O Valor da Vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Hugo

Re.: O Valor da Vida

Mensagem por Hugo »

Eu gostaria de discutir com vocês sobre o conceito de individualidade.

Uma masturbação mental: criam um clone seu e, de alguma forma, ele têm todas as suas memórias. Essa pessoa será você?

Vitor Moura

Re: Re.: O Valor da Vida

Mensagem por Vitor Moura »

Kramer escreveu:Eu gostaria de discutir com vocês sobre o conceito de individualidade.

Uma masturbação mental: criam um clone seu e, de alguma forma, ele têm todas as suas memórias. Essa pessoa será você?

Não porque mesmo clones idênticos não tem impressões digitais iguais.

Abraço,
Vitor

Hugo

Mensagem por Hugo »

Isso é irrelevante. A situação que eu quero que vocês analizem é a seguinte: existe uma pessoa igual a você em tudo. O que torna você você e o outro o outro?

Vitor Moura

Kramer escreveu:Isso é irrelevante. A situação que eu quero que vocês analizem é a seguinte: existe uma pessoa igual a você em tudo. O que torna você você e o outro o outro?

As decisões tomadas serão as mesmas? Se vc pedir para ambos escreverem uma redação, é quase impossível que saia a mesma redação, com as mesmas palavras.

Um abraço,
Vitor

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Vitor Moura

Podemos colocar as baratas no mesmo ambiente, sem problema. As mutações deverão ser identicas nesse caso
.
As mutações podem, ou não, ser idênticas.
As variáveis do ambiente são múltiplas e difíceis de controlar.

Porém, mesmo no caso de humanos, encontramos casos de gêmeos que separados ao nascer, casaram com mulheres de mesmo nome, deram o mesmo nome ao filho e até para o cachorro, e arranjaram os mesmíssimos empregos! Lógico, em locais diferentes, mas note que a vida de um era a réplica do outro...

provas, fontes???
estás a dizer que existe um gene que determina o nome da tua futura conjuge??
Isto é uma grande parvoíce, não se conhece absolutamente nenhum cas de pessoas iguais, parecidas em algumas coisas existemmuitas, agora iguais...
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Vitor Moura

apresentaste algumas situações em gémeos tiveram vidas semelhantes, e doenças comuns... contudo eram pessoas diferentes, provavelmente com muito mais diferenças do que aquelas que o "estudo" admite.
É absurdo achar que escolher esposas com o mesmo nome tem alguma coisa a ver com hereditariedade, eu conheço gémeos verdadeiros com namoradas bem diferentes, e agora?

Dois indivíduos, ainda que apresentem o mesmo património genético, são sempre diferentes, talvez não tão diferentes como duas pessoas que nem sejam familiares, mas são sempre diferentes. Qual é a dificuldade de perceber isto?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Kramer escreveu:Isso é irrelevante. A situação que eu quero que vocês analizem é a seguinte: existe uma pessoa igual a você em tudo. O que torna você você e o outro o outro?

especular sobre uma especulação...

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Kramer escreveu:Uma masturbação mental: criam um clone seu e, de alguma forma, ele têm todas as suas memórias. Essa pessoa será você?

Ótima preposição, usuário "Kramer".

Uma pena o usuário "Vitor Moura" ter despejado ignorância em cima dela. Sei que ele tem capacidade para mais.

clara campos
Moderadora
Contato:

mesmos as mesmas memórias podem ser sentidas e interpretadas de formas diferentes. Além disso a individuaçlidade de uma pessoa não está presa à sua memória ou ao seu património genético. MEsmo que houvesse um momento zero, até ao qual fossem exactamente iguais, necessariamente existiria sempre alguma diferença, já que é impossível duas pessoas estarem sempre no mesmo ambiente a viver exactamente as mesmas experiÊncias. A clonagem é um processo bioquímico que fabrica uma Cópia do ADN, contudo, essa é apenas uma parte da nossa identidade.
Assim, nunca nos confundiremos com outro, nem nunca podemos ser igual a outro, igual em tudo, por seremos sempre nós próprios, e em última instância pudemos pensar o outro enquanto outro, e em nós enquanto nós.

Vitor Moura

clara campos escreveu:Vitor Moura

apresentaste algumas situações em gémeos tiveram vidas semelhantes, e doenças comuns...

Então cumpri o desafio que me fizestes!

clara campos escreveu:contudo eram pessoas diferentes

Não digas! Querias por acaso que ocupassem o mesmo espaço ao mesmo tempo? Só no mundo microscópico tal situação seria possível...

clara campos escreveu:, provavelmente com muito mais diferenças do que aquelas que o "estudo" admite.

Provas que refutem o estudo?

clara campos escreveu:, É absurdo achar que escolher esposas com o mesmo nome tem alguma coisa a ver com hereditariedade, eu conheço gémeos verdadeiros com namoradas bem diferentes, e agora?

Evidência anedótica.(Essa é em sua homenagem, Encosto!)

clara campos escreveu:Dois indivíduos, ainda que apresentem o mesmo património genético, são sempre diferentes,

Pena que o exame do DNA diz o contrário, não? :emoticon19:

clara campos escreveu:talvez não tão diferentes como duas pessoas que nem sejam familiares, mas são sempre diferentes. Qual é a dificuldade de perceber isto?

Refute os dados apresentados sem evidência anedótica, por favor.

Vitor Moura

rapha... escreveu:
Kramer escreveu:Uma masturbação mental: criam um clone seu e, de alguma forma, ele têm todas as suas memórias. Essa pessoa será você?

Uma pena o usuário "Vitor Moura" ter despejado ignorância em cima dela. Sei que ele tem capacidade para mais.

Ignorância? Garanto que pouquíssimas pessoas sabem que mesmo gêmeos idênticos possuem digitais diferentes. Tenho quase a certeza que vc mesmo não sabia.

clara campos
Moderadora
Contato:

Vitor Moura escreveu:
clara campos escreveu:Vitor Moura

apresentaste algumas situações em gémeos tiveram vidas semelhantes, e doenças comuns...

Então cumpri o desafio que me fizestes!

clara campos escreveu:contudo eram pessoas diferentes

Não digas! Querias por acaso que ocupassem o mesmo espaço ao mesmo tempo? Só no mundo microscópico tal situação seria possível...

clara campos escreveu:, provavelmente com muito mais diferenças do que aquelas que o "estudo" admite.

Provas que refutem o estudo?

clara campos escreveu:, É absurdo achar que escolher esposas com o mesmo nome tem alguma coisa a ver com hereditariedade, eu conheço gémeos verdadeiros com namoradas bem diferentes, e agora?

Evidência anedótica.(Essa é em sua homenagem, Encosto!)

clara campos escreveu:Dois indivíduos, ainda que apresentem o mesmo património genético, são sempre diferentes,

Pena que o exame do DNA diz o contrário, não? :emoticon19:

clara campos escreveu:talvez não tão diferentes como duas pessoas que nem sejam familiares, mas são sempre diferentes. Qual é a dificuldade de perceber isto?

Refute os dados apresentados sem evidência anedótica, por favor.

mas tu bates bem??????????
primeiro dizes que é obvio que os dois são diferentes, depois dizes que o teste de ADN refuta isto??????????
O ADN não é a única coisa que define um indivíduo!!!!!!!

Vitor Moura

clara campos escreveu:mas tu bates bem??????????
primeiro dizes que é obvio que os dois são diferentes, depois dizes que o teste de ADN refuta isto??????????

Não apresentou as provas pedidas. Vc perdeu.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Vitor Moura escreveu:
rapha... escreveu:

Ignorância? Garanto que pouquíssimas pessoas sabem que mesmo gêmeos idênticos possuem digitais diferentes. Tenho quase a certeza que vc mesmo não sabia.

Sim, não sabia, porém, isto não desmonta em nada a preposição, que sequer tocou no assunto "gêmeos idênticos".

A "masturbação mental" do usuário Kramer deve ser analisada com uma reflexão maior.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Vitor Moura escreveu:

Não sabia que isto era um jogo.

Vitor Moura

rapha... escreveu:Sim, não sabia,

Grato pela honestidade. Porém, fica demonstrado que o ignorante era vc, não eu. Ponto. Um ignorante honesto, pelo menos :emoticon19:

Abraço,
Vitor

Vitor Moura

rapha... escreveu:Não sabia que isto era um jogo.

É um debate. às vezes se ganha, às vezes se perde, às vezes não se chega a lugar nenhum.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Vitor Moura escreveu:
rapha... escreveu:Sim, não sabia,

Grato pela honestidade. Porém, fica demonstrado que o ignorante era vc, não eu. Ponto. Um ignorante honesto, pelo menos :emoticon19:

Abraço,
Vitor

Obrigado pelos elogios.

Sua questão de "digitais diferentes" continuando não tendo absolutamente nada que ver com a preposição do usuário "Kramer".

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Kramer escreveu:Eu gostaria de discutir com vocês sobre o conceito de individualidade.

Não, porque o que te define é a tua realidade material. A realidade material de qualquer ser que não seja você estará fadada a outros arbítrios, acasos e circunstâncias.

Vitor Moura

rapha... escreveu:Sua questão de "digitais diferentes" continuando não tendo absolutamente nada que ver com a preposição do usuário "Kramer".

As digitais permitiriam diferenciar um indivíduo do outro. Mesmo com o DNA e com as mesmíssimas memórias, seria possível elaborar um teste de identificação.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Vitor Moura escreveu:
rapha... escreveu:Sua questão de "digitais diferentes" continuando não tendo absolutamente nada que ver com a preposição do usuário "Kramer".

As digitais permitiriam diferenciar um indivíduo do outro. Mesmo com o DNA e com as mesmíssimas memórias, seria possível elaborar um teste de identificação.

Um clone costuma a ser uma cópia perfeita, ainda mais numa "masturbação mental", não é como um gêmeo idêntico.

Voltando à questão original, como diferenciaria uma cópia perfeita, um clone perfeito, do original?

Vitor Moura

rapha... escreveu:Voltando à questão original, como diferenciaria uma cópia perfeita, um clone perfeito, do original?

Simples. Os clones idênticos não tem o dna mitocondrial.

Um abraço,
Vitor

clara campos
Moderadora
Contato:

Vitor Moura escreveu:

meu caro, entraste em contradição, quem tem que se defender és tu. Não posso debater sobre um paradoxo...
Além disso tu és completamente doido, primeiro pedes-me para provar que dois clones não são absolutamente e depois dizes que que têm sempre impressões digitaixs diferentres... quer-me parecer que andas a dar uma no cravo outra na ferradura, lembra os políticos portugueses... :emoticon5:

clara campos
Moderadora
Contato:

Vitor Moura escreveu:
rapha... escreveu:Voltando à questão original, como diferenciaria uma cópia perfeita, um clone perfeito, do original?

Simples. Os clones idênticos não tem o dna mitocondrial.

Um abraço,
Vitor

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Vitor Moura

clara campos escreveu:
Vitor Moura escreveu:

meu caro, entraste em contradição, quem tem que se defender és tu. Não posso debater sobre um paradoxo...
Além disso tu és completamente doido, primeiro pedes-me para provar que dois clones não são absolutamente e depois dizes que que têm sempre impressões digitaixs diferentres... quer-me parecer que andas a dar uma no cravo outra na ferradura, lembra os políticos portugueses... :emoticon5:

O importante é que na prática eles (o clone e o original) sejam como peças intercambiáveis, que não são 100% iguais (sempre há diferenças microscópicas na fabricação), mas tem semelhança suficiente para substituirmos uma pela outra sem notarmos qualquer diferença significativa. Nesse sentido, são substituíveis, e nesse sentido, a vida humana de quem é substituível não tem valor algum.

E NINGUÉM é insubstituível....

Nossa, hoje estou MESMO psicótico :emoticon19:

Trancado