:Não mas podem ocorrer diferenças substanciais, mesmo entre clones, relaccionadas com o ambiente, ou at´re mesmo com mutações.

Podemos colocar as baratas no mesmo ambiente, sem problema. As mutações deverão ser identicas nesse caso.

Porém, mesmo no caso de humanos, encontramos casos de gêmeos que separados ao nascer, casaram com mulheres de mesmo nome, deram o mesmo nome ao filho e até para o cachorro, e arranjaram os mesmíssimos empregos! Lógico, em locais diferentes, mas note que a vida de um era a réplica do outro...

Ricardo Braida
Contato:

Mensagem por Ricardo Braida »

Vitor Moura escreveu:Porém, mesmo no caso de humanos, encontramos casos de gêmeos que separados ao nascer, casaram com mulheres de mesmo nome, deram o mesmo nome ao filho e até para o cachorro, e arranjaram os mesmíssimos empregos! Lógico, em locais diferentes, mas note que a vida de um era a réplica do outro...
Imagem
Imagem

Vitor Moura

Ricardo Braida escreveu:
Vitor Moura escreveu:Porém, mesmo no caso de humanos, encontramos casos de gêmeos que separados ao nascer, casaram com mulheres de mesmo nome, deram o mesmo nome ao filho e até para o cachorro, e arranjaram os mesmíssimos empregos! Lógico, em locais diferentes, mas note que a vida de um era a réplica do outro...
Imagem

PROVANDO!!!!

Por exemplo, as gêmeas idênticas Jacqueline e Sheila Lewis foram adotadas ao nascer por famílias diferentes, e uma não sabia da existência da outra. Em junho de 1976, 26 anos depois, ambas deram entrada no Southmead Hospital, em Bristol, na Inglaterra no mesmo dia, com a mesma doença de pele, hereditária. Foram, por acaso, colocadas na mesma sala de tratamento. Logo descobriram que eram gêmeas idênticas, pois tinham os mesmos sinais, como verrugas no joelho esquerdo, marcas de nascença no pescoço e dedos mínimos com duas articulações. Ambas haviam sofrido de dores na perna esquerda durante muitos anos, e também tinham problemas nos rins. O marido de Sheila havia morrido no mesmo dia em que Jackie se divorciara do seu.
O ano de 1979 foi um recorde de reencontros de gêmeos. Começou com os "gêmeos Jim". Em agosto de 1939, em Piqua, Ohio, nos EUA, gêmeos de cinco semanas foram adotados por famílias diferentes. Um dos casais de pais adotivos, Jess e Lucille Lewis, vivia em Lima, enquanto Ernest e Sarah Springer viviam em Dayton, a 130 quilômetros de distância. A ambos os casais foi dito que o outro gêmeo havia morrido, mas a Sra. Lewis soube da verdade, por acaso, seis anos depois, quando esteve no tribunal para completar a adoção. Ao dizer que havia dado ao menino o nome de James Edward, o juiz disse-lhe: "A senhora não pode fazer isso; deram ao outro menino o nome de James". O segredo foi revelado. Mas o garoto continuou sendo James.
James Springer cresceu pensando que seu irmão gêmeo estivesse morto, enquanto James Lewis não sabia onde se encontrava seu irmão, e hesitou durante muitos anos até se resolver a procurá-lo, passando pelo penoso processo de percorrer os tribunais de adoção. Eles tinham 39 anos quando finalmente se conheceram, em fevereiro de 1979. O nível de sincronicidade entre ambos era impressionante. Os dois haviam sido criados com irmãos adotivos chamados Larry; na escola, ambos gostavam de matemática e detestavam literatura; e, em criança, os dois haviam possuído cachorros com o nome de Troy. Haviam se casado com mulheres chamadas Linda, divorciaram-se e casaram-se novamente com duas Bettys. Seus primeiros filhos chamavam-se, respectivamente, James Alan e James Allan. As duas famílias haviam passado as férias durante anos na mesma praiazinha em St. Petersburg, na Flórida - para onde iam em seus Chevrolets. Os dois homens tinham trabalhado em postos de gasol!
ina, depois na mesma cadeia de lanchonetes, e ainda por meio período como agentes de polícia. Ambos tinham como passatempo a carpintaria e o desenho técnico, roíam unhas, tinham o mesmo problema de insônia, fumavam e bebiam bastante e usavam as mesmas palavras de gíria. Os dois têm 1,80 metro de altura e pesam 80 quilos. Quando se encontraram, suas famílias notaram que ambos possuíam semelhança na fala, nos gestos e na postura.
Com a idade de 18 anos, os dois Jims começaram a ter dores de cabeça e tensão, que sempre começavam à tarde, e depois se transformavam em enxaqueca. (Mais tarde eles usaram palavras quase idênticas para descrever a dor.) Ambos pararam de sentir essa dor na mesma época, mas ela retornou algum tempo depois, para mais tarde parar de vez. Nunca se havia pensado que esse tipo complicado de enxaqueca pudesse ser "programado" hereditariamente. Além disso, os dois homens haviam tido suspeita ou confirmação de ataques cardíacos, sofriam de hemorróidas, e ambos engordaram 4,5 quilos na mesma época de suas vidas, para depois voltarem a emagrecer.
De fato, o sincronismo das doenças parece ser um traço comum a todos os gêmeos, separados ou não. Muitos estudos foram feitos sobre gêmeos criados separadamente, sendo o mais extenso o realizado pelo decano dos testes de QI (Quociente de Inteligência), Sir Cyril Burt, que em 1966 publicou os resultados de 45 anos de pesquisas, em que analisou 53 pares de gêmeos monozigóticos separados. No entanto, seus relatórios eram redigidos de modo ambíguo, não indicando a natureza dos testes realizados, e as relações de QI eram suspeitamente uniformes. Ao que parece, seus resultados foram "preparados".
Os dados de Burt foram compilados entre 1913 e 1939, e a maioria dos seus documentos foi dispersada quando uma bomba alemã destruiu os arquivos, no porão do University College, de Londres. Sua alegação de ter estudado outros 32 casos entre 1955 e 1964 é certamente inverídica: a maior parte do seu estudo de 1966 parece ser a reconstrução do trabalho de antes da guerra, apresentada como uma nova pesquisa. Suas assistentes, "Srta. Howard" e "Srta. Conway", simplesmente nunca existiram. Em resumo, o pai da psicologia educacional inglesa foi altamente inescrupuloso, e sua pesquisa sobre gêmeos é muito suspeita.
Outros estudos importantes sobre gêmeos separados também sofrem de graves defeitos, levando os pesquisadores a valorizar a "tendência hereditária", isto é suas análises de QI foram prejudicadas, enfatizando as influências genéticas em detrimento das ambientais. Os dezenove casos estudados por Newman, Freeman e Holzinger, em Chicago, em 1937, parece que foram selecionados justamente por serem muito parecidos entre si. Dos 37 gêmeos pretensamente criados separados, que foram estudados pelo Dr. James Shields em Londres, em 1962, muitos foram na verdade criados por diferentes pessoas da mesma família

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Todo final de mês a senhora recebia uma enorme conta telefônica, recheada de interurbanos internacionais. Ela já havia reclamado para a companhia telefõnica, mas sem resultados. Então ela desconfiou que pudesse ser seu papagaio de estimação e um dia voltou mais cedo do trabalho e entrou na casa sem fazer qualquer barulho. O Papagaio tentava falar com alguém em Tóquio e como não entendia nada quase morria de dar risadas. A senhora agarrou o papagaio pelo pescoço e o jogou no freezer. Depois de alguns minutos ela considerou que o castigo era suficiente e foi tirar o papagaio do freezer. Então ela perguntou a ele, que estava roxo de frio: Você promete nunca mais fazer interurbanos? O papagaio respondeu: Eu juro por Deus! Mas me conta o que aquele coitado do frango aprontou?
Imagem
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 22 Abr 2006, 17:19, em um total de 1 vez.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Os dois haviam sido criados com irmãos adotivos chamados Larry

Tá de saca, né?

Aurelio Moraes
Contato:

Kramer escreveu:

Tá de saca, né?

Acredite , Kramer! Existem espíritos! Indubitavelmente! Inquestionavelmente! Ninguém pode dizer o contrário! Existem e pronto, acabou!
Imagem
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 22 Abr 2006, 17:24, em um total de 2 vezes.

Vitor Moura

Kramer escreveu:

Tá de saca, né?

Cara, eu tô dizendo! A vida de ninguém é insubstituível!

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:
Kramer escreveu:

Tá de saca, né?

Acredite , Kramer! Existem espíritos! Indubitavelmente! Inquestionavelmente! Ninguém pode dizer o contrário! Existem e pronto, acabou!

:emoticon1:

Vc está dizendo que o caso não existiu? PROVE!

Hugo

Mensagem por Hugo »

Vitor Moura escreveu:
Kramer escreveu:

Tá de saca, né?

Cara, eu tô dizendo! A vida de ninguém é insubstituível!

Um abraço,
Vitor

Credo, o Vitor parece um assassino psicótico!

Hugo

Mensagem por Hugo »

Vitor Moura escreveu:
Mr.Hammond escreveu:
Kramer escreveu:

Tá de saca, né?

Ah, não dá pra levar muito a sério um texto tirado de uma página que fala de profecias apocalípticas e conspiração alienígena! :emoticon4:

Aurelio Moraes
Contato:

Vitor Moura escreveu:
Mr.Hammond escreveu:
Kramer escreveu:

Tá de saca, né?

Imagem

Credo, o Vitor parece um assassino psicótico!

Imagem
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 22 Abr 2006, 17:28, em um total de 1 vez.

Vitor Moura

Kramer escreveu:Credo, o Vitor parece um assassino psicótico!

HUAHUAHAUAHAUA... é meu lado negro que aflorou :emoticon19:

Kramer escreveu:Ah, não dá pra levar muito a sério um texto tirado de uma página que fala de profecias apocalípticas e conspiração alienígena! :emoticon4:

Mas eu vi esse caso no Discovery também, tem uns 6 ou 7 anos (acho)...

vai por mim, é real!

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Perdão por duvidar de sua fé inabalável e inquestionável!

Eu sei o que eu vi e ponto final!
:emoticon2: :emoticon2:

Aurelio Moraes
Contato:

Discovery

Outro dia apareceu um cara no Discovery falando que os milagres de Jesus só podem ser reais..devem ser.

:emoticon19:

vai por mim, é real!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vitor Moura escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Perdão por duvidar de sua fé inabalável e inquestionável!

Eu sei o que eu vi e ponto final!
:emoticon2: :emoticon2:

"Em 11 de fevereiro de 1858, na vila francesa de Lourdes, às margens do rio Gave, Nossa Mãe, Santa Maria manifestou de maneira direta e próxima seu profundo amor para conosco, aparecendo-se a uma menina de 14 anos, chamada Bernadete (Bernardita) Soubirous.

A história da aparição começa quando Bernadete, que nasceu em 7 de janeiro de 1844, saiu, junto com duas amigas, em busca de lenha na Pedra de Masabielle. Para isso, tinha que atravessar um pequeno rio, mas como Bernadete sofria de asma, não podia entrar na água fria, e as águas daquele riacho estavam muitas geladas. Por isso ela ficou de um lado do rio, enquanto as duas companheiras iam buscar a lenha."
:emoticon19:

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:
Discovery

Outro dia apareceu um cara no Discovery falando que os milagres de Jesus só podem ser reais..devem ser.

Hammond, se vc acha que estou mentindo ou enganado PROVE o seu ponto!

Trancado